Explicando as parábolas de Jesus: O filho pródigo

Postado por em: Explicando as parábolas de Jesus

ONDE ESTÁ?

A parábola do filho pródigo está registrada em Lc 15.11-32

RESUMO DA PARÁBOLA

Essa parábola conta a história de um homem que tinha dois filhos. O filho mais novo resolve pedir ao pai sua parte da herança e vai para uma terra distante viver sua vida como achava que deveria viver. Nessa terra distante ele vai gastando cada centavo do seu dinheiro com seus prazeres, até que todo o seu dinheiro acaba e ele vira quase um mendigo. No momento mais crítico ele sente atração até pela lavagem que era dada aos porcos, tamanha era a fome que sentia. Ele, então, se lembra da casa do pai e resolve voltar arrependido. É recebido com muita festa pelo pai e rejeitado pelo seu irmão mais velho.

Parábolas de Jesus: o filho pródigo

EXPLICAÇÃO

Muitas pessoas não sabem bem o que significa a palavra pródigo, que aparece normalmente no título que é dado a essa parábola. De acordo como o dicionário online Michaelis, significa: “Que despende com excessiva profusão; que desbarata os seus bens; dissipador, esbanjador, gastador, perdulário.” Essa parábola mostra Deus na figura do Pai. E mostra cada um de nós ou na figura do irmão mais velho, que rejeita a conversão de seu irmão, ou na figura do irmão mais novo, que vive uma vida cheia de pecados.

LIÇÕES DA PARÁBOLA

Talvez essa seja uma das parábolas capazes de nos dar o maior número de lições entre todas, pois é muito rica. Destaco algumas para nossa edificação:

Deus muitas vezes irá permitir que caiamos em nosso orgulho. Observe que o pai da parábola, mesmo estando vivo, deu a parte da herança ao filho mais novo. Ela não era obrigado a fazer isso, poderia inclusive proteger seu filho, negando-lhe e proibindo que ele fizesse aquela loucura, porém, ele permitiu, e sabia que seu filho iria sofrer por causa do seu orgulho e imprudência. Mas o pai tinha seus planos.

Deus na figura do pai tem paciência com seus filhos pecadores. O pai descrito na parábola é muito paciente com o absurdo que o filho mais novo fez. Ele não estava preocupado com os bens materiais que se perderam, mas com o crescimento do filho. Esse pai soube esperar o filho crescer e se arrepender de seus pecados. A paciência de Deus visa dar tempo para cairmos em si e nos arrependermos dos nossos erros.

Deus nos recebe de braços abertos quando somos humildes e nos arrependemos. Quando o pai vê a volta de seu filho arrependido, manda preparar uma festa e declara ao irmão mais velho: “Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.” (Lc 15.32)

Como o filho mais velho, muitas vezes focamos no menos importante ao invés do mais importante. Observe que o filho mais velho fica extremamente preocupado com sua própria justiça e zelo e com os bens materiais que seu irmão desperdiçou, achando-se superior. Estava tão cego que não conseguia enxergar a conversão de seu irmão, pelo contrário, dá a entender que preferia que seu irmão permanecesse no mundo. “Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos; vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado.” (Lc 15.29-30)

Deus ama tanto os seus filhos que já O servem, quando aqueles que ainda agem contrários à Sua vontade. A parábola do filho pródigo mostra a grandeza do amor de Deus. Ao filho mais velho, que sempre estava servindo o pai e buscando fazer a sua vontade, ele diz: “Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu.” (Lc 15.31). Ao filho mais novo, diante de uma atitude de arrependimento, o pai age amorosamente: “E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou.” (Lc 15.20)

E VOCÊ, VÊ MAIS ALGUMA LIÇÃO NESSA PARÁBOLA?

   

Gostou desse artigo? Receba novas postagens em seu e-mail!

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

86 comentários

  • rogéria disse:

    excelente análise,valeu

    Responder
    • ROBERTA disse:

      Desculpem, mas não é isso não. Por favor, leiam “MONÓLOGO COM AGOSTINHO” – busque no google.

      Responder
  • ADILSA disse:

    muito bom Deus continue te abençoando

    Responder
  • DARIO disse:

    Andre bom dia! A paz .SOU O PASTOR DARIO GONÇALVES DA ASS,DEUS ABA PAI EM SANTA CRUZ, ZONA OESTE DO RIO.GOSTEI MUITO DO COMENTARIO QUANDO LIA NOSSO DEUS ME DEU UMA REVELAÇAO O JOVEM POR UM TEMPO ESQUECEU QUE ERA FILHO PARA SER ESCRAVO….,NOS FAZ LEMBRAR O TEXTO DO APC 2-4.LEMBRA-TE,DEUS ABENÇOE.ABRAÇOS.

    Responder
  • Bruno Lima disse:

    A paz do senhor… so lembrando aqui …. Pr Dario Gonçalves o texto em Apc. é C-2 V-5 “Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele.

    Responder
  • Pedro Aminosse disse:

    Pedro da Assembleia de Deus Alfa e Omega de Moçambique. Gostaria de saber porquê o outro filho ficou revoltado com avinda do seu irmão? Ele ficou assim porcausa do banquete que o pai fez ou porque não gostou da tomada de decisão do seu irmão? Apaz

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Pedro, o filho mais velho focou mais no erro de seu irmão do que na restauração que foi operada nele. Por isso ficou tão bravo.

      Responder
      • MIRIAN DE ALMEIDA SOUZA disse:

        Paz do SENHOR André. Esta passagem e muito rica em interpletação. Penso que o irmão mais velho significa também o crente que se sente merecedor mais merecedor do que os outros por está sempre fazendo o certo. E não consehue enxeregar o amor incondicional de DEUS pelas almas.

        Responder
    • Marcelo Dias disse:

      Ele recebeu o mesmo que o seu irmão na repartição dos bens. Porém Jesus conta essa parábola aos fariseus que não se alegravam com o arrependimento dos pecadores. Isso que faz a religião, cega o amor de nossos corações. . Portanto amemos como o Pai nos tem amado
      Fica na Paz do Sr Jesus, o único Deus Verdadeiro e a Vida Eterna 1Joao 5:20

      Responder
    • Valdemar Candido da Silva disse:

      Acredito que foi muito justa a indignação do filho mais velho.Até porque ele foi educado a cuidar dos negócios do seu pai, e isto para ele era honroso.

      Responder
  • deise disse:

    a paz PR.Andre, vejo neste texto que até dentro das igrejas de Deus, tem muitos que ainda vivem como o irmao mais velho,quando o irmao cai no pecado e sai da igreja,muitas vezes nem vao atraz e quando o irmao volta pra Jesus os recebem com indiferença,esquecendo que o cair é do homem e o levantar é do nosso Deus…

    Responder
    • Cleo disse:

      as vezes só pensamos no que estamos fazendo de certo,sem perceber que o importante foi que o “filho prodigo”,se arrependeu e Graças a Deus voltou com vida….

      Responder
    • FRANCISCO VANDERLEI disse:

      Quando se é ovelha se busca a perdida com certeza, mais rebelde é entre ele e Deus, e isto só se sabe com experiência ministerial, Eútico caiu dentro do templo e Paulo o levantou parando até o seu discurso, mais uns que saem falando mentiras e denigrindo a imagem de seus lideres e amigos este é bode e não ovelha, e onde está esta passagem do cair do homem e do levantar de Deus, me diga quantas vezes Jesus foi atrás do problema, ele resolvia os problemas que viam a ele então quebrar o orgulho e voltar isto sim é de Deus.

      Responder
      • Jucielde Pereira disse:

        com esse seu discurso vejo que vc crer na predestinação certo? pois se é bode não pode ser ovelha, sendo assim não precisa ir atrás destes que são bodes já são condenado ao inferno desde o nascimento. É isso que quis dizer?

        Responder
  • Walter Schenkel disse:

    O pai dividiu a herança entre os dois filhos e não só para o filho mais novo, ou seja, o pai deu tudo o que tinha. Um desperdiçou a graça de Deus e outro não viveu a graça.

    Responder
  • ney damasceno disse:

    uma benção…

    Responder
    • Walter Schenkel disse:

      Leia o versículo 12
      “E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.” Almeida Corrigida e Revisada Fiel
      “O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles.” NVI
      “o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele LHES repartiu os haveres.” Almeida Revista e Atualizada
      Acho que com essas versões e mais a que você deve ter em mãos fica comprovado que o PAI deu a herança a todos e tanto um filho quanto o outro não aproveitaram-na.
      Um abraço

      Responder
      • ROBERTA disse:

        Caro Walter, não é isso não. Por favor, leia “MONÓÇOGO COM AGOSTINHO”. Busque no Google

        Responder
        • ROBERTA disse:

          Corrigindo: MONÓLOGO COM AGOSTINHO”

          Responder
  • silvana dias gonçalves disse:

    QUE DEUS FORTALEÇA CADA VEZ MAIS SUA VIDA,MUITO BOM.
    IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL ASTÚRIAS

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Amém, Irmã!

      Responder
  • Edevaldo lisboa santana disse:

    oque nos emociona muinto nessa história é que Deus espera sempre que rendemos a Ele de coração,por isso muintos livramentos chances de nos arrepender ,isso por amor a mim e a vc e a qualquer um que acha que pra ele não tem mais jeito…ei Deus te ama…

    Responder
    • benedito pires (@PiresBenedito) disse:

      Graça e paz Irmão, que DEUS Abençoe o seu ministério, muito lindo este ministério.

      Responder
  • benedito disse:

    benção

    Responder
  • thais hellena disse:

    ola pastor adorei a explicacao podemos veto que quando cometem o erro ele nos leva ao fracasso ao desespero ……mais especial amor de deus e incondicional para todos nos.

    Responder
  • luciano disse:

    Parabéns gostei muito esta bem explicadinho vou aproveitar esta explicação.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Quem bom que foi útil, Luciano!

      Responder
  • edimilson disse:

    agradeço por terem feito este comentario simples mais bem explicado.

    Responder
  • Ronaldo disse:

    O filho prödigo esperimentou o verdadeiro amor do pai! E voce ja esperimentou tambem o amor de DEUS?
    saiba DEUS te ama muito ele quer te salvar do mundo de pecado. DEUS vos abencoe. AMÈM.

    Responder
    • Ivomar disse:

      Ivomar 15/06/2013: às 15:01 disse
      Ola a Paz do Senhor Jesus cristo a todos, quando ele fala para o Pai Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos; vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado.” (Lc 15.29-30) ele sabia da vida de seu irmão, mais não tinha Amor por ele já havia perdido o primeiro Amor. A paz do SENHOR Irmão Andre que DEUS vos abencoe. AMÈM.

      Responder
  • thiago rodrigues disse:

    valeu mim ajudou muito, tou estudando a biblia e seu site estar mim ajudando muito a entende-lha. obrigado DEUS seja contigo.

    Responder
    • Mª Lice disse:

      Muito boa a explicação, valeu
      Deus continue abençoando vcs,

      Responder
    • jemerson disse:

      jemerson essa parabola e muito importante para todos nos e´um aprendizagens em nossas vidas

      Responder
  • Edson de Alvarenga disse:

    André Sanchez
    Graça e paz do Senhor e Salvador Jesus.
    Essa parábola assemelha-se a igreja do Senhor, pois os dois irmãos erraram e continuam errando, pois hoje ainda muitos continuam saindo da presença do Pai e gastando seus bens no mundo.
    E ao voltar muitas das vezes não encontram da parte do irmão a alegria do reencontro. isso mostra que apesar de nunca ter saído da casa do Pai, não contribui em nada a obra do Pai, pois não adianta orar e murmurar, questionar , entristecer. Deus te Abençoe,Pastor Edson.

    Responder
    • Dowglass José Miss. disse:

      Graça e Paz Seja Multiplicada da parte de Deus Vosso Pai e do Seu filho jesus Cristo e do Divino Espírito Santo. meus amados irmãos em Cristo Jesus. o Espírito Santo mim trás a memoria, e revelação que este irmão mais novo ele desejou conhecer o mundo lá fora saiu da presença do Pai que é Deus para ir se deliciar das delicias desse mundo dos pratos do diabo muitos estão hj na casa de Deus com os pensamento no mundo, coxeando entre dois pensamentos. se formo analisar este jovem mais novo, amados, ele recebeu de volta a graça de Deus, e o mais continuou com seu coração endurecido. Deus ele diz na sua palavra que todos akele que se arrepende dos seus pecados e deixa alcança misericórdia. este jovem alcasou a misericórdia de um Pai que ama e que perdoa sem olhar para o tamanho do seu erro, é preciso que hj olhamos para os nossos semelhantes com um olhar de perdão, de misericórdia.. Amém..

      Responder
  • Pastor Adilson Oliveira disse:

    Igreja Internacional REI dos reis , Pastor Adilson Oliveira

    Temos varias liçoes a ser tirada deste texto maravilhoso,temos que amar com o mesmo amor do nosso DEUS que deu seu filho para que tivessemos vida , todos somos pecadores mas temos um Pai que se nos arrependermos dos nossos pecados ELE nos receberá de braços abertos e nos amará com seu amor Agape , Por isso não importa como vc se encontra ,venha para JESUS e seja feliz . AMÉM

    Responder
  • jose Manuel disse:

    Eu acredito ter visto esta parábola ,numa grande hitória… ou será engan?

    Responder
  • Michel Macedo disse:

    Primeiramente, a paz do Senhor! Sou católico e catequista e esta excelente análise me ajudou a preparar um encontro de Catequese. Parabéns pelo trabalho de evangelizar pelos diversos meios informacionais. A mensagem do Reino do Senhor deve alcançar a todos, independente da forma ou do local. Muito bom o texto. Enfim, parabéns e permaneça querendo ser sempre melhor, chegando mais próximo da graça de Deus e das bênçãos que o Seu amor maravilhoso nos traz.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Michel! Fica com Deus!

      Responder
  • pastor caetano ib renovada disse:

    assim como o filho que se foi existem coisas , pessoas, oportunidades que partiram para uma terra distante e nos deixaram com o coração apertado mas DEUS nos ensina a cevar o novilho para a festa mesmo antes do milagre acontecer. a inveja, a raiva , o descaso, a justiça propria deixou o irmão mais velho do lado de fora da festa . esses são os sentimentos que nos mantem fora da festa que DEUS preparou pra cada um de nós. é hora de cevar o nosso novilho. valeu amados graça e paz

    Responder
  • ismar fonte boa rocha disse:

    Amados a Paz de Jesus, sou batista e tenho ponto de vista a partir do filho mais velho diferentes, nao que eu esteja com a razao. 1- O filho mais velho em nenhun momento discutiu com o pai a partilha da fazenda, respeitou a decisao do Pai. 2 – O pai por sua vez ficou dia apos dia esperando ao cair da tarde a volta do filho mais novo, isto aos olhos do filho mais velho o que parecia. 3 – O boi cevado indica que apos a partida do filho mais novo, nunca houve mais festa na fazenda. 4 – O pai ao ver o filho mais novo voltando, faz uma festa, chamas os amigos, chama a banda, mata o boi cevado e em nehum momento lembra de chamar o filho mais velho. 5 – Imagine a cena, o irmao mais velho acaba o serviço na fazenda e encontra uma festa em que nem foi convidado e depara com a noticia , fica indiguinado com o pai e nao com o irmao. 6- Sera que situaçao aos carnais com vc enfrenatria. Acredito no Amor de Deus ao que se arrepende e tambem naquele que fica indiguinado. A Paz.

    Responder
    • Vinícius. disse:

      aquele que faz parte da família não precisa ser convidado

      Responder
    • Natalia disse:

      Natália

      olhando pelo ponto de vista colocado pelo Ismar, podemos pensar que o irmão mais velho tem uma certa razão ao se chatear com a festa que o pai esta dando pela volta do filho mais novo.
      pois o irmão mais velho estava no campo, olhando do ponto de vista histórico, acredito que este campo não era perto de sua casa, mas o pai nem manda avisá-lo da festa e do motivo, por isso a revolta do mais velho.

      por favor, não estou dizendo que o irmão mais velho tem razão em não se alegrar com a volta do irmão que estava perdido, mas uma pessoa com pouco discernimento pode fazer uma interpretação errada desda passagem: “posso viver uma vida inteira de pecados e só
      no final me arrepender que Deus irá me receber de braços abertos.”

      porem a parábola termina ai, não diz o que acontece a seguir com seus personagens. Alguem saberia dizer?

      a lição tirada da parábola e realmente muito linda e o mundo seria muito mais feliz se os homens conseguissem amar como o pai. Fiquem na Paz de Cristo, Amem

      Responder
      • EDNALDO PAULINO disse:

        A paz do Senhor.
        Mediante a sua pergunta eu quero apenas lhe dizer que o pai talvés não avisou ao filho que estava no campo, por que o mesmo tinha pressa em si alegrar com o filho que estava morto e reviveu, tinha se perdido e foi achado. lucas 15:22 a 24. podemos observar na lição que o pai não avisou a ninguém e nem enviou convites foi feito a festa de imediato e no momento em que o filho chegou. Quero dizer com base na lição que o pai ceceleste também tem pressa em alegra-se com o arrependimento de tantos filhos pródigos que estão mortos e precisam reviver, estão se perdendo e precisam ser achados. E o mais interessante da história é o que o pai disse ao filho que estava no campo que tudo que era seu era dele também, Como disse assim: filho, tú sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas. lucas 15:31.

        Responder
      • Aliomar Guimaraes disse:

        Quando o filho mais novo pede a herança ao pai e o pai da, o pecado desse filho ta alem de ir embora, uma herança voce so recebe apos a morte do pai, entao esse filho tava dizendo para o pai: pai eu quero que o senhor morra, mas o pior é que na continuação do versículo diz que quando o pai vai atender ao pedido do filho mais novo, o texto diz que ele repartiu a herança entre os dois, entao o filho mais velho tbm em seu coração desejava que o pai morresse, pois ele recebe essa herança e Deus ele se sente mais ofendido com a hipocrisia de uma falsa santidade doque um sinceridade de um pecador, o filho mais novo pelo menos foi mais sincero o filho mais velho foi ipocrita ficou quieto com a atitude do irmão mais novo em pedir a herança do pai e ainda pega tbm a parte dele. e em saber como terminou essa parabola ela realmente nao tem um fim , sabe porque? quem vai terminar essa historia sou eu e voce. vc vai ficar do lado de fora ou vai entra e comemorar com o irmão que voltou?

        Responder
  • francisco edmilsom soares disse:

    fiz a dramatização dessa parabola foi emocionante senti o espirito santo bem presente.

    Responder
  • Jorge disse:

    Oi Andre. De uma lida no livro do Henri Nowen: A volta do Filho Prodigo. há outras lições preciosas ali. Abçs.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Jorge, obrigado pela indicação.

      Responder
  • andressa disse:

    Um não conseguiu amar ao Pai sobre todas as coisas e o outro não amou o irmão que retornou como a si mesmo…

    Responder
  • Elieser disse:

    Benção de DEUS…………

    Responder
    • Wilson Leal Siqueira disse:

      Graça e Paz. Minha opinião é: para que Deus nos perdoe é necessário que haja arrenpendimento dos nossos pecados, pois as pessoas as vezes perdoam mas só da boca para fora, mas o coração ainda gaurdam rancor. A cura acontece de dentro para fora.

      Responder
  • edivaldo disse:

    deus jamais esquece seus finhos

    Responder
  • valquiria disse:

    O titulo desta parabola devia ser O pai amaoroso e os dois filhos perdidos

    Responder
  • marcoslipe disse:

    a paz q explicaçao abençoada q deus te der mais expiraçao…

    Responder
  • lucinea da silva matos disse:

    a paz seja com, todos esta parabola eu acho muito linda!pois ela fala de maneira real que deus ,não se importa com o seu passado mais sim com o seu futuro ,q é a sua salvação por isso volte hoje mesmo p,os braços do pai sem olhar p,a critica de,seu irmão pois quem garente a tua salvação não é o teu irmão mas sim o teu pai bjs.

    Responder
  • ALVERINO RODRIGUES FARIA disse:

    A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO …O FILHO DO HOMEM VEIO SALVAR E BUSCAR O QUE SE HAVIA PERDIDO ,TALVEZ VOCÊ ACHA QUE NÃO TEM MAIS JEITO PRA SUA VIDA ,E QUE ESTÁ TUDO PERDIDO MAIS ISSO É HISTORIA DO FILHO MAIS VELHO… JESUS NÃO TE ESQUECEU ,E ELE ESTÁ TE ESPERANDO COM COM A MELHOR ROUPA E MAIS TEM UM ANEL PARA COLOCAR NO SEU DEDO E SANDÁLIAS PARA TE CALÇAR …AMEM ? QUE JESUS POSSA ABENÇOA SUA VIDA.
    ..

    Responder
  • nalmachalub disse:

    muito sabio o seu comentario sempre leio comentario biblico assim aprendo mais com os comentario de voces que deus os abencoe econtinue dando sabedoria cada dia mais.

    Responder
  • jose chaves disse:

    o irmão mais velho é o perdido na casa do pai.

    Responder
  • madson disse:

    madson igreja casa da benção nazare da mata PE …
    Deus o abençoes mais e mais….

    Responder
  • FRANCISCO VANDERLEI disse:

    BÊNÇÃO DE DEUS…..

    Responder
  • Emidio José Moreira disse:

    É preciso descer para sair da presença , da proteção, do colo de Deus (espiritual), o dinheiro e o mundo cegaram, qdo perdeu tudo a visão voltou, ja não se achava filho, estava arrependido.

    Responder
  • Alcir francisco da silva disse:

    Alcir francisco da silva

    Gostei muito da maneira em que foi exposto o texto,o propósito de Deus não pode ser mudado,o que acontece neste texto serve para o nosso crescimento espiritual.Deus nos abençoe.

    Responder
  • josimar holanda sobrinho disse:

    sou pastor josimar holanda do avivamento biblico fiquei impactado com essa parabola como um soltador de pipas Deus da linha ter ver onde vc vai e vc vai porque quer e volta se quiser mas nem todos consegue muitos querem mas nao consegue melhor ficar em jerusalem ter ser revestido Deus abençoe

    Responder
    • Adelano Camardello de O LIVEIRA. MANAUS disse:

      TODOS OS COMENTARIOS SAO MUITO IMPORTANTE PARA ENTENDERMOS UM POUQUINHO DA PREUCUPACAO DE UM VERDADEIRO PAI QUE TEM UM FILHO NO MUNDO. EU COMO FILHO TROUXE algumas dessas preucupaçoes a meu pai. meu pai nao serve ao SENHOR JESUS Mais assim mesmo ele se preucupava com o meu regresso em segurança para casa. POIS UM DIA FUI UM MENINO LEVADO VENTOS DE VA DOUTRINA, QUERIA COMO QUALQUER JOVEM SAIR DE DEBAIXO DOS CUIDADOS DE MEU PAI, E SENTIR -ME LIVRE. POIS A CURIOSIDADE AVIA PENETRADO O AMAGO DE MEU CORAÇAO, E JA NAO SUPORTAVA MAIS SOMENTE OUVIR FALAR DESSE LUGAR DE LIBERDADE EU QUERIA PROVA COM SE PROVA UM SORVETE E TIRAR MINHAS PROPRIAS CONCLUCOES E ME DEPARE COM MISERIA, DESPREZO E SOLIDAO. FOI QUANDO CAI NA REAL AO VER-ME SEM VALOR ALGUM PARA AQUELE LUGAR. VOU VOLTAR PARA MINHA CASA E TUDO QUE RESTOU EM MIM FOI A VIDA E O FEDOR DE SER SEM LAR POIS O ODOR QUE ESALAVA DE MIM DIZIA DE ONDE EU ERA,DA RUA. E VOLTEI COM TUDO QUE CONSEGUIR NO MUNDO MISERIA, DESPREZO, SOLIDADAO E FEDOR. DIFEDENTE DO FILHO PRODIGO QUE RECEBEU ABRAÇOS EBEIJOS EU RECEBI UM VAI PARA O BANHEIRO E TOME UM BANHO,DEPOIS QUE VEIO OS ABRACO E BEIJO. HOJE ESTOU ME RECUPERANDO DESTA MINHA CURIOSIDADE NA CASA DO PAI DO FILHO E DO ESPIEITO SANTO LIVRE E CHEIROSO……………………….

      Responder
  • Isnearly Neves disse:

    Bom a PAZ do SENHOR !
    na verdade o filho mais novo, quebrou a Aliança que tinha com sem pai, pq a tradição judaica diz que um filho só sairia da casa de seu pai com a sua parte da herança se o pai desse estive morte ou depois que o folho estivesse casado; O FILHO QUEBROU A ALIANÇA, MAIS O NÃO QUEBRA . DEUS É ASSIM

    Responder
  • Jose Domingos Da Cunha Flores disse:

    a paz do senhor querido irmao gosto muito desta parabola,
    ja preguei muitas vezes sobre este assunto e em quase todas elas
    pede ver DEUS operar em coraçoes que estavao longe do pai( DEUS)
    pois a palavra é viva e eficas e se renova todos os dias de nossa vida.
    que o senhor te abençoe que voce possa ser uma chama viva nas maos de DEUS …AMEM.

    Responder
  • Eder disse:

    Teologicamente o filho mais velho representa os povo Judeu, o Filho mais novo os gentios “Nós”, e o PAI DEUS.

    Responder
  • FRANCISCO DE ANDRADE disse:

    TODOS NOS SOMOS FILHOS PRODIGOS QUANDO DEUS NOS FEZ E TIAMOS COMUNHAO COM ELE NO JARDIM DO EDEM , DEPOIS O QUE ESCOLHEMOS COMER O FRUTO DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL ,OU SEJA ESCOLHEMOS SAIR DA CASA DO PAI ,ASSIM COMO O PAI ENVIOU JESUS PARA NOS RESGATAR ,QUANDO O FILHO RESOLVEU VOLTAR O PAI O RECEBEU. GRAÇAS A DEUS

    Responder
  • Pr Ricardo disse:

    Pr.Ricardo,Atalaias de Jesus Cristo lençóis paulista SP, Deus é maravilhoso e nos aceita quando muitas das vezes erramos e nos arrependemos lembrando que arrependimento é parar e mudar de direção e não mais praticar o erro, também temos que ser como o pai que acolheu o filho arrependido e não sermos como o filho mais velho que estando na obediencia do pai não aceitou o seu irmão arrependido porque Deus nos escolheu para buscaros perdido

    Responder
  • edgard disse:

    é eu tenho que fazer uma pesquisa para a igreja e sua explicacão me ajudaram muito que deus te abencõe

    Responder
  • gil disse:

    bençao gloria Deus muito rico em sabedoria mesmo…

    Responder
  • FRANCISCO DE ANDRADE disse:

    ESSA PARABOLA NOS MOSTRA QUE TEMOS QUER ESTAR SEMPRE NA CASA DO PAI ,MAS SE QUISEMOS SER INDEPENDENTES PENSANDO QUE VAMOS CONSEGUIR VENCER SEM A AJUDA DO PAI ESTAMOS ENGANADOS ;AINDA BEM QUE O NOSSO PAI ESTA SEMPRE NOS ESPERANDO PARA VOLTAMOS PARA CASA AMEEEEEEEEEEEEEEEEM

    Responder
  • Claudio Rafael disse:

    Para mim o filho mais velho é aquele que nunca saiu da casa do pai, por alguns motivos e acredito se analisarmos bem podemos ver vários e todos eles negativos. São os super crentes que se acham, pois estão na casa do pai mas são arrogantes pejorativos as misericórdias de Deus para com o pecador, estão na casa do pai mas não participam da festa, só sabem julgar, ao meu ver a maior dificuldade de um filho prodigo retornar é a rejeição desses irmãos mais velhos intitulados de certinhos, crentes de carteirinha que não sabem o que é a palavra misericórdia e nem como exercita-la. Para estes deixo aqui o louvor ( falso véu). Para que meditem.

    Responder
  • Manú disse:

    Que Lindo!!!

    Responder
  • Tania Rodrigues disse:

    Sou nova crista e sua postagem me ajudou muito, amanha tenho que falar sobre esse assunto na celula que temos aqui como sera minha primeira vez estava um pouco anciosa mas agora estou tranquila, obrigada e fique com a paz de Deus.

    Responder
  • Emerson Donato dos Santos disse:

    que benção.

    Responder
  • Klebermoreira disse:

    Cleber. Muito boa espicaçao sobre esta parábola você falou das duas parte do pai e dos filhos do pai aqui da terra e do pai selestia quam grande e o amor do nosso pai por seus filho não olhou pela perde do dinheiro mas olhou para a união do pai com os filhos. Pai com os filho samos nos e Deus. Deus ti abençoe

    Responder
  • ssla04 disse:

    muito edificantemas gostaria de saber o sentido do; novilho cervado, das sandális das vestes e do anel. fiq na paz do senhor

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Juscelino, leia o capitulo 12 de Êxodo que lá você encontrará a resposta da sua pergunta.

      Responder
  • Rui Alves disse:

    Olá boa tarde, meu no é Rui Alves, consagrado a Presbítero na igreja Assembléia de Deus em Paraúna-Go, parabéns ao escritor do tema inclusive aos comentários, estou me aprofundando um pouco mais a conhecer essa passagem e tanto o texto abordado como os comentários me foram muito útil e está sendo, essa passagem destaca o cristão arrependido que sai da casa do pai, que por inúmeras vezes quiser conhecer o mundo, todas as paixões e quebra a cara, se arrepende, mais o Pai como nos ama de uma forma incondicional nem quer saber o que fizemos, no momento do perdão ele não está preocupado com os erros que comentamos mas sim com o nosso reconhecimento de saber que Ele é o único que sempre estará de braços abertos para nos abençoar, tem uma segunda parte que fiquei um pouco perplexo e com receio com o que está acontecendo hoje em dia, me lembro muito bem de um Pastor que disse essas palavras, “É fácil chorar com os que choram, quero ver é se alegrar com os que se alegram”, essas palavras me traz a reflexão do segundo filho, que tinha de tudo em sua casa, até o amor de seu Pai, sempre teve, mas mesmo assim o seu coração estava endurecido, estava apegado a ciumes, bens materiais e não na vida espiritual, esse filho precisava urgentemente de um avivamento, de uma consagração espiritual, chegou ao ponto de seu Pai dizer, filho o que eu tenho é seu, o Pai não preocupava com bens materiais, mas com o filho que se havia perdido, como hoje preocupa muito mais com a gente, pois deu seu único filho para morrer por nós, acontece de sairmos querer conhecer o mundo é acontece de ficarmos na igreja apontando o erro dos outros, chegou a hora de amar-mos uns aos outros e lutar contra as ciladas que satanas tem tentando lançar em nossas vidas, mais que um novilho muito mais que um herança é o amor de Deus por nós, incomparável amor de Deus.

    Responder
  • Rui Alves disse:

    Pensando no que foi publicado para melhor esclarecimento.

    Lucas 15:11-32 NTLH

    E Jesus disse ainda: — Um homem tinha dois filhos. Certo dia o mais moço disse ao pai: “Pai, quero que o senhor me dê agora a minha parte da herança.” — E o pai repartiu os bens entre os dois. Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntou tudo o que era seu e partiu para um país que ficava muito longe. Ali viveu uma vida cheia de pecado e desperdiçou tudo o que tinha. — O rapaz já havia gastado tudo, quando houve uma grande fome naquele país, e ele começou a passar necessidade. Então procurou um dos moradores daquela terra e pediu ajuda. Este o mandou para a sua fazenda a fim de tratar dos porcos. Ali, com fome, ele tinha vontade de comer o que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. Caindo em si, ele pensou: “Quantos trabalhadores do meu pai têm comida de sobra, e eu estou aqui morrendo de fome! Vou voltar para a casa do meu pai e dizer: ‘Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho. Me aceite como um dos seus trabalhadores.’ ” Então saiu dali e voltou para a casa do pai. — Quando o rapaz ainda estava longe de casa, o pai o avistou. E, com muita pena do filho, correu, e o abraçou, e beijou. E o filho disse: “Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho!” — Mas o pai ordenou aos empregados: “Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Ponham um anel no dedo dele e sandálias nos seus pés. Também tragam e matem o bezerro gordo. Vamos começar a festejar porque este meu filho estava morto e viveu de novo; estava perdido e foi achado.” — E começaram a festa. — Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando ele voltou e chegou perto da casa, ouviu a música e o barulho da dança. Então chamou um empregado e perguntou: “O que é que está acontecendo?” — O empregado respondeu: “O seu irmão voltou para casa vivo e com saúde. Por isso o seu pai mandou matar o bezerro gordo.” — O filho mais velho ficou zangado e não quis entrar. Então o pai veio para fora e insistiu com ele para que entrasse. Mas ele respondeu: “Faz tantos anos que trabalho como um escravo para o senhor e nunca desobedeci a uma ordem sua. Mesmo assim o senhor nunca me deu nem ao menos um cabrito para eu fazer uma festa com os meus amigos. Porém esse seu filho desperdiçou tudo o que era do senhor, gastando dinheiro com prostitutas. E agora ele volta, e o senhor manda matar o bezerro gordo!” — Então o pai respondeu: “Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que é meu é seu. Mas era preciso fazer esta festa para mostrar a nossa alegria. Pois este seu irmão estava morto e viveu de novo; estava perdido e foi achado.”

    Responder
  • SALMO disse:

    A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO A TODOS DE PASTOR SALMO. E MISSIONARIA LUCIA SALMO. DE PORTO VELHO RONDONIA. ESTA PARABOLA E RICA EM REVELAÇAO DE DEUS E FORTE AMADOS.

    Responder
  • Pedro Ângelo disse:

    Nota-se que o irmão mais velho sempre agiu como servo, e na volta do seu irmão mais novo, ele ao invés de chamar ao Pai e perguntar o que estava acontecendo, chama um servo, o irmão mais velho não chama pelo Pai e nem cita o nome Pai em nenhuma parte da parábola. Hoje muitos irmãos estão assim dentro da igreja, com o coração de servo, e o Pai quer que tenhamos um tempo de intimidade com Ele, ao meu ver o irmão mais velho tem um coração de servo apenas e não de filho, tudo que é do Pai é nosso, não importa como estamos, o Pai sempre estará nos esperando, para nos da a melhor festa, se tratando do irmão que está perdido, enquanto muitos viram a cara, quando o irmão está em pecado, o Pai espera ansioso a volta do filho, o abraça, beija, e lhe enche de presentes, temos que estar ligados com o coração do Pai, e talvez fosse isso o que faltou ao irmão mais velho, um coração ligado ao do Pai, pois ele sabia muito bem como estava vivendo o seu irmão mais novo, Deus é amor, amém.

    Responder
  • Alice Macedo disse:

    Lembro-me de ser pequena e ouvir esta parábola na igreja e já na altura achar uma injustiça com o irmão mais velho, ainda hoje em dia há filhos, que trabalham e poupam e sempre obedientes a seus pais, e nunca são reconhecidos por isso, enquanto outros dão cabo de tudo e são continuamente ajudados pelos pais, pior são sempre os coitadinhos, enquanto os outros que trabalham e pagam as contas a tempo, nunca são ajudado porque não precisam. Conclusão: Isso s´mostra que honestidade, obediência e seriedade nem sempre compensa…

    Responder
  • Marcos Welber disse:

    Refletindo nessa parábola percebi que as palavras do Pai são palavras de vida, precisamos ouvir atentamente a voz do Pai e entender o amor de seu coração. Agir contra a vontade do Pai pode nos levar a cometer um pecado.

    Responder
  • Ana Lucia Comitre Novaes disse:

    Paz do Senhor! Sou Ana Novaes do Ministerio Familia de Cristo, todas as terças feiras temos grupos de estudos familiares nas casas dos irmãos e estamos ministrando sobre esta parábola há dois meses. É um texto maravilhoso, a cada terça conseguimos uma pregação completamente diferente dentro do mesmo texto, Deus é maravilhoso e sua palavra se renova e nos enriquece a cada dia! Vim hoje buscar mais conhecimento pois logo mais será minha vez de trazer a palavra em cima deste texto. Deus abençoe o senhor por trazer a mim mais conhecimento da palavra de Deus e me ajudar nesta tarefa tão grande que é falar do nosso Deus maravilhoso para todos.

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.