É errado um cristão se divertir?

Postado por em: #VocêPergunta

diversão, pecado, cristão

Você Pergunta: É errado um cristão se divertir? De que forma os cristãos podem se divertir? 

Eu acho bem interessante essa questão. Algumas pessoas olham para os cristãos e enxergam neles pessoas carrancudas, com aspecto triste, que não podem fazer nada, nem divertir-se. Muitos não querem ser cristãos justamente por essa visão de que o cristão tem uma vida sem diversão, sem emoção, sem prazer.

É uma verdade que alguns cristãos vivem dessa forma, são carrancudos, fechados em si mesmos, não se divertem, não saem… e, fazendo assim, dão um péssimo e errado exemplo para as pessoas. Parece que querem mostrar um cristianismo sem cor. No entanto, nem de longe é essa a vida que Deus quer que vivamos.

O cristão pode e [deve] divertir-se a valer! Aliás, a Bíblia diz que é uma bênção de Deus aproveitar os frutos de nosso trabalho, o que inclui divertir-se: “Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho. No entanto, vi também que isto vem da mão de Deus…” (Ec 2. 24)

A diversão faz muito bem para a saúde, é uma ótima forma de fazer amigos, de aliviar a tensão do dia a dia, além de ser uma ótima oportunidade de testemunhar do amor de Deus para as pessoas. A diversão deve fazer parte da nossa rotina. Devemos programar esses momentos e investir neles. Precisamos arrumar tempo para diversão com a família, com os amigos, com os irmãos na fé.

Quanto à forma ou ao tipo de diversão, o que devemos fazer como cristãos é escolher tipos de diversão que agradem a Deus, que não sejam motivos de tropeço para nós e nem de mau testemunho para o próximo. Existem milhares de divertimentos (dos mais caros até os que custam quase nada) que se enquadram nesse padrão de Deus. Escolha qualquer uma deles e… Divirta-se!

Veja outras perguntas respondidas:

- Se quiser fazer alguma pergunta, preencha o formulário, clicando aqui!

Se quiser ver mais perguntas respondidas, clique aqui

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

18 comentários

  • RICARDO AUGUSTO disse:

    Em tudo que nos fazemos a os dois lados da moeda. Paulo nos adverte que tudo nos é licito mais nem tudo nos comvém.Portanto o crente tem sim a nescessidade de se divertir, mas ter cuidado de não criar escandalos.
    A palavra de Deus nos que em tudo sejamos sóbrios. Sobriedade não só tem a ver com o não ingerir bebidas alcoolicas mais com o comportamente do crente que tem que ser pautado em uma conduta exemplar.O crente pode se divertir mais tem que prestar atenção em suas compahias, no locais que frequenta , ele tem que entender que se ele é separado para Deus, ele como Cristão pode se misturar, portanto a a diversão dele não pode ser generalizada mais totalmente peneirada em momentos e locais que lhe dê um prazer gratificante sem cobranças em que a sua conduta não seja questionada. Não é por isso que ele não possa se divertir mais como Romanos 14 diz que a sua consciencia não o reprove no que for fazer ou que se aprova.
    Jesus esteve em um casamento e lá ate tranformou água em vinho, mas sua atitude foi irretocável,ele não misturou, simplesmente fez parte da festa por consequinte deve ter se divertido mais não foi a diversão de ninguém.Um abraço a todos e obrigado mais uma vez amigo e irmão André.

    Responder
    • Vitor disse:

      “mas” = conjunção adversativa, é diferente de “mais”, que denota ideia de somar.

      Responder
  • Elianderson Souza – Papo Cristão disse:

    First!!!

    Muito bom este post André.

    Que Deus continue abençoando sua vida..

    gostei tanto, que já está sendo indicado na pág inicial do meu blog.. vê lá… Links Cristãos..

    PAZ..

    Responder
  • André Sanchez disse:

    Valeu… Obrigado pelo comentário Ricardo… complementou!

    Elianderson… tamo junto parceiro… Valeu!!!

    Responder
  • Reflexões Bíblicas – Duarte Rego disse:

    André concordo com você. Porém sua resposta é muito linear. É fácil dizermos que nos temos que divertir e concordo plenamente, mas nem sempre é fácil chegarmos a um entendimento sólido e bíblico sobre determinados divertimentos
    Pergunto: Como podemos saber se algo é verdadeiramente próprio e convém para um cristão?
    Cinema? Teatro? Praia? Discoteca? Bebidas? Fumo?

    Como avalias isso de acordo com tua consciência, conhecimento bíblico e de forma a não causar escândalos nem para os de fora nem para a igreja de Cristo?
    Não é propriamente fácil chegar a uma conclusão.
    Salomão também disse:
    “Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.” (Eclesiastes 11 : 9)

    Gostaria de ler sua opinião.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Duarte, o tema realmente é desafiante. É difícil traçar algo que seja como um manual preciso de “boas maneiras” nos diferentes tipo de diversão ofecidos. Penso que devemos usar bem a nossa liberdade, porém, com a tão importante moderação. Naquilo que a Bíblia proíbe ou orienta não há o que se discutir (bebedeiras, prostituição, lascívia, vicios…), porém, naquilo que a Bíblia não legisla devemos usar do bom senso. Na dúvida, ou na falta de paz no coração, prefiro repensar e até não fazer. Creio que Deus fale com cada um de nós, em nossa própria realidade e cultura, e nos conduz ao bom testemunho ao mesmo tempo que nos dá o prazer da diversão saudável que vem Dele… pra mim também é uma questão de comunhão com Deus o conseguir se posicionar corretamente, saber enxergar o que pode levar a um mau testemunho ou não… enfim…

      Prometo aprofundar mais esse assunto em um artigo assim que puder!

      Obrigado pela visita!!

      Responder
      • Reflexões Bíblicas – Duarte Rego disse:

        Graça & Paz!
        Muito obrigado André. Fico aguardando que o assunto seja de forma mais profunda abordado por so.

        Um grande abraço.

        Responder
  • Franck disse:

    “O CARNAVAL é uma festa pagã onde se celebra a carne e seus prazeres, levando o homem para distante de Deus. A bíblia diz: “Os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Rm 8:8) e “os que semeiam na carne ceifarão corrupção ou morte” (Gl 5: 17)”

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Você está certo, Frank! Esse é um tipo de “divertimento” que não cabe ao cristão.

      Abs!

      Responder
  • Menssageiro Real disse:

    Bom é desgfrutar de todos beneficios e bençaos que Deus nos Dá .
    se andarmos no caminhos do senhor em tudo que fizermos e segurr a biblia podemos tudo
    pois todas as coisas mas ne tudo convem . Mas se a diverção e Licita então podemos tudo naquele que nos fortalece

    Responder
  • Aline Ferreira Rodrigues disse:

    Uma vez, li num livro, sobre esse assunto, e gostaria de compartilhar um trecho, se me permite. (Estarei destacando em maiusculo as partes que achei importante falar).

    “Há diferença entre RECREAÇÃO e DIVERTIMENTO. A recreação, na verdadeira acepção do termo – recriação – tende a FORTALECER e CONSTRUIR. Afastando-nos de nossos cuidados e ocupações usuais, proporciona DESCANSO AO ESPIRITO e ao CORPO, e assim nos HABILITA a voltar com novo VIGOR ao sério trabalho da vida. O divertimento, por outro lado, é procurado com o fim de proporcionar PRAZER, e é muitas vezes levado ao EXCESSO; ABSORVE AS ENERGIAS que são necessárias para o trabalho útil, e desta maneira se revela um estorvo ao verdadeiro êxito da vida…”

    Então, entre recreação e divertimento, eu fico com a recreação, rs.

    Obrigada pela atenção. ^^

    Responder
    • Carolina Morais disse:

      Gostei muito do seu comentário e achei perfeitamente plausível. Tenho a convicção de que um cristão NÃO pode se divertir. Procure em qualquer dicionário. A palavra divertir significa “Distrair o espírito”. Qualquer palavra com prefixo “DIVER” dá a ideia de confusão, falta de entendimento: DIVERGÊNCIA (falta de concordância), DIVERSIFICAR (misturar coisas de várias origens). Quem se diverte, fica divertido, ou seja com o espírito distraído. Sou professora e tenho conhecimento sobre a língua portuguesa e por várias palavras o inimigo tenta nos fazer cair, porque nem perante Deus podemos retirar aquilo que dizemos. Um exemplo simples que está ai em nosso dia-a-dia é a palavra MOLEQUE. É um aportuguesamento da palavra Môlek, um deus para qual os pais sacrificavam seus filhos, bebês, crianças. Então cuidado ao chamar alguma criança de moleque. Está chamando seu filho de oferenda a Môlek. Mas enfim, um cristão pode se aproveitar, recrear, gozar. Mas nunca se divertir. Assim como em Efésios 6, devemos nos vestir com nossa armadura e estarmos sempre atentos, NUNCA divertidos.

      Responder
      • André Sanchez disse:

        Carolina, você viajou na maionese agora hein?! Meu Deus, nunca vi tanta besteira num comentário só

        Responder
  • Rafaella disse:

    Adorei o site.. Que Deus continue te abençoando, irmão André! Com certeza, Deus tem lhe usado para edificar todos que leem seus posts. Eu já estou divulgando seu site! Fica com Deus! A paz do Senhor!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Rafaela, Deus abençoe!

      Na cruz de Cristo!

      Responder
  • Luiz disse:

    Infelizmente naum anima quem estah entrando na vida cristã! As pessoas que naum fazem ideia de como eh a presença de Deus, naum conhecem a paz, mas conhecem os prazeres da carne, as drogas, bebidas, sexo de todas as maneiras, pornografia, cigarro, essas pessoas gostam disso,isso da prazer pra elas, e largar tudo isso pra ver filmes, fazer caminhada, cantar louvor, soh! qm num tem grana pra dar um rolé massa, gastar em coisas pra se divertir, games, bike, moto, ou coisas culturais sei la, naum há muita coisa pra argumentar… Eu digo isso pq esses dias eu estava falando sobre Jesus pra um jovem, e ele eh muito prostituto segundo ele mesmo, faz sexo com varias mulheres no mês, e ele adora isso, e perguntou se ele ficasse sem fazer isso por Deus, se teria como recompensa no céu a vantagem de poder transar quantas vezes quizesse lah, eu disse q naum lógico, então ele disse q ia festar mais uns dois anos pra depois talvez começar a ser obediente a Deus! Em sua logica ele ainda disse: “Se eu soubesse quando iria morrer, eu ia festar ateh a ultima semana de vida, na ultima semana me trancaria num quarto e ficaria em jejum orando, pedindo perdão e agradecendo até morrer pra poder ir pro céu!” Por isso seria importante comentar sobre coisas realmente excitantes, radicais que os cristãos podem desfrutar como diversão! Esportes radicais, grupos de dança, teatro, coisas q naum gastem grana mas sejam estimulantes e prazerosos aos cristãos! Alguma ideia?

    Responder
  • priscila disse:

    é um grupo de dança sim seria muito interessante!!

    Responder
  • Dani disse:

    AVISO ANTES DE COMENTAR ALGO LEIA ISSO : Algumas pessoas olham para os cristãos e enxergam neles pessoas que NÃO podem fazer nada, nem divertir-se. Muitos NÃO querem ser cristãos justamente por essa visão de que o cristão tem uma vida sem diversão, sem emoção, sem prazer. O cristão pode e [deve] divertir-se a valer! O CARNAVAL é uma festa pagã onde se celebra a carne e seus prazeres, levando o homem para distante de Deus. A bíblia diz: “Os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Rm 8:8) ser cristão e andar na contra mão do mundo ! bobo e quem pensa q beber e usar drogas resolverá algum problema … ACOORDA! VC NAO PRECISA DISSO PRA SER FELIZ!!! se vc leu isso tenho certeza q nao foi por acaso! Jesus te ama, é tem um proposito pra sua vida!!!! (DaniOliveira)

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso. Regra 2- Não aprovamos comentários de anônimos. Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.