Os presépios estão errados! Jesus nasceu em uma casa ou em uma manjedoura?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Por que a Bíblia mostra Jesus nascendo e sendo colocado em uma manjedoura, mas em outro texto mostra que ele é colocado em uma casa? Afinal, Jesus nasceu em uma manjedoura ou em uma casa? Pergunto isso porque muitos presépios retratam os magos visitando Jesus na manjedoura! Isso está certo?

Caro leitor, é importante olhar com um exame bem detalhado do contexto todos os versos que explicam o nascimento de Jesus.

Tomar textos isolados é o que confunde muitos leitores. Mas um exame em detalhes nos ajudará a responder sua questão precisamente!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Jesus nasceu numa casa ou em uma manjedoura?

(1) Os dois textos que provocam essa confusão na mente das pessoas estão, o primeiro em Lucas 2:7, que diz: “e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria”

O segundo está na menção do evangelista Mateus, a descrição está assim: Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra” (Mateus 2:11).

Aqui muitos se perguntam: Jesus estava na manjedoura, que ficava em uma estrebaria ou em uma casa? Vou te esclarecer isso e você não vai acreditar como o contexto é claro sobre isso…

(2) O primeiro relato que lemos, de Lucas 2:7, que cita o nascimento de Jesus e Ele sendo colocado na manjedoura, está citando exatamente o dia do nascimento de Jesus.

Naquele momento, quem visitava Jesus não eram os magos, mas os pastores: “Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite” (Lucas 2:8).

Esses pastores recebem a revelação vinda de um anjo sobre o nascimento do Messias: “é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2:11).

E são exatamente esses pastores que visitam Jesus ali ainda no cenário do nascimento, ou seja, provavelmente em uma estrebaria, onde ficavam as manjedouras (que eram locais onde se colocavam a comida de animais):

“Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura” (Lucas 2:16). Aqui os pastores encontram Maria, José e Jesus no dia do nascimento dele!

(3) Já a visita dos magos não acontece nesse mesmo dia como erradamente as pessoas pensam e também são induzidas ao erro por representações em presépios.

Essa visita dos magos ocorreu quando Jesus estava com aproximadamente 2 anos de idade.

Essa conclusão se dá por conta da ordem de Herodes para matar as crianças de 2 anos para baixo, depois de os magos não retornarem para lhe dar notícias sobre o menino (Rei dos Judeus) que nasceu:

“Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos” (Mateus 2:16).

(4) É justamente por isso que Mateus relata Jesus sendo visitado pelos magos em uma casa e não na manjedoura. Já temos aqui cerca de 2 anos passados desde o nascimento. E é neste cenário que os magos o visitam:

 Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra” (Mateus 2:11).

José, Maria e Jesus estavam vivendo a vida normalmente. Jesus crescendo e agora, com a visita dos magos e os presentes recebidos deles, chegou o tempo determinado por Deus para que eles tivessem condições de fugir da matança promovida por Herodes.

Eles vão então para o Egito: “Dispondo-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe e partiu para o Egito” (Mateus 2:14).

Os presentes dos magos ajudaram a família pobre a financiar essa viagem e a permanecer no Egito até a morte de Herodes, o grande!

(5) Sendo assim, não temos contradição no texto bíblico, mas apenas a descrição de duas visitas diferentes (pastores e depois os magos) em tempos diferentes e locais diferentes!

Por isso, você já percebeu que as representações de presépios que colocam Jesus em uma manjedoura e em um cenário de estrebaria sendo visitado pelos magos estão, na verdade, erradas e induzindo muitos a entender a história de forma diferente da narração bíblica!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp