O que significa fé?

Postado por em: O que significa isso?

fé, crer, deus, jesus, bíbliaA primeira coisa a se dizer sobre a fé é que ela é muito mais do que crer. Dizer que a fé é somente crer é torná-la algo superficial demais. É interessante, pois a Bíblia diz que até mesmo os demônios creem: “Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem.” (Tg 2. 19)

A Bíblia nos diz muita coisa a respeito da fé e de sua profundidade. Vejamos então o que ela significa na realidade.

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.” (Hb 11. 1). Certeza e convicção são palavras que exprimem uma grande característica da fé: Ela não convive no mesmo ambiente da dúvida e da hesitação. Além disso, ela é totalmente alicerçada na esperança e não em fatos concretos. (certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem). A fé verdadeira é totalmente fundamentada na confiança em Deus e em Sua palavra e não nas circunstâncias. A fé só faz sentido quando aponta para Deus.

Na Bíblia vemos a fé sendo apontada como algo de muito poder na vida de uma pessoa. Jesus mostra que a presença da fé, mesmo que de forma “pequena”, faz muita diferença. “Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá.” (Lc 17. 6)

A falta de fé desagrada a Deus. Jesus repreendeu seus discípulos algumas vezes por eles não aplicarem a sua fé nas situações que estavam vivendo. “Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança.” (Mt 8. 26)

Deus é a fonte da fé. Ela vem Dele. Não há como ter fé à parte de Deus. Sem ela desagradamos a Deus. “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus…” (Hb 11. 6). Com ela O agradamos. “Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta.” (Mt 8. 10)

Várias pessoas tiveram suas vidas transformadas por Jesus e, surpreendentemente, uma frase que Ele disse a várias delas nos mostra a importância da fé: “Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.” (Mc 10. 52).A fé é um elemento de transformação de vida.

A fé deve produzir em nós o desejo de realizar boas obras. Uma fé egoísta, em minha opinião, nem deveria ser chamada de fé. A nossa fé é para nós e também para ser espalhada ao nosso redor. “Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.” (Tg 2. 26)

Além de todos estes significados, a Bíblia ainda mostra que o justo, ou seja, aquele que teme a Deus e anda nos Seus caminhos, viverá pela fé. Ela é como o ar que ele respira; sem ela o justo não vive a vida preparada por Deus para ele. “todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.” (Hb 10. 38)

Há ainda muito mais que falar sobre a fé. Voltarei a abordar o assunto em outros artigos. Por hora creio que deu para entendermos o significado profundo da fé. Creio que devemos avaliar a nossa fé diariamente e buscarmos enquadrá-la no modelo bíblico, que é o modelo dado a nós por Deus.

Se você deseja aprofundar um pouco mais o seu conhecimento e experiência de fé, te convido a ler Hebreus, capítulo 11. Com certeza você será impactado pela palavra de Deus!

Clique aqui e veja todos os artigos da série o que significa isso?

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

22 comentários

  • jonatan disse:

    eu gostei muito do seu texto explicando sobre o que significa a fè, e agora eu compriendo que ter fè em deus è mais do que acreditar somente na existencia de deus mais è comfiar em deus e depositar total comfiança em deus o todo poderoso….obrigado que deus abençoe seu ministerio cada dia mais e mais…

    Responder
  • joel barbosa alves disse:

    obrigado por esta palavra

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Por nada! Deus abençoe, Joel!

      Responder
  • Mariluce Santiago disse:

    Obrigada! Seu texto só veio para me explicar com palavras a certeza que eu sinto e que eu não relacionava a fé.

    Responder
  • priscils disse:

    Q Deus abencoe vcs, tiram a duvida de muitaspessoas ,assim como eu mesma, e muito dificil procurar o q eu quero saber na biblia, e lendo o q vcs editam, procuro facil, e marc
    o p n esquece-las.

    Responder
  • Moisés da Silva Pinto disse:

    Cheguei a concluzão, Pra nós ver o milagre acontecer em nossas vidas é preciso temos Fé ,mais oque é Fé?Fé é a certeza de coisas que se esperam , a convicção de fatos que se não veêm.

    Responder
  • edijani disse:

    Estou triste e acho que estou afastando Jesus de mim!
    Não sei mais o que fazer, me sinto um nada sem Deus e não consigo me concentar nas minhs orações.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Edijani, coloque-se diante de Jesus em oração e peça pra Ele te ajudar. Ele te fortalecerá conforme diz a Palavra de Deus

      Responder
    • Jarmison disse:

      Minha irmã não deixe que o inimigo de nossa alma tenha sucesso , pois saiba que Deus está a sua disposição com seus ouvidos atentos para te ouvir em oração e te restaurar espiritualmente… A paz…

      (Jarmison)

      Responder
    • Pedro Bento dos Santos disse:

      Edijani a Paz do Senhor Jesus,
      É muito dificio para os seus irmãos, saber que vc está passando por este deserto, maas tudo isto vai passar tenha fé, Deus esta com vc aí neste deserto, a maioria dos cristão ja passou e Deus todo poderoso não o desamparou. fique firme isso vai passar em nome de Jesus, Amem.

      Responder
  • brenda disse:

    gostei jeito que ele explicou sobre a fé

    Responder
  • henderson sangi tomaz disse:

    Muito Explicativa a sua Palavra. Estou preparando uma mensagem sobre Fé e suas palavras foram a confirmação de tudo o que Deus já havia me enviado. que Deus continue a abençoar a você a sua família e a seu Ministério.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Henderson, Deus te abençoe!

      Responder
  • reggis santos disse:

    obrigado, foi de grande utilidade…

    Responder
  • flavia azevedo disse:

    a fe q nos move…

    Responder
  • Evelyn disse:

    Estava procurando algo de Deus para falar na EBD pela manhã e a sua palavra foi de grande ajuda para entender o que de fato é fé, que Deus o use grandemente como tem usado, abraços.

    Responder
  • Evangelista Fernando disse:

    Leia o Livro A Fé Explicada. http://afeexplicada.blogspot.com.br

    Responder
  • Adão José Ricardo disse:

    Obrigado, através da explicação sobre a fé em Deus foi muito útil para mim

    Responder
  • primo gomes fernandez filho disse:

    Muito me agrada saber que minhas idéias sobre a fé se concretizaram com o que de fato a fé significa mesmo que com palavras diferentes as quais usei em meus pensamentos, porém ainda tenho uma dúvida ou uma certeza que gostaria de compartilhar contigo que me foi relembrada quando li “que a fé deve ser sempre direcionada a Deus”. Nesse sentido está certo eu pensar que se alguém dizer que tem fé e apenas isso essa pessoa está expondo e oferecendo sua fé para outras entidades que sabemos existir além de Deus ou a fé é um instrumento de propriedade e de utilidade UNICA de Deus. O fundamento dessa pergunta se baseia no fato de ver pessoas tendo fé em tudo, tipo: Eu tenho fé no meu santo, Eu tenho fé que meu carro vai pegar, eu tenho fé que tudo vai dar certo, eu tenho fé no meu santo protetor, e assim vai. Fé em imagens, fé em objetos. Será que a fé é um poder por si só e que não possui dono ou só Deus tem esse poder para nos dar fé. Fico pensando em igrejas, instituições religiosas e outros seguimentos espirituais que USAM a fé e parece que ela funciona desde de que direcionada a quem acredita ser a fé direcionada. Exemplo: Pessoas vão a centros e conseguem coisas através da fé que está depositada em “trabalhos”, misticismos, feitiçarias, bruxarias e outras coisas. Reentero minha pergunta: Só Deus tem o poder de nos dar o poder da fé ou a fé é por si so poderosa e que todos podem manipula-la para todos os objetivos..

    Responder
  • paulo domingos disse:

    ola gostaria por favor que me explicasse , o significado desta palavra de eclesiastes 9:10 Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol.
    Eclesiastes 9:9
    Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.

    a minha duvida é ele ta nos dizendo que nao existe nada mais pralem da morte ? nao existe vida depois da morte ?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Paulo, o indicativo desse texto é sobre a morte física. Sepultura é o túmulo.

      Responder
  • cilene disse:

    A fé para mim e: Confiar no que não se ve e nao se conhece , caminhar na firmeza na escuridão na certeza de que alquen guia nossos pasos acreditar no que não se conhece, é a força que nos impulsiona, nos guia e nos cura.

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso. Regra 2- Não aprovamos comentários de anônimos. Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.