- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa hora terceira, hora sexta e hora nona citadas na Bíblia?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Eu fico um pouco confuso sobre como a Bíblia conta as horas. Por exemplo, tem horas que fala de “hora nona”, “hora terceira”. Em outras passagens fala sobre “vigília da manhã”. Por que as horas não eram contadas como contamos hoje, parece bem mais simplificado! Pode me ajudar entender melhor essa questão das horas na Bíblia?

Quando lemos a Bíblia [2] devemos ter em mente que se trata de um livro que relata fatos de uma cultura totalmente diferente da nossa. Por isso, é muito importante lermos tendo certas informações a respeito dessa cultura para que compreendamos com mais exatidão as citações que são feitas.

Geralmente, muitos ficam confusos com as citações feitas com relação aos horários em que algumas coisas aconteceram, pois, os judeus [3] marcavam de forma diferente de nós as horas do dia. Por exemplo, veja esse texto:

“Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mateus 27:46).

A pergunta que fica é: nesse texto, a que horas Mateus está dizendo que Jesus morreu?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [4]

AS HORAS NA BÍBLIA

Para entender isso, vamos aprender agora como os judeus marcavam as horas do dia. Os judeus separavam o dia em duas partes: a primeira parte correspondia ao dia claro, e era contado desde o nascer do sol (por volta das 6 da manhã), até o pôr-do-sol (por volta das 18 horas), portanto, tinha 12 horas. Já a noite, era contada das 18 horas até as 6 da manhã do dia seguinte. Essas duas frações de 12 horas eram separadas da seguinte forma:

Dia claro:

Já a noite, os judeus costumavam separar as horas em 3 vigílias de 4 horas cada uma. Veja este texto: “Quer ele venha na segunda vigília, quer na terceira, bem-aventurados serão eles, se assim os achar” (Lucas 12:38).

Dia a noite:

Ou seja, no texto de Lucas 12:38 Jesus está citando que esse senhor poderia chegar entre 22h (segunda vigília da noite) e 6 da manhã do dia seguinte (terceira vigília da noite).

Uma outra observação a ser feita é que em alguns textos é citada a quarta vigília da noite, vejamos: “Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar” (Mateus 14:25).

Os romanos, diferente dos judeus, contavam a noite em 4 vigílias, não em 3 como os judeus. Dessa forma, alguns autores usavam a forma de contar dos romanos, como nesse caso onde Mateus usou a forma romana de contar e não a dos judeus.

Vigílias da noite (contagem romana):

Dessa forma, no texto de Mateus 14:25 que citamos, Jesus anda por sobre o mar na quarta vigília da noite, ou seja, entre 3 da manhã e 6 da manhã.

Observação: Diferente de nós, que contamos o dia completo das 0h até às 24h, os judeus consideravam a contagem de 24 horas do dia do pôr-do-sol (18h) de um dia, até o pôr-do-sol (18h) do outro dia. É por isso, por exemplo, que o sábado judaico, na realidade, ia das 18h da sexta-feira (pôr-do-sol), até as 18h do sábado (pôr-do-sol).