Explicando as parábolas de Jesus: A ovelha perdida

Postado por em: Explicando as parábolas de Jesus

 ONDE ESTÁ?

A parábola da ovelha perdida está registrada em Lucas 15.3-7

 RESUMO DA PARÁBOLA

Nessa parábola Jesus, para exemplificar o amor de Deus por aqueles que estão perdidos, usa como pano de fundo a história de um homem que cuidava de cem ovelhas, mas que acaba perdendo uma delas. Esse homem, sem hesitar, deixa as noventa e nove ovelhas que estão a salvo e empreende uma jornada em busca daquela que se desgarrou. Quando a encontra faz uma grande festa diante da sua comunidade pela conquista de achar a ovelha que estava perdida.

parabolas-de-jesus-a-ovelha-perdida

 LIÇÕES DA PARÁBOLA

 Cada ovelha é preciosa. Muitos poderão dizer que esse homem da parábola foi negligente por deixar suas noventa e nove ovelhas e ir atrás de apenas uma que estava perdida. Porém, o ensino bíblico é que cada ovelha é preciosa. Cada vida é muito preciosa aos olhos de Deus. Está ai o porquê Jesus ter dado Sua própria vida em resgate de Suas ovelhas que estavam perdidas e tê-las resgatado.

 As ovelhas que não estão perdidas não precisam do mesmo cuidado que a que está perdida. Quando uma ovelha está perdida ela passa a necessitar mais de atenção. Ela precisa de mais cuidados, de correção, de amparo, de instrução. Nesse sentido, o homem da parábola age corretamente como alguém que deseja ver sua ovelha novamente “encontrada”. Assim também é com Deus, que busca as Suas ovelhas desgarradas a fim de vê-las em Sua presença novamente. E é evidente que elas precisam de mais cuidados que aquelas que não estão perdidas.

 A alegria de encontrar uma ovelha perdida é muito grande. O coração egoísta quer toda a atenção para si, mas aquele que vê a dor do “outro” se alegra sobremaneira pela recuperação de alguém que, antes, parecia irrecuperável. Foi o caso dos amigos e vizinhos do homem que recuperou a ovelha perdida e também do “céu” que se alegra quando um pecador se arrepende. Não há espaço para egoísmo, mas sim para festejar.

 Deus ama as ovelhas perdidas. De certa forma todos nós já fomos ovelhas perdidas. Já estivemos longe de Deus e, Ele, amorosamente, nos resgatou e nos trouxe de volta à Sua presença. Assim, devemos também, amorosamente, cooperar com Deus na busca das ovelhas perdidas que estão por esse mundo afora. Essa é uma mensagem muito forte que a parábola passa e que Jesus quis incutir na mente dos religiosos daquele tempo.

 E VOCÊ, O QUE VÊ DE ENSINOS NESSA PARÁBOLA?

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

31 comentários

  • Ellen disse:

    Parabéns pela matéria!
    É muito importante, como cristãos, sabermos dar a devida importância as pessoas que são ovelhas perdidas, pois assim com elas nós também já passamos pela mesma situação e Jesus com a sua infinita misericórdia nos deu a salvação! Então vamos ama, cuida e sarar as feridas das ovelha perdida, porque um dia fizeram isso conosco!

    Responder
    • Bernardo Nascimento disse:

      na realidade foi pra isso que jesus veiu mesmo buscar e salvar o que se avia perdido

      Responder
      • missionario ney franco disse:

        sim

        Responder
    • PAULO SERGIO VERAS disse:

      PRIMEIRAMENTE, É UMA HONRA PARTICIPAR DO GRUPO. DATA MAXIMA VENIA, DISCORDO! POIS, É TOTALMENTE IMPOSSÍVEL AJUDAR QUEM NÃO QUER SER AJUDADO. VIDE A PASSAGEM DE JESUS COM OS DISCÍPULOS DEPARANDO COM O HOMEM COM A RODA DA CARROÇA QUEBRADA. JESUS TERIA PASSADO POR ELE QUANDO UM DOS DISCÍPULOS PERGUNTOU: MESTRE, NÃO VAI AJUDAR AQUELE HOMEM? JESUS RESPODEU: ELE NÃO ESTÁ PRECISANDO DE AJUDA,CASO CONTRÁRIO, PEDIRIA.

      Responder
  • Natalia disse:

    Ótimo texto!
    Encontrei seu site há alguns dias e achei incrível, você fala sobre assuntos importantes de forma prática, com texto curtos, fáceis de entender e que nos motiva a buscar cada vez mais aprendizados. Parabéns, que Deus continue a falar através de você!

    (Só uma observação, acredito que no resumo da parábola você quis dizer “hesitar”, que é diferente de “exitar”. Me desculpe, mas não consegui deixar passar. )

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Natália. E obrigado pela correção, estava errado mesmo.

      Responder
  • ida Rosa disse:

    muito bom.ir.André.Infelizmente as igrejas estão falhando nesse sentido,ninguém esta se preocupando com mais ninguem.Mas vou aproveitar e falar sobr essa parábola na minha célula hoje a noite.E creio que Deus vai operar nos corações.

    Responder
  • Valdir Ferreira disse:

    Aquilo que um dia alguém fez por nós ao levar-nos aos pés do Senhor, nós devemos devemos também fazer por aqueles que estão perdidos, RM 10:13-14

    Responder
  • Maicon França disse:

    Muito bom, Que a Cada Dia Deus esteja Iluminando Vossas Vidas.

    Responder
  • luciano silva disse:

    Pastor André graça e paz soldado, td bem ? Quero parabenizá-lo pelas msg e os estudos, ricos e edificantes…amém !! Mas não se, esqueça Pastor de me mandar os estudos p/ mim abençoado…abraçosss que Deus em Cristo continue lhe dando muita graça e sabedoria !!!

    Responder
  • Pedro Emanuel disse:

    Eu afastei-me de deus e cheguei a blasfemear.perdi-me no mundo. Pedi perdao e arrependo-me de ter feito isto a um ser maravilhoso que sempre foi tao bom para comigo. Sei que ele me perdoa apesar de ter medo das consequências pois quero ir pro ceu e tar de bem com ele. Sair-me transfigurado. não quero voltar a cair no erro.

    Responder
  • Pedro Emanuel disse:

    Eu fui uma ovelha perdida. Participei em obras da igreja mas com o tempo fui mudar-me e blasfemiei. Hoje arrependo-me e sei que Deus se alegra por me ter encontrado. Quero-me transfigurar e tar no ceu com ele. Que ele me perdoe pelo que fiz e disse

    Responder
  • talia lima da siva disse:

    essa é uma historia muito linda,e nos ensina amar a todos…
    amei essa historia.Parabens…

    Responder
  • Adelaide Ana Carlos Bucuane disse:

    Eu fui uma ovelha perddida, mas hoje alguem falou me da salvacao, este e um bom ensino. Que Deus te abenÇoe.

    Responder
  • Renata Nascimento Nunes disse:

    -Essa historia he muito linda, ja fui uma ovelha perdida, mas gracas a Deus fui encontrada e hj pela primeira vez vou pregar y o assunto he a ovelha perdida.

    Responder
  • Iury Vianna disse:

    Parabéns que Deus continue abençoando seu ministério.

    Responder
  • JOAO SANTOS SILVA disse:

    olá irmão:
    essa mensagem abriu o meu coração entrou e vai permanecer, muito importante para fazer evangelismo a outros que ainda estão perdidos.

    Responder
  • Leide Santana disse:

    Nunca pense que estais perdido.O Senhor vai te encontrar.Porque ele não desiste de você.LEIDE 21/08/2013

    Responder
  • Maria Lucia Baptista disse:

    Quem necessita de médicos são os doentes, assim essa linda parábola nos ensina a amar incondicionalmente á todos os seres, mesmo aqueles que vivem da direção contrária a Deus, e é esse ser que devemos acolher com carinho e atenção para que possa encontrar seu rumo na infinita paz de amor e luz.

    Responder
  • francisco de assis alexandre venceslau disse:

    meu nome e Venceslau, irmão sargento Venceslau, boa Tande meus amigos, e um prazer em participa deste comentário e uma honra estar sentado e ledo estes comentário, tenho 54 anos sou casado a 34 e sou muito feliz a minha esposa quando eu não procure ela ele mim diz não mim ama mais, por isso que eu digo eu sou feliz ok, sou evangélico de coração da igreja evangélica, ação evangélica a minha igreja esta localizada na cidade de Imaculada, obrigado, um abraço bem forte 0k

    Responder
  • maria da conceição disse:

    Amei a sua interpretação. Que haja convertimento para honra e glória do Senhor Jesusd

    Responder
  • Daniel disse:

    Eu preciso estar com Deus mais me falta forças, adoro ouvir a palavra e me identifico com elas , comecei a ler essas parábolas hj e esta sendo de grande valor para mim. Preciso me libertar e me encontrar com Jesus.

    Responder
  • osmar pereira da silva disse:

    Será que a igreja está preparada p receber estas ovelha?Porque não é somente a alma aceitar jesus e pronto.Não é uma coisa instantania como miojo,muitas das vezes vai de opiniões p opiniões,de pessoa p pessoa,todas ovelhas tem sua formas de vida modo de ser, de acreditar etc.Ai entra a igreja cumprindo seu papel que muitas das vezes deixa de cumpri-lo e ai é nós que somos culpados ou a igreja. Que muitas das vezes não se dá o devido valor pela alma.Não basta campanhas,orações e jejum precisa-se mente de Cristo e cuidados pela ovelha a ovelha é prioridade esclusiva do pastor e da igreja.Se quer comentar ,esta aberta a oportunidade.

    Responder
  • RAIMUNDINHA disse:

    Envie para mim seu estudos,muito bom

    Responder
  • Amado Gonzaga Cardoso. disse:

    Sim eu também digo, os pregadores precisam de ajuda. Nem sempre têm inspiração imediata para tantos sermões. Continue mandando pra gente.

    Responder
  • vilma disse:

    por que tornem como ovelha perdida e sou tão jovem para ser essa ovelha perdida queria tanto que deus me trouxesse de volta a materia do meu corpo perdido

    Responder
  • LUAN SANTOS disse:

    MAIS TEM PESSOAS QUE ESTAO ACOSTUMADO COM AS PERCA MAIS JESUS DISSE EU VIMA S OVELHAS PERDIDAS DA CASA DE ISRAEL ENTAO ESTE HOMEM NAO ESTAVA ACOSTUMADO COM A PERCA ENTAO ELE NAO ACEITOU E FOI ATRAZ NO PROPOSITO DE ENCOTRA E SE ALEGRA COM OS VIZINHO POR TER ACHADO A OVELHA PERDIDA

    Responder
  • LUAN SANTOS disse:

    As ovelhas que não estão perdidas não precisam do mesmo cuidado que a que está perdida. Quando uma ovelha está perdida ela passa a necessitar mais de atenção. Ela precisa de mais cuidados, de correção, de amparo, de instrução. Nesse sentido, o homem da parábola age corretamente como alguém que deseja ver sua ovelha novamente “encontrada”. Assim também é com Deus, que busca as Suas ovelhas desgarradas a fim de vê-las em Sua presença novamente. E é evidente que elas precisam de mais cuidados que aquelas que não estão perdidas.
    MAIS E PRECISO ATITUDE PRA IR ATRAZ PARA DE JULGA SEM SABE

    Responder
  • Liliane Cristina disse:

    Muito bem explicada as parábolas. São explicações com clareza e simplicidade! Parabéns!!

    Responder
  • Paulo Franco. disse:

    Muito bom. O problema é que as vezes estamos dentro da comunidade cristã e nos habituamos com tudo que acontece. Assim, perdemos a as bênçãos e ficamos “perdidos dentro da igreja.” A pior coisa é achar que está salvo e não estar. Há pecadores dentro e fora da igreja. Nós somos os de dentro e também precisamos da graça e misericórdia do Bom Pastor todo dia.

    Responder
  • leila silva disse:

    Fui uma ovelha perdida e louvo a Deus por ter me resgatado do mundo do pecado!

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso. Regra 2- Não aprovamos comentários de anônimos. Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.