Precisamos dar liberdade para o Espírito Santo agir?

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Algumas frases, pelo fato de serem ditas tantas vezes nas igrejas e por cristãos, às vezes acabam por estar na mente das pessoas como sendo verdades quando, na realidade, não são totalmente. Já falamos aqui no site, por exemplo, sobre a famosa frase que para Deus não existe pecadinho e pecadão” (acesse aqui) que é tão falada nas nossas igrejas. Também falamos sobre os anjos desejarem pregar o evangelho em nosso lugar” (acesse aqui). Hoje vamos falar de mais uma expressão que tem sido muito dita por aí e que merece ser analisada à luz da Bíblia.

Você já deve ter ouvido alguma vez as seguintes frases: “deixe o Espírito Santo agir em sua vida” ou “você precisa dar liberdade ao Espírito Santo para Ele fazer a obra”, ou ainda, “deixe Deus agir em sua vida”. Essas são frases que necessitam de uma avaliação bíblica, pois nos levam a um entendimento contrário ao que a palavra de Deus ensina. Vejamos:

Precisamos dar liberdade para o Espírito Santo agir?

Dar liberdade para o Espírito Santo agir?

(1) Analisando o significa da palavra liberdade, podemos notar que, quando alguém diz que você precisa dar liberdade para o Espírito Santo agir está querendo dizer que você precisa “conceder o direito Dele proceder conforme deseja” ou dar ao Espírito Santo a “licença para que Ele aja em sua vida”. Esse é o significado da palavra liberdade aplicada nas frases que ouvimos por aí. Liberdade significa exatamente “conceder o direito, a licença de proceder em algo”. Mas será que isso é bíblico?

(2) Uma rápida análise nos leva a algumas perguntas: Deus precisa de alguma autorização para agir segundo a vontade Dele? Se Deus quiser agir e nós não dermos liberdade, Ele não pode agir? A vontade de Deus só acontece em nossa vida quando nós damos liberdade a Ele para que Ele faça o que deseja? O Espírito Santo só faz a Sua obra nas pessoas que lhe dão liberdade?

(3) A resposta a essas perguntas são dadas por um único versículo: “Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” (Isaías 43:13). A Bíblia nos ensina que Deus é soberano sobre tudo e todos e que os propósitos de Deus estão acima dos nossos: ”Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos” (Isaías 55:8-9). Essa fala de Deus nos deixa claro que os propósitos humanos não podem se sobrepor aos propósitos divinos, pois os propósitos de Deus são perfeitos e superiores.

(4) Analisando ainda alguns casos da Bíblia podemos notar que Deus age independentemente se alguém lhe der liberdade ou não. Vejamos, por exemplo, o clássico caso do profeta Jonas. A vontade de Deus era que ele pregasse a palavra em Nínive. Jonas deu liberdade a Deus? Não. Antes, fugiu da missão. Deus não agiu porque Jonas não deu liberdade a Ele? Não, pelo contrário! Deus mandou um grande peixe para que engolisse a Jonas e para que ele fosse reconduzido ao caminho da missão que Deus preparou para Ele.

(5) Outro caso bastante conhecido foi o do apóstolo Paulo. Ele era perseguidor da igreja de Cristo. Logo, não dava “liberdade” à ação de Deus em sua vida. Lutava contra a obra que Deus estava fazendo após Cristo. O que Deus fez? Não agiu na vida de Paulo porque ele não deu liberdade? Pelo contrário, Deus o fez cair diante de uma forte luz, deixou-o cego por três dias e disse sobre Paulo: “pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome” (Atos 9:16). Deus fez a obra na vida dele independentemente de qualquer liberdade que ele pudesse ter dado ou não.

(6) Tudo isso nos mostra que a vontade de Deus é totalmente livre. Ela não pode ser detida. Não pode ser limitada por nós como se pudéssemos fazê-la parar diante da nossa própria vontade. Isso nos leva a concluir que não temos que dar liberdade ao Espírito Santo, pois Ele já a tem de forma plenamente completa e, por isso, faz a Sua vontade acontecer onde e quando quer e no momento certo. Evidentemente, isso não deve nos levar a pensar que podemos ser relaxados, que não temos a obrigação de andar nos caminhos de Deus e de aumentar a presença de Deus a cada dia em nossa vida. Isso é nossa obrigação como crentes e faz parte do desejo de Deus em nós.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp