O gigante Golias morreu por uma pedrada ou pela espada já que o texto diz os dois?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Eu tenho uma dúvida e gostaria que o senhor me ajudasse. Lá em 1 Samuel 17:50 diz que Davi matou o gigante Golias com uma pedrada e no versículo 51 também diz que ele matou o gigante, mas com uma espada. Afinal, o gigante Golias morreu por causa da pedrada ou pela espada que cortou sua cabeça? Ao meu ver parece ter uma contradição nesses dois versos. Seria algum erro de copista?

Caro leitor, muito interessante sua observação. Vejamos os dois textos: “Assim, prevaleceu Davi contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e o feriu, e o matou; porém não havia espada na mão de Davi” (1 Samuel 17:50).  

E no verso seguinte também vemos algo parecido: “Pelo que correu Davi, e, lançando-se sobre o filisteu, tomou-lhe a espada, e desembainhou-a, e o matou, cortando-lhe com ela a cabeça. Vendo os filisteus que era morto o seu herói, fugiram” (1 Samuel 17:51).

Qual seria a explicação para essa aparente contradição no texto? Vejamos:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Davi matou Golias com uma pedra?

(1) Essa aparente contradição pode ser explicada se olharmos com atenção a construção da narrativa. Podemos observar que o escritor destaca no verso 50 o fato de Davi ter prevalecido apenas com uma pedra  e uma funda, o que demonstra a ação milagrosa de Deus através de Davi.

Observe que é narrado que não havia espada na mão de Davi, algo incomum a um guerreiro, já que a espada era uma das principais armas de guerra da época.

Assim, esse primeiro “matou” citado em 1 Samuel 17:50 pode significar que Davi causou uma ferida mortal quando atirou aquela pedra sobre Golias, o que era percebido claramente pelo fato do gigante não ter se levantado rapidamente para revidar.

Devemos ter em mente que o escritor não tinha como checar os sinais vitais do gigante para constatar a morte, ele narrou o que viu, ou seja, o acontecimento da perspectiva de quem observa.

E nessa perspectiva tínhamos um gigante atingido por uma pedra atirada por Davi, que caiu no chão inerte, sem esboçar uma reação natural de um guerreiro, que seria de rapidamente se proteger e revidar!

Davi matou Golias com uma espada?

(2) No entanto, certamente, Davi não era uma rapaz ingênuo, sabia que aquilo poderia ter sido apenas um desmaio e que o gigante poderia se levantar a qualquer momento.

Daí Davi ter corrido rapidamente para finalizar a batalha, usando a espada do próprio gigante, já que ele não tinha espada em mãos.

Dessa forma, esse “matou” citado em 1 Samuel 17:51 tem o sentido de liquidou, ou seja, Davi finalizou a batalha cortando a cabeça do gigante e, assim, certificando-se que ele não teria mais qualquer chance de se levantar e revidar.

E foi aqui que o exército inimigo entendeu que tinham perdido de fato e saíram em disparada: …Vendo os filisteus que era morto o seu herói, fugiram” (1 Samuel 17:51).

Foi uma atitude sábia se considerarmos a experiência de batalha de Golias. Davi cuidou para que ele não pudesse realizar mais qualquer movimento!

(3) Assim, não temos uma contradição no texto e nem qualquer erro de copistas, mas uma explicação de como foi a batalha em seus detalhes, já que a pedra lançada por Davi com sua funda causou, com a ajuda da mão de Deus, um ferimento grave em Golias, porém, Davi sentiu a necessidade de finalizar a luta com um golpe mortal que impossibilitasse o gigante Golias de se levantar de uma vez por todas, derrotando com essa atitude todo o ânimo do exército inimigo, pois os Filisteus ao verem tudo isso fogem da batalha.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp