A multidão, os sinais e os verdadeiros discípulos de Cristo

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Por André Sanchez

Multidões incendiadas atrás de sinais e de soluções para seus problemas não é algo “inventado” na modernidade, pelo contrário, é algo tão antigo como o próprio mundo. Pessoas costumam se ajuntar com os mais diversos motivos, sejam bons, sejam maus. Multidões estarão nos céus louvando a Deus (Ap 7. 9-10). Multidões deram a palavra de ordem para soltar Barrabás e crucificar Jesus (Mt 27. 20).

A multidão, os sinais e os verdadeiros discípulos de CristoVoltando um pouco na história e observando o comportamento das multidões, (que costuma se repetir no andar da história), veremos que Jesus Cristo caiu nas graças da multidão, que o seguia, alcançando certa fama, principalmente, pelos sinais que operava. “Assim a sua fama correu por toda a Síria; e trouxeram-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias doenças e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos; e ele os curou. De sorte que o seguiam grandes multidões da Galiléia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judeia, e dalém do Jordão.” (Mt 4. 24-25).

Talvez uma leitura superficial dos evangelhos nos indique que isso era algo bom, pois muitas pessoas reconheciam Jesus e criam nele. No entanto, não é bem isso que vemos registrado. “Ora, estando ele em Jerusalém pela festa da páscoa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome. Mas o próprio Jesus não confiava a eles, porque os conhecia a todos” (Jo 2. 23-24 )

Aquelas multidões não eram verdadeiros discípulos de Jesus! Jesus conhecia-lhes o coração e não confiava no “crer” deles, pois se tratava de um crer interesseiro, baseado na troca, na barganha, na observação de sinais que Jesus podia fazer e não no próprio Jesus. Ele não queria multidões de interesseiros, mas de discípulos! – Será que não há algo de muito parecido com algumas igrejas (multidões) de hoje?

Por isso, Jesus não ficou quieto diante dessa atitude da multidão! Veja como Ele a questionou: “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que me buscais, não porque vistes sinais, mas porque comestes do pão e vos saciastes.” (Jo 6. 26). A multidão lhe responde ousadamente: “Perguntaram-lhe, então: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos e te creiamos? Que operas tu?” (Jo 6. 30). A atitude na multidão evidencia o que havia em seu coração: “Por causa disso (das palavras duras de Jesus) muitos dos seus discípulos voltaram para trás e não andaram mais com ele.” (Jo 6. 66).

A multidão que adora sinais e manifestação de poder, na verdade, é composta em boa parcela por falsos discípulos que estão atrás apenas do seu “eu”.

Para finalizar, creio ser interessante mencionar os verdadeiros discípulos. Logo de inicio, ao começar a chamar os 12 apóstolos, Jesus se encontra com Pedro, André, Tiago e João. Nenhum milagre foi feito, nenhum sinal extraordinário foi mostrado a eles. Apenas diante do chamado de Cristo, eles tomam a seguinte atitude: “Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Eles, pois, deixando imediatamente as redes, o seguiram.” (Mt 4. 19-20). Deixaram tudo e o seguiram em uma jornada de discipulado que culminou na perseguição deles.

Precisa-se de mais discípulos e menos multidões! Mais líderes que questionem a verdade do coração das multidões e menos (ou nenhum) líderes que adoram as multidões e o que elas podem lhes dar. Jesus começou sua igreja com alguns poucos discípulos (os verdadeiros). A matéria-prima com que se faz a obra de Deus é discípulo e não multidões cegas em busca de sinais e seus próprios interesses!

“Na maioria dos lugares é difícil conseguir levar alguém a uma reunião da qual a única atração é Deus” (A. W. Tozer)

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp