Tenho muita dificuldade para memorizar versículos bíblicos. O que fazer?

Postado por em: #VocêPergunta Você quer estudar a Bíblia com o presbítero André Sanchez de Gênesis a Apocalipse, aí no conforto do seu lar, de seu computador, tablet ou celular? Clique aqui e saiba como

Você Pergunta: Eu tenho muita dificuldade de memorizar versículos bíblicos. Até mesmo quando estou lendo percebo que algumas horas após ler já esqueço muito do que já li. Como melhorar isso? Gostaria muito de guardar versículos na memória assim como meu pastor, ele lembra de muitos textos. Você pode me dar algumas dicas?

Cara leitora, memorizar versículos bíblicos é algo muito prazeroso, pois sabemos que Deus usa esse conhecimento guardado em nossa mente para nos trazer à memória esperança, força e todo o poder da Palavra Dele aplicada à nossa vida. Por isso, é muito importante que o crente trabalhe firme para memorizar versículos bíblicos. Mas a maioria das pessoas têm dificuldades de fazer isso. Por isso, gostaria de pontuar algumas observações sobre o tema que, tenho certeza, ajudará muito aqueles que amam o estudo da Palavra de Deus e estão tendo dificuldades de memorizá-la.

Tenho muita dificuldade para memorizar versículos bíblicos. O que fazer?

Como memorizar versículos bíblicos com mais facilidade?

(1) Creio que a primeira coisa a ser considerada é que Deus pode operar em nossa vida nos ajudando a ter sucesso em nosso empenho em memorizar a Palavra de Deus. Em Lucas 24:45 vemos algo muito interessante: “Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras”. Isso nos indica que Deus age sim em nosso favor, nos ajudando a melhorar nossas faculdades mentais a ponto de compreendermos mais a Sua palavra e também nos ajudando a memorizá-la e praticá-la. Precisamos orar por isso todos os dias.

(2) Apesar de Deus nos ajudar, evidentemente, que deve haver um esforço pessoal de cada um na busca por essa bênção, devemos fazer a nossa parte. Sabemos o quão importante é memorizar e guardar a Palavra de Deus em nossa mente e coração. Devemos estar tão convencidos disso quanto o salmista que declarou: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” (Salmos 119:11). Quando temos em mente que algo é muito importante para nós, costumamos ser mais zelosos por aquilo. Se eu te desse um cheque de 1 milhão de reais em suas mãos, certamente você iria zelar muito por aquele cheque, cuidando para não o perder e usando-o para abençoar a sua vida e de outras pessoas. Memorizar versículos bíblicos deve ser um grande tesouro para todos nós, devemos zelar por isso em nossa vida.

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui)
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui)
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui)
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui)
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui)
- Outros Materiais (Comece aqui)

(3) Mas para fazer a nossa parte, sabemos, deverá haver esforço e conhecimento. Sabemos que a nossa mente é como se fosse um músculo. Um músculo, para ser forte, precisa ser usado, trabalhado. É muito comum que algumas pessoas desejem ter uma boa memória da noite para o dia. Tentam memorizar alguns textos por alguns dias, mas, logo nas primeiras dificuldades desistem. Um músculo, quando exercitado depois de muito tempo parado, dói bastante. Os nervos e músculos esticam, fazem movimentos mais vigorosos e diferentes do que estavam acostumados. Essa dor faz parte do fortalecimento do músculo. Da mesma forma se dá com nossa memória. Começar a exercitá-la vai doer de alguma forma, mas só os que superarem essa dor inicial irão conseguir colher os frutos.

(4) Feitas essas considerações, gostaria de deixar algumas dicas para que você tenha mais sucesso em seu empenho de memorizar versículos bíblicos:

Ore a Deus todos os dias pedindo que te ajude a memorizar e praticar a Palavra de Deus.

Tenha um plano de memorização de versículos. Isso não é difícil de se fazer. Você pode, por exemplo, começar com o plano de memorizar dois versículos por semana. Escolhe os versos na segunda-feira e trabalha na segunda, terça e quarta para memorizar esse verso. Depois escolhe outro na quinta-feira e trabalha na quinta, sexta e sábado para memorizar esse. Em um mês você terá memorizado 8 versos. Em um ano 96 versículos. Nada mal, não acha? Pequenas atitudes diárias geram grandes resultados à longo prazo!

Escreva o verso a ser memorizado e leve com você em seu bolso. Todos nós temos várias tarefas a serem feitas todos os dias. Mas podemos usar a nossa mente enquanto fazemos algumas tarefas ou enquanto estamos ociosos. Saque várias vezes ao dia seu papelzinho com o verso escrito e fortaleça a sua memorização mesmo estando no trabalho, nas escola ou no trânsito.

Não desanime com as dificuldades. Se não conseguir memorizar tão facilmente nas primeiras semanas, não desanime. Quando seu cérebro começar a ser treinado, passado esse momento de dificuldade, será cada vez mais fácil memorizar. Não desista nunca. Tenha seu alvo sempre em mente, tenha suas metas sempre no coração, não aceite a derrota.

– Que tal fazer um curso? Muitas pessoas se empenharam para estudar a melhor forma de memorização e criaram técnicas para facilitar esse processo. Inclusive, há pouco tempo, conheci um curso de memorização que gostei muito e que é voltado para memorização da Bíblia. Caso queira mesmo avançar em sua memorização, recomendo muito que faça este curso: O link com mais detalhes do curso é este aqui (clique);

Não seja preguiçoso. A preguiça mata muitos sonhos todos os dias. Não deixe que ela mate o seu. Tenha em mente que seus objetivos devem ser maiores do que qualquer obstáculo e você vencerá!

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

Compartilhe a Bênção:


> Curso Livre Bacharel em Teologia - Sem mensalidades e 100% online (vagas abertas - clique)

Recomendado Pra Você

Tem 33 anos, ama escrever e estudar a Bíblia Sagrada. Escreve artigos aqui no Blog Esboçando Ideias há mais de 7 anos. É membro da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, onde atua como presbítero, líder do louvor e professor da Escola Dominical. É o autor do Método Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente e do Manual Bíblico das questões difíceis da Bíblia. O presbítero André Já escreveu mais de 1200 artigos neste blog. Contato: andre@esbocandoideias.com

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

19 comentários

  • Rafael JG Rachide disse:

    Memorizar vrciculos bibliicos ajuda se defender acerca do pecado. Jesus disse esta escrito. Satana disse esta escrito. Isto na tentaçao de Jesus. Nao havia biblia mas liam a biblia. Vamos memorizar a palavra de Deus.

    Responder
  • Lúcia disse:

    O pastor da minha igreja fez um desafio essa semana, para tds os membros. Temos dois meses para decorar cinco vs da biblia, ou um texto. E cada um terá que sitar o texto que decorou mas, não pode ser textos conhecidos .
    Amei as orientações, que o Presbítero deu. Paz

    Responder
  • Carolina Macamo disse:

    Saúdo aos irmãos em Cristo.
    Estou satisfeita, pois consegui ter uma solução fundamental para superar a minha tristeza/dificuldade queera de fixar e viver com os versículos bíblicos que com eles poderei viver longe do pecado. E só o facto de a ajuda estar baseada em passagens bíblicas ja me sinto bastante abençoada. Parabéns e Obrigada Presbítero André Sanshez.
    Carolina Macamo, Maputo-Moçambique

    Responder
    • Alyson Alves Dos Santos disse:

      Muito bom Varoa!

      Responder
  • Marlene disse:

    Otimas estrategias

    Responder
  • Marlene disse:

    A Paz de Deus adorei as estrategias .Deus abençoe.

    Responder
  • Carolina Jorge disse:

    Carolina Jorge. Boas dicas para aprendermos a memorizar a palavra do Senhor.

    Responder
  • Leandro disse:

    Excelentes dicas! Eu sempre tive vontade de melhorar nisso, mas achava que estivesse condenado a ter uma memória ruim. O curso parece muito bom

    Responder
  • Joao Miguel disse:

    Meu caro irmão André: Boa noite
    Adorei seu método de memorisar
    Muito obrigado e que Deus te abençoe
    e continue te usando como ferramenta
    do bem.
    João Miguel
    Belo Horizonte Minas Gerais

    Responder
  • Clodomir Santana disse:

    A Paz do Senhor Jesus Cristo, interesante essas dicas para memorizar alguma coisa da palavra de Deus, muito bom

    Responder
  • Olivia fernandes disse:

    Achei interessante !!
    Obrigada .. Tenho muita dificuldade em memorizar…

    Responder
  • ariene disse:

    A Paz Pastor!! Que Deus continue usando o em sua obra,agradeço pelas dicas aqui oferecidas,pois tenho dificuldade pra memorizar.
    .Deus o abençoe..

    Responder
  • Nkundi Alemao disse:

    A paz Pastor, Obrigada pelas orientações pois tenho bastante dificuldades em memorizar versículos bíblico. Deus Abençoe…
    Nkundi Alemao
    Angola-Luanda

    Responder
  • marcelo disse:

    e umas das poucas qualidad3s que possuo memorizo capitolos inteiros .

    Responder
  • maria helena pires disse:

    Achei excelente pois tenho problema sério com memorização devido uma isquemia,isso me deixa muito limitada pois tenho vontade de fazer várias coisa e por causa desse problema acabo abandonando o que inicio fazer.a unica coisa que eu não abandono é o meu Senhor a minha mente é uma constante batalha mais estou sempre trazendo a memória aquilo que traz esperança e nisso os versículos bíblicos me ajudam muito.Beijo no seu coração e que o Senhor ilumine sempre a sua mente para que possa trazer sempre esses estudos maravilhosos.

    Responder
  • jose julio neto disse:

    Acho muito bons os estudos e informaçoes sobre a palavra de Deus,recebí um email seu que eu não estava abrindo os emails, quero dizer que estive doente este ano e ainda continuo, estou indo aos médicos para consultas e exames me perdoe. Muito obrigado Deus o abençõe ricamente.

    Responder
  • Ladjane disse:

    A paz do senhor presbítero. Estou regosijada pôis amo a palavra de Deus. louvo a Deus por sua vida que Deus continue lhe abençoando rica mente.

    Responder
  • alexandre gomes lourenço disse:

    amém pb.André obrigado por esse dispertamento sobre memorização de versículos biblicos

    Responder
  • Maria madalena Marcos Paquisse disse:

    Obrigadinha PB Andre. Vou iniciar o exercício da memorização, vou tentar pois sou muito ocupada, noto porém que estou mais ligada a internet por causa dos seus materiais de estudo sobre o crescimento espiritual e acho que é a primeira vez que me estou a interessar realmente pela palavra. já leio também para o meu marido que ainda é ímpio. Deus me ajude a não desistir. grata

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.