O que é a pedrinha branca com um novo nome citada em Apocalipse?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Gostaria de entender melhor Apocalipse 2:17, onde diz que receberemos uma pedrinha branca e nele escrito um novo nome. O que significa essa pedrinha branca e esse novo nome que teremos? Não estou conseguindo encontrar no texto uma explicação clara sobre esse tema.

Caro leitor, os simbolismos de Apocalipse sempre nos forçam a um estudo mais detalhado dos contextos, dos contextos culturais da época em que foi escrito, para que cheguemos a respostas para os significados da linguagem altamente simbólica que são usadas em muitos dos textos. Vamos fazer isso juntos.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que é a pedrinha branca e o novo nome de Apocalipse?

(1) O texto que você citou está inserido na carta, na mensagem enviada por Jesus à igreja de Pérgamo. Jesus criticou essa igreja de forma dura:

“Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição” (Apocalipse 2:14).

Esse trecho nos indica uma atitude de alguns crentes em permitir mundanismos prejudiciais na igreja, foram seduzidos pelas seduções do mundo e muitos deles participavam de coisas imorais que não agradam a Deus, mas que eram bem vistas pela sociedade.

O trecho que fala de coisas sacrificadas a ídolos e prostituição possivelmente indique a participação em eventos e festas onde deuses eram honrados e onde muitas práticas indecorosas eram realizadas em louvor a esses deuses, coisas que alguns cristãos (?) estavam participando e aceitando!

(2) Jesus manda que se arrependam, pois ele viria com juízo sobre eles: “Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca” (Apocalipse 2:16).

Nesse trecho Jesus deseja que a igreja (aqueles que não estavam andando nesses caminhos maus) reaja contra aqueles que têm levado tal mau testemunho para dentro da comunidade cristã. Não poderia ser omissa e aceitar esses comportamentos malignos de alguns membros.

A contaminação deveria ser tirada do meio da igreja! O juízo viria sobre os que pareciam religiosos verdadeiros, mas não eram!

(3) Nesse contexto, Jesus termina a mensagem dizendo: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe” (Apocalipse 2:17).

Ele relembra o que espera os vencedores, ou seja, aqueles que permanecem fiéis a Ele! Nesse contexto temos a menção da pedrinha branca com um nome novo. Vejamos o que pode significar:

(i) Uma pedrinha branca era usada como um tipo de “ingresso” em muitos banquetes, festas dessa época. É possível que Jesus esteja fazendo um contraste com as festas, comemorações pagãs que muitos participavam.

Os que são fiéis não participam delas, pois participarão da maior festa, a festa no céu, a festa da salvação, festa que só o Senhor tem o “ingresso” (a pedrinha branca)! Assim, a pedrinha branca aqui é figura de nossa entrada na presença viva de Cristo, na vida eterna.

O novo nome aqui pode estar ligado com sermos “nova criatura” em Cristo, a transformação que viveremos para entrar no céu. Paulo fala de um corpo incorruptível! Ele nos conhece por dentro, e só Ele pode nos dar a salvação e a entrada em Seu reino.

(ii) Havia também o costume, em tribunais, de aqueles que julgavam um caso em júri popular, trazer a sentença por meio de pedrinhas brancas e pretas.

A maior quantidade de pedrinhas brancas indicava absolvição, a maior quantidade de pedrinhas pretas indicava condenação. Sendo assim, o verso de Apocalipse estaria indicando que Jesus absolve, perdoa toda a dívida daqueles que Ele chamou e foram fiéis a Ele.

Sendo assim, a pedrinha branca, nessa interpretação, indica o perdão completo de nossos pecados que nosso Senhor nos deu. Aqui alguns pensam que o nome novo seria o nome de Jesus, que só é conhecido (verdadeiramente) daqueles que o amam e creram Nele de fato.

(4) Eu, pessoalmente, gosto mais da harmonização da pedrinha branca como um “ingresso” para participarmos do “banquete de Deus”, em oposição as “festas do mundo”.

De qualquer forma, a pedrinha branca mostra que teremos algo especial do Senhor em nosso favor, que vale à pena ser fiel a Deus, ainda que haja perseguições nesse mundo, pois nada (nenhum prazer mundano) se compara à eternidade que teremos na presença gloriosa do Pai. Glória a Deus!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp