Honrar pai e mãe? Meus pais não querem que eu vá à igreja. Devo obedecê-los?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu sou novo convertido, faz 3 meses que entreguei minha vida a Jesus. Ainda moro com meus pais e eles são totalmente contrários à minha fé, pois são de outra religião. Isso causa muitas discussões entre nós, o que me deixa muito chateado. Eu sei que a Bíblia manda honrar pai e mãe, mas, nesse caso, devo obedecê-los e abandonar Jesus e a igreja que estou frequentando? Estou muito confuso com tudo isso, por favor, me ajude!

Caro leitor, vamos avaliar a sua questão por partes para que você tenha um entendimento correto sobre isso e tome atitudes sabias com relação a forma como deve lidar com seus pais.

Meus pais não querem que eu vá à igreja. Devo obedecê-los?

Como honrar pai e mãe quando eles se opõe a fé em Jesus?

(1) Honrar pai e mãe é um dos dez mandamentos, está registrado em Êxodo 20.12 e devemos sim cumpri-lo. Porém, muitos confundem honrar pai e mãe com ser obediente cegamente mesmo quando pai e mãe apontam caminhos que não agradam ao Senhor. Honrar pai e mãe não é isso. A honra significa respeito, consideração, estima por aqueles que cuidaram e cuidam de você como uma missão dada por Deus a eles. Posso honrar pai e mãe mesmo não concordando plenamente com eles em tudo. Discordar com respeito também é honrar.

(2) Seguir a Jesus Cristo é um mandamento bíblico, logo, é uma ordem de Deus. Deus está acima de nossos pais aqui na terra. Os pais não podem usar o fato de a Bíblia dizer que temos de honrá-los para dar uma ordem contrária aos princípios de Deus, pois a Bíblia é clara quando aponta que “Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.” (Atos 5:29). Jesus Cristo também se posicionou a esse respeito dizendo que “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim” (Mateus 10:37).

(3) Isso, porém, não significa que você deva declarar uma guerra contra seus pais pelo fato de não concordarem com a sua fé. Aqui cabe ao crente ser sábio e equilibrado e, através do diálogo, encontrar caminhos para tentar manter a paz na família. Isso é o ideal. Porém, não podemos negar que Jesus também declarou que “os inimigos do homem serão os da sua própria casa.” (Mateus 10:36). Às vezes a oposição dos familiares é muito grande a ponto de declararem guerra e haver perseguição dentro do lar. Mas é importante também recordar o que Jesus mandou: “amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” (Mateus 5:44). Honrar pai e mãe nesse caso é orar para que eles também conheçam Jesus.

(4) Você disse que tem tido muitas discussões com seus pais. Veja, é importante ter diálogos saudáveis. Brigar por causa dessa questão não é sábio. Tente deixar claro aos seus pais o que a Bíblia diz e não entre em provocações, gritaria, violência. Honre-os na maneira de conversar com eles e de tratá-los e ore pela vida deles para que enxerguem que Deus em Sua palavra manda que sigamos a Jesus Cristo e é isso que você irá fazer e que gostaria que eles te respeitassem nessa decisão.

(5) Um testemunho pessoal: quando eu e o meu irmão nos convertemos tínhamos por volta de 15, 16 anos de idade. Nossa família era católica e os primeiros meses em uma fé diferente da deles não foram fáceis. Mas viver o evangelho dentro de casa, sendo bons filhos e honrando os pais da forma correta nos ajudou a vencer essa barreira inicial. Hoje minha mãe já entregou a vida a Jesus e meu pai está cada vez mais ouvindo de Deus. Não foram dias fáceis.

O ideal é não abandonar a Jesus e nem a igreja e também não abandonar seus pais, mas ser sal e luz para eles.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp