As 3 coisas que mais destroem crentes. Não as permita em sua vida!

Postado por Presbítero André Sanchez, em Devocionais | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Tenho alguns irmãos na fé que estão desviados da fé. O que incomoda muito meu coração é que até pouco tempo atrás eles eram muito ativos e pareciam muito fervorosos em servir a Deus. O que faz crentes se desviar dessa forma? O que pode ter ocorrido para a fé deles ter sido destruída dessa forma?

Cara leitora, para responder sua dúvida vou utilizar uma conhecida parábola de Jesus que nos traz respostas a essas questões que você levantou.

Geralmente quando estudamos a parábola do semeador (Lucas 8:4-15), aquela onde Jesus fala sobre um semeador distribuindo sementes sobre vários tipos de solos, temos a tendência de aplicá-la diretamente a pessoas que ainda não conhecem a Deus.

E, de fato, esse é o foco principal da parábola, que em seu final fala da semente que caiu em boa terra, ou seja, um coração onde houve conversão.

Mas hoje gostaria de te convidar a aplicarmos essa parábola em nós crentes, para aprendermos sobre comportamentos nossos que literalmente são destruidores da nossa frutificação, do nosso crescimento, da nossa vida de comunhão com Deus.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

As 3 coisas que mais destroem crentes

(1) Falta de valorização da palavra de Deus

Jesus diz o seguinte: “E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: “Que parábola é esta? Respondeu-lhes Jesus: A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam; e, ouvindo, não entendam” (Lucas 8:9-10).

Evidentemente as parábolas exigiam de quem as escutasse interesse em um aprofundamento, interesse esse que a maioria das pessoas não tinha (por isso não viam e não entendiam).

Quando nós crentes perdemos o interesse pela palavra de Deus, pelas reuniões de estudo da palavra do Senhor, pelas escolas dominicais, por uma dedicação diária e valorização da busca pelo conhecimento que vem do Senhor, teremos então resultados negativos (destruidores) em nossa frutificação!

Crentes fracos, desanimados, frios na fé. Esses são alguns dos resultados de não valorizar a palavra de Deus! Jesus diz que “para que, vendo, não vejam; e ouvindo, não entendam”.

Os crentes que estão nessa situação são facilmente “assaltados” pelo diabo, que facilmente os desvia da palavra do Senhor. Veja como Jesus mostrou isso claramente:

“A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos” (Lucas 8:12).

O diabo rouba a semente facilmente, pois esses crentes não valorizam a Palavra como um tesouro precioso a ser guardado no mais profundo do coração! Pense agora: no seu dia a dia você valoriza a Palavra de Deus como ela merece?

Observe que Jesus contou a parábola para uma multidão (Lucas 8:4), mas só os discípulos quiseram entender mais da parábola, só eles tiveram interesse e valorizaram o ensino de Jesus.

(2) Falta de resiliência no dia a dia da vida

Jesus falou agora de pessoas sem raiz: “A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, creem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam” (Lucas 8:13).

A resiliência é a capacidade de suportar pressões e dificuldades. O exemplo mais simples é o elástico. Ele suporta ser puxado, torcido, mas volta ao seu estado original.

Muitos crentes têm negligenciado o cuidado de sua vida com Deus no dia a dia. Alguns buscam a Deus apenas no domingo e de forma interesseira, atrás de bênçãos.

No restante da semana ficam vazios do Senhor! Não oram, não leem a Bíblia, não fazem nada para manter a “semente” germinando e crescendo. Querem somente as bênçãos de Deus.

Não suportam as dores, as provas. Por isso, ficam frios, desanimados, cansados e não poucas vezes se afastam do Senhor e da obra de Deus por não se dedicarem a enfrentar as provações com bom ânimo!

Por isso, é preciso encarar as provações da vida com os olhos da fé para vencê-las. Pense agora: quando foi a última vez que você enfrentou uma provação difícil adorando a Deus e ficando firme com Ele de todo seu coração?

(3) Permitir um coração sobrecarregado

Dentre todos os nossos possíveis erros como crentes, creio que esse seja um dos que mais perigosos e destrutivos! Jesus disse:

“A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer” (Lucas 8:14).

Hoje os crentes têm sido muitas vezes “engolidos” pelas correrias da vida. São tantos afazeres, são tantos sonhos, tantas coisas que querem para suas vidas, tanta busca por ter cada vez mais, que a busca diária por essas coisas (que Jesus chama de cuidados, riquezas e deleites da vida), principalmente quando buscados sem considerar a vontade de Deus, leva o crente ao sufocamento.

Esse sufocamento é um coração sobrecarregado de coisas. Quando um coração está cheio, para se colocar mais coisas nele é preciso tirar algumas que já estão lá dentro “ocupando espaço”.

Muitos têm tirado seu tempo com Deus, têm tirado tempo de oração, de leitura bíblica, de serviço ao próximo; têm tirado o foco em servir ao Senhor.

Tirando essas coisas mais importantes (o adubo para nosso amadurecimento), sobrecarrega-se com o menos importante, causando um sufocamento.

Na parábola isso é exemplificado pelos espinhos, que não deixam a semente crescer e dar frutos. Crentes infrutíferos, totalmente secos, sem fervor espiritual são uma grande realidade hoje nas igrejas.

Pense agora: Você está tirando as coisas de Deus pouco a pouco de seu coração e colocando outras no lugar, causando dia a dia um sufocamento da sua vida com Deus?

(4) Há uma esperança!

A esperança contida no texto é que uma terra pode se transformar em uma terra boa para frutificar: “A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança” (Lucas 8:15).

Reter a palavra é trazer a semente para o bom solo, cuidar dela, prover todas as condições necessárias para ela crescer!

O crente que ainda não faz isso pode passar a fazer, pode passar a valorizar a palavra de Deus em sua vida, com foco e atenção nela, pode mudar sua postura diante das provações da vida e encará-las com um olhar de fé e pode também fazer uma faxina em seu coração, tirando o que não edifica e trazendo para dentro tudo que vem de Deus e é edificante!

Por isso, permanecer como uma planta medíocre, um crente seco, é uma escolha minha e sua. Podemos mudá-la agora se buscarmos isso em Deus com atitudes conscientes! Pense agora: o que posso fazer para ser um solo fértil para as sementes que Deus coloca em minha vida?

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp