O que significa temer a Deus?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? |
foto andre

Aprenda em 1 MÊS estudando a Bíblia comigo e com meu método, o que você levaria 1 ANO estudando a Bíblia sozinho! Eu vou te acompanhar pessoalmente e você terá acesso ao meu método de ensino que já formou mais de 25 mil alunos, que aprenderam a Bíblia de Gênesis a Apocalipse COM PROFUNDIDADE! Você pode dar 1 mês para Deus agora? ACESSE AQUI nesse link todos os detalhes

A Bíblia está recheada de textos que falam a respeito de temer a Deus. Como exemplo, cito Provérbios 1.7 que diz que O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” . No texto de Atos 9. 31 vemos que “A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judeia, Galileia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.”

O que significa temer a Deus?

O que é o temor do Senhor?

Muito entendem de forma errada a expressão “temor do Senhor” ou “temor a Deus”. Alguns dizem que seria ter medo de Deus. Apesar de um dos significados mais fortes da palavra temor ser “medo”, temer a Deus não é ter medo Dele, pois o medo nos faria fugir Dele e não aproximar-se Dele. Veja o que o apóstolo João diz a respeito do medo: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” (1 João 4. 18). Ou seja, o temor a Deus citado na Bíblia não pode significar um medo de Deus que nos faça fugir Dele e nos traga tormento. Antes, é algo que nos aproxima ainda mais de Deus.

banner csb

banner teologia

banner apocalipse

banner Manual Bíblico

Então, o que significa exatamente temer a Deus?

Temer a Deus é respeitá-Lo como sendo quem é; é reverenciá-Lo e obedecê-Lo baseado em toda a revelação de Sua santidade, justiça, grandeza, misericórdia, benignidade, vontade, amor, justiça e outros milhares de atributos revelados a nós. Algumas passagens bíblicas demonstram claramente o significado do temor ao Senhor e exemplificam como devemos praticá-lo:

– Temer a Deus é adorá-Lo como o único Deus. “Não terás outros deuses diante de mim.” (Êxodo 20. 3)

– Temer a Deus é tomarmos atitudes de santidade e pureza. “Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus” (2 Corintios 7. 1)

– Temer a Deus é ser fiel a Ele em qualquer situação, cultivando um coração santo. “Deu-lhes ordem, dizendo: Assim, andai no temor do SENHOR, com fidelidade e inteireza de coração” (2 Crônicas 19. 9)

– Temer a Deus é o início de uma vida de sabedoria. E a sabedoria é praticar a vontade de Deus. “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre” (Salmos 111. 10)

– Temer a Deus é aborrecer o mal. “O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço” (Provérbios 8. 13)

Assim, o temor de Deus é como o oxigênio para a vida do discípulo. Sem temor a Deus não existe o discípulo. Mas é igualmente verdade que aqueles que andam longe dos caminhos de Deus e que praticam toda sorte de pecados e não se arrependem, devem temer a Deus (ter medo dele), pois Ele virá julgar a cada um de nós com justiça e condenará a todos quantos não se arrependeram de suas más obras e, assim O rejeitaram.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp