5 coisas que pais cristãos devem ensinar aos seus filhos todos os dias

Postado por Presbítero André Sanchez, em família | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Quando olhamos para a cultura judaica, é impressionante como a educação dos filhos, principalmente no que diz respeito à Lei do Senhor, era levada a sério. Os pais viam a educação de seus filhos como uma missão dada por Deus. Inclusive, na própria Lei de Moisés, existem versos específicos sobre a responsabilidade dos pais em formar filhos abençoados para o mundo, ensinando a eles as leis do Senhor: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (Deuteronômio 6:6-7).

Mas o mundo mudou. Hoje os pais correm para conseguir o sustento de seus lares na pressão diária que o mercado de trabalho lhes impõe. Para muitos sobra muito pouco tempo para fazer algo pelos filhos. Infelizmente, muitos pais acabam terceirizando a educação de seus filhos para a escola, para os cursos e, indiretamente, para os amigos e para as ruas, quando os deixam livres, leves e soltos. Mas será que existe algo que os pais cristãos ocupados podem fazer para, como no passado, impactar positivamente a vida de seus filhos com qualidade? Vejas cinco coisas muito importantes que os pais e mães podem fazer e que transformará a vida dos filhos diariamente.

5 coisas que pais cristãos devem ensinar aos seus filhos todos os dias

O que pais cristãos devem ensinar a seus filhos todos os dias?

(1) Ore com eles e por eles na frente deles

Sabemos que todos os pais querem o melhor para seus filhos. Mas quando se trata de educação isso não é o suficiente. Os filhos precisam presenciar a prática. Isso é o que vai impactá-los de verdade. Aproveite pequenos momentos juntos para orar pela vida deles, pelas suas dificuldades, claro, na presença deles. Eles precisam saber que você se importa. Você pode, por exemplo, fazer isso na hora da refeição ou antes de dormir. São pequenos momentos que vão impactar a vida de seu filho. Incentive-os também a orar, a buscar a presença de Deus juntos. Não menospreze o poder de pequenos atos de bênção, eles têm poder de tocar o coração dos filhos.

(2) Vá com seu filho à igreja

Eu sei, você trabalha muito, tem pouco tempo, gostaria de aproveitar os momentos de folga para descansar com algum lazer. Mas pense comigo: se seu chefe dissesse a você que hoje não vai ter folga, que vai precisar trabalhar, você não iria? Por que a sua família vale menos do que seu trabalho? Ensinar os filhos a participar da igreja, da obra de Deus, dos evangelismos, etc., fará toda a diferença na vida deles. Não é ensinar religiosidade vazia a eles. É ensinar a servir a Deus das mais diversas formas. No começo você terá de investir seu tempo nisso, vai dar trabalho, vai cansar. Mas com o tempo eles desejarão isso de coração e você terá ajudado eles a possuir uma das principais coisas da vida: amor por Deus e pela obra.

Lei também: Posso ser cristão mesmo sem fazer parte da igreja?

(3) Faça ação social com seu filho

Ensine seu filho a doar, a enxergar o necessitado. Agora estamos na época do inverno. É uma boa época para ensinar os filhos a doar um cobertor, uma blusa de frio, um brinquedo. É muito importante que nossos filhos aprendam a não ser egoístas e isso se aprende mostrando a eles a necessidade das pessoas, na prática, e fazendo algo por elas. Teoria aqui não funciona. Fale disso semanalmente com seu filho e organize alguma ação, ainda que pequena, em prol do próximo. Isso causará um impacto incrível na vida dele e gerará uma pessoa mais comprometida com os valores do reino de Deus.

Leia também: 10 desculpas que damos todos os dias para não servir ao próximo

(4) Ensine a gratidão

Em um mundo em que as pessoas nunca estão satisfeitas com o que têm, e por isso não são gratas, precisamos ensinar aos nossos filhos a gratidão a Deus. Isso pode ser feito usando a oração diária. Agradeça sempre quando for orar. Lembre-se das coisas que Deus têm feito e agradeça. Peça para seu filho agradecer também. Ajude a criar no coração dele um sentimento de gratidão que consiga enxergar as pequenas e valiosas bênçãos diárias que Deus nos dá. Mas lembre-se também de ser menos murmurador e mais grato no dia a dia. Seu filho verá isso e achará algo incrível e vai te imitar.

Leia também: Qual a diferença entre lamentação, murmuração e oração?

(5) Ensine seu filho sendo crente dentro de casa

Não é incomum termos crentes que são crentes fora de casa, mas dentro não agem da forma como ensina a Palavra de Deus. É muito importante que os pais sejam crentes dentro do lar. Isso não significa nunca errar. Significa praticar o evangelho no lar, diante dos olhos dos filhos. Isso deve ser feito naturalmente no dia a dia. É claro que isso vai exigir muito domínio próprio e comunhão com Deus, mas você deve buscar isso com afinco. Quando seus filhos virem o exemplo de prática do evangelho dentro do lar ficarão apaixonados. O evangelho é poderoso e impacta corações dentro e fora dos lares. É uma semente que você planta e que pode germinar rápido ou mais devagar, mas, o fato é que ela estará plantada. É dever dos pais plantar.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão