Quantos Jesus temos na Bíblia? É verdade que são sete?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Lendo a carta de Paulo aos Colossenses vi ali que é mencionado um Jesus que não é o Senhor Jesus. Gostaria de saber se esse nome era um nome comum naquela época e quantos Jesus a Bíblia menciona. Quando puder faça um estudo para me ajudar a entender.

Caro leitor, você fez uma boa e interessante observação. Realmente existe mais de um Jesus mencionado na Bíblia. Isso porque o nome Jesus não era um nome exclusivo apenas do Filho de Deus que nasceu da virgem Maria.

Era um nome bastante comum naquela época e iremos entender abaixo mais detalhes de quantos Jesus temos mencionados na Bíblia.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Quantos Jesus temos na Bíblia?

(1) JESUS, O CRISTO, O SALVADOR

Esse primeiro Jesus é aquele que mais conhecemos: “Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão” (Mateus 1:1).

É muito comum ele ser chamado, junto ao seu nome, de Cristo. Cristo não é um sobrenome, é um título. Significa “ungido” em grego.

É uma relação direta com a palavra “mashiyach” em hebraico, em português dizemos “messias”. Também significa ungido.

Aponta para o fato Dele ser O messias prometido no Antigo Testamento. Esse, portanto, é o Jesus mais importante e mais mencionado nos textos bíblicos.

(2) JESUS BARRABÁS, O LADRÃO

Esse famoso personagem foi aquele ladrão, um revolucionário que estava preso na ocasião que Jesus Cristo foi preso. Ele foi solto quando Pilatos lavou as mãos e a população escolheu soltar Jesus Barrabás e condenar Jesus Cristo:

“Então, quando a multidão se reuniu, Pilatos perguntou: —Quem é que vocês querem que eu solte: Jesus Barrabás ou este Jesus, que é chamado de Messias?” (Mateus 27:17 – NTLH).

Note que “Jesus Barrabás” não aparece em todas as traduções. Grande parte delas coloca apenas “Barrabás”.

Porém, muitos teólogos apontam que a evidência textual é que seriam ali dois “Jesus” sendo julgados. Isso seria explicado pelo fato de Pilatos usar um segundo nome para identificá-los “Barrabás e Cristo” pelo qual seriam facilmente diferenciados.

(3) JESUS, O JUSTO

Temos ainda uma menção do apóstolo Paulo de um Jesus, que era um cristão judeu (da circuncisão) que cooperou com ele no ministério e foi citado em Colossenses 4:11:

“e Jesus, conhecido por Justo, os quais são os únicos da circuncisão que cooperam pessoalmente comigo pelo reino de Deus. Eles têm sido o meu lenitivo”. 

A diferenciação que Paulo faz, mencionando que ele era conhecido por “Justo” ajuda o leitor a não confundir com Jesus, o Cristo. Assim fica evidente que era uma pessoa “comum” que tinha essa nome.

(4,5,6) – MAIS 3 “JOSUÉ” (JESUS) NO VELHO TESTAMENTO

Além disso, a Bíblia menciona mais 3 “Josué” dentro do Velho Testamento:

Josué, um habitante de Bete-Semes em cuja terra a arca de aliança foi parar depois que os filisteus a devolveram (1 Samuel 6:14).

Josué, governador de Jerusalém sob o rei Josias, o qual colocou o seu nome em um portão da cidade de Jerusalém (2 Reis 23:8).

Josué, o sumo Sacerdote citado em Ageu 1:1 e Zacarias 3:1.

(7) JESUS (JOSUÉ) LÍDER APÓS A MORTE DE MOISÉS

Poucos sabem que o nome Josué que aparece no Antigo Testamento (em hebraico) é equivalente ao nome Jesus (em grego). Ou seja, Josué e Jesus são o mesmo nome, mas em línguas diferentes.

Sendo assim, temos esse grande líder do povo de Israel que assumiu após a morte de Moisés: “O qual também nossos pais, com Josué, tendo-o recebido, o levaram, quando tomaram posse das nações que Deus expulsou da presença deles, até aos dias de Davi” (Atos 7:45).

Nesse texto, onde o tradutor em português traduziu “Josué” está a palavra grega “Iesous”, ou seja, Jesus. Na tradução em português se usa “Josué”, pois o contexto mostra que em Atos está se referindo ao Josué, sucessor de Moisés, aquele cuja história consta no Antigo Testamento.

Além disso, a Bíblia menciona também outro Josué, o Sumo Sacerdote Josué em Ageu 1:1 e Zacarias 3:1.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp