9 de maio de 2011

#VocêPergunta: É errado um cristão se divertir?

Por André Sanchez

diversão, pecado, cristão

#VocêPergunta: É errado um cristão se divertir? De que forma os cristãos podem se divertir? 

Eu acho bem interessante essa questão. Algumas pessoas olham para os cristãos e enxergam neles pessoas carrancudas, com aspecto triste, que não podem fazer nada, nem divertir-se. Muitos não querem ser cristãos justamente por essa visão de que o cristão tem uma vida sem diversão, sem emoção, sem prazer.

É uma verdade que alguns cristãos vivem dessa forma, são carrancudos, fechados em si mesmos, não se divertem, não saem… e, fazendo assim, dão um péssimo e errado exemplo para as pessoas. Parece que querem mostrar um cristianismo sem cor. No entanto, nem de longe é essa a vida que Deus quer que vivamos.

O cristão pode e [deve] divertir-se a valer! Aliás, a Bíblia diz que é uma bênção de Deus aproveitar os frutos de nosso trabalho, o que inclui divertir-se: “Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho. No entanto, vi também que isto vem da mão de Deus…” (Ec 2. 24)

A diversão faz muito bem para a saúde, é uma ótima forma de fazer amigos, de aliviar a tensão do dia a dia, além de ser uma ótima oportunidade de testemunhar do amor de Deus para as pessoas. A diversão deve fazer parte da nossa rotina. Devemos programar esses momentos e investir neles. Precisamos arrumar tempo para diversão com a família, com os amigos, com os irmãos na fé.

Quanto à forma ou ao tipo de diversão, o que devemos fazer como cristãos é escolher tipos de diversão que agradem a Deus, que não sejam motivos de tropeço para nós e nem de mau testemunho para o próximo. Existem milhares de divertimentos (dos mais caros até os que custam quase nada) que se enquadram nesse padrão de Deus. Escolha qualquer uma deles e… Divirta-se!

Veja outras perguntas respondidas:

- Se quiser fazer alguma pergunta, preencha o formulário, clicando aqui!

Se quiser ver mais perguntas respondidas, clique aqui

Recomendamos que leia também:

#VocêPergunta: Mensagens subliminares representam algum risco?
#VocêPergunta: Que privilégios Paulo tinha em ser circuncidado ao oitavo dia, hebreu de hebreus, da ...
#VocêPergunta: Qual a função da bênção apostólica?
Como saber o que Deus quer de mim se não conheço toda a Bíblia?
Se não existe a palavra trindade na Bíblia, como ela pode ser bíblica?

André Sanchez Tem 28 anos e é casado há 6 anos com Daniela. Ama escrever e estudar a Bíblia. É membro da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, onde atua como presbítero, ministro de louvor e professor da Escola Dominical.. Siga no Twitter e no Facebook

9 comentários

  1. 10 de maio de 2011 às 8:50

    Em tudo que nos fazemos a os dois lados da moeda. Paulo nos adverte que tudo nos é licito mais nem tudo nos comvém.Portanto o crente tem sim a nescessidade de se divertir, mas ter cuidado de não criar escandalos.
    A palavra de Deus nos que em tudo sejamos sóbrios. Sobriedade não só tem a ver com o não ingerir bebidas alcoolicas mais com o comportamente do crente que tem que ser pautado em uma conduta exemplar.O crente pode se divertir mais tem que prestar atenção em suas compahias, no locais que frequenta , ele tem que entender que se ele é separado para Deus, ele como Cristão pode se misturar, portanto a a diversão dele não pode ser generalizada mais totalmente peneirada em momentos e locais que lhe dê um prazer gratificante sem cobranças em que a sua conduta não seja questionada. Não é por isso que ele não possa se divertir mais como Romanos 14 diz que a sua consciencia não o reprove no que for fazer ou que se aprova.
    Jesus esteve em um casamento e lá ate tranformou água em vinho, mas sua atitude foi irretocável,ele não misturou, simplesmente fez parte da festa por consequinte deve ter se divertido mais não foi a diversão de ninguém.Um abraço a todos e obrigado mais uma vez amigo e irmão André.

  2. 10 de maio de 2011 às 9:00

    First!!!

    Muito bom este post André.

    Que Deus continue abençoando sua vida..

    gostei tanto, que já está sendo indicado na pág inicial do meu blog.. vê lá… Links Cristãos..

    PAZ..

  3. 10 de maio de 2011 às 11:53

    Valeu… Obrigado pelo comentário Ricardo… complementou!

    Elianderson… tamo junto parceiro… Valeu!!!

  4. 9 de dezembro de 2011 às 11:39

    André concordo com você. Porém sua resposta é muito linear. É fácil dizermos que nos temos que divertir e concordo plenamente, mas nem sempre é fácil chegarmos a um entendimento sólido e bíblico sobre determinados divertimentos
    Pergunto: Como podemos saber se algo é verdadeiramente próprio e convém para um cristão?
    Cinema? Teatro? Praia? Discoteca? Bebidas? Fumo?

    Como avalias isso de acordo com tua consciência, conhecimento bíblico e de forma a não causar escândalos nem para os de fora nem para a igreja de Cristo?
    Não é propriamente fácil chegar a uma conclusão.
    Salomão também disse:
    “Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.” (Eclesiastes 11 : 9)

    Gostaria de ler sua opinião.

    • 9 de dezembro de 2011 às 19:18

      Duarte, o tema realmente é desafiante. É difícil traçar algo que seja como um manual preciso de “boas maneiras” nos diferentes tipo de diversão ofecidos. Penso que devemos usar bem a nossa liberdade, porém, com a tão importante moderação. Naquilo que a Bíblia proíbe ou orienta não há o que se discutir (bebedeiras, prostituição, lascívia, vicios…), porém, naquilo que a Bíblia não legisla devemos usar do bom senso. Na dúvida, ou na falta de paz no coração, prefiro repensar e até não fazer. Creio que Deus fale com cada um de nós, em nossa própria realidade e cultura, e nos conduz ao bom testemunho ao mesmo tempo que nos dá o prazer da diversão saudável que vem Dele… pra mim também é uma questão de comunhão com Deus o conseguir se posicionar corretamente, saber enxergar o que pode levar a um mau testemunho ou não… enfim…

      Prometo aprofundar mais esse assunto em um artigo assim que puder!

      Obrigado pela visita!!

      • 13 de dezembro de 2011 às 20:36

        Graça & Paz!
        Muito obrigado André. Fico aguardando que o assunto seja de forma mais profunda abordado por so.

        Um grande abraço.

  5. Franck disse:
    18 de fevereiro de 2012 às 0:36

    “O CARNAVAL é uma festa pagã onde se celebra a carne e seus prazeres, levando o homem para distante de Deus. A bíblia diz: “Os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Rm 8:8) e “os que semeiam na carne ceifarão corrupção ou morte” (Gl 5: 17)”

    • 18 de fevereiro de 2012 às 8:17

      Você está certo, Frank! Esse é um tipo de “divertimento” que não cabe ao cristão.

      Abs!

  6. 6 de março de 2012 às 22:13

    Bom é desgfrutar de todos beneficios e bençaos que Deus nos Dá .
    se andarmos no caminhos do senhor em tudo que fizermos e segurr a biblia podemos tudo
    pois todas as coisas mas ne tudo convem . Mas se a diverção e Licita então podemos tudo naquele que nos fortalece

Comente usando seu Facebook (acima) ou usando o formulário abaixo:

Seu comentário é muito importante! Deixe suas considerações!


Receba nossos novos artigos em seu email

Digite seu e-mail e clique em assinar: Não esqueça de confirmar seu cadastro em seu email