Série virtudes: Você crê que o bem é melhor que o mal?

Postado por em: Bem, Mal, Série virtudes Quer receber os estudos bíblicos do Presbítero André gratuitamente em seu e-mail? Vagas limitadas, não deixe para amanhã, Cadastre-se grátis (em 30 segundos) clicando aqui
Série Virtudes (Por André Sanchez)

virtudes, bem, mal“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Rm 12. 21)

É bastante claro para a maioria das pessoas o que é bem e o que é mal. Sabemos que Deus é o representante máximo de todo bem e que o diabo é o representante máximo de todo mal. Sabemos também que o bem é sempre mais forte do que o mal; isso é algo que a maioria das pessoas assina embaixo, porém, na prática, nem sempre vivemos o que acreditamos e professamos.

Se o bem é mais forte do que o mal, se ele é melhor do que o mal, se cremos nisso, logo nossas atitudes deveriam ser sempre visando o bem. Mas será que é assim que acontece em nossa vida? Não! Muitas vezes contribuímos muito mais com o mal do que com o bem. O texto nos propõe um desafio em forma de mandamento: “Não te deixes vencer do mal…” (Rm 12. 21)

Veja também:
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui)
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui)
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui)
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui)
- Outros Materiais (Comece aqui)

O mal sempre busca superar o bem e em determinados momentos alguns são vencidos por ele. Não é o bem que é derrotado, mas nós, porque somos passíveis da derrota para o mal. O desafio é não permitir a vitória do mal em nossa vida, termos uma firme convicção e ação, usando o bem como a principal arma de guerra, destruindo o mal que vir sobre nós, através de Jesus Cristo e de nossa firme conduta voltada para a vontade de Deus que representa todo o bem.

Mas como vencer o mal, sendo ele tão forte? “vence o mal com o bem.” (Rm 12. 21).O grande segredo na vida do cristão é usar o bem como uma arma celestial da qual nenhum mal pode vencer. O bem não tem limites para ser usado. Ele vem do próprio Deus em medidas abundantes e transbordantes para que seja usado por nós, principalmente, para humilhar o mal e derrotá-lo.

Às vezes consideramos erroneamente que o mal venceu em determinada situação, e isso pode acontecer, pois o mal tem poder de nos vencer, mas nunca o de vencer o bem. O bem sempre triunfará sobre o mal, pois Deus é o seu sustentador e todo bem emana Dele.

A grande questão é: As pessoas querem usar o bem, querem vivê-lo, se aliar a ele, fazer dele parte de suas vidas e de suas ações? Talvez o principal problema do mundo seja que as pessoas acreditam em muitas coisas, mas, de verdade, não as vive verdadeiramente em suas vidas, o que faz a sua “crença” um refugo sem utilidade.

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

Compartilhe a Bênção:


> Curso Livre Bacharel em Teologia - Sem mensalidades e 100% online (vagas abertas - clique)

Recomendado Pra Você

Tem 33 anos, ama escrever e estudar a Bíblia Sagrada. Escreve artigos aqui no Blog Esboçando Ideias há mais de 7 anos. É membro da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, onde atua como presbítero, líder do louvor e professor da Escola Dominical. É o autor do Método Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente e do Manual Bíblico das questões difíceis da Bíblia. O presbítero André Já escreveu mais de 1200 artigos neste blog. Contato: andre@esbocandoideias.com

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.