7 dicas fáceis para vencer a vergonha e a timidez de orar em público

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Alguma vez você já cumpriu a promessa de ler a Bíblia de Capa a Capa entendendo tudo que lia nela? Você tem vontade de ter esse entendimento completo da Bíblia? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você pergunta: eu tenho muita vergonha de orar em público. Na minha célula sempre travo quando o líder me pede para orar. Eu gostaria muito de saber orar melhor para honrar a Deus na oração, mas isso tem sido muito difícil para mim. Existe alguma forma de melhorar e vencer minha timidez na oração? Às vezes acho que isso é o inimigo querendo me desanimar de fazer a obra do Senhor!

Cara leitora, orar em público realmente coloca medo em muitas pessoas, principalmente aquelas que são mais tímidas. Quando chamadas a fazer uma oração na igreja, em uma reunião de oração ou em qualquer evento que haja algumas pessoas, acabam ficando com tremedeira, suor, gaguejando e muitas vezes travam de tanto nervosismo. Mas no estudo de hoje irei dar algumas dicas que eu, uma pessoa muito tímida, usei para conseguir vencer esse medo e vergonha de orar em público.

7 dicas para vencer a vergonha e a timidez de orar em público

Como vencer a vergonha e medo de orar em público?

(1) Tenha uma vida de oração em particular

Muitas pessoas têm medo de orar em público porque sua vida particular de oração é pequena ou quase inexistente, por isso, não sabem exatamente o que falar a Deus. Quando temos uma vida particular de oração, frequente, isso ajuda em muito termos mais tranquilidade quando precisamos orar em público, pois estamos mais acostumados a conversar de forma aberta com o Senhor.

(2) Faça orações em particular mas em voz alta por algumas vezes

Ouvir a nossa voz de forma audível (e não somente na mente) é importante para ganharmos confiança na oração em público. Se oramos algumas vezes em voz alta quando estamos sozinhos, teremos mais tranquilidade para errar e corrigir palavras, para formular frases, para colocar pedidos diante de Deus sem medo de possíveis erros, pois estamos sozinhos. Isso nos ajudará a aprimorar a forma como oramos e a ganhar mais confiança.

(3) Escreva orações e leia em voz alta

Muitos têm dificuldades em formular frases quando estão debaixo de certa pressão na hora de orar (em público, por exemplo). Por isso, em particular, sozinha, escreva em um papel orações e leia em voz alta. Escrever vai ajudar a se concentrar e aprimorar a formulação das frases de oração. Isso será um bom treino preparatório para quando for orar em público, pois você irá memorizar diversas frases que seu cérebro conseguirá usar em outras ocasiões.

(4) Ore de frente ao espelho e em voz alta

O objetivo desse treino é que você se veja orando (não se preocupe em orar de olhos abertos, Deus compreende que você está treinando para vencer seu medo), escute sua voz e veja como está a sua postura no espelho. Isso vai ajudar também você a se enfrentar, olhar para si mesma e ver que você tem condições de orar em público e que não é necessário tanto nervosismo e preocupação com o que as pessoas podem pensar, pois, em seu treino, você já tem orado de forma satisfatória e tem melhorado. No começo será difícil. Mas seja insistente e tente todos os dias esse exercício.

(5) Comece a orar com pessoas da sua casa ou em pequenos grupos em reuniões

Chame pessoas da sua família para orar (ou do serviço, da escola), ore na hora das refeições, em reuniões de grupos pequenos. A ideia é começar a orar na frente de uma ou duas pessoas para começar a quebrar os medos e praticar aquilo que já fez nas orações sozinha. Isso vai te ajudar a treinar para enfrentar grupos maiores depois. Você pode, por exemplo, chamar sua mãe, seu marido, filho, ou alguém da família para orar por algum pedido especial que chegou ao seu conhecimento e, com isso, irá colocar seu treino em uma evolução cada vez maior.

(6) Evite fazer julgamentos desnecessários sobre sua oração

Eu não sei usar palavras bonitas, eu não sei orar como o irmão “A”, eu não sei fazer orações longas, eu não sei isso, aquilo…esse tipo de julgamento é desnecessário e só atrapalha seu crescimento. Foque nos seus pontos positivos e seja crítica apenas se for para melhorar. Não use a crítica para se auto desanimar. A qualidade de uma oração a Deus não se mede pela quantidade de palavras, nem por palavras belas, mas sim pelo coração de quem está orando ao Senhor. Por isso, coloque todo seu coração e sinceridade na sua oração e isso agradará ao Senhor.

(7) Não fique pensando no que as pessoas estão pensando

Quando temos dificuldades para orar em público é muito comum que fiquemos preocupados com o que as pessoas vão pensar da nossa oração. Veja, é importante ter em mente que as pessoas não estão na igreja para julgar se uma oração é boa ou não. E se fazem isso, são elas é que estão erradas. Por isso, não pense em orar para agradar as pessoas, mas para agradar a Deus. Feche os olhos com ousadia e ore de coração ao Senhor. Firme seu pensamento, imagine que está sozinha, como em casa, e ore! Você verá que sua oração será linda e abençoada!

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão