O que significa pecado?

Postado por em: O que significa isso?
pecado, queda, pecado original, erro

Em primeiro lugar a palavra pecado nunca deveria ter existido, mas existe. Em Gênesis, no capítulo 1 e 2, temos a descrição da criação, que também incluí a criação do homem e da mulher, e uma breve descrição da vida deles sem o pecado no jardim do Éden. A Bíblia não nos diz quanto tempo Adão e Eva viveram sem saber o que era pecar. O fato é que, num determinado momento de suas vidas, pela desobediência a Deus, o pecado entrou na vida de Adão e Eva.

Para entendermos melhor o que significa pecado, vamos separá-lo em duas partes:

“Pecado original” é o nome dado a condição de pecadores que todos nós herdamos de Adão e Eva. O primeiro casal era o representante de toda a raça humana, por isso, todos que nascem herdam deles a condição de pecadores, pois eles pecaram. A Bíblia fala a respeito desse primeiro pecado que resultou na “contaminação” de todos os seres humanos:

“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” (Rm 5:12)

Qual você quer? Escolha e clique:
Teologia Sem Mensalidades - Curso Para Pregadores - Memorização da Bíblia - Ver Outros

Do pecado original surgiram os “pecados atuais”. Eles são os pecados que cometemos no nosso dia a dia, no decorrer da nossa vida.

Pecado significa um desacordo com a lei de Deus. Quando alguém peca está ofendendo a Deus por desobedecer àquilo que Ele orienta como a vontade Dele. O pecado, em resumo, é desobedecer a vontade de Deus. Para ficar mais claro, a Bíblia dá alguns nomes interessantes para o ato de pecar:

Desobediência, transgressão (Quebra de uma ordem, de um dever ou de uma lei), iniquidade, mal, maldade, malignidade, perversidade, rebelião, rebeldia, engano, injustiça, erro, falta, impiedade, concupiscência (Forte e continuado desejo de fazer ou de ter o que Deus não quer que façamos ou tenhamos), depravação.

Todas as formas do pecado nos levam ao caminho oposto ao de Deus. O pecado nos separa de Deus e nos leva para longe Dele. Todo pecado gera conseqüências; a Bíblia diz que a conseqüência mais terrível do pecado é a morte (que significa a morte física e a separação total de Deus, que é o inferno) (Rm 6:23). O pecado tem o poder de nos levar ao inferno.

Felizmente, Deus deu uma solução para o problema do pecado. Para saber, leia os artigos:

O que significa remissão de pecados e redenção?

O que significa salvação?

O que significa expiação?

Compartilhe a Bênção:

Seja Bacharel em TEOLOGIA - Curso completo e sem mensalidades! Veja aqui

Escolhidos Para Você

Tem 33 anos, ama escrever e estudar a Bíblia Sagrada. Escreve artigos aqui no Blog Esboçando Ideias há mais de 7 anos. É membro da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, onde atua como presbítero, líder do louvor e professor da Escola Dominical. É o autor do Método Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente e do Manual Bíblico das questões difíceis da Bíblia. O presbítero André Já escreveu mais de 1200 artigos neste blog. Contato: andre@esbocandoideias.com

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

12 comentários

  • ANDERSON DA PAOLA disse:

    A paz de Cristo!
    Lembrando também que a palavra pecado quer dizer "errar o alvo", tendo por nosso alvo a Vontade de Deus expressa nas escrituras sagradas!
    Muito bom o artigo, que Deus continue os usando muito!

    Blog Emunah: http://falandoemunah.blogspot.com/

    Responder
  • Daniel Teixeira disse:

    Se eu der origem a uma criatura e expor que ela só siga a minha vontade e que de forma nenhuma ela possa seguir um outro conhecimento que não seja o meu, como essa criatura se sentiria? acredito que se sentiria escravizado de um só conhecimento de certa forma um robor programado só para fazer o que foi configurado, só que como Deus não quiz criar Robors deixou o Livre Arbitrio de escolha, onde de certa forma a criatura terá a oportunidade de conhecer varios caminhos e ser feliz naquele caminho onde lhe fez bem, pois saiba que Deus deixou um modelo de vida para as criaturas seguirem, mas no fundo Deus quer que todas as criaturas sejam felizes independente do caminho escolhido.

    Responder
    • Elias disse:

      Descupe-me a minha incompreensão, no entanto, não concordo com o livre arbítrio da maneira que se coloca e se interpreta, pois se sou livre para fazer minhas escolhas porque sofrerei consequências deploráveis se minhas ações não forem do agrado do Criador? Não existe o livre arbítrio no momento em que sou servo, pois nunca vir um escravo que seja livre. Se Jesus pagou o preço pelos meus pecados e hoje estou servindo-O ou tenho que serví-Lo, logo então, não sou livre… Diakonia, doulos, servo etc, tudo tem uma interligação de escravo comprado e submisso a outrem, por esta razão é preciso repensar essa ideia, mesmo entendendo que sofro por amor a Cristo e não exito em serví-Lo.

      Responder
      • Elias disse:

        Desculpe-me o erro ortográfico na palavra ” esito”, pois escrevi com x. Deus abençoe…

        Responder
      • Viviane disse:

        Deus deu o livre arbítrio sim pr o direito de escolha mas o salário do pecado é a morte tanto física ou espiritual.a espiritual é a vida q o mesmo não vai esta na glória com Deus pq suas escolhas foram se afastar de Deus ou seja pecando

        Responder
      • Sergio gaiba disse:

        Elias você está correto. Tenho a resposta para você. Percebi que algo te incomoda, e sei exatamente a aflição que te ocorre. Elias eu tenho as resposta para você. Em breve estarei editando vídeos (Canal Os mistérios do Reino de Deus) e vou disponibilizá-los para todos os escolhidos. E creio que você é um. Portanto, lembre-se que satanás se infiltrou nas “igrejas” para enganar a todos, e se fosse possível até os escolhidos. Na verdade Jesus já pagou o preço do pegado. Confirmando a afirmação de João Batista quando disse: “Eis o cordeiro de Deus que TIRA o pecado do mundo”. Porém Satanás através de suas sinagogas insiste em cegar as pessoas com a permissão de Criador. Marcos 4:12 “mesmo que vejam, não percebam; ainda que ouçam, não compreendam, e isso para que não se convertam e sejam perdoados”. Meu e-mail é: gaibasantaleopoldina@gmail.com

        Responder
    • Marcus Antônio de Almeida disse:

      Sempre estará diante de nós apenas duas opções: Seguir como amigo de Deus ou continuar sem arrependimento na escravidão sob domínio de Satanás que nos desviou. É aquela história de CAIM sendo semente de Satanás, ouviu a voz de Deus e em seguida, tal como fez Adão e Eva preferiu praticar a injustiça. Outros apenas precisam que cheguem junto deles os profetas como portadores da mesma Palavra de Deus, logo a recebem e agora tendo a luz podem enxergar sua própria condição de pecador e ARREPENDER-SE, obtendo assim o perdão e consequente SALVAÇÃO.

      Responder
  • Marcelo lopes da silva disse:

    pecado no meu modo de pensar é tudo aquilo que não agrada a DEUS

    todos nós somos pecadores mais esta escrito na Bíblia Sagrada em 1 João Capitulo 1, versiculo 1,2 assim Meus filhinhos, estas coisas vos escrevos para que não pequeis; e, se alguem pecar, temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
    E Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mais tambem pelos de todo o mundo

    Responder
  • Carlos André R. de Moura disse:

    De acordo com 1João 3:4, o pecado é a transgressão da lei de Deus.
    Por que sem lei não a pecado. Rm 7:7

    Responder
  • jair disse:

    O pecado é a mentira

    Todo pecado é mentira

    PORQUE

    Deus é a Verdade.

    E, MAIS, O fruto que ADÃO E EVA COMERAM NO JARDIM

    ERA UM PÃO ( fruto e não fruta )

    Sim, era o pão da mentira . . . .

    GENESIS CAP. 2 E 3

    O PECADO DO DIABO É A MENTIRA

    O PECADO DO HOMEM É A VAIDADE + (MENTIRA)

    E DEUS É A VERDADE.

    Responder
  • Marcelo disse:

    Caro amigo Daniel, DEUS nos deu o livre arbítrio , o que nos coloca na condição de servir a ELE ou não servir,. Por tanto quando você apita em segui-lo, ( servi-lo ) , Você declara que de voluntária que aceita as condições as quais ELE te oferece. Gostaria de dizer que eu resolvi servir esse DEUS maravilhoso e me sinto livre para adora-lo e segui-lo. Que a paz de DEUS , seja com todos vós e vossas famílias.

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.

Escolhidos Para Você