Você acredita em maldição hereditária? (Resultado da enquete + Estudo sobre o assunto)

Postado por Presbítero André Sanchez, em Maldição Hereditária, Pesquisas | Imprimir Imprimir
Alguns meses do ano de 2019 já se passaram e você ainda não conseguiu ler a Bíblia do jeito que prometeu para Deus em Janeiro? Entre em nosso projeto Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse) e experimente algo novo, um curso através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição para qualquer dúvida que tiver... SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Por André Sanchez
Maldição hereditária é bíblico, maldição, castigo, antepassados

Enquete realizada aqui no blog: Você acredita em maldição hereditária? [Maldições na sua vida provindas dos seus antepassados]

Sim – 22 pessoas – (32%)
Não – 46 pessoas – (67%)

Nessa pesquisa gostaria de deixar aos leitores um breve estudo, por considerar que assuntos como esse devem ser elucidados, pois tem causado muita confusão e dor na vida das pessoas.

Os filhos são castigados [amaldiçoados] por Deus por causa dos pecados dos pais (maldição hereditária)?

1- Os defensores da doutrina da maldição hereditária tem em Êxodo 20. 5 seu principal argumento. Esse texto diz: “…porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem” (Ex 20. 5)

O principal pensamento dos que defendem essa doutrina é que os descendentes sofrem diversas maldições, que são oriundas do comportamento mau dos seus antepassados. No entanto, o texto de Êxodo 20. 5 não sustenta esse pensamento. O texto demonstra que haverá a visitação do juízo de Deus aos descendentes dos ímpios, porém, essa visitação é sobre os que aborrecem a Deus, ou seja, sobre aqueles que agem como agiram seus pais, que andam no mesmo caminho maligno. Observe o trecho: “daqueles que me aborrecem”. Não há como sustentar, com base nesse texto, que alguém totalmente obediente a Deus possa sofrer uma maldição hereditária porque seus antepassados fizeram diversas maldades. Essa pessoa não aborreceu a Deus, pelo contrário, anda nos Seus caminhos.

2-A descontinuidade desse juízo de Deus é evidente quando do arrependimento e mudança de postura da pessoa, independentemente se os seus antepassados foram maus ou bons. Ou também, o inicio desse juízo de Deus sobre a pessoa, se ela optou pelo caminho da desobediência, independentemente se os seus antepassados foram maus ou bons. Vejamos dois exemplos:

A) Samuel e seus filhos

Se os antepassados justos isentam os filhos de maldições hereditárias, o que dizer do exemplo do profeta Samuel? Samuel foi um dos maiores profetas e sacerdotes dos tempos bíblicos, andou com Deus e tinha o Espírito de Deus. Nesse caso, os seus filhos deveriam receber a “benção hereditária” (Êxodo 20. 6)? Vejamos: “Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele; antes, se inclinaram à avareza, e aceitaram subornos, e perverteram o direito.” (1Sm 8. 3).Os filhos de Samuel tiveram um bom exemplo, mas escolheram o caminho do mal. Isso demonstra que cada um responde por si perante Deus. Os filhos de Samuel deveriam ser abençoados, mesmo sendo malignos, só porque seu pai foi justo?

B) Abias e seu filho Asa

Se os antepassados maus transmitem a maldição hereditária aos filhos, então o que dizer do caso do rei Abias, de Judá? Diz-se ao seu respeito: “Andou em todos os pecados que seu pai havia cometido antes dele; e seu coração não foi perfeito para com o SENHOR, seu Deus…” (1Rs 15. 3). Nesse caso, o seu filho deveria herdar uma maldição hereditária vinda dele e de seu pai, pois foram homens malignos. Vejamos, porém, o que a Bíblia diz sobre Asa, filho de Abias: “Asa fez o que era reto perante o SENHOR (…) o coração de Asa foi, todos os seus dias, totalmente do SENHOR.” (1Rs 15. 11-14). Asa escolheu andar nos caminhos contrários ao do pai e do avô, que eram malignos. Não há atribuição alguma de maldição sobre ele. Nesse caso, Asa deveria ser amaldiçoado, mesmo sendo obediente a Deus, só porque o pai e o avô foram malignos.

3- E, para esclarecer definitivamente o tema, temos o texto de Ezequiel 18. Nesse texto vemos os israelitas utilizando um ditado popular para explicar a difícil situação que estavam passando: “…Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos é que se embotaram” (Ez 18. 2).Esse ditado significa, em outras palavras: “Nossos pais é que pecaram no passado e nós é que estamos sofrendo o castigo”. O profeta Ezequiel traz uma palavra de Deus para esclarecer a questão e demonstrar o pensamento de Deus sobre essa questão:

“A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai, a iniqüidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este.” (Ez 18. 20).Fica claro que se a doutrina da maldição hereditária fosse bíblica, não haveria motivo da repreensão e explicação dada por Deus em Ezequiel 18. Nesse texto fica claro que cada um é responsável pelos seus próprios erros e acertos. (leia Ezequiel 18 inteiro)

Fica claro, ainda, que o arrependimento e a obediência a Deus põem fim a iniquidade que havia na vida da pessoa. É um divisor de águas; e isso, não importando quem foi o antepassado, se foi bom ou não: “Mas, se o perverso se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer o que é reto e justo, certamente, viverá; não será morto. De todas as transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela justiça que praticou, viverá.” (Ez 18. 21-22)

4-E, para finalizar a questão, temos alguns textos no novo testamento que também iluminam o entendimento de que a maldição hereditária não é uma doutrina bíblica.

Os discípulos de Jesus, ainda em treinamento, trazem a Jesus uma questão parecida com o que se prega hoje sobre maldição hereditária, e que possivelmente muita gente cria [erroneamente] naquela época: “E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?” (Jo 9. 2). Jesus trata de desfazer a interpretação errada deles do que havia na vida daquele homem: “Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus.” (Jo 9. 3). Nada de maldição hereditária!

Não há, portanto, motivo para ninguém ficar preocupado com o que seus antepassados fizeram, se irão ou não ser castigado pelos atos deles. Cada vida responde por si, pois Deus é um Deus justo! “Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.” (Rm 14. 12)

 Conclusão:

Se você anda com Deus será abençoado por Ele, independentemente de quem foram os seus antepassados. Se desobedece a Deus estará debaixo da maldição que o pecado traz, independentemente de quem foram os seus antepassados. Lembrando também que o arrependimento e a fé em Jesus Cristo limpa-nos [plenamente e eficazmente] de todo o pecado e nos purifica para vivermos em novidade vida: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1Jo 1. 9)“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (Jo 8. 36)

Clique aqui para ver mais artigos da série pesquisas

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão