10 maneiras comprovadas de ler a Bíblia mesmo tendo pouco ou nenhum tempo livre

Postado por Presbítero André Sanchez, em Bíblia | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Se você é cristão e ama a palavra de Deus já deve ter percebido que nos dias de hoje não é tão fácil assim ter uma rotina de leitura bíblica. São muitos compromissos competindo pelo seu precioso tempo e você acaba muitas vezes sacrificando esse compromisso tão importante de ter um contato diário com a Palavra de Deus.

Os dias vão passando e você acaba não conseguindo ler a Bíblia Sagrada. E isso acaba te deixando triste e desanimado.

Para te ajudar a resolver isso listei 10 maneiras comprovadas para te inspirar a ler a Bíblia todos os dias mesmo tendo um tempo bem apertado ou quase nenhum tempo livre.

(1) Leia a Bíblia a caminho do trabalho. Se você usa transporte coletivo, uma boa forma de aproveitar esse tempo de trajeto onde muitas vezes você acaba não fazendo nada é aproveitando para ler a Bíblia.

Você pode comprar uma Bíblia de bolso ou mesmo instalar uma Bíblia no celular e, enquanto está no caminho de ida ou de volta do trabalho, aproveitar para fazer sua leitura.

Apenas 15 minutos são necessários para ler 3 capítulos. Lendo essa quantidade de capítulos por dia em pouco mais de 1 ano você lê a Bíblia inteira.

(2) Ouça a Bíblia mesmo de pé no transporte coletivo ou enquanto caminha até a chegada ao trabalho. Se você tem dificuldades de achar um lugar para ir sentado no ônibus ou metrô ou mesmo tem de fazer uma pequena caminhada até chegar ao trabalho, talvez uma boa forma de ter contato com a Palavra de Deus seja aproveitando esse momento para usar uma Bíblia em áudio.

Hoje já existem Bíblias narradas que facilitam muito a vida de quem tem o tempo apertado e você pode instalar em seu celular ou tablet.

Eu dei uma dica excelente aqui no blog de uma Bíblia em texto e áudio, a Bíblia JFA-OFFline, veja aqui. [mas tome cuidado, esteja sempre atento ao trânsito e ao que acontece à sua volta para não sofrer nenhum acidente. Um outro cuidado bem lembrado pelo nosso leitor, o Miqueias, é com a segurança. Muito cuidado ao ostentar aparelhos eletrônicos nas ruas, isso pode chamar a atenção de bandidos.]

(3) Concentre suas leituras nos seus dias de folga. Talvez você tenha uma rotina “daquelas” que não te permitam nem sequer respirar durante o dia e talvez tenha ainda muitas outras atividades após o trabalho.

Minha dica a você é concentrar as leituras em seus períodos de folga. Ou seja, imagine que você possa separar em seu momento de folga cerca de 1h e 30 minutos para dedicar a leitura da Bíblia.

Esse tempo é suficiente para ler cerca de 18 capítulos da Bíblia. É melhor do que nada, não é? Fazendo assim, em cerca de 1 ano e meio você lê a Bíblia inteira. Viu como é possível?!

(4) Aproveite sua hora do almoço. Todo trabalhador tem um horário de almoço. Sendo assim, porque não aproveitar 15 minutinhos desse horário para ler a Bíblia?

Almoce com tranquilidade e ao invés de dormir ou fazer outra atividade recreativa, busque a Deus lendo a palavra.

Essa é uma excelente forma de relaxar e dar uma pausa na sua rotina corrida, aliviando o estresse. Nesse tempo você lê pelo menos 3 capítulos da Bíblia.

(5) Aproveite a hora do cafezinho. Muita gente tem pequenas folgas durante o dia para dar uma relaxada da jornada de trabalho, esticar as pernas, etc.

Se você aproveita essas pequenas folgas e lê, por exemplo, 1 capítulo da Bíblia que seja, já estará no lucro.

Se você tiver uma “hora do cafezinho” de manhã e uma à tarde, já dá pra ler pelo menos 2 capítulos da Bíblia.

Some isso todos os dias e mais as leituras que pode fazer em seus dias de folga e verá que avançará muito no conhecimento da Palavra de Deus!

(6) Durma 30 minutos mais cedo e acorde 30 minutos mais cedo. Que tal organizar sua hora de dormir de forma que você acorde um pouquinho mais cedo para ler a Palavra de Deus? Imagine que você acorde 30 minutos mais cedo do que está acostumado.

Nos primeiros 15 minutos você se arruma para o trabalho ou para seu compromisso de todos os dias, e nos outros 15 minutos lê 3 capítulos da Bíblia.

Em pouco mais de 1 ano você terá um grande conhecimento da Palavra de Deus. Basta querer!

(7) Aproveite bem os sábados, domingo e feriados. Às vezes usamos muito pouco os dias em que estamos em casa para dedicar ao Senhor. Isso porque acabamos ficando muito focados no nosso entretenimento. Busque se organizar para ler a Bíblia nesses dias.

Em um ano temos 52 sábados e 52 domingos fora os feriados. Se você ler pelo menos 5 capítulos aos domingos, lerá 260 capítulos em um ano. Já é alguma boa coisa, não é?! Bem melhor do que não ler nada e dar a desculpa de que não tem tempo.

Se você folga no sábado e domingo esse número pula para 520 capítulos lidos em um ano apenas usando cerca de 25 minutos dos seus sábados e domingos, sem contar os feriados!

(8) Leia a Bíblia nas filas. O Brasil é conhecido como o país das filas. Temos de enfrentar filas para tudo nesse país.

Porque não andar com uma Bíblia de bolso ou mesmo uma Bíblia no celular com texto ou mesmo com áudio para aproveitar aquele tempo “perdido” que ficamos nas filas de ônibus, de banco, de serviços de saúde, etc.?

Se você lê ao menos 1 capítulo enquanto está em uma fila já estará somando muito em seu crescimento espiritual.

(9) Troque 15 minutos de TV ou de Internet por 15 minutos de leitura bíblica. Hoje é bem comum usarmos um pouco do nosso tempo de relaxamento para assistir TV ou mesmo para navegar na Internet. Isso é gostoso e realmente alivia um pouco o estresse do dia a dia.

A proposta aqui não é tirar esse tempo de você, mas de você pegar 15 minutos dele e usar para ler a Bíblia.

Serão 3 capítulos a mais todos os dias e um saldo muito positivo em sua vida cristã com mais conhecimento da Palavra de Deus. Dá para começar hoje mesmo!

(10) Tem o tempo muito apertado? Use o banheiro. Se você já leu as dicas anteriores e não conseguiu muitas soluções porque seu estilo de vida é “muito louco”, não desanime, antes, seja criativo.

Existem coisas na vida que temos de fazer. Mesmo o homem mais ocupado terá de ir ao banheiro quando a vontade apertar.

Ao invés de levar aquele jornal ou revista para o banheiro, leve sua Bíblia. Algumas pessoas vão achar isso nojento, mas com higiene aquelas pessoas muito atarefadas poderão ler de 2 a 3 capítulos da Bíblia por dia usando suas idas ao banheiro.

Fazer isso não é feio nem anti-higiênico, feio é não termos contato com a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Conclusão

O propósito desse artigo é mostrar que não podemos dar a desculpa de que não temos tempo para ler a Bíblia.

Com criatividade você consegue driblar as correrias do dia a dia e inserir a importante leitura da Palavra de Deus em sua vida.

O único impedimento que temos é não termos vontade. Havendo vontade todos conseguem incluir essa leitura tão importante em suas vidas.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp