O que a Palavra de Deus fala sobre a Palavra de Deus?

Postado por em: Reflexões

A resposta a essa pergunta certamente faz grande diferença e contribuirá para a forma como vemos e entendemos a Bíblia Sagrada. Ela, a Bíblia, sempre foi um livro que esteve no meio de debates. Alguns a amam, outros, a odeiam e a minimizam, colocando-a no mesmo patamar de qualquer obra literária famosa da história desse mundo. Mas você já parou para pensar e meditar no que a Palavra de Deus diz da Palavra de Deus? Mergulhe nessa busca e surpreenda-se com a grandeza das revelações!

O que a Bíblia diz dela mesma?

A Palavra de Deus diz que a Palavra de Deus criou todas as coisas:  “Disse Deus: Haja luz…” (Gn 1.3); “Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir.” (Sl 33.9)

A Palavra de Deus diz que a Palavra de Deus acontece: “…e houve luz” (Gn 1.3)

A Palavra de Deus diz que a Palavra de Deus, quando cumprida, traz bênçãos: “Guarda e cumpre todas estas palavras que te ordeno, para que bem te suceda a ti e a teus filhos, depois de ti, para sempre, quando fizeres o que é bom e reto aos olhos do SENHOR, teu Deus.” (Dt 12.28)

A Palavra de Deus diz que a Palavra de Deus penetra no mais profundo do coração humano: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” (Hb 4.12)

A Palavra de Deus diz que a Palavra de Deus é perfeita para transmitir os mais importantes ensinos para a vida humana: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,  a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2 Tm 3.16-17)

A Palavra de Deus diz que a Palavra de Deus é que contém o ensino sobre a vida eterna, que está em Jesus Cristo: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim (Jesus).” (João 5.39 – Acréscimo meu).

A Palavra de Deus diz que a Palavra de Deus, quando não conhecida pelo homem, traz pecados à sua vida: “Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.” (Mt 22.29)

A Palavra de Deus diz que a Palavra de Deus se cumprirá plenamente e completamente: “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?” (Nm 23.19)

Por tudo isso descrito acima, e por muito mais que a Palavra de Deus é, devemos tratá-la com mais respeito, com mais carinho, com mais temor e, como diz a Palavra de Deus sobre a Palavra de Deus:

“Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos.” (Hb 2.1)

1 comentário

  • Rene disse:

    So pediria que revisse no tocante ao ” examinai as escrituras”,pois nesse caso nao foi uma ordem de jesus como muitos pastores ensinam…e sim um comentario…veras que e uma questao de portugues e nao de interpretacao.

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso. Regra 2- Não aprovamos comentários de anônimos. Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.