O que significa SENHOR dos Exércitos?

Postado por em: O que significa isso?

A expressão bíblica “SENHOR dos Exércitos” aparece dezenas de vezes no Velho Testamento. Em alguns versos ela aparece como “SENHOR dos Exércitos” (Sl 24. 10), em outros, como “Deus dos exércitos” (Sl 80. 7). As duas formas têm o mesmo significado. Observemos um desses versos:

“Portanto, diz o Senhor, o SENHOR dos Exércitos, o Poderoso de Israel: Ah! Tomarei satisfações aos meus adversários e vingar-me-ei dos meus inimigos.” (Is 1. 24)

Essa expressão, que é direcionada a Deus, é composta de duas palavras:

O que significa SENHOR dos exércitos, Deus dos exércitos?

SENHOR (todas as letras em maiúsculas)

Refere-se ao nome de Deus no Antigo Testamento. As traduções bíblicas modernas utilizam “SENHOR” como equivalente a YHWH (Javé) no hebraico. Ou seja, sempre que aparece em sua Bíblia a palavra “SENHOR”, com todas as letras maiúsculas, significa que ali, no original hebraico, consta o nome de Deus. Alguns estudiosos apontam que o significado do nome de Deus seja algo como “o Eterno” ou “o Deus Eterno”. Assim, esse nome é focado no Deus Todo Poderoso, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. É único e exclusivo para Ele e O diferenciava dos falsos deuses das nações pagãs.



Não faça a obra de Deus relaxadamente! CLIQUE AQUI e veja os melhores cursos para cristãos

Dos Exércitos

Alguns versículos parecem nos esclarecer o significado dessa expressão, pois mencionam quem poderiam ser esses exércitos de Deus. Em Sl 33. 6 observamos que Deus fez um exército de astros: “Os céus por sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de sua boca, o exército deles.”

Em Sl 103. 20-21 observamos que Deus tem os seus exércitos de anjos e seres celestiais: “Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, valorosos em poder, que executais as suas ordens e lhe obedeceis à palavra. Bendizei ao SENHOR, todos os seus exércitos, vós, ministros seus, que fazeis a sua vontade.”

Em 1Sm 17:45 observamos que os exércitos de Israel são citados como o exército de Deus, comandado pelo Seu poder: “Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.”

Assim, essa expressão pode ser entendida como uma expressão que dá ênfase ao poder de Deus, como o único e verdadeiro Deus, como vemos em Is 44:6: “Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus.”

Na maioria dos textos onde “SENHOR dos Exércitos” é mencionado, parece nos apontar para Deus sendo o comandante supremo do seu povo escolhido, dos exércitos de Israel.

Tem 32 anos, ama escrever e estudar a Bíblia Sagrada. Escreve artigos aqui no Blog Esboçando Ideias há mais de 5 anos. É membro da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, onde atua como presbítero, líder do louvor e professor da Escola Dominical. É o autor do Método Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente. O presbítero André Já escreveu mais de 1030 artigos neste blog. Contato: [email protected]

Baixe agora

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

49 comentários

  • Ivan Rogério disse:

    “As traduções bíblicas modernas utilizam “SENHOR” como equivalente a YHWH (Javé) no hebraico.”
    Olá André, gostei do texto. Mas o termo SENHOR significa “BAAL” e você sabe muito bem quem é BAAL. E o nome “YHWH” não significa Javé e sim ” IAUÊ” Esse é o nome do Deus de Abraão, Isac e Jacó. Esse é o nome que está no Simbolo da Tribo de Judá. Leia Exodo 3:14 e veja no rodapé 3.15

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Você está equivocado. Por favor, dê a referência bibliográfica no qual apoia esse pensamento.

      Observe, de acordo com o Léxico Hebraico de Strong:

      H03068 יהוה Y ̂ehovah
      procedente de 1961; DITAT – 484a; n pr de divindade
      Javé = “Aquele que existe”
      1) o nome próprio do único Deus verdadeiro
      1a) nome impronunciável, a não ser com a vocalização de 136

      A palavra para Baal é outra totalmente diferente:

      H01168 בעל Ba Ìal
      o mesmo que 1167, Grego 896 Âááë; DITAT – 262a
      Baal = “senhor” n pr m
      1) divindade masculina suprema dos cananeus ou fenícios
      2) um rubenita
      3) o filho de Jeiel e e avô de Saul n pr loc
      4) uma cidade de Simeão, provavelmente idêntica a Baalate-Beer

      Abs!

      Responder
      • Ivan Rogério disse:

        Olá André, por favor não se zangue.Meu intuito e ajudar e também aprender. Existe inúmeras discussões sobre o nome de Deus e a forma correta de pronunciá-la. VC quer um refêrencia Bíblica? então leia Jeremias 23: 25-28. A verdade é que Deus disse para não alterar ou retirar qualquer palavra que ele disse nas escrituras sagradas”Bíblia”. Pois ele irá cobrar. Nós sabemos que nome próprio não deve ser alterado. Com relação a Baal. É só pesquisar e verá que Baal = Senhor… Você sabe que Baal era muito adorado por vários povos politeístas na antiguidade e era um Deus pagão…É o príncipe dos demônios…..A pedido do homem os copistas alteraram as escrituras, retirando o nome de Deus e colocando em seu lugar o termo “Senhor”. Uma vez que o nome de Deus não poderia ser chamando em vão como está escrito nos 10 mandamentos de Moisés. E que posteriormente seria explicado melhor pelos apóstolos de Jesus Cristo ou melhor dizendo “Emanoel”. Que Deus abençõe

        Responder
        • carlos alberto disse:

          vc viu na wikpedia que baal significa senhor.
          mas pesquise agora sobre a palavra senhor na wikpedia.
          vc nao vai achar nada. porque senhor nao e um nome como baal, e sim um titulo. portante nao confunda as coisas.
          baal significa senhor, amo, pai, dono. mais a palavra senhor nao veio de baal, nem de nehuma palavra hebraica ou grega, nem do latim. e uma palavra exclusiva do portugues. o fato da palavra baal ter varios significado, e um desses significado ser senhor nao diz nada.
          definitivamente a palavra senhor nao veio de de baal.

          Responder
          • Ivan disse:

            Olá Carlos,
            Se acha que estou confundindo as coisas, então leia o link abaixo.
            http://pt.wikipedia.org/wiki/Baal_(dem%C3%B3nio)
            Abs,
            Ivan

          • maria helena da silva disse:

            se senhor é titulo o que vc me diz da palavra pai? pai é titulo porque todo pai-tem nome não é assim ou eu diria o pai da keli,o pai da maria, mas e o nome dele o pai da maria se chAMA JOÃO AHHHH O NOME DELE QUE ESTA NO DOCUMENTO É JOÃO ENTÃO PAI É TITULO TEM QUE TER UM , FILHO É TITULO TEM QUE TER UM NOME NÃO É, EU SOU LEIGA NO ASSUNTO E VEJO QUE AQUI TEM MUITOS ENTENDIDOS POR ISSO GOSTARIA QUE TIRASSEM MINHA DUVIDA, SE PAI, FILHO SÃO TITULO, EM QUE NOME TEM QUE SER BATIZADO, CADÊ O NOME, PAI É TITULO, FILHO TAMBEM ENTÃO EU TI BATIZO EM N OME DO PAI ———–, CADÊ O NOME DO PAI EM NOME DO FILHO——–, CADÊ O NOME DO FILHO,EM NOME DO ESPIRITO SANTO DE DEUS……….., CADÊ O NOME, ME AJUDEM EM ESTUDO, PORQUE NÃO TEM UN SÓ VERSICULO, TEM MUITOS VERSICULOS DIZENDO PARA BATIZAR EM NOME DE JESUS!!!!!

        • ANDERSON ANGER disse:

          baal é senhor com letra minuscula; e no português, e SENHOR no original Hebraico
          YAVÉ TSEBAOTH; da o titulo a Deus como capitão dos exercitos; esta certo o ir Andre Sanches. DEUS ABENÇÕE..

          Responder
      • claudinei disse:

        no dicionario biblico senhor e baal como pode ser o filho de deus catolicos e os envangelicoa
        so agredita no senhor

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Claudinei, não entendi nada. Poderia ser mais claro?

          Responder
          • Gracyane Fonseca disse:

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Dino da Silva Saurus disse:

        Hoje em 2014 o primeiro ministro de israel tem o tetagrama sagrado no nome, o nome dele e Beijamin natãniauru ,desculpa não sei escrever estes nomes direito, então escrevi como se ouve, podem pesquisar no youtube tem muito sobre isto, então se os israelenses (judeus) pronuncia iauru cetamente o mesias seria iauruchua, da onde inventaram JAVE , é so ouvir noticias que sitam o nome do primeiro ministro que da pra ouvir claramente o nome dele, que significa o filho da mão direita. ou seja Beijamin o filho da mão direita, como diser que o propio povo de lá ta pronunciando errado a lingua deles, não consigo entender de onde acharam esta pronuncias: jave jeova jesus. o meu email não é meu nome, mas escrevi palavras respeitosas sem ofender ninguem gostaria de ver minha pergunta publicada e respondida pelo SR: Andre

        Responder
      • Wiltom Landson disse:

        Caro amigo vc está totalmente correte pois baal significa = Senhor e isso foi alterado durante o tempo e já ouvi falar que יהוה se pronuncia iauê e muitos traduziram esse tetragrama para yaohu está certo?

        Responder
    • Roberta disse:

      Ola Ivan,

      Sempre entendi Baal como outro nome pra Satanas.
      Vc podia transcrever o rodape o qual vc referiu, na biblia q tenho não tem essa referencia.
      IAUÊ?
      Gostaria de saber mais.

      valeu

      Responder
      • Ivan Rogério disse:

        Olá Robeta. O rodapé no qual me refiro está em: Êxodo 3: 14-15 leia. Note que quando Moisés pergunta a Deus, qual seu Nome? Ele diz ” Eu sou oque Sou”. É isso que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês. No versículo 15 diz o seguinte: Disse também Deus a Moisés: Diga aos israelitas: O Senhorª, o Deus dos seus antepassados…… Note o “a” acima da palavra Senhor, procure no rodapé da mesma página e veja em Hebraico: YHWH esse era o nome que não deveria ser chamado em vão. Esse seria o nome de Deus.

        Responder
    • Roberta disse:

      Ola Ivan,

      Baal é Satanas, como algumas vezes é apresentado na Bíblia, é isso que disse né? Não sabia que era o mesmo que Senhor, então a Bíblia inteira foi substituída por “satanas” no lugar, eu prefiro usar Criador ou o Justo.

      Agora o nome de Deus, qual será o correto (embora acredite que Deus sabe quando estão invocando sua presença, buscando a Jesus, Amado Rei que está acima de todas a potestades e principados….) contudo qual será o so correto de Deus:

      El
      Elyon
      YHWH
      IAM

      Responder
      • LUIZ RODRIGUES disse:

        YHWH PRONUNCIANDO CORRETAMENTE COMO YAOHU UL OU EM PORTUGUES IAURRÚ OK ESTE É O NOME CORRETO PARA SE PRONUNCIAR AQUELE QUE NOS DEU A VIDA E YAURRÚCHUA ( O MESSIAS ) NOSSO SALVADOR VEJA OS VIDEOS O VERDADEIRO NOME

        Responder
      • walgmar souza Dutra disse:

        é loucura vocês discutirem nomes transliterados, pois em seus idiomas estão corretos todos eles, mas querem saber o nome verdadeiro do Criador e do Salvador leia Apocalipse 3-12

        Responder
      • Ivan Rogério disse:

        Olá Roberta,
        Obrigado por responder.

        Baal é descrito como um deus semita e era adorado pelos cananeus e fenícios. Baal significa “O Senhor”. Diz a escrita que ele era filho do Deus DAGON..

        Responder
  • Roberta disse:

    A respeito dos debates sobre os nomes. Achei bem interessante:

    https://www.youtube.com/watch?v=2cOjz648FZ0&feature=related

    Responder
  • Bruno disse:

    Olá Adré,Deus abemçoe,por ensinar gente aqui,você pessoa abençoada de Deus realmente,mais,muitos ”Dizem” que há contradição na bliblia,até hoje eu não achei nenhuma,você concorda com isso?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Bruno, as pessoas normalmente chamam de contradições aquilo que não conseguem entender. É mais ou menos por ai

      Responder
      • Elanbo de oliveira gomes disse:

        Esta escrito que DEUS nao se arrepende mas esta tambem que DEUS se arrependeu de ter feito o homen, de ter prometibo fuminar os ninivitas e prometido matar a ezequias, isso nao contradicao?
        So quero aprender mais.
        Um abraco a todos.

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Veja esse artigo: Na Bíblia diz que Deus se arrepende e que não se arrepende. Qual é o correto? – http://bit.ly/oAKKOe

          Responder
  • Diogo almeida disse:

    amei o estudo parabens andre pela otima defesa , mediante os questionamentos do nosso irmao ivan.. ma s a roberta nos deu uma licao d o que eh graca d DEUS

    Responder
  • Genário Vieira disse:

    Olá,meus caros..
    O Tetragrama YHWH é tão difícil de ser pronunciado que dizem alguns historiadores que em épocas passadas,os europeus contratavam judeus para exorcizar espíritos imundos que tomavam posse de pessoas.
    Imaginavam eles que,pronunciando o nome de Deus corretamente,no caso,os judeus,seus entes queridos ficavam libertos da possessão.

    Responder
  • J.Jotace disse:

    Quanta celeuma! Viva a vida com decência e respeite o seu semelhante, em lugar de abraçar qualquer religião. A fé nunca provou nada, nunca deu garantia de que resolvesse alguma coisa. A fé é a aceitação de palavras vendidas por outro alguém com a promessa de suposta “salvação” Não dizer amém para tudo o que lê ou ouve é fazer valer a personalidade.
    Como dizia BJORK –“ Se me meto em algum problema, não há deus ou Alá que vai me salvar. Eu tenho que me virar sozinha”

    Responder
  • ilzaneide maria disse:

    IRMÃO DEUS LI ABEÇOI TUDO E VEDADE OBRIGADO POR NOS INSINA CONTINUI NUS AJUDADO ANDRE APAZ

    Responder
  • emivandio nascimento disse:

    DEUS O ABENCOA ANDRE POR CER TAM SABIO NA RESBOSTA….

    Responder
  • Fernando Nicolau disse:

    Deus entende todos bons pensamentos do coração. Por isso acho que, se todas as distorções são no bom sentido de conhecer mais e mais a verdade, todos, menos o ( J.Jotace), Tem a aprovação de Deus. Meu nome é: Fernando Nicolau. Alguns me chamam: Nicolau, Nícolas, Nicolai, Nicola; E, eu atendo e trato todos do mesmo jeito. Pra Deus, o mais importante não é saber seu nome real, mas sua busca pela verdade. Parabéns queridos.

    Responder
    • julio cezar gomes bello disse:

      prezados irmaos na fe, sobre o nome de DEUS no tetragrama aparece assim: yhwh, que traduzido e JAVÈ O ETERNO SALVA,e seu filho e YESHUA HA-MASCHIAH em hebraico pois e nome teoforico desse nome voce pode falar outros nomes que sao a mesma coisa YAHUSHUA ou YESHUA HA-MASCHIAH significa salvaçao a palavra hebraica ha-maschiah em portugues significa o messias. portanto amados observei todos e deia minha contribuiçao generosa pois sou estudante do hebraico e da torah tando do hebraico como a biblia origunal v.t em hebraico e traduzido para o portugues

      Responder
  • Jonas disse:

    a verdade é que ninguem vai conseguir definir o verdadeiro nome de Deus pq sao tantos discutindo a respeito e ninguem tem uma conclusão exata, maldito o homem que confia no outro homem, como vou acreditar em vcs? tenho duvidas isso me machuca, Deus sabe o quanto quero saber o vdd nome dele e para adorar a ele pelo seu vdd nome, mais como vou saber, so se pela misericordia dele, ele mesmo me falar. pois fica dificil de saber qual verdadeiro nome de Deus, posso estar errado, mais acho que Deus entende e sonda nosso coração e sabe que mesmo se agente fala Senhor ou SENHOR JEOVA DEUS ele sabe que estamos falando com ele, e se dirigindo a ele, nunca em toda minha vida nunca se quer pensei e fala SENHOR me dirigindo a Baal pq o meu Senhor é o eterno que esta no céu o verdadeiro. esse é o meu Senhor e meu Deus. oque criador que fez tudo. me perdoem se constrangi alguem aqui nao foi minha intenção mais isso ja esta virando discursão e acredito isso nao é oque Deus quer. abraços

    Responder
  • Otoniel Santos disse:

    ADONAI ‘TSEBAYOTH (hebraico): “Senhor das Legiões ou Senhor dos Exércitos”.

    O comando angélico do verdadeiro Senhor das verdadeiras Legiões dos Céus. A grafia ‘Tsebayoth or Sabaoth é encontrada mais de 200 vezes na Bíblia, nos escritos dos muitos profetas, e no Novo Testamento, em Romanos 9:29 e Tiago 5:4, embora neste último caso tenha sido originalmente escrito em grego.

    Responder
  • jo disse:

    André chanchez.eu gostaria de saber se no ceu tem Exécito ja que Deus e Senhor dos Exércitos como diz sal.24.10 estou aguardando a sua respostar.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Jo, deve ter sim, pois lá tem os exércitos de anjos que servem ao Senhor

      Responder
  • Gilvan Macedo disse:

    Não sei a que leva essa bobagens de saber o verdadeiro nome de Deus,
    Será que vai alterar sua fé em Deus.

    Será que o mundo vai mudar para melhor.

    Jesus disse, ninguém vai ao pai a não ser por mim.
    Não falou Deus de fulano ou de tal lugar.
    Deus Não é uma pessoa, não é um ser humano.

    Deus é principio inteligente de todas as coisas, criador do universo.nosso criador

    energia sublime, merece respeito e ser amado e não temido como se fosse um ser maldoso

    Deus é amor, e ama todos.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Gilvan, não vejo problema algum em avaliarmos questões que estão na Bíblia, só contribui para o crescimento do nosso conhecimento

      Responder
      • marcio disse:

        De um jeito o outro Deus se revela para os seus e não le deicha confundido.

        Responder
  • deivid disse:

    Querem saber o nome do nosso criador ? Pedi isso ao nosso PAI eterno c amor tive varias respostas. Abra sua biblia em jeremias 15 v.16 o nome de jeremias tinha o nome dele . Coloque jeremias no site da wilkpedia vai aparecer a tranliteracao da pronuncia do nome dele ao final.
    Que seja louvado o seu nome para todo sempre em suas vidas amados e que nao se calem,levem esse nome a todos qtos puder. Este nome tem poder de deixar qualquer pessoa feliz p sempre. Ao que aceitar assim é verdade

    Responder
  • Inacio Santos disse:

    o YHWH nao pode ser o pai de jesus, primeiro, que ele nunca chamou YHWH, de seu pai e sim acusou os Judeus que tem ele copo seu Deus de adoradores do Diabo, o pai de Jesus, é o verdadeiro Deus do Universo, é amor, preferiu morrer, que matar, apanhar que bater, perdoar, que condenar…

    Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

    2 Pedro 1:20
    Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito,

    João 3:16
    No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.

    1 João 4:18
    Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.

    1 João 4:1
    Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.

    1 João 4:4
    Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro.

    1 João 4:6
    Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

    1 João 4:7
    Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.

    1 João 4:10
    Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.

    1 João 4:11
    Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.

    1 João 4:12
    Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.

    1 João 4:15

    Responder
    • sonia disse:

      o pai de Jesus, é o verdadeiro Deus do Universo, é amor, preferiu morrer, que matar, apanhar que bater, perdoar, que condenar…meu que confusão ´e essa, quem orou pra quem .. menino e deus morreu é ? tu ta
      meio confuso se ele não teve começo nem fim .. o céu ficou sem deus??

      Responder
      • Inacio Santos disse:

        pelo evangelho, sim o céu ficou sem Deus, se não a morte pelos pecados seria uma mentira. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez(João 1:3). neste texto verificamos que Jesus ´o Criador de Todas as coisas, todos os anjos, todo este Universo, porem ele Nunca falou que seria o Idealizador, e sim que era um construtor obediente ao Pai universal. os evangelhos revela que Jesus foi o Único que conhecera e vira a DEUS pai, e que todos os anjos tinham a fé nas palavras de Jesus que sempre afirmou ser ele mesmo uma criatura à primeira Criatura do Deus ETERNO. quando Jesus vem a terra, é DEUS que se fez carne e viveu dentre os Homens. O céu ficou sem o seu Criador, e apenas na fé que o Pai de Jesus o Ressuscitaria. Nenhum anjo jamais viu o DEUS pai. (Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos. Colossenses 2:12, E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Colossenses 2:15). quando ele foi Ressuscitado, ele foi exaltado pelos anjos fieis, e cobrou a rendição dos anjos infiéis (Daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés Hebreus 10:13) E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. Colossenses 1:20 O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências. 1 Pedro 3:22

        Todo o Universo teve a prova da existência irrefutável do ESPIRITO e DEUS pai de JESUS quando da ressurreição de cristo, pois os anjos rebelados aviam criado a contestação de que jesus COMO CRIADOR de tudo seria um tirano, pois cobrava obediência em nome de seu Pai um ser que ninguém jamais vira, então seria melhor que ele confessasse logo que ele era o único criador, e aceitasse mudar certas regras e ponderar as petições de certas lideranças, pois até então o jesus sempre batia na mesma tecla, ele criara tudo porem não mandava em nada de fato, pois seria apenas um construtor obedecendo os planos e projeto de um arquiteto, e que este arquiteto fora quem o criara, então o criador também seria uma criatura. e o arquiteto seria um espirito, um ser que se faz presença e se revela por inspiração aos que sejam puros e autruistas (Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:23-24)

        Responder
  • Gracyane Fonseca disse:

    FICAMOS A DISCORRER SOBRE OS VERDADEIROS NOMES DESSE DEUS TÃO GRANDE MARAVILHOSO E PODEROSO QUE NOS PERDEMOS EM SIGNIFICADOS. VAMOS ADORÁ-LO DE VERDADE E AÍ BASTA QUE O CHAMEMOS DE AMIGO E ELE NOS OUVIRÁ. ANDRÉ, PARABÉNS PELA PESQUISA.

    Responder
  • Tiago pereira disse:

    Bom como todos nós já sabemos, não existia bíblia na época que o nosso Salvador passou na terra, tanto é que o livro de Mateus foi escrito se não me engando 75 anos depois da crucificação, isso escrito para as escrituras e não a bíblia, e sabemos que escrituras não é bíblia, a bíblia é o ajuntamento de livros e separações de capítulos e versículos, cujo não havia nas escrituras, porém a bíblia foi “inventada” e alterada após a tradução do hebraico para grego e latim, sabemos também que os nomes Jesus, Jeová, Javé, entre outros não é o verdadeiro nome do Salvador, e sim YAOHUSHUA, traduzido como Messias, ou seja o mesmo que juntou livros, criou capítulos e versículos, colocou separando com epigrafes, foram os mesmos que mudaram o nome do Salvador e do nosso Criador, que todos chamam de (Deus) que significa Zeus ou Teus, que também foi feita a alteração o correto é Yaohu Ul ou mais conhecido como YHWH, agora a palavra “senhor” significa baal no dicionário bíblico sim, porém na bíblia existem dois tipos de senhores, as vezes é baal e a gente pensa que é o Criador, e as vezes não, por isso que devemos ler na integra e sem respeitar capítulos e versículos, porque foi um modelo criado por homens exatamente para nos confundir, e gerar esse transtorno, e ao meu ver Senhor dos exércitos ou Deus ou outros demais a gente tem que ler o contexto inteiro para que possamos distinguir se é o Criador ou baal, Exemplo Davi e Salomão, como podemos falar que aquele deus de Davi e de Salomão era o Criador? sabemos que eram uns dos pires exemplos a seguir na bíblia, aí eu te pergunto o “Deus” que criou o céus e a terra e tudo oque nela há mudou? não é o mesmo que o Messias, ou Paulo ou Estevão fala? até porque se nos mandamentos de Moisés estava escrito “não matarás” e ao pedido do “Deus” de Davi e Salomão todos que conhecem sabe que mataram muitos homens milhões, isso que nem vou tocar no assunto de edificar a casa para “Deus” sendo que em atos 7:47 em diante você verá se é o Criador é o mesmo Deus de Davi e Salomão, de preferencia leia o contexto todo, devemos tomar cuidado para que não façamos a vontade de há-satan, pensando que é o Criador as palavras enganam, os homens enganam, as igrejas enganam, ate mesmo porque para garantir nossa salvação não necessitamos de igrejas muito menus pastores para que possamos ser salvos. vou deixar o meu e-mail se caso alguém quiser me dizer algo estarei a disposição e se for alguém que entenda um pouco mais eu adoraria conversar e fazer algumas perguntas, seria muito proveitoso uma conversa sobre o Criador pois poderíamos aprender muitas coisas. Que a paz esteja com todos. meu nome é Tiago Pereira e o meu e-mail é [email protected]

    Responder
  • Ivan Rogério disse:

    Olá Tiago,
    Perfeito, estou de pleno acordo.. Também não sou um profundo conhecedor, mas compartilho do seu entendimento..E pelo pouco que sei Salomão cultuava outros Deuses dentro do templo de Salomão e foi amigo íntimo de Hiran Abif que foi o grande arquiteto do templo e um Maçom Grau 33….Contrariando a Deus e oque está escrito nas escrituras sagradas. Que YHWH(Deus) esteja conosco e que Emanuel(YAOHUSHUA)…nos mostre a verdade..

    Responder
  • Pr Marco disse:

    Resolvido! é simples quem quiser chamar por Baal, continue, porém eu quero continuar clamando pelo Deus de Elias, esse sim responde com fogo, até hoje.

    Responder
    • Ione Maria Brandão Martins disse:

      É ISTO MESMO PR.MARCOS,EU SIGO UMA LINHA DE ENTENDIMENTO QUE;DEUS SE REVELA A QUEM QUER E DA MANEIRA QUE QUER,POIS QUEM É O HOMEM PARA ENTENDER OS MISTÉRIOS DE DEUS/

      Responder
  • Dênis Barbosa Batista disse:

    Que Nome darmos a Deus? Contente-se com “Pai Eterno”. Criador de todas as coisas! Princípio e Fim! E, falando de fim, por que não pormos um fim amigável a essa discussão? Que Deus, o nosso Criador, nos oriente a buscá-lo em espírito e em Verdade sempre! Amém?

    Responder
  • Jackson Gomes disse:

    — Romanos 8:26-27 NVI

    “Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.”

    Amados, sabemos que a busca pelo conhecimento é proveitosa. É possível saber, também, que a intenção do artigo não é outra, senão informar a respeito do Nome de Deus.

    — Romanos 8:15 NVI

    “Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os torna filhos por adoção, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”. ”

    Gosto, particularmente, ao escrever, de usar a grafia “SENHOR”, mas isso não me torna mais ou menos espiritual, da mesma forma que não tem, em si, qualquer poder místico. Posso até chamá-lo “papai”, “paizinho”, sem que isso diminua a infinita Graça e o esplendor da sua Glória. Poderia até ser mudo, cego ou surdo, sem que isso me impedisse de receber da sua Graça, por meio do Espírito Santo, que intercede por mim.

    Por fim, sabemos, certamente, pois assim nos ensina a Palavra, que não importa a pronúncia do nome, ou o seu significado acadêmico, mas importa o coração contrito que clama e chama em temor (Salmos 51:17), o Espírito Santo que intercede pelo que clama, e o Deus, Soberano, Todo-Poderoso e dono de todos os nomes e poderes que não se conseguiria jamais enumerar. ELE ouve. ELE fala. ELE salva.

    Ainda, do que me adiantaria saber o nome se não o temesse, se não fosse seu servo, filho, e buscasse um relacionamento com o SENHOR, por meio de Cristo?

    — Lucas 6:46 NVI

    “Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?

    Graça e Paz!

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.