Babilônia: Por que a nova novela da Globo tem esse nome?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Com o lançamento de mais uma novela da Rede Globo com o sugestivo nome de Babilônia, muitas pessoas têm me perguntado o significado dessa palavra e porque uma novela teria esse nome tão estranho. Quase todo mundo já leu alguma vez o nome Babilônia na Bíblia Sagrada. Neste artigo vou explicar tanto o significado literal da palavra Babilônia como também significados figurados que a Bíblia aplica a ela e que nos ajudarão a entender porque uma novela usaria este nome.

Babilônia: Por que a nova novela da Globo tem esse nome?

O que significa Babilônia?

Em termos geográficos Babilônia era o nome de uma região e de sua capital que ficava às margens do grande rio Eufrates. Na Bíblia, a primeira menção deste lugar é em Gênesis 10.10, que cita essa região com o nome de “Babel”: “O princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar”.

Foi neste lugar que homens que não amavam a Deus se ajuntaram para construir uma torre que alcançasse os céus e ali tiveram a sua linguagem confundida por Deus, frustrando o plano deles e dando origem a diversos idiomas (Gênesis 11.1-9). É o famoso episódio da torre de Babel. Mais tarde, por exemplo, em 2 Reis 17.24 já vemos a menção do nome “Babilônia” sendo usado em lugar de Babel. Na atualidade a região geográfica da Babilônia antiga corresponde ao território do Iraque.

Em termos de significado, a palavra Babilônia na Bíblia vem do hebraico “babel” e significa “confusão”, uma confusão geralmente por alguma mistura de coisas.

A Babilônia é, na maioria das vezes, mencionada na Bíblia como inimiga dos israelitas, do povo de Deus, levantando-se com muita força contra ele. A Babilônia foi usada por Deus para levar seu próprio povo, os israelitas, de volta ao cativeiro por terem quebrado a aliança com o Senhor (2 Reis 25). Um duro castigo para eles. O rei da Babilônia na época era o famoso e cruel Nabucodonosor.

Porém, Babilônia é usada na Bíblia, principalmente no livro profético de Apocalipse, também como símbolo de perversão e abominação e de tudo aquilo que se opõe contra os princípios estabelecidos por Deus e contra os Seus servos. Veja o texto de Apocalipse 17:5: “Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA.”

Agora podemos compreender melhor a escolha do nome Babilônia para a novela citada, já que, segundo as publicações de pré-lançamento da novela, fica claro que haverá na trama uma grande mistura de perversões e abominações como traições, assassinatos, relacionamento homossexual, ganância, corrupção e uma série de outras coisas que representam claramente tudo aquilo que desagrada a Deus. Uma mistura realmente confusa e abominável como o nome sugere.

Cabe a cada um avaliar se vale à pena deixar a Babilônia entrar ou não em seu lar.

Eu prefiro ouvir o conselho super atual do salmista: “Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará. Longe de mim o coração perverso; não quero conhecer o mal.” (Sl 101:3-4)

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp