Por que Deus permitia o incesto e hoje em dia ele é considerado pecado?

Postado por em: #VocêPergunta

Você Pergunta: Tenho uma dúvida: No começo da Bíblia vemos que existiam muitos casamentos entre parentes e depois isso foi proibido. Por que no começo da humanidade Deus permitia o incesto e hoje em dia ele é considerado pecado?

A Bíblia proíbe ou não proíbe o incesto?

Cara leitora, em primeiro lugar, para que todos possam entender a questão, vamos aprender a definição do que significa incesto:

“Incesto é a união sexual ilícita entre parentes (consanguíneos ou afins).” (Dicionário Michaellis)

No início da humanidade descrita na Bíblia, vemos que Deus criou homem e mulher e ordenou que se multiplicassem. Nesse tempo a única forma possível de multiplicação da espécie humana era através do casamento entre irmãos, mais tarde entre primos e assim consecutivamente. Quanto mais crescia a quantidade de pessoas sobre a terra, mais era possível que os casamentos fossem com parentes mais distantes. Nessa época esse tipo de casamento era permitido por Deus, portanto, não era considerado pecado. Não devemos confundir esse tipo de casamento (entre parentes) com os adultérios que, mesmo antes da entrega da Lei, eram pecado.

Muitos questionam por que Deus permitiu esse tipo de casamento no início e depois o proibiu como veremos mais à frente nesse texto. Não temos uma resposta clara na Bíblia para essa questão. Apenas suposições que muitos levantam. Uma delas aponta que, no início, o ser humano tinha uma pureza genética em seu sangue que não causava problemas mais sérios nos fetos quando houvesse o cruzamento entre familiares. Porém, com o tempo e as misturas genéticas que foram acontecendo, começaram a aparecer os mais diversos problemas nesse tipo de cruzamento. O fato é que por um grande período de tempo, esse tipo de união (desde que dentro da moralidade do casamento ordenada por Deus) não foi reprovada por Deus.

QUANDO O CASAMENTO ENTRE PARENTES COMEÇOU A SER PROIBIDO POR DEUS?

Foi nas leis que Deus deu ao povo de Israel, no tempo de Moisés, que Deus proibiu vários tipos de uniões, entre elas a união entre parentes, que originou o conceito de “incesto”, ou seja, um tipo de união ilícita diante de Deus. Na Lei, Deus deixou claro vários exemplos de uniões que não deveriam acontecer entre o seu povo, entre elas as uniões com parentes. É importante observar que várias das ocasiões descritas abaixo já eram pecado, pois eram imorais, como nos casos de adultério (seja com alguém da família ou fora da família):

OS TIPOS CASAMENTOS QUE DEUS PROIBIU
“Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne, para lhe descobrir a nudez. Eu sou o SENHOR.” (Lv 18.6)

PAI E MÃE
“Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe; ela é tua mãe; não lhe descobrirás a nudez. Não descobrirás a nudez da mulher de teu pai; é nudez de teu pai.” (Lv 18.7-8)

IRMÃOS
“A nudez da tua irmã, filha de teu pai ou filha de tua mãe, nascida em casa ou fora de casa, a sua nudez não descobrirás (…) Não descobrirás a nudez da filha da mulher de teu pai, gerada de teu pai; ela é tua irmã.” (Lv 18. 9, 11)

NETOS
“A nudez da filha do teu filho ou da filha de tua filha, a sua nudez não descobrirás, porque é tua nudez.” (Lv 18.10)

TIOS
“A nudez da irmã do teu pai não descobrirás; ela é parenta de teu pai. A nudez da irmã de tua mãe não descobrirás; pois ela é parenta de tua mãe. A nudez do irmão de teu pai não descobrirás; não te chegarás à sua mulher; ela é tua tia.” (Lv 18.12-14)

NORA
“A nudez de tua nora não descobrirás; ela é mulher de teu filho; não lhe descobrirás a nudez.” (Lv 18.15)

CUNHADA
“A nudez da mulher de teu irmão não descobrirás; é a nudez de teu irmão.” (Lv 18.16)

ENTEADA
“A nudez de uma mulher e de sua filha não descobrirás” (Lv 18.17)

Hoje (com o avanço da ciência) sabemos que o casamento entre parentes pode gerar crianças com problemas, devido ao cruzamento do sangue. Em minha opinião Deus, que sabe de todas as coisas, proibiu esse tipo de união no exato momento em que seria prejudicial ao homem.

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

151 comentários

  • Maria Magdália Fortunato Feliciano disse:

    estou encantada com o seu dom , (o dom do ensino) . Que Deus continue te dando muito mais sabedoria.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Que bom que os artigos têm sido proveitosos para você. Obrigado por ler!

      Responder
      • Johrdan disse:

        A sua tese e convincente. Aqui vai outra.
        Teoria da criaçao de acordo com a biblia.resumo: deus fez o mundo e tudo que ah nele. Fez adao e eva. Que tiveram 7 filhos,
        Mas em nenhum momento a biblia diz que seus filhos se casaram e tiveram outros filhos.
        A biblia diz que adao e eva foram os primeiros. Nao os unicos.
        Caim matou abel e foi para nod
        E se casou com quem? Casamento entre irmao e incesto.
        Reflita

        Responder
        • Silvia disse:

          Oi Johrdan, depois de ler seu comentário até fui pegar a biblia para ler novamente onde estavam, os sete filhos de Eva, mas só achei 3 Caim, que matou Abel e Set.
          E ainda mais, Caim fixou habitando o pais que está ao nascente do Edem e lá conheceu a sua mulher e com ela concebeu e pariu.
          Pergundo: de que esta mulher era filha?

          Responder
          • André Sanchez disse:

            Silvia, aqui está a resposta: Quem foi a mulher com quem Caim casou-se? – http://goo.gl/fb/CgnKY

        • edivaldo disse:

          homem de Deus o incesto so veio ser prooibido com a chegada ei para os Israelitas

          Responder
        • Bruno Oliveira disse:

          Discordo só numa questão do comentário acima, Adão não foi o primeiro.
          Deus criou tudo em 7 dias inclusive homem e mulher, em algumas traduções ainda é colocado macho e fêmea os criou, e disse para que multiplicassem.
          Adão foi separado, foi feito do pó e foi sim o primeiro de alma vivente, onde Deus soprou o folego de vida nas suas narinas, e Eva foi foi feita depois da costela, que esta seria ajudadora do homem.
          Adão era pra ser separado e inclusive viver em um lugar separado.
          Leiam Gênesis e coloquem tudo na sua ordem cronológica e dando a devida atenção ao tempo de acontecimento.
          Reflita…
          Abraços…

          Responder
        • Jeancarlos da Silva disse:

          Querido Johrdan, Adão e Eva teve filhos e filhas, quando a Bíblia diz que ele foi para um lugar e se casou, a impressão que dar que ele atravessou a rua e encontrou sua esposa. Mas na verdade demorou anos meu amado. Que Deus te abençoe grandemente!! Abraços, Jeancarlos, somente servo!!!

          Responder
      • Daniela Carvalho disse:

        Maravilhoso..;Que Deus continue abençoando,suas respostas e temas tem me ajudado demais…

        Responder
    • Maria Magdália Fortunato Feliciano disse:

      seus artigos tem me ajudado muito, eu vivia escrava de coisas que acha certa, mas atraves da palavra de Deus publicada em seus artigos fui transformada , e hoje me sinto mais leve. obrigado e Deus abençoe.

      Responder
    • André Sanchez disse:

      Fico muito feliz. Isso é nosso Deus agindo. Que você cresça muito na presença de Deus

      Responder
    • Allisom disse:

      kkk.vcs sempre acham uma saída pra certas situaçoes… primeiro testamento, segundo testamento, agora o terceiro q diz tudo diferente, achado em escavaçoes e escondido pelo Vaticano, este desmoronando em corrupçao e promiscuidade. Cada avanço da ciência vcs mudam a reza, hj já se sabe como a vida começou e tbm o universo. Acho q esta ficando difícil para pessoas esclarecidas acreditar na existência de tudo isso. Já se vao mais de 2012 anos e o q acontece é o mesmo…isto é:. pessoas em nome de deus matando outras pessoas, pessoas tiram suas próprias vidas porque pensam q terao uma vida além, criminosos se confrontam com a polícia sem medo de morrer pq acreditam q depois desta vida tem outra e entregam esta as mãos de um suposto Deus. Crianças morrem decorrente de várias doenças congênitas, fora claro, adultos e velhos também. Prova q certamente se um deus criou o homem, o fez com sérios defeitos de fabricação, o que para um Deus deixa a desejar. Sem contar que até pra isso vcs tem uma saída e jogam a culpa em Deus, dizendo: ohhh!! ele se foi porque foi a vontade de Deus, sofreu muito..com uma morte horrível..foi a vontade de Deus q ele morresse assim. Isto no mínimo mostre falta de sensibilidade e de tratamento iqualitário entre seus filhos, demonstrando se assim for ser um Deus sádico e muito mal. Olha…sinceramente ficaria horas e horas aqui escrevendo, acordem..se mexam por si, a vida é só esta, começa e acaba aqui, vivam cada dia como se fosse o último, o resto é balela, subterfúgios criados pra acalentar e dominar. Fazer o bem é uma questao de caráter e não porque vc é um credo, porque o que mais se vê são credos fazendo barbaridades por aí.

      Responder
      • Jane disse:

        Allissom, concordo com vc! A própria igreja já aceitou a Teoria da Evolução, a igreja concorda que a estória de Adão e Eva é apenas uma parábola.. Assim sendo, ex: se Noé é descendente de Adão, a história de Noé não é verdadeira, pois que Adão não existiu verdadeiramente.. Noé, Moisés, etc.. Não passam de “parábolas”.. Mas a igreja não vai a fundo nisso, não esclarece isso para os cristãos.. Nem permite que seus fiéis se questionem, “pq é pecado”. Questionar a Bíblia é pecado. Duvidar da bíblia é duvidar de deus.. e assim por diante.. Até qdo vão protelar isso? Até qdo vão postergar falar a verdade sobre a bíblia? E ao invés de interpretá-la, quando irão incentivar “dissertá-la”? Quando???…

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Jane, defina para mim “Igreja” no contexto que você utilizou em seu texto.

          Responder
          • Jane disse:

            Igreja Católica Cristã.. (desculpe não ter definido isso). Mas a maioria dos fiéis ainda defendem o criacionismo, mas a Igreja Católica não faz muito para divulgar sua aceitação ao evolucionismo..

            Obs. André, se sua igreja não é a Igreja católica, então vc como sua igreja, não devem aceitar o criacionismo, certo? Mas isso é questão de tempo..

          • André Sanchez disse:

            Jane, você não se deu nem ao trabalho de ler o que está escrito sobre o autor logo no final do artigo? Devia se informar melhor antes de apenas apertar o gatilho da metralhadora das críticas.

          • Jane disse:

            A explicação da “aceitação” da Teoria da Evolução na visão de um “fiel”.. Pode-se considerar como “normal” a defesa que ele faz qdo salienta que a Igreja aceita, mas dentro dos termos que ele acredita, não podendo ir contra a existência de deus. A visão será sempre essa..

            http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2013/04/18/6191/

            Mais abaixo, uma visão do poder da Igreja, e o êxito que ela teve e tem sobre impor a crença no criacionismo.. O resultado, é uma história triste de ignorância, de desconhecimento a que muitas pessoas estão fadadas..

            http://www.youtube.com/watch?v=JVlgE3jTNBk

          • André Sanchez disse:

            Parece que agora você está dando nome aos bois. Ainda bem que não está sendo mais generalista. Já estava crendo que você era onisciente.

          • Jane disse:

            Desculpe, apenas corrigindo a frase:

            Obs. André, se sua igreja não é a Igreja católica, então vc como sua igreja, não devem aceitar o EVOLUCIONISMO, certo? Mas isso é questão de tempo..

          • Jane disse:

            Não, não li todos os “comentários” no final do artigo, apenas alguns.. Mas li todo o artigo e já disse o que acho e como ele foi composto. O que percebo é que cada um tem seu “ponto de visão” e sua interpretação.. Se estou do lado da religião e acredito em um deus, minha interpretação será “tal”, e se estou do lado oposto, tb minha visão e interpretação será diferente.. Em resumo, jamais, alguém que crê em deus, irá aceitar qualquer fato ou teria da ciência sem argumentar, tal qual a ciência, não irá aceitar um “fato” sem antes tentar comprovar.. E assim caminha a humanidade..

        • Raimundo V Andrade Valmir disse:

          jane.talvez você precise ler um pouquinho só a palavra de DEUS.mais o DEUS com D. grande
          e pedir,a ele para que você possa entender.a religião nunca vai resolver sua duvida.religião
          e dotrina do homem não salvam a palavra de DEUS esta sim tem poder. a paz esteja com você

          .

          Responder
          • Michel disse:

            O entendimento sobre as antigas escrituras sagradas (que não são sagradas) é de várias interpretações e cabe a cada um entender da forma que convém e os ditos cristãos se espelham em interpretações antigas que não condizem com fatos reais e atuais. São crenças ultrapassadas já superadas pelo ser contemporâneo sem votos de castidade. A visão sobre o que deve e o que não deve ser feito em relação ao sexo entre parentes se deve ao fato de que cada um julga da forma que lhe convém sem atrelar-se ao que se diz pecado. A busca pelo prazer sexual nos dias de hoje é livre por uma questão de livre arbítrio. Se é prazer que se busca com os devidos cuidados que se possa ter então não se deve haver culpa.
            Cada país tem suas leis no que se refere ao incesto. No Brasil por exemplo
            o incesto consentido por ambas as partes não é considerado crime nem pecado. Pecado mesmo é não ter prazer.

          • Silvia disse:

            Boa tarde Michel, Vejo pelas suas colocações como é que as pessoas se equivocam com o livre arbítrio, realmente somos livres para agir, porém há consequências, quando usamos nossa liberdade apenas pensando em nós mesmos estamos nos comprometendo com o mal que fazemos aos outros. Você diz em buscar o prazer com os devidos cuidados, a quais cuidados você se refere? ao cuidado com o corpo e com a saúde do corpo para não pegar uma doença ou não se tornar responsável por uma gravidez “indesejada”, ou os cuidados com as eõções, com os sentimentos e com o futuro? com as consequências que este ato vai gerar nas suas emoções no futuro? A culpa, ah! como a culpa se manifesta de forma traiçoeira nas nossas vidas! Você fala de mutuo consentimento? ou foi o poder de convencimento, de um sobre o outro que gerou o consentimento, ou a força fisica mesmo, que gerou o tal “consentimento”, ou foi a insensatez, a fdalta de bom senso, de responsabilidade, onde a gente pensa que pode usar o tal “livre arbitrio” para cometer “libertinagens”, exiete uma lei de Deus, que não está na bilia mas que foi muito bem explicada por Jesus quando orientou “Não faça aos homens o que não gostarieis que fizessem a ti mesmo”, trata-se da lei de causa e efeito, também conhecoda como lei de ação e reação.
            O prazer que o sexo nos traz, só vai se tornar realmente prazer quando houver amor entre as pessoas, amor sincero, verdadeiro, senão, o que ele vai dar é apenas sensação fisica prazeirosa, mas com comprometimentos que poderá, ou melhor, que gerará bastante desgosto no futuro. Pense no constrangimento que haverá depois, entre vc e sua ou seu parceiro de “prazer consentido” em momento de insensatez, quando vocês se encontrarem tendo ao seus lados seus conjuges, seus pares com quem assumiram um casamento, e os filhos, com que moral você educará seus filhos, será que quando seu filho e filha juntos estiverem fazendo a mesma coisa, você vai encarar como natural, será que vc vai gostar de ver sua filha sendo usada para o prazer de alguém e depois ser descartada, porque …”ah! foi só um momento de prazer… somos livres para buscar nosso prazer”… refilta: somos mesmo?
            Nossos orgãos genésicos, são para gerar vida, não me refiro a fazer sexo só para a procriação, ms com a responsabilidade de gerar vida também para o outro….Pense nisso
            O sexo deve ser santamente exercido… ou seja com amor, porque esta é a lei do Criador… o Amor.

            Luz e paz a todos…

      • Emanuel disse:

        Amado , responda-me uma coisa , qual é o seu nível de capacidade intelectual? Em quantos por cento esta a sua capacidade , o seu intelecto ? Consegue me responder? Ah , só pra informar , Albert Einstein atingiu em torno de 8% , se conseguir identificar a sua me fale por favor blz? , Té mais…

        Responder
      • Emanuel disse:

        Qual o seu nível de capacidade intelectual ?

        Responder
      • ismael santos disse:

        Meu amigo allisom eu tabem nao tenho religiao//mas de indico um artigo para vc da uma olhada depois me diz o que vc achou //A TEORIA DAS PLACAS TEQUITONICAS//amigavelmente,ismael

        Responder
  • Débora Maria Rebello disse:

    OLA GOSTEI MUITO DOS ARTIGOS, GOSTARIA TAMBEM DE SABER SOBRE CELULAS NAS IGREJAS , FICA COM NOSSO SENHOR

    Responder
  • Bruno Figueiredo disse:

    Caro Pastor existe uma págima mo facebook que se denomina ATEA eu li muitos exemplos com esse tipo de resposta achei que esse seria o mais apropriado para responder as perguntas deles…Daí mandei o link desse´págima maravilhosa e abençoada pelo Deus de nossos antepassados…pois creio que essa irá derrubar de vez a falta de fé deles até porque é nossa obrigação ensinara os pequeninos,os com poucos entendimentos,e aos de pouca ou sem nenhuma fé!!!!!Espero não ter feito errado em pesquisar e mandar o link dessa página para eles????Pois é nosso dever ensná-los se o Pastor for um homem entendido dentro ada palavra e ungido pelo Santo Espirito Santo(e eu sei que é)
    VAI ENTENDER QUE É MAIS QUE NOSSO DEVER ENSINAR AOS FRECOS SEM FÉ E DE POUCA FÉ!!!!!!!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Bruno, sem problema. Eu conheço essa página. Trabalham na linha do sensacionalismo, usando textos isolados da Bíblia, sem considerar as mínimas regras de interpretação. Infelizmente, existe gente assim.

      Responder
      • Jane disse:

        Textos isolados? Se alguma parte da bíblia não deve ser usada, pq já não retiraram? Na bíblia, tudo está ligado, desde a estoria de Adão e Eva e sua descendência, até os tempos de Jesus.. Se tudo na bíblia pode ser “interpretado”, pq tudo tb não pode ser dissertado?

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Jane, se você já estudou um pouco de português sabe que as boas regras de interpretação dizem que para uma compreensão plena de um texto é preciso conhecer seu cotexto. Simples assim! Não se opina sobre um livro inteiro lendo apenas um pedaço dele.

          Aliás, você tem criticado bastante a Bíblia em alguns comentários por aqui. Eu te pergunto: Já a leu alguma vez capa a capa para ter embasamento para fazer suas críticas ou faz como a maioria que sobe no bonde da crítica sem embasamento?

          Responder
          • Jane disse:

            Sim André, conheço a Bíblia de capa a capa, sei decor todos os livros, de traz para a frente, a estudei durante 5 anos enquanto me formava para ser “freira”.. Mas na época (entre meus 15 até 20 anos) eu não questionava muito.. À muitos anos já sai do convento, hj tenho 36 anos, casada e 2 filhos lindos.. Realmente foi de uns 3 anos para cá que comecei a “reler” a bíblia, (talvez pela décima vez) e tentar responder para mim mesma pq de alguma forma, mesmo no convento, as estórias da Bíblia não me convenciam (vc pode chamar falta de fé, eu chamo de realidade), e então como lhe disse, estou dissertando a bíblia (capa a capa) e isso só esta aumentando a minha certeza em relação aos escritos, me baseando no fato que o ser humano é realmente um ser muito inteligente, mas muitas vezes tb é “místico” em excesso, pela necessidade de inferiorização, e por isso, escreve coisas onde muitos irão se identificar, por estarem ou serem “misticos” como quem escreveu, e então terão visões parecidas, mas distorcidas da realidade..

          • André Sanchez disse:

            Que bom. Você está fazendo o caminho que os reformadores fizeram. Espero que nesse caminho estejas guiada pela graça de Deus.

          • Jane disse:

            Não, não estou fazendo caminho algum.. Apenas lamento que a religião e as crenças religiosas influenciem tanto na vida de alguma pessoas, ao ponto de determinar como elas “devem” viver, lhe tirando a liberdade e não lhe permitindo o verdadeiro conhecimento.. apenas isso.

          • André Sanchez disse:

            Jane, se eu pegar alguns livros de ciência de 20 ou 30 anos atrás eles diziam o que a ciência afirmava que era o correto. E os que se formaram nessa época tinham que decorar aquilo e crer naquilo… hoje muito daquilo se tornou obsoleto e não é mais “provado” pela ciência. Minha pergunta é: Devo confiar cegamente no que a ciência diz hoje em dia? Será que a ciência também não tira a liberdade e limita o conhecimento de muitos?

          • Jane disse:

            Sim, é verdade, algo que já foi dito pela ciência de antigamente, hj já foi dito o contrário e assim por diante,.. Mas a própria ciência diz que ela não precisa da “fé” das pessoas para existir e fazer suas pesquisas e trabalho, e que tudo que pode ser “refutado” pode ser considerado para a ciência, ou seja, pq é uma constante busca pelo conhecimento.. Enquanto que na crença religiosa, as coisas simplesmente são como ditas a mais de 3 mil anos atrás (tirando alguns fatos onde a religião tb teve que “desdizer” como o caso da terra ser o centro do universo, o criacionismo, etc..) Ou seja, se colocarmos na balança mesmo, tudo pelo que a ciência já passou e evolui nestes anos todos, a religião não acompanhou.. Então fica cada vez mais difícil para algo se manter “presente” quando não acompanha mais esse presente, pq na verdade nunca acompanhou.. A bíblia é interpretada como “atual”, mas nem mesmo para a época de 3 mil anos atras, do antigo testamento, as estórias da bíblia não condiziam com a realidade vivida naquele tempo.. São parábolas, interpretações, que vez ou outra se identificava com algo, mas só.. Os diferentes povos viviam em diferentes situações e realidades em cantos diferentes daquele que a bíblia quer narrar.. As crenças eram tantas, são tantas, com diferenças tamanhas.. Mas ainda assim as pessoas acreditam.. Não quero ser cientificista e defender a ciência como uma fanática, mas acredito realmente que a ciência é a unica coisa que posso dizer neste momento que eu “boto fé”, independente de se no momento ela afirma algo que é verdade ou não, pq sei que ela não vai parar até descobrir.. Assim como eu. ;)

        • Michel disse:

          As igrejas e religiões não aceitam que questionamos a inexistência de um deus porque é uma forma de manipular pessoas sem conhecimentos profundos sobre o assunto. O incesto é citado na bíblia para justificar os desejos entre parentes que acontecem justamente na época da puberdade mas que não é uma forma de procriação e sim de puro desejo. Nos evoluimos ao longo dos tempos e ainda tem pessoas que seguem estes preceitos até hoje. A ciência nos dá muitas formas de evitar tais desastres como a concepção através de relações incestuosas. Conheço muitas histórias de relações entre parentes inclusive por parte de irmãos, pais e filhas, mães e filhos etc. Estas relações servem para o crescimento no que diz respeito ao ato sexual com outras pessoas fora deste âmbito e evitam frustrações futuras. Abram a mente e saiam do passado.

          Responder
  • Lanny disse:

    caro pastor….tenho uma grande duvida sobre o tema casamento entre primos:sei q a biblia diz q nao é permitido o casamento entre parentes,mas em seguida o texto em Levitico vai especificando as relaçoes proibidas e nao cita o relacionamento entre primos especificamente como faz com os demais.Entao fico na duvida,é ou nao permitido por Deus o casamento entre primos? ?? agradeceria se pudesse me ajudar…que Deus o abençoe sempre!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Lanny, você tem razão quando diz que não há nada na Bíblia especificamente sobre o casamento sobre primos. Se a Bíblia não diz nada contra, não creio que seja pecado, porém, é preciso observar outras questões que podem trazer problemas e pensar bem nelas antes de assumir um relacionamento com esse grau de parentesco.

      Responder
      • Ricardo Saches disse:

        Ou seja, minha prima está liberada.

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Caro Ricardo. Se você não crê em Deus e na Bíblia, está liberado o que você achar que está liberado e proibido o que você achar que está proibido. Assim, não há a necessidade de eu te explicar nada e nem de você ler um artigo baseado na Bíblia. Simples assim!

          Responder
        • Jane disse:

          Ricardo, sua moral deve lhe dizer se sua prima esta “liberada” ou não.. Sua consciência.. Analise a situação, pese os prós e os contras, faça um exame médico para saber a compatibilidade de vc e sua prima, e então, sejam livres para serem felizes..

          Responder
  • gusmaoeduardo disse:

    olha so nao entendo porque Deus sendo perfeito nao criou dois homens e duas mulheres para poder nao haver incesto e assim proibilo desde o inicio da criaçao!pois ele sabe de todas as coisas .porque nao sabia que esse cruzamento entre parentes traria problemas pra humanidade.nao é critica. so nao entendo.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Gusmão, não entender só afirma nossa incapacidade ante a sabedoria de Deus… Somos chamados muitas vezes a crer e não a entender…

      Responder
      • Jane disse:

        E isso que fazemos com os políticos qdo votamos neles.. Acreditamos neles mesmo não entendendo pq são corruptos..

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Quando você diz “votamos” está falando em meu nome, me representando em sua opinião?

          Responder
          • Jane disse:

            Bem, os políticos (incluso os corruptos) recebem milhares de votos, de cristãos, não cristãos, etc.. Se o seu esta no meio destes milhares, realmente não sei..

  • Julio Cesar Viana Pontes disse:

    Boa noite Pastor.
    Gostaria de destacar antes de começar a relatar meu pensamento, de que Acredito em Deus, tenho plena convicção de sua existência. Como todos nos sabemos a bíblia, tem o velho testamento e o novo testamento, mais tanto faz um como o outro foram escritos por homens, e ao londo de suas vidas, a bíblia como a conhecemos hoje nasceu em Constantinopla, até agora estamos falando de escritos feitos pelo homem, aonde se manipulavam as palavras de acordo com as necessidades da época, pois sabemos que a unica forma de se conter multidões naquele tempo era através do medo, incutindo na mente deles punições, castrações absurdas, coisas que não mudaram muito, pois temos hoje pessoas que aperfeiçoam essas técnicas e as aplicam na população menos providas de QI. Mas o que estou tetando falar tudo que esta escrito, foi escrito pelo homem, e como Pastor o sr. sabe que a bíblia já foi alterada, e muito, ao longo dos tempos. Pastor sou Médico, lido com doenças, misérias, mas também lido com maravilhas que a mente humana faz,, e fico me peguntando aonde se localizam as provas de tudo isso, e por favor hoje em dia já não se aceita mais falar que é milagre, foi vontade divina, nós sabemos que existe para tudo uma causa e um efeito,. Sou casado com uma prima, tenho dois filhos lindos, um estudando medicina, a menina já formada em Engenharia, e ai, aonde esta o pecado, quem escreve escreve o que quer, hoje ou a 2000 anos atras.

    Julio Cesar Vianna Pontes

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Júlio, eu creio sim na Palavra de Deus e na mão de Deus preservando-a através de homens servos Dele no meio da história. Se você é médico sabe muito bem que existem milagres aos montes acontecendo o tempo todo e que nem os médicos e cientistas mais renomados conseguem explicar… sabe também que até a medicina mais avançada tem seus limites…

      Também acredito em causa e efeito. Só que existe também causa e efeito em um mundo não dominado pelos seres humanos, o mundo da ação de Deus.

      Responder
      • Julio Cesar Viana Pontes disse:

        Boa Tarde Pastor.

        Mas sua resposta não teve nada a ver com o contexto fornecido anteriormente, Foi dada uma volta retorica, e nada acrescentado, me desculpe, o assunto em epigrafe não era o que foi pelo senhor mencionado, não estávamos falando de milagres, o centro de nosso interlóquio não foi mencionado, o assunto inicial era incesto, casamento entre parentes próximos, o meu texto esta acima.

        Julio Cesar Viana Pontes,

        Responder
      • Jane disse:

        Acredito que qdo a ciência não consegue explicar algo, é pq “naquele” momento a ciência ainda desconhece o acontecido.. os médicos nem sempre estão atualizados ou a ciência ainda não chegou a estudar tal fato.. Lembro de ter visto uma igreja dizendo que era milagre que uma moça foi “curada” de “lepra” por um pastor, qdo na verdade, ela ocultou um tratamento quimico que vinha fazendo por ela mesma em conjunto com as “rezas” na igreja.. mas o fato é que o crédito da cura dela foi dado a igreja e ao pastor.. Pois bem, esse não é um caso único.. Existem vários outros.. Vale lembrar que as pessoas somente “exaltam” aquela que foi “milagrosamente curada” e que outras que tb estão lá rezando “fervorosamente” não são curadas.. Ae a igreja diz q a fé delas é pequena.. Isso deve ser terrível de se ouvir para uma pessoa que tem fé e ainda assim não consegue se curar.. Deve pensar que Deus ou seja ló o ser que ela esta dedicando suas preces, não a esta ouvindo e ela deve se sentir menosprezada.. Acho que o uso da palavra “milagre” é usado qdo não se tem conhecimento do acontecido. Mas para a maioria das pessoas, é mais fácil dizer “é um milagre” do que buscar o conhecimento, por ser mais complexo.. Acho que cristãos e as demais religiões são conformadas demasiadamente, creditam tudo que não entendem a um deus, pois é muito mais cômodo.. E quanto ao que o Dr. disse sobre impor medo ou “temor de deus” nas pessoas, esse é o resumo que se pode fazer para definir a igreja, o que ela prega e sempre pregou, e sua finalidade.. A falsa ilusão de que temendo a um deus, nos sentindo sempre inferiores, estaremos protegidos de tudo aquilo que não conhecemos e que possa nos atingir.. (Mania do ser humano de inventar seres superiores para se sentir merecedor da vida ou de algo)..

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Jane, a ciência pode explicar e comprovar experimentalmente tudo?

          Responder
          • Jane disse:

            André, antes quero q saiba que tenho todo respeito por vc como ser humano, e acho que esses tipos de “discussões” são “trocas” de nossas mentes, de visão, de acreditar ou não em algo, nada contra sua pessoa, pois acredito q vc seja uma pessoa exemplar.. Respondendo sua pergunta: A cada dia a ciência comprova algo.. Enquanto que as igrejas como um todo, a cada dia ficam mais e mais sem argumentos diante dos fatos que vão sendo descobertos e comprovados, colocando por terra a negação das igrejas.. Esta cada dia mais difícil sustentar as estórias da bíblia, o que não quer dizer que por não serem verdadeiras, não devamos mais sermos bons como aconselha a bíblia. Devemos usar da moral e do sentimento para, independente do tempo que o ser humano existir nesta terra, ele ser capaz de amar a si e ao próximo, o resto é consequência disso..

          • André Sanchez disse:

            Jane, a ciência pode comprovar o dia exato em que você nasceu?

          • Jane disse:

            A Ciência já comprovou a idade exata da Terra, e por conseguinte pode-se estudar e saber a idade de tudo que já existiu ou existe na Terra. Acredito que o dia exato do meu nascimento não é de interesse da ciência, mas se um dia fosse, ela teria talvez condições de comprová-lo cientificamente, pois sou um ser existente, formada basicamente pelas mesmas composições de tudo que existe na terra.. Enquanto que outras coisas que algumas pessoas acreditam, não tem mesmo como a ciência comprovar, pois que algo que não existe, não pode ser comprovado, ou deve-se duvidar ou questionar até que se comprove.. (Sim, dou do tipo “São Tomé”, tenho que ver para crer”, e é exatamente essa uma das partes da Bíblia, usadas como exemplo e colocada a propósito na bíblia, para que até hoje as pessoas não questionem, apenas acreditem..

            Sr. André, desculpe se as vezes fui “agressiva” de alguma forma com minhas palavras, não era minha intenção, de forma alguma.. Apenas fico mais exaltada qdo me dou conta de que a realidade de algumas pessoas é baseada em estórias, e a maioria se quer tem ciência disso.. :(

            E não, não tenho influência de nenhum cientista ou filósofo ou seja lá o que for, para que meus pensamentos sejam dessa forma.. São conclusões que tiro por mim mesma, já que sou questionadora e gosto e tenho “fome” de conhecimento, seja ele qual for.. Acredito na fé, tenho muita fé nas pessoas.. Acredito sim que a fé pode fazer grandes coisas, inclusive uma cura física ou uma mudança drástica na vida de uma pessoa.. O que não aceito é que a fé tenha que ser “representada” por deuses que não existem e a eles lhe ser dado todo o crédito, qdo na verdade o crédito é da própria pessoa, do próprio ser humano, que desconhece suas capacidades e a força do seu pensamento..

          • André Sanchez disse:

            Desculpe insistir com você. Eu sei que a ciência pode provar muitas coisas (e outras não) ou “ainda não” como você salienta (apesar de que o seu “ainda não pode provar” também é algo subjetivo que não se pode ser provado que um dia a ciência poderá provar.

            Como você sabe que tem a idade que tem? Quando as pessoas te perguntas quantos anos você tem, o que vocÊ responde? (desculpe a indiscrição)

          • Jane disse:

            Qdo me perguntam a idade que eu tenho eu respondo: 36 anos. Nasci no dia 16 de outubro de 1976, e esta registrado em cartório, e não em um livro de cunho religioso, como a bíblia.. E se não estivesse registrado em cartório e no meu documento de RG, talvez que até mesmo minha mãe esquecesse o dia do meu nascimento, pois que sou a mais velha de 12 irmãos.. São muitas datas para lembrar.. hehehe

          • André Sanchez disse:

            Jane, você se lembra do dia em que foi registrada no cartório? Teria como afirmar com 100% de certeza com base em sua própria experimentação que foi realmente nessa data que você nasceu?

          • Jane disse:

            É óbvio que não. Mas aonde quer chegar André??

          • André Sanchez disse:

            Jane, você mesmo me declarou a data exata de seu nascimento. Observe que a única prova que você tem são seus documentos. Seus documentos foram emitidos através do testemunho de pessoas que te registraram. Seus pais testemunharam também que você nasceu nesse dia. Os médicos e enfermeiros do hospital em que você nasceu também testemunharam seu nascimento e deram suas declarações.

            Ou seja, desde que você se entende por gente crê piamente no testemunho de pessoas a respeito de um fato que você não se lembra e não tem como provar a não ser por documentos que emitem o testemunho de pessoas.

            A Bíblia também contém testemunhos de homens e mulheres em que eu acredito da mesma forma que você demonstrou que acredita piamente em homens e mulheres que deram testemunho sobre um fato importante de sua vida.

            Não existe muita diferença entre nós. O problema é que você não crê no testemunho das pessoas que eu creio. Por que você não crê? Não sei, já que você crê no testemunho de pessoas desconhecidas que fizeram seu parto e fizeram também um registro de nascimento de sua pessoa…

          • Jane disse:

            Desculpe André, mas seu comparativo não é convincente..

            E qdo eu digo que não acredito nos “testemunhos” antigos, é pq não acredito principalmente no Antigo testamento, em nada dele, partindo do princípio que Adão e Eva são personagens fictícios e assim toda sua descendência, e isso é um fato já comprovado. Quanto ao novo testamento, acredito que Jesus existiu e teve uma vida sobre a terra, mas, quem ele fosse o que se dizia ser e como algumas pessoas o viam e o consideravam, não posso acreditar.. Ae acho mesmo que é questão de “ponto de vista” que algumas pessoas tiveram a respeito de Jesus, e isso foi registrado por pessoas que tinham a mesma “visão” que ele.. Mas, assim como muitos, mesmo na época de Jesus, não acreditavam que ele fosse quem se dizia ser, eu tb não acredito. Quer dizer que não estou sozinha. Quer dizer que acredito na existência de Jesus ter existido na época em que é relatado, (se o nascimento dele é realmente 25 de dezembro ou seja qual for) assim como acredito que eu tenha nascido na época em que fui registrada. A questão é que eu não afirmo ser alguém que não sou, e não tento convencer as pessoas a seguirem algo pelo que eu digo, por quem eu penso ser. Se vc me dissesse que Jesus foi um revolucionário, eu acreditaria, pq ele realmente foi, expondo e se fazendo seguir por suas convicções.. Mas aceitar que isso serve de comparativo para o fato da data do meu nascimento, desculpe, não posso aceitar..

          • Jane disse:

            E sobre a data exata de meu nascimento, se um dia algo me fizer duvidar que esteja correta, com certeza não vou simplesmente aceitar os fatos, vou questionar e tentar descobrir a verdade.. E neste caso, talvez a ciência poderia me ajudar.. Ou ao menos, verificar nos registros caso eles tenham sido “adulterados ou falsificados”.. O que não vou é me acomodar na ignorância..

      • Silvia disse:

        Meu Deus??? o Mundo da ação de Deus será que está fora do mundo dos homens? Afinal somos ou não filhos desse Pai que nos foi apresentado por Jesus? que fé é essa, que julga as pessoas somente poelas palavras, sem conhecer seus reais sentimentos, além do mais se o Universo existe e nós somos parte dele, como podemos achar ou pensar ou cogitar de que possa existir um universo paralelo onde Deus existe e outro onde Ele não existe, creia-se em Deus ou não , não significa que ele não existe, creia-se em Deus ou não, somos todos filhos, ou criaturas ou criações d’Ele. Penso que o que as pessoas não aceitam mais é Deus descrito ou personificada pela defeituosa imaginação humana, que inverteu os papeis por conta de interpretar mal as coloicações da Biblia: “O homem foi criado a imagem e semelhança de Deus”, dai invertemos: Criamos Deus à nossa imagem e semelhança.

        Que é Deus? é a primeira pergunta de O Livro dos Espíritos.
        Resposta: Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas.
        Outra questão diz assim, : Poder-se-ia dizer que Deus é infinito?
        Resposta: Definição incompleta. Pobreza da linguagem dos homens, que é insuficiente para definir as coisas que estão acima de sua inteligência.

        Outra questão:
        Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?
        Resposta: Num axioma que aplicais às vossas ciências: não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem, e a vossa razão vos responderá.

        Alem do mais, carregamos em nós um sentimento intimo da existência de um ser supremo, chamado por alguns: Deus, e por outros com nomes os mais diversos possíveis, e a dúvida que as pessoas carregam em si se existe ou não Deus não é por falta de religião, uma vez que religião não nos dá fé, a fé adquirimos por nós mesmos, pelo nosso raciocinio que deve ser sempre lógico, dentro de igrejas, templos, tabernáculos, etc, etc. ou não, esta dúvida está por conta destes tantos religiosos que se julgam mais conhecedores de Deus do que o próprio Jesus, que no-lo apresentou como Pai, como já o disse.
        Tanto é que em todas as ciências sociais não existem relatos de pesquisas que tenham encontrado povos ateus, desde as mais priscas eras, o homem mais primitivo sempre cultuou um ser superior, ou seres superiores, isto é o sentimento inato de que saimos das mãos de um Criador.

        Espero que o pastor leia meu comentário….

        Abraços a todos

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Silvia, li seu comentário. Os protestantes não se pautam pelo “livro dos espíritos”, mas pela bíblia sagrada. Assim, estamos nos baseando em coisas diferentes, por isso, fica difícil estabelecer uma conexão em comum.

          Responder
          • Silvia disse:

            Bem, isso eu já havia percebido desde o princípio, só comecei a postar meus comentários porque também sou cristã, e o Espiritismo também está baseado nos ensinamentos da Biblia, fica tranquilo, não estamos falando de coisas diferentes, apenas de respostas com um pouco mais de clareza, que nos alerta de quão longe estamos de ter capacidade intelectiva de conhecer a natureza íntima de Deus. Alias foram estas respostas claras que me colocaram no meu devido lugar, ou seja, como dizia um grande filosofo:”Quanto mais sei, mais sei que nada sei”, que me fez aproximar de Deus, que me fez senti-lo, intensamente como Pai, que me transformou verdadeiramente em Cristã. Porque hoje sei que DEUS É, ele não fica, não vai, não foi, não muda, não castiga, não reprime, não se ofende, etc… porque Ele está muito, mas muito acima do nosso entendimento, mas também está em nós… e como é bom sentir isso. Graças a Deus, como é bom não ter medo de Deus, mas poder amá-lo intensamente, fervorosamente, de corpo e alma livres, confiar que tudo o que acontece na nossa vida, tem um motivo justo e bom, um fim útil que é o de fazer surgir em nós o amor pelo nosso próximo,foi este amor que me fez crescer como pessoa e como ser espiritual eterno, filho de Deus que é eterno, unico, soberanamente justo e bom.

            Um grande e fraternal abraço na paz de Jesus nosso irmão.

            Silvia

  • Juliana disse:

    Tive relações intimas com o filho do meu pai (meio irmão) estou em pecado? Como faço pra me purificar?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Juliana, qualquer relação íntima sem ser dentro do casamento é pecado. Você deve se arrepender diante de Deus e não mais praticar isso. Em nome de Jesus você tem o seu perdão se o seu arrependimento for verdadeiro.

      Responder
      • Julio Cesar Viana Pontes disse:

        Pastor ainda aguardo o término do nosso interlóquio, o Senhor ainda não terminou e expor sobre o que comentei, continuemos

        Responder
        • Carlos disse:

          boa noite a todos ,em que devemos acreditar… Para nós que seguimos à Jesus a bíblia é REGRA de FÉ , ou bússola para não nos perdermos,na minha concepção; alguém que é formado deveria ter a sensibilidade de reconhecer proverbio 1-7 como algo que todos precisam.ta vendo que o pastor não quer entrar no mérito da discussão, alguém, aqui perguntou a profissão da família toda.conselhos bíblicos tem base bíblica,filosofia humana com o tempo se perde… e dar lugar a outra. VAI SUBESTIMAR O diabo SE CONSEGUIR

          Responder
  • Sandra Souza disse:

    Julio Cesar Viana Pontes vc ainda podera encontrar alguma versao da biblia em latim xd se.. isso te fara sentir mas comodo e menos manipulado.. sem fé ,e impossivel agradar a DEUS.(SANDRA,EMPREGADA DOMESTICA)

    Responder
  • alexandre miguel disse:

    Irmao querido nunca pare com estes lindos textos da biblia!!!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Valeu pelo incentivo, Alexandre!

      Responder
  • Alex disse:

    Caro amigo formado, existe uma coisa que a ciência nunca irá te revelar ou até mesmo ensinar, uma delas é aceitar que a Bíblia Sagrada foi escrita pelo homem sim, mas inspirado pelo Espírito Santo de Deus!
    Ah, e outra coisa, só entende as coisas epirituais quem é espiritual ou seja, quem de fato crê que Deus existe e que ele é o mesmo ontem, hoje e que será eternamente.
    Daqui a pouco vc também irá dizer que somos descendentes do macaco!!
    A palavra de Deus é algo muito sério e não é para tentar de alguma forma ser distorcida por quem quer que seja
    o assunto é muito sério e com certeza o amado Presbítero pesquisou e estudou as Sagradas Escrituras antes de comentar o assunto, pois a intenção não é confundir a mente de ninguém.
    Entenda uma coisa, Deus não muda a sua palavra para a adaptar a época nenhuma a estilo nenhum e nem ninguem só é levado pela mentira quem não lê a Bíblia e vai a igreja somente para algum fim que não o leve a se envolver com a obra de Deus.
    Entenda que nem todo casamento terá filhos com algum problema isso não é regra e que vc possa entender que ninguem esta te julgando pois so quem pode fazer isso é Deus.
    Não tome a resposta do homem de Deus como ofensa e tambem não tente afrontá-lo pois ele só quer ajudar as pessoas a entenderem melhor a palavra de Deus.
    Amado médico muita das vezes para explicar-mos um vesículo temos que explicar todo o texto desde o seu início de capítulo, porque costumamos dizer que texto sem contexto é pretexto para pregar ou falar heresia.
    Fique com Deus e saiba que Jesus te ama.
    Temos tambem um doutor em nossa Bíblia evangélica o nosso amado irmão Lucas que no seu tempo escreveu de Jesus inspirado pelo Espírito Santo de Deus sem sequer usar ou questionar através do seu conhecimento medicinal entendendo que só Deus pode fazer impossivel na vida de qualquer pessoa seja cristã ou não, e o fato de seus filhos serem formados é merito de seus respectivos esforços.

    Responder
    • Julio Cesar Viana Pontes disse:

      Me perdoe Alex mas no mundo evoluído cientificamente como o nosso, já foi centenas de vezes provado de que não pode descender a humanidade de um único casal, isso é impossível, somos mais de 7 bilhões de seres humanos sobre a terra, e voce acha que todos vieram de um único casal, a ciência já provou a impossibilidade de tal fato, só para elucidar existe a cadeia genética, que não seria possível ser de um único casal toda diversificação que existe hoje, analise temos raças negra, índia, amarela. Acredito em Deus, tenho muita fé sim, afinal trabalho com vidas, e todos os dias eu entrego a minha vida a ele, só que ele me deu uma inteligencia para que seja usada, não manipulada, não para aceitar sem questionar, essa é a diferença entre nós Alex, pare e raciocine, Mas a nossa prosa tomou outro rumo, o inicio foi sobre casamento entre primos, e como falei com o Presbítero, sou casado com uma prima, de primeiro grau, tenho um casa de filhos sadios, somos muito felizes, esse foi o ponto inicial de minha conversa com o Presbítero Andre Sanches.

      Responder
      • edinaldo izidro da silva disse:

        Senhor Julio Cesar, o que eu tenho certeza é que, vc ainda não teve um encontro com DEUS. Pois no dia que vc tiver, vc terá um outro ponto de vista sobre este DEUS que nós servimos.
        Vc esta cometendo um grave erro, tirando os poderes de DEUS, e dando os méritos a cientistas que são como nós pecadores, e cometem erros como qualquer ser humano. Quando vc tiver o seu encontro particular com este DEUS maravilhoso todas as respostas para suas perguntas serão respondidas.
        O homem escreveu mais inspirado pelo espirito santo. Vc é medico, só é por que DEUS deu este dom a vc usando o espirito santo.
        Que DEUS te dê todas as respostas que vc precisa ter.
        Vou orar por todos de sua família.

        Responder
  • nori disse:

    Sr. Julio Cesar Viana Pontes,

    Não diria que nossa situação atual seria a de um “mundo evoluído cientificamente”, senão tecnicamente. Somente pelo cronocentrismo que é bem caracterizado nos homens atuais é que, claramente, vê-se isto.
    Se você usa a “ciência” para “provar” determinados fatos, bem como fazem tantos dos que nem mesmo possuem a ideia do que é a ciência, é porque já aí, encontra-se um resquício da ausência de ciência que caracteriza o homem moderno. Se torna difícil ou mesmo impossível compreender uma lógica quando não temos conhecimento da totalidade dos fatos que a determinam, e poderíamos discorrer, neste caso, dentre muitas hipóteses, e que nos levariam somente a frustração.
    Você fala de provas, de centenas de provas; ora, pois disponibilize as provas concretas de que se é impossível a humanidade descender de apenas um casal. Mas, deixando isto de lado, podemos estudar nas Escrituras mesmo, e em muitos documentos extra-bíblicos (apenas uma passada de olhos nos escritos de Estudos Tradicionais, sobre o caso de Enoch), a famosa interrupção na linhagem humana com o advento dos também famosos Nephilins.
    Quanto a Bíblia ter sido modificada, saiba que é o livro mais fielmente copiado e traduzido a outras línguas. Tome-se a Septuaginta, a Vulgata e o Tanach para a “prova” da minha afirmação. Tome-se também os manuscritos do Mar-Morto para o esclarecimento da fidelidade dos copistas bíblicos. Juntamente, para o peso da causa, leia o livro de Northrop Frye, The Great Code, para uma maior clareza do que a bíblia significa. Poderia-se pegar escritos de Flávio Josefo também, e mesmo assim não pararíamos aí.
    Se se quer contestar algo sobre a Bíblia, no máximo, devemos nos ater ao cânone da mesma, que sempre foi objeto de muita controversia. Mas não é inteligente questionar sobre a fidelidade dos escritos, que sempre se mantiveram fiéis às supra-antigas escrituras, tal como já foi mencionado sobre os escritos do Mar-Morto.
    É demasiado falacioso dizer que “a bíblia como a conhecemos hoje nasceu em Constantinopla”.
    O que o homem moderno não pondera muito sobre, é que não é preciso adulterar as coisas quando pode-se adulterar o significado delas, e isso não é nada diferente com o que se dá com a feitiçaria. “Criar” um mundo falso no mundo real, coisa exatamente feita por Satanás. Pois quando faz-se isso, pela própria limitação da sua “criação” – que em verdade não o pode ser, pois só Um é o que cria -, limita-se também a ação à quem é desferido tal ato. Mas se à quem é desferido tal ato, este, possui a Verdade – mesmo que a tenha em pouco no conhecimento – como escape, este então estará livre para sair das rédeas da mentira… e, desculpe; mas só a Bíblia possui uma carga filosófica, espiritual, que transcende a tudo que temos conhecimento. Isto fica evidente com a história humana mesma, em todos os campos do saber. E as Escrituras testificam de quem? Jesus Cristo; este, por sua vez testifica de Deus, e Deus dEle. O símbolo no simbolizado e vice-versa.Portanto, Verdade em seu pleno sentido.

    Irmãos, (e que você, Julio, não esteja de fora) que Deus os abençoe a todos, e saibam que o Tempo se aproxima com extrema rapidez. Longe de vós o ecumenismo e todo o plano da Ordem Secular. O Império do Ferro-e-Barro é chegado.

    “Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.
    Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.
    E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”
    Atos 4:10-12

    http://www.youtube.com/watch?v=dNQ_m_v1Wb0 (quem tem ouvidos, ouça!)

    Tudo no vídeo vai conforme a tudo que muitos vem estudando. É estranho a primeira vista quando não se têm conhecimento dos fatos concretos – e o próprio estilo americano parece fantasioso, coisa que dá um aparente enfraquecimento a veracidade dos fatos- , assim como o é na Bíblia; mas quando se estuda, se sabe que de fato é assim.

    Dúvidas, sempre ficarão, aqui e ali, pois essa é nossa situação real, como simples humanos; mas duvidar de algo tão perfeitamente bom, puro (me refiro a Bíblia, especialmente aos santos apóstolos e principalmente a Jesus) e que condiz com a estrutura da realidade, isto sim é ignorância e maldade.

    Paz, arrependimento e devoção.
    Vigiai e orai!

    Responder
    • nori disse:

      Sr. Julio Cesar Viana Pontes:

      Peço que, por favor, assista: http://www.youtube.com/watch?v=OYOf5yDKYZE&list=PL90D80ED4B1AD85A0&index=35

      Infelizmente está em inglês. Mas o vídeo mostra que, claramente, o pensamento que as pessoas vem tendo, do tipo em que a Bíblia é um livro feito por homens com planos maquiavélicos para a dominação das massas, é, com efeito, um plano maquiavélico para a dominação das massas! Que ironia, não?!

      Cuidado com a agenda ecumênica, a agenda “interfé”; sejam atentos com todos os que promovem a Nova Ordem Mundial de alguma forma.

      Virá a sedutora paz, mas a falsa.
      Virá um sedutor sistema econômico, mas falso.
      Virá uma “religião”, ou um “acordo” de todos os homens no tocante a religião, mas falso.
      Virá o destruidor.

      Sabemos das coisas que não são, como se já fossem, pois está escrito!
      Agradeçamos a Deus por todos os avisos que antecedem a própria realidade.
      Estudem as profecias, estudem história, política, economia, religião, filosofia… vejam que tudo, TUDO está ligado a Palavra de Deus, e, por fim, vejam que tudo É pela Palavra do Altíssimo.

      Sempre houveram planos para descreditar a Bíblia, a Jesus, ao Altíssimo; um dos últimos, e bem visível é a devastação do tal, chama-se: marxismo cultural, que tristemente emburreceu a todos em muito, inclusive a mim.
      Agora querem nos fazer acreditar que todas as religiões são iguais em seu fundamento e são diferentes apenas superficialmente; claro que é para promover a aceitação da Ordem Única, de modo que a aceitemos.
      Mas se cremos verdadeiramente no Nosso Messias, Jesus Cristo, sabemos que de fato, os fundamentos são diferentes -sendo Jesus a Rocha, a Pedra Angular, único fundamento para edificação-, e superficialmente é que chegamos a igualá-las. Mas nossa fé não é superficial. Como pois aceitaremos uma ideia dessas? Não a aceitemos; esta ideia é para esta paz, como está escrito:

      Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobre-virá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.
      1 Tessalonicenses 5:3

      Irmãos, toda a política globalista de hoje serve a uma DITADURA global pré-formada e pré-estabelecida.
      O glamour desta, é que se dará com o Anticristo, o próprio.
      As ditaduras anteriores se deram com o espírito do anticristo, como que maximizado; esta é inovadora ao traze-lo numa pessoa.
      João mesmo nos avisou de tal espírito:

      E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo
      1 João 4:3

      Cuidado com falsos mestres, tenha a verdadeira fé no Altíssimo, através Jesus Cristo, e ele te mostrará o Caminho, a Verdade, e então, lhe dará a Vida.

      Cuidado com pessoas como David Icke, Jordan Maxwell e afins.
      Estes são engenheiros sociais, mentirosos, servindo ao príncipe deste mundo.

      Leiam a Bíblia, estudem a Palavra de Deus, vejam que tudo está se fazendo como a Palavra nos alerta.

      Paz, vigiai e orai.

      Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.
      Provérbios 14:12

      Responder
      • Wellington do Nascimento Carneiro disse:

        “Sabemos das coisas que não são, como se já fossem, pois está escrito!
        Agradeçamos a Deus por todos os avisos que antecedem a própria realidade.”

        Este tipo de aviso não seria a mesma coisa que construir uma casa e dizer que ela vai cair pq vc mesmo vai derrubar?

        Eis que Deus é o criador do céu e da terra, que tudo que existe exeto o nada foi Deus que criou, dessa forma criando o bem e o mal, criou os homens e lhes deu o livre arbitrio, o direito de escolherem entre duas coisas que Ele mesmo criou, criou os homens falhos como são, ora se é criada uma maquina ou outra coisa qualquer e ela não funciona do jeito que era desejado o problema é da máquina ou de quem a cria? Porquê nos dar o livre arbitrio então? Não seria Ele Aquele que tudo sabe? Então se ele me cria e sabe que vou falhar pq se ira contra minha falha? Se ele não queria a falha bastava somente não me fazer com elas, perguntem a qualquer pessoa que tem um filho vicíado em drogas: Se vc pudesse tirar o direito de escolha do seu filho para que ele não usasse drogas vc faria isso? Adivinha qual a resposta? Se Deus cria o homem com falha que direito teria ele de punir? Ele poderia fazer todos perfeitos como Cristo, se somos todos irmãos porque só um foi feito com perfeição?

        Responder
      • Ana Paula disse:

        Sr. Nori, bom dia.
        Me passa seu e-mail por favor.

        Responder
  • Paul Muadib disse:

    Considerar a bíblia como algo relevante na vida de um ser humano é jogar o cérebro fora…

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Então vá ler um site que NÃO fale sobre a Bíblia porque aqui, segundo seu conceito, você está jogando seu cérebro fora

      Responder
    • Jane disse:

      “Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva”, 2 Pedro 2:17.

      É isso ae, vamos botar o “terror” para quem sabe assim as pessoas ficarem com medo e começarem a acreditar em deus..

      Se as trevas eternas já estão reservadas, fiquemos cada um com seus problemas..

      Quero ver um cristão poder afirmar que é 100% seguidor dos “mandamentos” ao pé da letra… (mas somos humanos, pecamos).. ok. E a bíblia já nos disse que deus perdoa.. então tá tudo bem.. pecar de vez em quando e depois pedir perdão.. ta td certo..

      Se deus criou Adão e Eva e colocou uma árvore lá para testá-lo, o que deus queria? Um joguinho com a sua própria “criação”?

      Responder
    • Jane disse:

      Paul, quem pensa como eu ou como vc, não é bem vindo nestes blogs.. Se vc não tiver potencial para que um cristão possa lhe converter, vc não é bem vindo.. Idéias contrárias não são aceitas, pq podem as vezes “abalar” a fé de alguns que foram recentemente convertidos e poderão ler nossos comentários.. Só pode ser por isso a resposta que o Pastor lhe deu..

      Responder
      • André Sanchez disse:

        Jane, se sua teoria estivesse certa eu não publicaria os comentários.

        Responder
        • Jane disse:

          Em nenhum momento duvidei que vc postasse todos os comentários.. como já lhe disse, acredito que como pessoa vc deve ser bom e exemplar.. Mas na sua resposta, não o incentivou a permanecer no blog, pelo contrário.. Imagino q tb não deva ser fácil para vc ter que defender sua crença o tempo todo.. Mas vc deve achar que isso é “provação de deus” e é por isso tb que ainda esta “me aturando” por aqui.. (desculpe, quis descontrair um pouco).. Mas entendo o seu lado, mesmo vc não entendendo o meu.. Meu lado não é defender um ser superior, (que se existisse da forma que muitos acreditam, sendo onipotente, etc.. nem precisaria ser defendido), mas defendo meu lado como ser humano, assim como defendo que todos os seres humanos pudessem nascer livres da influência da religião, para então terem uma vida verdadeiramente livre, e que se incentivasse o uso da moral, sem temor de deus, mas por temor a perda do amor, do bem querer, da honestidade, etc.. e não por temor ao inferno, a perda da eternidade.. A vida é aqui e hoje, o amor é aqui e agora.

          Responder
          • Aloma disse:

            Jane para presidenta!!!

  • Alan Sousa Santos disse:

    Quanto ao irmão que condenou Silas Malafaia, Feliciano e outros, leia Mateus 9:40. Melhor estudar a bíblia antes de cometer injustiça e hipocrisia. Quem é evangélico não tem o direito de condenar, mas o dom de abençoar.

    Responder
  • Jane disse:

    Ao que entendi, o Wellington questionou sobre como deus teria projetado/executado tudo, usando de um tom de ironia, o que quer dizer, que “se” deus existisse e tivesse projetado tudo, foi um péssimo arquiteto.. Ou um jogador, que criou Adão e Eva para despertar-lhes o interesse pelo “fruto proibido” só para assistir de camarote se eles iriam resistir ou não.. :P

    Responder
  • Jane disse:

    A Igreja já aceitou a Teoria da Evolução, os fiéis é que ainda não aceitaram.. Notícia como essa não se tem pressa.. A descendência de Adão não existe.

    Responder
    • Rrdo Nunes disse:

      Cara, essa Jane é chata viu!!! Afff, o homem não pode postar ou perguntar nada que lá vem ela falar besteira!!! É pior que mosca no perturbando enquanto a gente almoça!! AFFF!!!! Sai fora Jane!!! Ow mulher chata! Num sei como é que teu marido te aguenta!

      Responder
      • Jane disse:

        Posso ser chata, para quem acha que estou falando besteira..
        Para quem entende e concorda com o que estou dizendo, não é chatice alguma.. ;)

        Responder
  • Adilson Silva Filho disse:

    Alisom, vou tentar ser o mais simples possivel, não questionarei nenhum de seus comentários, pois não estou utilizando este espaço de Edificação para Julgar ninguem e sim para como o sábio Sanchez divulgar a Palavra de Deus:
    Demonstrou em seus comentários ser culto e esclarecido, fica bem mais facil lidar com providos de cultura e conhecimentos.
    Peço o favor de ler abaixo, o texto e grande mais valioso para todos, e por um final d uma teoria mnirosa.
    Não tem nenhum estudo Biblico, nem tão pouco religão ou religioso neste meio, são provas cientificas.

    Teoria da Evolução Provada Falsa – Mais de 800 PhD`s contra Darwin
    Mais de 800 cientistas com PhD proclamam suas dúvidas acerca da teoria de Darwin abertamente.

    A declaração diz:
    “Somos céticos a respeito das alegações de que as mutações randômicas e a seleção natural possam ser responsáveis pela complexidade da vida. Um exame cuidadoso das evidências da teoria Darwiniana deve ser encorajado”

    Instituto Discovery:
    http://www.discovery.org

    Dissidentes do Darwinismo:
    http://www.dissentfromdarwin.org/

    Download gratuito da Lista:
    http://www.dissentfromdarwin.org/download.php

    Institute Discovery, por uma Ciência Honesta e Lúcida

    A lista dos mais de 800 signatários inclui cientistas membros da Academia Nacional de Ciências da Rússia e dos EUA.

    Os signatários incluem mais de 200 biólogos, (a maior disciplina científica representada na lista), bem como mais de 100 químicos e mais de 80 físicos.

    Os signatários têm doutorados em ciências biológicas, física, química, matemática, medicina, ciência da computação, e disciplinas relacionadas.

    Muitos são professores ou pesquisadores em importantes universidades e instituições de pesquisas tais como o MIT, o Instituto Smithsoniano, a Universidade de Cambridge, a Universidade da Califórnia em Los Angeles, a Universidade da Califórnia em Berkeley, a Universidade de Princeton, a Universidade da Pensilvânia, a Universidade Estadual de Ohio, a Universidade da Geórgia e a Universidade de Washington.

    O Instituto Discovery publicou pela primeira vez sua Lista de Dissidência Científica contra o Darwinismo em 2001 para desafiar falsas declarações sobre a evolução darwiniana feitas na promoção da série “Evolution”, transmitida pelo Canal PBS.

    Discovery Institute, a favor da verdade cientifíca
    Na época a série afirmava que – “virtualmente todos os cientistas do mundo crêem que a teoria da evolução é verdadeira” -

    “Os darwinistas continuam a afirmar que nenhum cientista sério duvida da teoria. Contudo, aqui estão mais de 800 cientistas que estão dispostos a tornar público seu ceticismo acerca da teoria”, disse o Dr. John G. West, diretor associado do Centro de Ciência & Cultura do Instituto Discovery.

    “Os esforços dos darwinistas para usar os tribunais, os meios de comunicação e os comitês acadêmicos para suprimir a dissidência e reprimir o debate estão na verdade inflamando mais dissidência ainda e inspirando mais cientistas a pedir sua inclusão na lista”.

    De acordo com West, foi o crescimento rápido no número de dissidentes científicos que incentivou o Instituto a lançar um site —[ http://www.dissentfromdarwin.org/ ]— para dar à lista um lugar permanente.
    O Design Inteligente é a Irrefutável Evidencia de que a Teoria da Evolução é pura Estupidez!

    O site é a resposta do Instituto a demanda de informações e acesso à lista por parte do público e de cientistas que querem que seus nomes sejam acrescentados à lista.

    “A teoria da evolução de Darwin é o grande elefante branco do pensamento contemporâneo”, disse o Dr. David Berlinski, um dos signatários originais, que é matemático e filósofo científico no Centro de Ciência & Cultura do Instituto Discovery.

    - “A teoria de Darwin é volumosa, quase completamente inútil, e objeto de veneração supersticiosa” -
    [David Berlinski, filosofo da ciência, Ph.D. em filosofia pela Universidade de Princeton, é também pós-doutorado em matemática e biologia molecular pela Universidade de Columbia, também é autor de vários livros e professor universitário]

    David Berlinski Filósofo da Ciência rejeita a Teoria da Evolução, outros homens e mulheres sabios como ele assinaram a lista.

    Outros signatários proeminentes incluem o Dr. Philip Skell, membro da Academia Nacional de Ciências dos EUA; o Dr. Lyle Jensen, membro da Associação Americana para o Avanço da Ciência; o Dr. Stanley Salthe, biólogo evolucionário e autor de livros escolares; o Dr. Richard von Sternberg, biólogo evolucionário do Instituto Smithsoniano e pesquisador do Centro Nacional de Informações de Biotecnologia dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA; o Dr. Giuseppe Sermonti, editor da Rivista di Biologia, a mais antiga revista do mundo sobre biologia ainda em circulação; o Dr. Lev Beloussov, embriologista da Academia de Ciências Naturais da Rússia.

    Mas apensar de todas as provas, os Neon-Darwinistas continuam insistindo na Teoria Furada do Darwin, eis aqui um dando aula!

    - Charles Darwin:
    “Se se pudesse demonstrar a existência de algum órgão complexo que não pudesse de maneira alguma ser formado através de modificações ligeiras, sucessivas e numerosas, minha teoria ruiria inteiramente por terra…” (Darwin, C. R., Origem das Espécies, p.161).

    - Richard Dawkins (Rottweiler de Darwin):
    “….nós animais somos as máquinas mais complicadas e perfeitamente planejadas do universo conhecido” (DAWKINS, RICHARD, prefacio do livro “O Gene Egoísta”, Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia e Editora da Universidade de São Paulo, 1989, p. 18).

    Vídeo Explicativo, Parte (1), veja as outras partes, [Clique Aqui!]

    - O Design Inteligente é a proposição de que – “certas características do universo e dos seres vivos são melhor explicadas por uma causa inteligente, e não por um processo não-direcionado como a seleção natural” -

    Você acredita na gravidade? Precisa acreditar nela para que ela funcione? Então é isso!

    O DI é uma constatação que vemos claramente na natureza, assim como a gravidade.

    A Teoria do Design Inteligente é uma teoria científica com conseqüências empíricas desprovida de qualquer compromisso religioso. Ela se propõe a detectar empiricamente se o design observado na natureza é genuíno ou um produto das leis naturais, necessidades e o acaso.

    O Design na vida

    As técnicas empregadas pela teoria do Design Inteligente oferecem ferramentas de grande valia para o estudo das origens, mais especificamente para a origem da vida.

    A teoria do Design Inteligente utiliza a informação como o seu principal indicador confiável, pois a mesma pode ser detectada e medida, pela utilização das leis relacionadas com a informação e a sua conservação.

    Proponentes da Teoria do Design Inteligente:

    - Michael Denton
    - Michael Behe
    - Stephen C. Meyer
    - David Berlinski
    - William Dembski
    - Paul A. Nelson
    - Dean H. Kenyon
    - Jed Macosko
    - Luther D. Sunderland
    - Scott Minnich
    - Cornelius G. Hunter [Biofísico com PhD]
    - Dr. John D. Morris
    - Steven A. Austin [o Ph.D., não o lutador]
    - Dr. Lee Spetner
    - Dr. Lane P. Lester
    - Dr. Werner Gitt
    - Dr. Don Batten
    - Michael A. Cremo
    - Richard L. Thompson
    - Dr. Henry F. Schaefer III
    - John Sanford [Geneticista com Ph.D]
    - Roger Oakland (Biólogo)
    - Wendell R. Bird, autor do livro: The Origin of Species Revisited: The Theories of Evolution and of Abrupt Appearance
    - Dr. Larry McLean (author Creationist)
    - Jerry Fodor (Filósofo da Ciência) e Massimo Piattelli-Palmarini (Ciência Cognitiva) [co-autores do livro: “What Darwin Got Wrong”]

    Dentre outros… pesquise o nome deles no Google (e clique nos nomes, já há links) e vai achar as obras desses sábios e honestos homens da Ciência. Esses sim estão do lado da verdade e da racionalidade.

    Apenas o Obvio…

    A Teoria do Design Inteligente está pautada sobe uma vasta e solida literatura cientifica, existe centenas de obras cientificas tratando do assunto, um bom começo para os brasileiros é ler o livro de Michael Behe, intitulado “A Caixa preta de Darwin, O desafio da bioquímica a Teoria da Evolução”, [Clique Aqui] para comprar o livro, em português.

    O Intelligent Design é uma verdadeira Teoria cientifica que segue o método cientifico a risca, a Teoria da Evolução por outro lado não passa de um conjunto de especulações sem fundamento algum.

    Pura falácia sofistica, especulações imaginativas delirantes, uma montanha de equívocos que se acumulam desde 1859, isto é, mais de 150 anos…

    Uma vergonha para a Ciência, um grande lamento para a humanidade.

    Artigos relacionados:

    Pagina índice, todos os artigos relacionados a queda da Teoria da Evolução:

    http://seteantigoshepta.blogspot.com/2009/08/pagina

    Responder
  • Silvia disse:

    Boa noite pessoal.

    Belas discussões sobre a Biblia, livro traduzido em não sei quantos idiomas e de uns para outros e de linguas mortas (aramaico) para outra lingua morta (Latim) para outra quase morta (grego) e para outras tantas linguas mortas, assim como o proprio portugues de 500 anos atras que já não existe mais, O ingles, o frances, o italiano e todas as outras linguas que sequer do século passado nós entendemos; tantas traduções por tantas pessoas diferentes, mandadas por reis, rainhas, imperadores, papas, cardeais e etc. cujos interesses manipulavam as massas de ignorantes, Será que todos textos biblicos são tão confiáveis assim? Será que não houve adulterações, interpolações, introduções, anulações de palavras e textos? Já pensaram nisso?
    Meus amigos, procurem confiar em Deus como Criador de Tudo , causa primária de todas as coisas, perfeito em todos os seus atributos de bondade, amor e justiça, e que Jesus , seu filho mais perfeito e nosso irmão, veio ao mundo nos ensinar a lei de amor: resunmindo todas as leis e os profetas, ou seja todos os livros sagrados até aquela época, em apenas duas leis: Ama o Senhor Teus Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento. Eis o primeiro mandamento. E eis o Segundo tão importante quanto aquele: Ama o teu próximo como a ti mesmo.
    E basta de: se nasceu, se renasceu, se moreuu e acabou ou se continua a viver depois em algum lugar, se volta, se fica, se visita e etc. penso que isto pouco importa, se não aprendermos a nos amar.
    Quem somos nós para entendermos a natureza íntima de Deus, o que ele pensa ou sente, se mal conhecemos a nós mesmos, se mal amamos a nós mesmos, se nem sequer nos aceitamos como irmãos, ou seja filhos do mesmo pai…
    Ah que discussão inutil, vivam a vida com amor e respeito pelas crenças alheias, amem mais e sinceramente, perdoem mais a ignorância alheia, apeguem-se menos à filosofos e estudiosos da Biblia (Palavra de Deus? será mesmo?) Amem, amem muito, amem verdadeiramento como o Cristo nos amou… isto basta.

    Beijos a todos, na Paz de Jesus

    Silvia

    Responder
  • Maaria Janaína Pereira Batista disse:

    Olá boa tarde!!!!!!!!!!!

    Estava procurando o significado dá palavra incesto, e acabei chegando aqui.
    Curiosamente, queria saber se casar com primos de 1° grau é considerado incesto? Pois meus pais são casados, somos´em 9 filhos, fisicamente não temos problemas nenhum. Mas nehuma de nós meninas casadas conseguimos levar uma gravidez a frete. Eu sofri 2 abortos, minha irmã mais velha também. E minha irmã mais nova que eu não conseguiu engravidar ainda. Só meus irmãos tem filhos.
    Eu tenho a ovulação baixa, fiz tratamento muito tempo na UNICAMP, mas até hoje não obtive sucesso.
    Curioso, pois passei no foro hoje prá me informar sobre adoção.
    Sofremos muito com isso, meu marido é louco por um filho.
    Preciso de um milagre em nossas vidas.

    Agradeço

    Janaína

    Responder
    • Silvia disse:

      Boa noite Janaina.
      Estive pesquisando sobre a questão incesto, sobre casamento e divorcio, porque no princípio as relações entre membros da mesma tribo eram incestuosas, ou seja entre parentes consanguineos, porque o ser humano era primitivo demais, eramos como animais, entre os animais eles não se lembram quem é irmão, quem é pai ou mãe, chega na época do cio se procuram , é uma lei natural, que mudou com a evolução da humanidade, com a evolução do pensamento, da cultura, dos valores.
      Entre as tribos haviam muitas guerras, então para que estas guerras diminuissem, o legislador, inspirado por Deus fez a proibição do incesto, então meninos e meninas teriam que procurar seus companheiros em outras tribos, fazendo-se assim a a paz. Encontramos em levitico 18 esta lei: “6. Nenhum de vós se achegará àquela que lhe é próxima por sangue, para descobrir sua nudez.” e dai até o vers. 18, sãoi elencados os graus de parentes que não poderiam se relacionar consensualmente.
      Porém, este mesmo legislador , atendendo a pedidos de uma determinada tribo, fem uma alrteração nesta lei para proteger o “patrimonio” daquela tribo, veja o que temos em Numeros 36 “1 Os chefes de família do clã de Gileade, foram falar com Moisés e com os líderes, a respeito das terras que foram dadas por herança às filhas de Zelofeade:
      3 Agora, suponham que elas se casem com homens de outras tribos israelitas; nesse caso a herança delas será tirada da herança dos nossos antepassados e acrescentada à herança da tribo com a qual se unirem pelo casamento.
      5 Então, instruído pelo Senhor, Moisés deu esta ordem aos israelitas: … Elas poderão casar-se com quem lhes agradar, contanto que se casem dentro do clã da tribo de seu pai.
      8 Toda filha que herdar terras em qualquer tribo israelita se casará com alguém do clã da tribo de seu pai, para que cada israelita possua a herança dos seus antepassados.
      10 As filhas de Zelofeade fizeram conforme o Senhor havia ordenado a Moisés e casaram-se com seus primos paternos”, leis manipuladas igualzinho é hoje.Portanto ,leis manipuladas pelos homens não são totalmente de Deus.
      Leis verdadeiramente de Deus os homens não manipulam, nem com a ajuda da ciencia, jamais voce verá dois homens, ou duas mulheres procriando, é necessário para isto um homem e uma mulher, isto sim é lei de Deus.
      No seu caso minha amiga, sugiro que voce investigue mais a fundo os motivos que não te permitem levar uma gravides a termo, ser necessário procure a psicologia, ou a psicanalise; liberte-se desta culpa. Seus pais se casaram por amor não foi? E por amor com certeza desejam que seus filhos sejam felizes, não é mesmo? Então, por que Deus, que é perfeito, que nos mandou Jesus nos ensinar a amar, faria diferente dos seus pais que são imperfeitos, e não te permitiria ser feliz?
      Deus minha amiga, não fica interferindo na nossa vida assim ou assado, ele tem o Universo pra cuidar; somos nós que nos castigamos “assumindo” esta ideia de pecado, principalmente nós mulheres, porque os seus irmãos não tem problemas, sendo homens estão ilesos das supostas “culpas” de seus pais? Se o casamento entre primos fosse um incesto tão grave assim, seus irmãos também teriam problemas, e não apenas as mulheres.
      Minha amiga, para de “incorporar” uma culpa que não é sua?
      Deus Nosso pai te ama, muito , ore a Ele, diretamente a Ele, ou a Jesus, seu enviado e Médico dos Médicos, para que te ajudem e iluminem os médicos que cuidam de voc~e para que encontrem o tratamento mais acertado. Pergunte a Jesus: o que voc~e precisa aprender com estas perdas, com estas dificuldades, viemos a Terra para aprender a amar com Jesus.

      Fica em paz, e confia em Deus, em Deus e não nas leis dos homens, divina nas leis de Moises é epenas o Decalogo, o resto é coisa da cabeça dele…

      Também vou orar por você.

      Beijos

      Responder
  • Aline Lorena disse:

    pra flar a vdd eu nunca entendi pq antes podia casar até com irmã(õ) mas agora ñ.
    Obg!!!

    Responder
    • julio disse:

      Boa Noite:

      Cara amiga, tudo nesse mundo gira em torno de interesse, inclusive na antiguidade, voce veja bem, quando não fere interesses voce pode fazer uma determinada coisa, agora quando isso vai de encontro aos interesses do grupo ai tudo muda, vira pecado, coisa do mau, e outros adjetivos , então amiga veja todos temos uma consciência e ela acende a luz vermelha sempre quando voce vai fazer alguma coisa que lhe fere o amago, voce nem ninguém com um minimo de neurônios ativos precisa de uma pessoa para lhe dizer que o que voce faz é certo, muito menos te acusar de pecador, quando lhe acusarem olhe, pesquise a vida pregressa deste individuo, com certeza ele não tem moral para nada, o simples fato de andar com um livro em baixo do braço fazendo a vez de desodorante não lhe da o direito a nada.

      Responder
  • dudamaria disse:

    tenhos tios q são irmaos de pai e mae e dois dizem ser evangelico de igreja diferente e namoram,,,ai qual seria a visão deus sobre isso…???

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Esse tipo de casamento não é apoiado pelas Escrituras.

      Responder
  • fernanda disse:

    Andre ,acho que vc n deveria ficar descultido c estas pessoas ,vc soh vai perder o seu tempo, leve em conta que vc ta fazendo a sua parte ,sou evangelica ,casada com meu primo ,ate entao n sabiamos sobre o casamento entre primos ou ao menos q estivesse na biblia ,mais ja pedimos perdao a Deus por isso e sei q ele ha de nos perdoar sou mto feliz ao lado dele ,estas pessoas que ficam falando de Deus como se fosse qualquer coisa n sabem o buraco que tao cavando , foi atraves dele que minha vida mudou e os que falam dele como se fosse nada n sabem que tao respirando ,andando ,e falando e porque ele quer ,porque se n quisessem nem aqui eles estariam. E nem ao menos param param pensar que quando alguma coisa da errado a primeira palavra a ser dita e “meu Deus” e Andre quando tdo tiver dando errado pra eles ,a primeira coisa q vao fazer e procurar por ele. E isso ai Andre adorei este site ,que Deus o abençoe.

    Responder
  • Cínico disse:

    Bom mas a igreja aprova os casos de pedofilia?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      De qual igreja está falando? Nesse mundo tem até igreja do diabo.

      Responder
  • Silvia disse:

    Bem, acho que o Cinico deve estar falando das igrejas, todas, criadas pelos homens, porque Deus não criou nem uma, nem Jesus…..

    Responder
  • Patrick Bremm disse:

    Olha não sou a favor, mais penso que cada pessoa segue seu instinto, sua religião seus interesses. Então ficarmos aqui discutindo o que pode ou não, seria tolice. Uma coisa que poderiamos utilizar, seria estudos compravando tais ideias e o do por que não deve ser aquilo. Se percebemos que nenhum lado tem algo convicente decidimos cada um escolher o lado. Ninguem obriga seguir uma religião, ou seja, vc decide o caminho.
    Tem pessoas que tentam fazer com que pessoas entrem em um “caminho”, mais na vdd ela já esta. O conelheiro só tenta clariar a mente de pessoas para fazer com que ela VIVA, pois muitos precisam de um motivo para viver. O motivo que acharam foi DEUS.
    Deixando bem claro que não sou Ateu.
    Desculpem pelos erros de portugues. Se houver :S

    Responder
  • Augusto Barito Hangalo disse:

    Gostaria de saber se é possível me casar com a filha da minha prima. Neste caso minha parente do quinto grau já que sua mãe(minha prima) é minha prima do quarto grau. Na sua explanação não vi a proibição deste caso já que Deus destacou que relações seriam proibidas.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Augusto, não creio que haja proibição. Mas é importante considerar questões genéticas que podem trazer males a futuros filhos.

      Responder
  • Humberto Henrique disse:

    Acho que isso deve ser uma escolha pessoal e não a dos outros, eu vejo tantos casos assim, e não vejo nada de errado,

    Responder
  • jose de sousa disse:

    Caros irmãos… sou católico. De todas as opiniões que li, não me contive e quero deixar minha opinião sobre elas. Com o devido respeito as demais opiniões, a que escreve a Silvia, é de ler e reler, sem preguiça. Muito belo seu relato Silvia, parabéns!!
    O resto infelizmente, a religião virou comercio.

    Responder
    • Silvia disse:

      Oi José, Muito obrigada pela sua consideração, há 13 anos optei pelo espiritismo , sou católica de batismo e de todos os outros sacramentos que acontecem na igreja, já conheci outros segmentos cristãos, sempre que convidada vou outras igrejas e em todas sempre é possível absorver bons ensinamentos, todas as religiões são boas, uteis e necessárias, porque nós todos filhos de Deus necessitamos em nossas vidas ir de encontro ao Pai, e é através das religiões que isto se faz, não existe a mais certa, ou a mais cristã, existe a que mais satisfaz os nossos anseios em relação a Deus, fico um pouco penalizada das pessoas que adentram religiões que as controla pelo medo, mas isto também é por conta de interpretação HUMANA da Biblia, e esta interpretação humana não foge a regra nem dentro do espiritismo, onde há oradores que também adoram fazer suas palestras calcadas no medo, calcadas na culpa, ao inves de esclarecer quanto aos ensinamentos do Mestre, esquecendo que o mais importante é o Amor e o Perdão, afinal não podemos esquecer que Jesus resumiu todas as leis e os profetas, ou seja tudo o que havia antes d’Ele em duas leis apenas: “AMA SO SENHOR TEU DEUS DE TODO O TEU CORAÇÃO, DE TODA A TUA ALMA, DE TODO O TEU ENTENDIMENTO, eis o primeiro mandamento, e is o segundo tão importante quanto o primeiro, disse ele: AMA AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO. .
      Bem, ptei pelo espiritismo por ser uma doutrina que esclarece baseada em fatos reais, e baseada na ciência, para o espirirtismo não há mistérios ocultos e nem fatos inexplicáveis. Com tudo o que lá aprendo consigo ajudar muitas pessoas a perceberem a importância de se ter uma religião e de terem mais paz ao fazerem suas escolhas religiosas, seja quais forem, com isso tenho grandes amigos em muitas igrejas diferentes, o que me faz muito feliz.

      Que Jeus te abençoe hoje e sempre.

      Responder
  • Paulo Eduardo disse:

    Se deus sabe de todas as coisas, porque ele não sabia que o incesto era prejudicial antes e teve que mudar de ideia?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Paulo, Deus não mudou de ideia. Apenas determinou que fosse assim.

      Responder
      • Paulo Eduardo disse:

        Quer dizer que antes ele sabia que o incesto era prejudicial e deixou?

        Responder
        • André Sanchez disse:

          É isso que está escrito no texto? Paulo, me parece que seu intuito está bem além do entender. Já está buscando manipular os textos.

          Responder
          • Paulo Eduardo disse:

            Mas é isso que está escrito no seu texto! Se incesto é prejudicial, Deus já deveria saber disso por ser onisciente. Como você disse que ele não mudou de ideia e simplesmente “determinou”, então ele permitiu o incesto antes porque quis?

            Qual outra resposta para isso? Eu não estou entendendo mais nada.
            Quer dizer que antes o incesto não era prejudicial? Me explica isso direito.

          • André Sanchez disse:

            Paulo, em nossa pequenez hoje entendemos que os cruzamentos genéticos ocorridos durante muitos e muitos anos causaram problemas de má formação em fetos gerados por parentes que se casavam. No inicio de tudo a genética era pura ainda. Essa pode ser umas das razões de Deus ter proibido em dado momento o casamento entre parentes. A sabedoria de Deus vai muito além da nossa e tem coisas que nem imaginamos. Deus faz as coisas para nosso bem sempre

          • Paulo Eduardo disse:

            Eu não entendo como alguém pode saber de algo prejudicial desde o princípio e ainda assim demorar muito tempo para determinar o correto!

            Então ou ele não quis, ou ele mudou de ideia. Mas como vc disse que ele não mudou de ideia então só resta a explicação de que ele não quis!

            Se a intenção dele foi ruim, porque eu deveria louvá-lo?
            Caso contrário qual foi a intenção dele por ter demorado tanto tempo?

            Por favor pastor, me ajude a esclarecer estas perguntas.

          • André Sanchez disse:

            Paulo, Deus estabeleceu que inicialmente a população iria se multiplicar dessa forma. Depois estabeleceu que não mais seria necessário ser assim, pois haviam outras opções. Simples assim. Deus não mudou de ideia e nem foi mal. Apenas estabeleceu que fosse assim.

          • Paulo Eduardo disse:

            Ok, “cruzamentos genéticos ocorridos durante muitos e muitos anos causaram problemas de má formação em fetos gerados por parentes que se casavam. No inicio de tudo a genética era pura ainda.”

            O que vc quer dizer com genética pura? Pq Deus deixou a genética deixar de ser pura?

            “Deus estabeleceu que inicialmente a população iria se multiplicar dessa forma. Depois estabeleceu que não mais seria necessário ser assim, pois haviam outras opções. Simples assim. Deus não mudou de ideia e nem foi mal. ”

            Ué, mas você disse ali em cima que “Deus, que sabe de todas as coisas, proibiu esse tipo de união no exato momento em que seria prejudicial ao homem”. Então isso não é verdade?

          • André Sanchez disse:

            Paulo, sinceramente cansei desse seu joguinho de palavras. Já fui educado com você, dediquei meu tempo para tentar responder as suas dúvidas, mas o que você está querendo é ficar num joguinho infinito de não querer entender o óbvio que está escrito. Pra mim já deu. Acho que não estou à altura de responder seus questionamentos. Esse é meu último comentário nesse assunto. Fica com Deus!

          • Paulo Eduardo disse:

            Pastor, não foi nenhum joguinho de palavras. Eu simplesmente tentei entender o que você quis dizer, mas parece que nada faz sentido.

            De qualquer forma gradeço a ajuda, obrigado.

  • Silvia disse:

    Tá! Entendi, e posso concordar em parte; e porque concordo em parte? será que a gestação e a infância naquela época eram mais curtas do que hoje? Um agestação dura 9 meses e uma mulher para estar pronta a procriar demora pelo menos 12 anos. Pense e faça as contas, a não ser que eram gestações multiplas, ou seja de gemeos ou trigemeos, ai morreriam de fome sem amas de leite, porque uma mulher sozinha para amamentar gemeos ou trigemoes… , em tão pouco tempo, não seria possível gerar 7 bilhões de habitantes, uma vez que sugere-se a existência deste casal há 10mil anos.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Silvia, a julgar pelas altas idades do início é sim possível. A progressão matemática é possível. Inclusive o próprio brasil teve uma explosão de crescimento nos últimos 50 anos que mostra as possibilidades de crescimento

      Responder
      • Silvia disse:

        Mas pastor, o senhor já parou pra pensar que a contagem do tempo, naquele tempo era bem diferente do que é hoje? uma gravidez que dura 9 meses corresponde a um ano lunar. Sem contar que o calendário atual foi criado por um Papa, O calendário gregoriano é um calendário de origem europeia, utilizado oficialmente pela maioria dos países. Foi promulgado pelo Papa Gregório XIII (1502–1585) em 24 de Fevereiro do ano 1582 em substituição do calendário juliano implantado pelo líder romano Júlio César (100–44 a.C.) em 46 a.C..
        Como convenção e por praticidade o calendário gregoriano é adotado para demarcar o ano civil no mundo inteiro, facilitando o relacionamento entre as nações. Essa unificação decorre do fato de a Europa ter, historicamente, exportado seus padrões para o resto do globo.

        Mas pensa uma coisa: E se eles(o povo daquele tempo) contassem o tempo pelas mudanças da lua? Por exemplo a lua cheia começa no dia 01, depois vem a minguante, depois a nova, depois a crescente e cheia de novo ( 1 ano) , daí se justifica a idade tão longeva destes nossos ancestrais. Outra coisa a se pensar: pela foto o senhor é bem jovem, portanto com muito vigor físico e sexual, mas quando sua idade ficar mais avançada, lá pelos 70 ou 80, o senhor vai entender o que estou questionando hoje, o senhor vai entender por experiência própria que este negócio de ter filho aos 130, 190 anos ou 800 anos é lenda meu amigo, e a mulher então, após os 50 anos ter filhjos é quase impossível, e quiando isso acontece é motivo de pesquisas cientifícas, sem contar o risco que ela corre de vida e de gerar filhos dementes, não é possível que a raça humana tenha se degenerado ao inves de progredir não é possível que as leis de Deus tenham se alterado tanto assim.
        Quando me refiro às leis de Deus estou falando das leis que regem o Universo , o cosmos do micro ao macro, e não dos 10 mandamentos que foram dados por Deus, (e eu creio nisso firmemente), para regular a nossa vida social, as outras leis que estão em Deuteronomio, no Levitico e em Numeros, foram criadas por Moisés, supostamente sob a inspiração de Deus, mas há tantas divergências e controvérsias entre umas e outros, que fico me questionando até onde havia inspiração verdadeira.
        Porém, as Leis verdadeiras de Deus, aquelas que não estão escritas em livro nenhum, mas na natureza, e que a ciência vai desvendando pouco a pouco, estas são imutáveis, ou Deus não seria perfeito, como Ele é. Refiro-me, por exemplo: a lei de atração e repulsão (física), à lei da reprodução(Biologia – não dá para criar outro ser se não houver a união do masculino com o feminino), e não dá para adaptar as leis de Deus às vontades humanas, a lei de Adoração(religião) todos os seres humanos trazem em si um sentimento inato de um ser superior e O procuram nas diversas religiões que existem no mundo, por isso não existe a que está mais certa, existe a que preenche a necessidade de cada ser se encontrar com Deus e por isso são muuuuiiiitas, mesmo aquela criatura que se diz ateu, pode ter certeza, é porque ele ainda não encontrou a igreja que responde aos seus anseios, e se não a encontra, prefere ficar como Ateu, mas lá no fundo ele sabe que há um ser superior que o criou.

        Que Deus o abençoe muito no seu ministério., mas raciocine, por favor, um grande e fraternal abraço, desta tua irmã em Jesus.

        Responder
  • Jane disse:

    Segundo a Biblia, o “senhor” expulsou Caim, que foi morar na região de Nod, onde conheceu sua mulher e se casou, e deu a luz a Henoc..

    Agora me diga como foi que Caim conseguiu encontrar uma vila já POVOADA na região de Nod???

    Mas a Biblia depois diz que Henoc foi quem construiu uma CIDADE! Gerou uma cambada de filhos homens, inclusive Lamec, que tomou duas mulheres (não se sabe de onde)?! Que idade tinham essas mulheres? Eram filhas de quem? Descendentes de quem?

    Só depois de Adão e Eva gerarem Caim e Abel, que então já haviam formado uma CIDADE, foi que Adão “conheceu” outra vez sua mulher, Eva, e esta deu à luz Set..

    Isso tudo não faz o menor sentido..

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Jane, veja aqui a resposta: Quem foi a mulher com quem Caim casou-se? – http://goo.gl/fb/CgnKY

      Responder
      • Jane disse:

        Desculpe.., li, interpretei, meditei, e não vi a resposta…

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Jane, infelizmente não posso te ajudar nessa questão. Tente estudar com mais detalhes que você entenderá

          Responder
  • Silvia disse:

    Pessoal, Bom dia a todos, sugiro sinceramente que devemos nos ater no novo testamento, ou seja, no que Jesus veio nos ensinar; Ele veio para o homem novo, Ele veio trazer a Boa Nova, o passado está muito mal contado, muito mal explicado, está faltando pedaço, ou vocês acham que 130mil anos dá pra contar em 300, 400 ou 500 paginas, e pior ainda, de tradição oral , lembrem-se: “Quem conta um conto aumenta um ponto”, isso quando não tira vários “só pra encurtar a história”> E outra, aquele passado não nos acrescenta nada, só confusão, sigam este conselho: Jesus é a luz do mundo, vamos entender o que ele ensinou que é mais fácil, quer dizer, nem é tão fácil assim, mas é bem mais fácil.

    Fiquem com Jesus em seus corações.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Silvia, rejeitar o Antigo Testamento não foi uma opção dada por Jesus, pelo contrário, ele apoiou aquilo que foi dito ali. Precisamos sim estudá-lo e entendê-lo. Sobre os acréscimos, penso que você precisaria estudar um pouco mais sobre a linguística e como a tradição oral pode ser transmitida com muita precisão, principalmente pelo fato dos personagens que viveram a história estarem vivos por centenas de anos para manter a história real.

      Responder
  • Paulo disse:

    André, vc tem paciência demais kkkkk. Não temos que ficar tentando convencer esse bando de ateus (essa chatérrima dessa tal de Jane) que acha que não temos o direito de exercer nossa fé da forma que bem entendermos, e esse bando de espíritas que só vem aqui pra provocar discórdia. Será que eles pensam que vão convencer sequer um cristão a abandonar sua fé? Eles se acham tão espertos e tão superiores. O ateu pensa que no final a fé vai se curvar diante da ciência e nós cristãos sabemos que será o contrário, no final, tudo será esclarecido e a ciência terá que se curvar diante da fé, mas até que tenhamos esse desfecho não estaremos mais aqui, portanto não adianta discutir com ateu, apenas o Espírito Santo poderá convence-los (pela dor) e isso só se Ele quiser. Tudo será esclarecido apenas na vida vindoura, lá vão estar o bando de ateus aterrorizados e implorando por misericórdia, quando perceberem seu destino final, mas já será tarde demais. Não temos permissão de ficar perdendo tempo com esses tolos. O mestre diz: ao homem herege exorta uma ou 2 vezes e não mais, e não dê vossas pérolas aos porcos, pois eles vão pisar sobre elas…. Vamos levar a palavra de Deus àqueles que creem. Se vc se recusa a crer, ateu, sinto muito por vc, e adeus! Não tem que ficar publicando as tolices desses ateus não André, perceba quando a fulana ou o cara só quer tumultuar, pode bloquear sem dó! Eles que vão encher o saco lá nos blogs dos ateus e espíritas e fiquem por lá se remoendo do seu ódio contra os cristãos!

    Responder
  • Jane disse:

    A verdade é que até os dias de hoje nos reproduzimos entre parentes, primos..

    A diferença, é que automaticamente com o aumento da população, acabamos por nos reproduzirmos com parentes cada vez mais distantes.. AUTOMATICAMENTE!
    Há mais de 40 mil anos, qdo o homem ja se reproduzia com parentes cada vez mais distantes, nao foi nenhum “deus” quem lhes proibiu de fazerem isso, pois nem mesmo tinham pensamento racional para isso.. Todavia, a “ideia” de “família” surgiu, e com ela a sociedade, e com ela as proibições, o pecado.. E com a criação da ideia do pecado, muitas coisa antes naturais, passaram a ser proibidas, dentre elas, o “incesto.
    É sabido que quanto mais próximos, a possibilidade de haver fraquezas ou deficiência por “não somarmos” as experiencias genéticas de nossos organismos, estamos apenas unindo genéticas, que sendo por acaso as duas “fracas” o indivíduo gerado pode ter um déficit contra as batalhas naturais à que um indivíduo esta exposto, desde sua concepção, até mesmo depois de nascer neste mundo estranho, de bactérias..

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Jane, dentro da sua achologia está posta uma hipótese. Porém, biblicamente está colocado em meu texto a questão

      Responder
    • Paulo disse:

      Esse blog fala sobre Deus e sobre fé! Se vc se incomoda tanto assim que tenhamos nossa fé, reúna abaixo assinados para mudar a nossa Constituição, talvez vocês consigam proibir que tenhamos liberdade de culto e de religião no Brasil! Vocês se acham tão superiores, e se acham os “libertadores que vão abrir os olhos dos cristãos” Oras, não perca seu tempo, pois suas divagações não convencem nem uma mosca, vá encher o saco e rir da nossa “ignorância” nos blogs dos ateus. Suas divagações filosóficas, seus estudos, suas comprovações científicas não significam nada aqui! Aqui se fala sobre Deus e sobre fé e se vc não aceita, vá dormir, ah, e não se esqueça de tomar seu remédio contra a depressão ;)

      Responder
  • Silvia disse:

    Bom dia Paulo! Você é uma destas pessoas para quem está faltando entender Jesus.
    O pastor é uma pessoa bem sensata, é um educador, como eu em minha doutrina, também sou uma educadora. Eu e o pastor trocamos impressões sobre os textos lidos. Eu, Silvia, sou uma pessoa muito racional, por isso, incursionando por outras religiões também, acabei escolhendo o espiritismo cristão, e foi nesta religião que a minha fé aumentou, não dúvido das coisas que estão na Biblia, mas aquilo que não consigo entender agora, espero um pouco mais, para que eu me “amadureça” emocional e racionalmente para poder entender. Depois de 13 anos na Doutrina é que estou encontrando condições de tentar ler a Biblia, e neste aspecto o pastor está me ajudando muito.
    Lembre-se que Jesus aconselhou aos seus apóstolos a irem antes às “ovelhas desgarradas de Israel”, Jesus também nos pediu para construirmos o reino de Deus entre nós. Você acha que o Reino de Deus é feito de concordia ou de discordia? Jesus disse que traria a espada, você acha que Ele estava falando de guerra ou das dificuldades que cada um de nós tem em entender a Biblia e os seus ensinamentos? Por acaso quando Ele pediu aos apóstolos para deixarem os gentios para depois, será que Ele falou para os abandonarem à própria sorte, ou para que os apóstolos, amadurecendo seus conhecimentos e sua “experiência” de levar o evangelho, estivessem mais preparados e com ascessoria de novos pregadores para chegarem aos gentios? que tinham suas crenças, mas que precisavam direcioná-las para o caminho certo; e Jesus estava ali para ensinar este caminho. Ou você acha que não, que Jesus só deixou seu lugar no céu para vir aqui morrer para salvar meia duzia de pessoas?
    Paulo, meu irmão em Cristo, coloque mais Jesus em seu coração.
    Só para te elucidar: não existe espiritimo verdadeiro que não seja cristão, outros tipos de práticas mediunicas, ou seja, de religiões que fazem contato com os espíritos daqueles que já morreram de forma não cristã, não poderia nem sequer dizer que são Espíritas, porém usam este nome para designar erradamente o que fazem, que na realidade são práticas espiritualistas, ou espiritistas, ou esoteristas, que é muuuiiito diferente de Espiritismo.

    Um grande abraço, fique na Paz do Senhor.

    Responder
    • Paulo disse:

      1º se vc reparasse mais um pouquinho veria que o André não é um pastor (ainda) (mas é um homem de Deus :) ) 2º Não me parece que vc está tentando descobrir alguma coisa, mas está claro seu tom de discórdia, querendo argumentar e fazer prevalecer seu ponto de vista do espiritismo. Eu já passei horas debatendo com ateus, e cheguei a conclusão que não adianta perder nosso tempo com quem não quer entender, nem acreditar, só quer saber de discussões que não levam a lugar nenhum. Vamos levar a verdade pra quem tem a mente e o coração abertos! Vc diz que é educadora e quer vir ensinar espiritismo aqui, num Blog cristão? É abusada não? Porque não vai ensinar espiritismo nos blogs correspondentes? Vc parece que conhece um pouco da bíblia, então o que ainda está fazendo nessa religião de mentiras? A bíblia diz que o diabo é o pai de toda mentira e em Gálatas 1:9 diz: “Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema” que tal vc obedecer Levítico 19:31 “Não recorram aos médiuns nem bus­quem a quem consulta espíritos, pois vocês serão contamina­dos por eles. Eu sou o Senhor, o Deus de vo­cês” E em Eclesiastes 9:5 diz que os mortos não sabem de nada do que acontece nesta terra!
      Não existem espíritos (nem muito menos espíritos bons), o que existem são demônios que enganam os seguidores do espiritismo, se passando por mortos. São os mesmos demônios enganadores da macumba, do candomblé, do islã, do hinduísmo, das religiões indígenas, da idolatria, tudo que eles desejam é enganar as pessoas, contanto que elas não obedeçam a palavra de Deus (a bíblia), por isso volto a afirmar, abra seus olhos: o diabo é o pai de toda mentira e engano, a única forma de sermos salvos é seguindo o “manual do usuário”: a bíblia. Se converta dos seus pecados, aceite a Jesus, que é o único caminho para a vida eterna e creia e passe a obedecer, não adianta vc ter todo esse conhecimento bíblico, mas não quer obedecer. O Senhor diz: quem crer em mim será salvo e quem não crer, bom, simplesmente já está condenado. Simples assim! E que o bom Jesus te abençoe e te traga luz às suas trevas!

      Responder
  • Wellington disse:

    Não convém a um servo do Senhor altercar; bem ao contrário, seja ele condescendente com todos, capaz de ensinar, paciente em suportar os males.
    2 Timóteo 2:24

    Responder
    • Silvia disse:

      Gostei Wellington, suscinto e profundo, o verdadeiro sábio sabe onde encontrar a resposta mais adequada para mediar qualquer situação dificil.
      Um grande e fraternal abraço.

      Responder
      • Silvia disse:

        Complementando meus comentários ateriores, até agradeço a Deus por ter encontrado um lugar sério para tirar minhas dúvidas, ou debater minhas idéias.
        O que nós, Espíritas, estudamos no Evangelho Segundo o Espiritismo é a Moral do Cristo; porque é está que nos conduz a Deus, não nos prendemos a dogmatismos, mas sim à reforma moral.
        Se o pastor André, que é o mediador, qualquer dia me permitir, posso colar aqui uma cópia do roteiro do homem de bem, contido no capítulo Sede Perfeitos, onde tentamos entender qual a perfeição possível ao homem da Terra. E fica tranquilo pastor, sei que se o senhor deixar, até o senhor mai gostar, e vai entender melhor a Doutrina que sigo.
        Insisto em continuar participando deste blog porque acho que precisamos nos libertar dos preconceitos que nos afastam, Nosso Mestre é um só: Jesus Cristo, e nosso Pai também: Deus.Então pensem comigo se dentro de uma mesma família de 10 irmãos por exemplo, ou mesmo de 2 ou 3, todos escolhem a mesma profissão? Todos cursam a mesma faculdade? Todos votam nos mesmos candidatos? Não, então porque na humanidade cada um não pode escolher a forma ou o caminho que quer percorrer para poder chegar a Deus? E porque por fazer escolhas diferentes temos que nos separar, ou rejeitar ou mal dizer?
        Pensem nisto.
        Fiquem na paz do Senhor Jesus.

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Silvia, sobre escolher caminhos, a Bíblia é clara:

          Jo 14:6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

          Responder
    • Paulo disse:

      Essa indireta era pra mim? Então tente convencer um ateu convicto, quando passar umas 4 horas de debates o cara só quer saber tantos porquês e como: como pode a mula falar, como pode caber todos os milhões de gêneros de seres vivos numa arca, como pode o sol parar, o mar abrir, etc, ele não entende nunca que nem sempre a fé pode combinar com a razão, assim como o óleo não combina com água. Enquanto ele não deixar a sua lógica de lado e simplesmente CRER, não há conversa com quem só quer criticar e nos fazer ver o quanto eles são superiores e nós ignorantes. Portanto não adianta perder seu tempo com quem não quer acreditar, vamos sim perder todo o tempo e fazer tudo que for possível para salvar os que têm uma mente e um coração abertos, esses sim são terra boa para lançarmos a semente do Evangelho de Cristo!

      Responder
      • André Sanchez disse:

        Paulo, com certeza, é bem mais fácil crer que tudo passou a existir baseado numa teoria de que tudo passou a existir após uma explosão ao acaso.

        Responder
  • Silvia disse:

    Vê, então não há nada errado com o Espiritismo Cristão ou Kardecista, como é conhecido; como disse, os outros nem deveriam dizer que são espíritas. E nós Cristãos das diversas denominações religiosas cristãs, somos irmãos e devemos nos amar por isso.

    Um grande e fraternal abraço em nome de Jesus.

    Responder
  • Raimundo disse:

    Meditem sobre: a construção do túnel sob o canal da Mancha, embora os dois países tenham cultura e leis diferentes e. problemas de financiamento, logística, ambiente e de política para levar a cabo um projeto gigantesco como esse foram entraves complicadíssimos. Quatro anos depois, um tempo recorde, operários franceses e ingleses se encontraram nas profundezas do subsolo e abriram um champanhe para comemorar o feito. Os túneis, que foram sendo cavados de um lado e de outro do canal, estavam apenas poucos centímetros desalinhados. Um verdadeiro prodígio de precisão.
    Reflitam agora sobre os escritos eternos que, foram escritos por vários pessoas em épocas diferentes e há coerência nos escritos, embora não se conheceram.
    O homem natural não compreende, pois as Escrituras Sagradas se discerne espiritualmente, existem coisas nas Escrituras que em um dado momento, dias, meses e ano será revelado, Deus sabe o exato momento para nos revelar. Jesus se alegrou, por saber que o Pai ocultou dos sábios e entendidos e as revelou ao pequeninos.
    Sem fé é impossível agradar a Deus, o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder. As minhas ovelhas ouvem a minha voz e me seguem.
    “..a rola , e o grou, e a andorinha observam o tempo da sua arribação, mas o meu povo não conhece o juízo do Senhor”(JEREMIAS 8:7).
    O povo perdeu a vergonha e, a única coisa que os deixam envergonhados é a Palavra do Senhor, não gostam dela(JEREMIAS 6:10).
    “Assim diz o Senhor, teu redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo;
    Que desfaço os sinais dos inventores de mentiras, e enlouqueço os adivinhos; que faço tornar atrás os sábios, e converto em loucura o conhecimento deles”.(ISAÍAS 44:24-25)
    Satanás o acusador, conhece bem as Escrituras, quando o povo de Deus se reúne ele compareçe também, ele até recitou para Jesus alguns Salmos, mas Jesus refutou-o com a própria Escritura.
    O mistério da criação, a unção do espírito vos ensinará, não há necessidade de ninguém vos ensinar, pois antes somos provados, temos que estar aptos, pois apartir do momento que compreendermos seremos salvos e curados, então será suave ao nosso paladar as Escrituras Sagradas, é mais valioso do que o ouro, os rubis e etc.

    Responder
  • Gleyci disse:

    Me apaixonei por um primo de segundo grau e ele tb se apaixonou por mim .!Queremos nos casar … E agora ??

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Gleyci, vocÊ deve estar ciente dos riscos que futuros filhos podem correr com esse tipo de união.

      Responder
  • Andre Sanches disse:

    Tudo KO. Várias histórias fantasiosas escritas por aqueles que queriam controlar as massas.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Sério? Tipo as teorias da evolução que nunca foram provadas e controlam massas e mais massas.

      Responder
  • alberto disse:

    minha gente reflitam: passarão o ceu e a terra, mas minhas palavras não passarão. são palavras de jesus. e aí vão questionar? não me perguntem, se entendam com ele, depois me digam , …….. sem amor sou como um timbalo que retine, né.

    Responder
  • ALEXANDRE PINALLI GHENO disse:

    E SOBRE O CASAMENTO ENTRE PRIMOS? O CASAMENTO ENTRE PRIMOS SE TORNOU COMUM, INCLUSIVE NAS IGREJAS.

    Responder
  • Mateus Manoel disse:

    Diante da sua explicação, é incorreto afirmar que as filhas de Ló pecaram ao manter relação com ele ?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Não. elas pecaram sim. Apensar da Bíblia em certas épocas aprovar o casamento entre parentes, não havia casamento ali. Além disso a poligamia era pecado também.

      Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.