Suas iras, raivas, estresses e desgostos têm fundamento?

Postado por Presbítero André Sanchez, em Sem categoria | Imprimir
Você falhou muito nas suas leituras da Bíblia em 2021? Eu sei que sim! Mas sei que você não está feliz com isso e que irá tomar PROVIDÊNCIAS para que em 2022 não aconteça a mesma coisa e você falhe novamente com Deus, não é verdade?

A boa notícia é que se você precisa de uma ajuda para estudar e entender a Bíblia, eu quero me apresentar para você: Sou professor de Bíblia e posso te ensinar a Bíblia toda, começando de Gênesis, em vídeo-aulas, ai mesmo no seu celular, Tablet ou computador!

Vou ainda te ajudar em todas as suas dúvidas, com contato diretamente comigo pelo ZAP, serei seu professor particular de Bíblia! Quer saber mais como melhorar seu entendimento da Palavra de Deus? QUERO SABER MAIS…

Por André Sanchez

Suas crises de ira têm fundamento?Ele estava irado! Bravo ao extremo. Seu coração estava amplamente insatisfeito com a situação que estava vivendo. De tanto estresse pedia para si mesmo a morte. “Peço-te, pois, ó SENHOR, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver.” (Jonas 4. 3). A julgar por essa frase de desespero a maioria de nós ficaria com muita dó do profeta Jonas. Ficaríamos impactados com tamanha situação de sofrimento que ele estava vivendo…

Mas será que ele tinha motivos verdadeiros e compreensíveis para ficar assim? Será que todo seu estresse, ira, raiva e desgosto tinham algum fundamento verdadeiro e digno diante de Deus?

O texto nos fornece o porquê da insatisfação do profeta Jonas: “Viu Deus o que fizeram [os ninivitas], como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez. Com isso, desgostou-se Jonas extremamente e ficou irado.” (Jonas 3. 10; 4. 1).

Jonas estava irado porque os ninivitas, que eram inimigos do povo de Israel, tinham ouvido a palavra de Deus e se convertido. Pode uma coisa dessas?

A maioria de nós, ao ver essa informação no texto, tem um forte ímpeto de censurar a atitude de Jonas, de criticá-lo. Mas que tal, antes de despejarmos criticas ao profeta, olharmos para as nossas próprias iras, desgostos, estresses? Será que os nossos momentos de ira, raiva, desgosto e estresse não seriam como o de Jonas, totalmente desprovido de um fundamento verdadeiro e cheio de egoísmo?

Deus viu a falta de fundamento da ira de Jonas e lhe disse: “E disse o SENHOR: É razoável essa tua ira?” (Jonas 4. 4). Ou em outras palavras: Jonas, isso é fundamento e motivo para você ficar irado? Que motivo besta é esse?

O Senhor repreende veementemente a atitude egoísta de Jonas diante de todo o bem que Deus fez àquele povo. Ele chega a argumentar com Jonas: “e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais?” (Jonas 4. 11)

Precisamos avaliar o motivo de nossos ataques de ira, de raiva, de estresse, pois muito deles são mesquinhos, egoístas, sem fundamento, cheios de absurdos. Deus nos chama a uma reflexão sobre a Sua bondade que nos rodeia dia a dia, sobre todas as bênçãos que Ele tem derramado. Assim como a cidade de Nínive recebeu a bênção do Senhor, nós também a recebemos diariamente.

Porém, quando somos levados pelos sentimentos mesquinhos, egoístas, estamos entrando no caminho da ingratidão, da mediocridade, da distância da vontade do Senhor. Acabamos ficando como Jonas, irados com uma ira injustificável.

Talvez o melhor caminho a trilharmos seja o de trocar a ira mesquinha pela gratidão a Deus, olhando ao nosso redor e vendo a mão abençoadora de Deus agindo e nos dando milhares de motivos para louvar!

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito!

Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento?

Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Acesse aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilVocê falhou muito nas suas leituras da Bíblia em 2021? Eu sei que sim! Mas sei que você não está feliz com isso e que irá tomar PROVIDÊNCIAS para que em 2022 não aconteça a mesma coisa e você falhe novamente com Deus, não é verdade? A boa notícia é que se você precisa de […] Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Você falhou muito nas suas leituras da Bíblia em 2021? Eu sei que sim! Mas sei que você não está feliz com isso e que irá tomar PROVIDÊNCIAS para que em 2022 não aconteça a mesma coisa e você falhe novamente com Deus, não é verdade? A boa notícia é que se você precisa de […] Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesVocê falhou muito nas suas leituras da Bíblia em 2021? Eu sei que sim! Mas sei que você não está feliz com isso e que irá tomar PROVIDÊNCIAS para que em 2022 não aconteça a mesma coisa e você falhe novamente com Deus, não é verdade? A boa notícia é que se você precisa de […] Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você falhou muito nas suas leituras da Bíblia em 2021? Eu sei que sim! Mas sei que você não está feliz com isso e que irá tomar PROVIDÊNCIAS para que em 2022 não aconteça a mesma coisa e você falhe novamente com Deus, não é verdade? A boa notícia é que se você precisa de […] Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê falhou muito nas suas leituras da Bíblia em 2021? Eu sei que sim! Mas sei que você não está feliz com isso e que irá tomar PROVIDÊNCIAS para que em 2022 não aconteça a mesma coisa e você falhe novamente com Deus, não é verdade? A boa notícia é que se você precisa de […] Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão