14 de junho de 2011

#VocêPergunta: Ouvir música “do mundo” é pecado?

Por André Sanchez

música do mundo, música secular, música evangélica, ouvir, pecado

Se você quiser fazer uma pergunta clique aqui!

#VocêPergunta: Ouvir música “do mundo”, que não é evangélica, é pecado?

Cara leitora, a resposta a sua pergunta vai depender da música que se escuta.

Músicas com letras que [não são] contrárias às verdades da Palavra de Deus podem ser ouvidas sem problema. É claro que você precisa avaliar também os ritmos, pois existem ritmos que incitam a sensualidade e devem ser evitados. Se uma música tem uma letra digna, mas o ritmo te leva em direção ao pecado, evite-a. Precisamos aprender a sermos cristãos críticos e coerentes nas nossas posições.

Evitar ouvir uma música que [você sabe] que não agrada a Deus, é um bem que você faz a si mesma e ao seu relacionamento com Deus.

Precisamos aprender a fazer uma seleção daquilo que ouvimos, separando o que não agrada a Deus e ficando com aquilo que não O desagrada. Isso serve também para todo tipo de arte (Livros, filmes, peças, televisão).

- Dica: Invista em você: Conheça o Curso 24 horas, clique aqui

Existem músicas muito lindas (que não se enquadram no rótulo “gospel” ou evangélica”) que falam da natureza, do amor, de coisas boas e dignas… Qual o problema em ouvi-las? Que pecado pode haver nelas? Vários dos poemas bíblicos não falam diretamente de Deus, mas contém sabedoria e poesia inspiradoras que, no fim, acabam apontando para Deus.

Outra coisa importante: As músicas ditas “evangélicas”, também precisam passar por uma análise criteriosa, pois muitas delas têm letras totalmente contrárias ao que diz a Palavra de Deus. Não é porque é “evangélica” ou “gospel” que podemos ouvir e cantar sem problemas!

Deixo a você o conselho do apóstolo Paulo: “julgai todas as coisas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal.” (1Ts 5. 21-22)

Veja outras perguntas respondidas:

- Se quiser fazer alguma pergunta, preencha o formulário, clicando aqui!

Recomendamos que leia também:

#VocêPergunta: Deus sonha?
#VocêPergunta: Saul conversou com o espírito de Samuel após a sua morte?
#VocêPergunta: O que significa o mundo inteiro jaz no maligno?
#VocêPergunta: Como não cair sempre no mesmo pecado?
Se não existe a palavra trindade na Bíblia, como ela pode ser bíblica?

André Sanchez Tem 28 anos e é casado há 6 anos com Daniela. Ama escrever e estudar a Bíblia. É membro da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, onde atua como presbítero, ministro de louvor e professor da Escola Dominical.. Siga no Twitter e no Facebook

22 comentários

  1. 14 de junho de 2011 às 18:55

    Amém. Muito esclarecedor o seu texto! Glória a Deus …
    Precisamos de fato,ler textos claros e coerentes como esse;e sempre segundo a palavra como são os seus.
    Deus te abençoe ^^

  2. Anália disse:
    16 de junho de 2011 às 19:48

    Olá,muito bom este texto.Penso exatamente igual!
    Há músicas "evangélicas" que me causam mal estar,penso logo:isto não pode ser de Deus!
    É mais complicado para o adolescente,constantemente vejo alguns deles se corroendo de dúvida,antes eu dizia :não escute nada que não for louvor,agora já não digo isto,falo exatamente o que vc escreveu neste post,parabéns pela clareza de sempre.Graça e Paz!

  3. 16 de junho de 2011 às 19:53

    Obrigado pelo comentário Anália!

    Precisamos mesmo ser coerentes em nossas posições. Têm muitas pessoas que são escravas de tudo, pois até o que não é pecado chamam pecado… Um apena!

    Abs!!

  4. Vera disse:
    15 de julho de 2011 às 12:31

    Paz!

    Concordo plenamente com o que você disse. Quando vi o link no Twitter, a primeira coisa que me veio a cabeça foi exatamente o versículo que você usou.

    Infelizmente, tem muita coisa dita ‘evangélica’ que em nada edifica, pelo contrário, nos afasta do verdadeiro propósito do Pai.

    Fique com Deus.

    • 15 de julho de 2011 às 13:37

      Vera, obrigado por comentar.

      Precisamos mesmo ter cuidado com as coisas que permitimos entrar em nossa vida. Até mesmo as que são classificadas como “evangélicas” ou “gospel”.

      Abs!! =)

  5. fabrício disse:
    20 de julho de 2011 às 23:00

    cara, como eu sofro com isso… frequentei uma igreja por muito tempo que praticamente condena quem quer ouvir músicas não evangélicas… eu amo as músicas evangélicas, porém fico muito triste com o radicalismo dogmático que muitos querem impor… eu mesmo quero estudar música numa universidade e pensa como é difícil pra mim querer tocar músicas clássicas e populares lembrando do constante dedo acusador de algumas igrejas… amo Jesus e Deus e penso que temos que selecionar sim o que ouvimos mas daí demonizar tudo que não é gospel… isso me deixou surtado por muito tempo… gostaria de saber se igrejas como a presbiteriana e a batista condenam tanto como as neopentecostais…pois tenho pensado muito em trocar de igreja, uma que aceite eu ouvir músicas clássicas e populares com a graça de Deus…

    • 20 de julho de 2011 às 23:13

      Fabrício, também condeno essa postura de “tudo-não-pode”. Esse radicalismo que isola as pessoas. Essas pessoas inventam leis que não estão na Bíblia. Sobre essa questão de música escrevi um artigo um tempo atrás e te convido a ler para poder ver como deve ser uma postura equilibrada: Ouvir música “do mundo” é pecado? http://goo.gl/fb/Oepon

      Valeu pelo comentário!!! Abs!!

    • Joana Monteiro disse:
      22 de março de 2012 às 19:08

      Meu caro,

      Já cheguei a conclusão que muitas igrejas condenam quase tudo o que uma pessoa faz. Não se pode ouvir música do mundo (essa nunca tinha ouvido falar) é pecado. Pois bem, eu digo que há muita coisa que é bem pior do que ouvir música do mundo. Uma pessoa pode claro ouvir música do mundo desde que não se deixe influenciar por ela. Evangélicos, pensem pela vossa cabeça não deixem que os dogmas ou doutrinas da igreja vos dominem a mente ou façam jogos psicológicos. O que Deus quer de nós é a fé que confiemos nele acima de tudo, que amemos o próximo, perdoarmos, fazermos caridade. Sejamos humildes assim como Jesus foi. Nós vivemos no mundo, então se vocês dizem que ouvir música do mundo é pecado então utilizar um computador também é pecado pois é mundano ou um celular ou qualquer coisa. Por favor. Pensem por vocês. E Deus vos abençoe

      • 22 de março de 2012 às 20:00

        Joana, no meu artigo eu falo justamente que respeito dessa questão.

        Abs!

  6. fabrício disse:
    21 de julho de 2011 às 8:39

    Sim, obrigado!! eu já havia lido seu artigo sobre o tema… mas minha dúvida é se nas igrejas presbiterianas e na batista existe essa pregação de isolamento e proibição sobre escutar músicas não evangélicas… gostaria que vc me respondesse sobre isso pois frequento uma igreja que nem namorar pode, é uma tal de corte até o casamento… quero muito saber sobre isso, pois sempre quis frequentar e congregar numa igreja mais tradicional que prega o cristianismo simples e não essa avalanche de proibições entende? se vc puder me responder ficaria muito grato, obrigado e abraço, Deus te abençoe!!

    P.S: vc já viu a idolatria que muitos evangélicos que condenam quem não é fazem por artistas como Ana Paula Valadão, David Quinlan, Fernandinho, e tantos outros?? até comunidade no orkut tem pra esses artistas…

    • 21 de julho de 2011 às 8:55

      Fabrício, eu sou da igreja Presbiteirana e aqui não temos esse tipo de fanatismo. Somos uma igreja bem voltada para a Bíblia e não voltada a esses fanatismos e exageros que não encontram respaldo na Palavra. Não conheço a igreja Batista por dentro, mas, pelo que sei, é uma ótima denominação, que é pautada na palavra de Deus…

      Eu te aconselho a visitar alguma delas que for perto da sua casa e pedir a Deus direção para que você ache o “seu cantinho”, um lugar pra você crescer como pessoa e como servo de Deus. Vai com fé que Deus vai te guiar!!!

      Abs!!!

  7. fabrício disse:
    21 de julho de 2011 às 11:27

    Obrigado André, vou sim procurar a Igreja Presbiteriana aqui em Goiânia e pedir a Deus que eu possa sempre louvá-lo em Espírito e Verdade, gostei muito de falar com vc, mesmo que não nos conheçamos sei que vc é um servo de Deus, agradeço a Ele por sua vida, obrigado pela orientação, paz em Cristo sempre.

  8. Thalia ribeiro disse:
    13 de novembro de 2011 às 20:42

    É pecado fazer sexo antes do casamento

    • 14 de novembro de 2011 às 11:03

      É sim, Thalia. Considerando, é claro, os ensinos bíblicos.

      abs!!

  9. Tiago Itiel disse:
    1 de fevereiro de 2012 às 4:30

    A Paz do Senhor…
    É o seguinte tenho 15 anos e nasci num lar cristão, só q apenas recentemente (há uns 2 anos) me converti de verdade.
    Eu discordo pois, eu escutava muito música “mundana”, mais não era do tipo q escutava musicas q incita, a sexualidade não, escutava musicas q falavam de “amor”, “romance” e etc.
    Mais a medida q avancei em minha caminhada, percebi q essas musicas nada me edificavam, só me faziam estar mais propenso ao pecado,.
    Deus fala em sua palavra q estamos no mundo mais não somos dele! Devemos parar de ficar olhando pra essas coisas passageiras e fixarmos nossos olhos na eternidade! Hoje larguei jogos violentos, Filmes q passam coisas q desagradam a Deus e etc.
    Poxa, Deus é fâ de violência? Sexo antes do casamento? Adultério? Pai contra filho e filho contra pai? Roubo? Não! Deus condena isso! E é só isso q vejo em filmes, novelas e jogos.
    So falei isso pra abrir os nossos olhos e vermos q se quisermos mesmo parar de pecar ( q é possível sim) devemos primeiro largar de vez o mundo!
    O pecado tem q ser raridade na nossa vida, como fala em 1 João 2:1 q se VIERMOS a pecar, teremos um advogado junto ao pai, vejamos, viermos, então cogita-se que o pecado é pra ser raridade em nossa vida, então, larguemos o mundo e o q ele oferece para nós

    • ale disse:
      10 de abril de 2012 às 23:14

      Isso mesmo Tiago, continua firme Deus honra!!!

  10. ale disse:
    10 de abril de 2012 às 23:12

    Não gostei!!! a Deus toda honra toda glória e todo o LOUVOR!!! o inimigo usa de todos os meios para seduzir, não nos esqueçamos que satanás já foi um anjo de luz louvava e adorava o Senhor , é a minha posição temos que por a prova os louvores e seus ritmos, as musicas do mundo já estão reprovadas, Deus não se agrada.

    • 11 de abril de 2012 às 9:16

      Ale, sua posição é totalmente equivocada! Dizer que “as músicas ‘do mundo’ já estão reprovadas é generalizar. Existem milhares de músicas que não são religiosas, mas podem ser ouvidas com tranquilidade pelo crente sem prejuízo algum a sua fé.

  11. ale disse:
    11 de abril de 2012 às 20:25

    Então que cada um fique dentro do que Deus tem revelado em particular, minha posição é esta, não ouço musica do mundo pois não sou do mundo, meus lábios foram feitos para louvar a Deus,não ouço musica RELIGIOSA pois não sou religiosa e sim busco ser discípula de cristo, louvo ele com minha vida e minha boca.Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 1 João 2:15 Paz do Senhor!!

    • 12 de abril de 2012 às 8:15

      Ale, vamos ser mais práticos e menos hipócritas: A música abaixo se enquadra na categoria “músicas do mundo” citada por você. Te desafio a achar nela alguma coisa que a desabone diante de Deus. Fico no aguardo!

      Sapato Velho
      Roupa Nova

      Você lembra, lembra!
      Daquele tempo
      Eu tinha estrelas nos olhos
      Um jeito de herói
      Era mais forte e veloz
      Que qualquer mocinho
      De cowboy…

      Você lembra, lembra!
      Eu costumava andar
      Bem mais de mil léguas
      Prá poder buscar
      Flores-de-maio azuis
      E os seus cabelos enfeitar…

      Água da fonte
      Cansei de beber
      Prá não envelhecer
      Como quisesse
      Roubar da manhã
      Um lindo pôr-de-sol
      Hoje não colho mais
      As flores-de-maio
      Nem sou mais veloz
      Como os heróis…

      É! Talvez eu seja
      Simplesmente
      Como um sapato velho
      Mas ainda sirvo
      Se você quiser
      Basta você me calçar
      Que eu aqueço o frio
      Dos seus pés…

      Água da fonte
      Cansei de beber
      Prá não envelhecer
      Como quisesse
      Roubar da manhã
      Um lindo pôr-de-sol
      Hoje não colho mais
      As flores-de-maio
      Nem sou mais veloz
      Como os heróis…

      É! Talvez eu seja
      Simplesmente
      Como um sapato velho
      Mas ainda sirvo
      Se você quiser
      Basta você me calçar
      Que eu aqueço o frio
      Dos seus pés…

      Talvez eu seja
      Simplesmente
      Como um sapato velho
      Mas ainda sirvo
      Se você quiser
      Basta você me calçar
      Que eu aqueço o frio
      Dos seus pés…

  12. 21 de abril de 2012 às 15:43

    po cara tuta encapetado como vc me fala uma coisa dessa vai se converter

    • 21 de abril de 2012 às 14:09

      Luiz, faltam a você os argumentos bíblicos. Não vi nada ainda. Apenas ideias pré-concebidas e errôneas. Cuidado, pois os fariseus viviam sob a mesma concepção de ideias que a Bíblia não apóia.

      Abs!

Comente usando seu Facebook (acima) ou usando o formulário abaixo:

Seu comentário é muito importante! Deixe suas considerações!


Receba nossos novos artigos em seu email

Digite seu e-mail e clique em assinar: Não esqueça de confirmar seu cadastro em seu email