#VocêPergunta: Na Bíblia diz que Deus se arrepende e que não se arrepende. Qual é o correto?

Postado por em: #VocêPergunta

Por André Sanchez

Arrependimento, Deus se arrepende, arrependimento de Deus, Bíblia Se você quiser fazer uma pergunta clique aqui!

#VocêPergunta: Em Números 23. 19 Deus diz que “não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa” e em Gênesis 6. 6 diz que Deus “se arrependeu de ter feito o homem sobre a terra”. Gostaria de uma explicação para entender melhor esses textos. Não há uma contradição aqui?

Bom, aqui nós temos pelo menos duas explicações:

1- Arrepender no dicionário humano soa como quando erramos e voltamos atrás. Quando aplicado a Deus não tem esse sentido.

Quando o autor bíblico usa a palavra arrependimento aplicada a Deus, ela é uma expressão chamada “antropomorfismo”. Essa expressão significa uma figura de linguagem aplicada a Deus que O apresenta em alguns textos como se Ele tivesse formas humanas, como membros e órgãos (Temos vários textos falando que Deus tem boca, rosto, etc., como se fosse um ser humano). Há também a descrição de Deus como se tivesse sentimentos e emoções como as nossas (aqui entra a expressão “arrependimento”, que é humana). Lembre-se que nosso vocabulário é limitado e, certamente, não consegue descrever precisamente vários aspectos a respeito de Deus. O autor bíblico descreveu as coisas a respeito de Deus com os recursos lingüísticos que tinha em mãos, de forma que seus leitores pudessem compreender.

2- O termo “se arrependeu” em Gn 6. 6 não significa que Deus foi surpreendido pela atitude humana, pego desprevenido, ou que cometeu algum erro em ter criado o ser humano. Significa que Deus sabe responder às atitudes humanas. Talvez possamos entender esse termo mais corretamente como “mudou de ideia”. Deus sabe responder às nossas atitudes.

Vemos a mesma questão nesse texto: “Arrependo-me de haver constituído Saul rei, porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras.” (1Sm 15. 11). Veja o que Deus falou ao rei e ao povo pouco tempo antes: “Se temerdes ao SENHOR, e o servirdes, e lhe atenderdes à voz, e não lhe fordes rebeldes ao mandado, e seguirdes o SENHOR, vosso Deus, tanto vós como o vosso rei que governa sobre vós, bem será.” (1Sm 12. 14). Ou seja, esse “arrependimento” de Deus foi uma atitude que Ele tomou devido ao não cumprimento por parte de Saul das exigências colocadas por Ele.

No texto de Números 23. 19 que você citou, temos Deus falando de seu caráter imutável, do caráter imutável dos Seus planos decretados, da Sua aliança, das Suas promessas que não falharão. Assim, Deus não volta atrás nessas questões. Não mudará de ideia.

Veja outras perguntas respondidas:

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

32 comentários

  • Jéssika disse:

    Muito Obrigado pela explicação da minha dúvida.
    Boa semana!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Eu que agradeço, Jéssika!

      Abs!!

      Responder
  • jeferson disse:

    Bom dia, vc disse que Deus ficou surpreso com o pecado do homem??? Deus nao se arrepende das promessas que fez pois nao é filho do homem para prometer e nao cumprir. mais se arrependeu da criaçao do homem pois os erros do homem o intristeseu

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Jeferson, onde você leu isso no meu texto? Veja abaixo um trecho que deixa claro que eu não escrevi que Deus ficou surpreso com o pecado do homem:

      “2- O termo “se arrependeu” em Gn 6. 6 não significa que Deus foi surpreendido pela atitude humana, pego desprevenido, ou que cometeu algum erro em ter criado o ser humano. Significa que Deus sabe responder às atitudes humanas…”

      Abs!!

      Responder
    • Marcelo disse:

      Não, dizem que deus é PERFEITO ele sabe tudo e não erra, então antes de criar tudo ele já sabia tudo, já sabia que seriamos a pior espécie, e mesmo assim nos fez e depois se arrependeu, ele tava viajando né?

      Responder
      • Dulce disse:

        Se Ele não nos proporcionasse o livre arbítrio, não nos amaria… Quando a gente ama a gente realmente viaja

        Responder
  • Larissa disse:

    Então vc diz que Deus não sabia que Saul iria fugir dos planos de Deus? Mas Deus não é oniciente?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Larissa, onde você viu escrito que eu disse que Deus não sabia que Saul iria fugir de Seus planos? Reproduzo abaixo o trecho do artigo:

      “Vemos a mesma questão nesse texto: “Arrependo-me de haver constituído Saul rei, porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras.” (1Sm 15. 11). Veja o que Deus falou ao rei e ao povo pouco tempo antes: “Se temerdes ao SENHOR, e o servirdes, e lhe atenderdes à voz, e não lhe fordes rebeldes ao mandado, e seguirdes o SENHOR, vosso Deus, tanto vós como o vosso rei que governa sobre vós, bem será.” (1Sm 12. 14). Ou seja, esse “arrependimento” de Deus foi uma atitude que Ele tomou devido ao não cumprimento por parte de Saul das exigências colocadas por Ele.”

      Larissa, o que vemos é que Deus o orientou como deveria proceder para ser um bom rei, mas Saul desconsiderou todas as orientações de Deus e foi desobediente… essa atitude gerou descontentamento de Deus, que o destronou.

      Foi isso

      Abs!

      Responder
      • Larissa disse:

        Okay André, mas ainda assim fico com dúvidas. Por exemplo, na Bíblia diz que Deus é oniciente e eu cri nisso durante toda minha vida, mas nesse trecho que você menciona, você diz que Saul desconsiderou as orientações de Deus e que por isso, Deus ficou descontente. Então quer dizer que Deus não sabia se Saul seguiria suas orientações ou não? é isso?

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Sim, Deus sabia. Porém, a responsabilidade humana também existe. Saul teve oportunidade de fazer o que é correto e não o fez. Esse fato não mexe em nada com a onisciência de Deus. É como um pai que sabe que o filho irá cair da bicicleta no início, mas deixa ele sofrer a experiência, pois é necessária. O pai também orienta seu filho sobre os perigos do mundo, sobre as melhores condutas a seguir, mas precisa deixar o filho viver suas experiências. É mais ou menos isso.

          Abs!

          Responder
          • Larissa disse:

            uhhmmm… entendi. Ou melhor, acho que entendi.

            De qualquer forma, obrigada pela atenção.
            Deus te abençoe.

          • reginaldo disse:

            o arrepencimento de DEus é uma forma de DEus sé entristece

  • Ricardo disse:

    Ola tudo bem pastor vc tem ótimas explicações para essas dúvidas mas o q não compreendo são duas coisas;
    1°Por que Deus em sua infinita sabedoria criaria um ser q viria a Te desobedecer?
    2°Por que houve o pecado no coração de Satanas se Deus é perfeito pra criar um ser assim?
    Antecipadamente agradeço a atenção
    Abraços.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Ricardo, a questão número um tem a ver com a soberania de Deus. Ele quis fazer assim. Se Ele é todo poderoso, sabe de todas as coisas, está em todos os lugares, Ele mesmo permitiu que tudo acontecesse dessa forma, pois, se quisesse, não lhe faltaria poder para fazer de outra forma.

      Em minha opinião Deus dota até os seres celestiais de certa liberdade, senão seriam como escravos robôs. Assim sendo vários deles permitiram que seu coração fosse tomado pelo orgulho, entre eles o Diabo.

      Abs!

      Responder
  • Ricardo disse:

    Entendi o que disse, tem a ver com o livre-arbitrio,obrigado pela resposta pastor, mas tenho mais duas perguntas se for possível você me responder agradeço;
    1°A bíblia não nos revela nada sobre os dinossauros,pois imagino da seguinte forma, se existiram, realmente comprova que a bíblia tem algo de errado por que pense comigo,em genesis fala da criação dos animais e do ser humano pois seria impossivel a convivência com esses tipos de animais, e cientificamente é comprovado a existência deles a milhares de anos,pois não seria igual a idade da Terra que diz na bíblia que se eu não me engano é cerca de 6 mil anos, o que seria esse mistério pastor?
    2°Em Gên 1:16 Deus criou os 2 grandes luzeiros, o sol para o dia e a lua para a noite, mas em Gên 1 de 3 à 5 fala que Deus já havia criado um certo tipo de luz e que fez separação entre a luz e as trevas,o que seria essa luz sendo que a criação do sol e da lua veio depois pastor?
    Obrigado pelo site pastor,agradeço a atenção!!!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Ricardo, a questão dos dinossauros é realmente um mistério. Porém, creio que foram criados por Deus. Veja esse link que achei, fala um pouco mais profundamente sobre essa questão: Clique aqui

      Ricardo, antes do dia 4 da criação ainda não havia sido criados os luzeiros que forneciam a luz que conhecemos hoje. Porém, Deus já havia feito uma diferenciação entre luz e trevas. Essa luz é a própria luz de Deus. Veja esse texto:

      Ap 22:5 Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.

      Avs!

      Responder
      • Ricardo disse:

        Obrigado pastor ajudou muito nessas questões mas tenho muitas outras questões que contradizem mas mesmo assim agradeço as respostas abrço!!!

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Value, Ricardo. Te agradeço por prestigiar meu texto.

          Abs!

          Responder
      • yasmin Shock disse:

        A questão dos dinossauros é o seguinte, quando os homens escreveram a bíblia por intermédio do espírito santo não eles não sabiam da existência desses seres ainda.

        Responder
        • Junior Zuconelli disse:

          Então a terra teria milhares de anos??

          Responder
  • Francisco Cosmo silva de Souza disse:

    A paz do Senhor Pastor André Sanches,

    Eu estava meditando neste texto em Nm.23.19, e percebi que Balaão, estava simplesmente levando a palavra do Senhor direcionada aquele momento, em que ele tinha dito que levaria seu povo a terra prometida e nada iria impedir o seu operar. O senhor concoda,e não em que ele não possa se arrepender de algo,pois a sua soberania lhe torna perfeitamente capaz de qualquer coisa.

    veja:
    Em 1Rs21.28,29 que diz: e veio a palavra do Senhor a Elias o tisbita dizendo: Não viste que Acabe se humilha,perante mim? por isso porquanto se humilha perante mim,não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho o trarei sobre a sua casa.

    Em: Is 38.4,5 Então veio a Palavra do Senhor a Isaias, dizendo: Vai e dize a Ezequias: assim diz o Senhor, o Deus de Davi teu pai: ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas;eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos.

    Pastor André, através deste dois textos eu creio que um coração quebrantado e humilhado na presença do Senhor, move o seu coração. o senhor concorda ou discorda. fica na Paz e que o Senhor ilumine cada vez mais a sua vida.

    Responder
  • Giulliane Costa disse:

    a paz do senhor pastor ANDRE SANCHEZ !EU TIREI MUITAS DÚVIDAS QUE TIVE HOGE NO SEU SAIT, E COM SEUS COMENTÁRIOS, HOGE PARTICULAMENTE EU ESTOU COM PRESSA, MAIS OUTRO DIA IREI ENTRAR AÍ TE AGRADECEREI MELHOR OBRIGADA ! MAIS DE MOMENTO GOSTARIA QUE O SENHOR ME DISSESSE AONDE ENCONTRAREI NA BIBLÍA FALANDO SOBRE ARREPENDIMENTO DE DEUS ? BOA NOITE OBRIGADA

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Giulliane, eu escrevi um artigo sobre esse tema, dê uma olhada: Na Bíblia diz que Deus se arrepende e que não se arrepende. Qual é o correto? – kttp://bit.ly/oAKKOe

      Responder
  • gesiel rodrigues disse:

    pastor Deus é onisciente, então ele sabia que homem que ele criou lhe desobedeceria ,então por que pois em pratica o plano da criação do homem, ate por que ele se arrependeu de te-lo criado. lúcifer conhece a Deus,sabe que ele que é poderoso,sabe que nem a aliança com todos os anjos seria possivel tomar o seu trono por que quiz tomar o trono? Deus sabia que tentaria tomar seu trono,por que deixou ele tomando conta do céu?porque Deus escolheu somente uma nação pra ser o seu Deus e só depois de muito tempo deu oportunidade aos que não eram das tribos de israel.porque se eu não servir a Deus automaticamente sou obrigado a servir a outro senhor.a fé não vem de vós é dom de Deus,mas se Deus não me deu esse dom qual a minha culpa.ouvir a palavra ja ouvi( quero ressaltar) e o livre é assustador,tenho quase certeza que muitos que diz que ama a Deus tem é medo de ir para o inferno.

    Responder
  • gesiel rodrigues da silva disse:

    mandei algumas perguntas,mas elas foram deletadas ,porque?vocês não tem embasamento bíblicos para responde-las?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Não recebi nenhum pergunta, você está enganado

      Responder
  • Angela disse:

    Bom dia Pastor……que benção essa pg para esclarecimento à cerca da Palavra de Deus.
    Referente essa pergunta que foi feita ao “arrependimento de Deus”…..não consegui entender
    direito……seria que: quando a Bíblia foi escrita foi usado esse termo “arrependimento” pra dizer que Deus ficou
    triste?……por favor …tenho dúvida quanto essa questão….grata.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Ângela, o vocabulário humano é limitado e não consegue descrever Deus em todos os seus atributos. Podemos entender que Deus se desagradou do ser humano e, claro, isso não o deixou contente.

      Responder
  • Altobelle Furtado disse:

    Bom dia Pastor! Percebi que praticamente todas as perguntas feitas até aqui estão relacionadas com a onisciência de Deus! Acho que a grande dúvida de todos é a seguinte: penso que todo ser perfeito e que saiba de tudo(presente, passado e futuro) não pode se arrepender ou até mesmo se entristecer, com as atitudes do homem, pois ao meu ver, para Deus já estava tudo “previsto” ! O que deixa muita gente, com seus raciocínios lógicos, perdidos! E muitos, de forma indireta, tentam se colocar no lugar de Deus, e fica aquela situação: se eu sei que se eu criar uma determinada coisa, essa mesma coisa irá no sentido contrário ao que eu desejaria a elas , então qual a justificativa eu teria para exigir delas, se eu, mesmo antes de criá-las, já sei dos caminhos q elas irão escolher? Sendo assim, jamais eu poderia me reclamar de suas atitudes! Pois quando eu decidi criá-las eu já sabia de antemão o q elas escolheriam para suas vidas! A não ser que eu como todo poderoso me colocasse limitações!
    O que o Pastor acha disso tudo? Bom dia e um abraço!

    Responder
  • Erick Nascimento disse:

    Muito bom o seu blog, está me ajudando muito. Só pra ver se entendi. Tenho um amigo que diz que existe a “vontade de Deus” e a “permissão de Deus”, então mesmo Deus sabendo que Saul não faria o que ele mandou, permitiu que Saul fosse rei, e após Saul confirmar o seu erro, o retirou da posição de rei. certo !? Obrigado desde já.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Erick, sim, Deus permite certas coisas

      Responder
  • Leandro Silva disse:

    Segundo o Novo Dicionário da Bíblia da editora Vida Nova
    “Os vocábulos “arrepender-se” e “arrependimento” são raramente usados no Antigo Testamento com referência aos homens. Como traduções da raiz hebraica NÃHAM, essas palavras são mais frequentemente aplicadas a Deus”.

    No hebraico, quando a palavra arrependimento está relacionada ao homem é Shübh e a Deus é Nãham.
    Shübh = Está sempre aplicada ao pecado, ao erro, ao remorso. Ou seja, o homem reconhece o seu erro e se arrepende do que fez.

    Nãham = Está ligada a relação de Deus para com o homem. Por exemplo: Deus diz que vai destruir o homem se ele não se arrepender. Porém, o homem se arrepende. Então a bíblia diz que Deus se arrependeu do que disse. Ou seja, Deus não destruiu o homem porque este se arrependeu. O arrependimento aqui não está dizendo no sentido como se Deus reconhecesse o seu erro e se arrepende. E sim, que Deus não mais destruiria o homem. Ou seja, a sua atitude de destruir o homem foi anulada pelo arrependimento deste.

    Quando os textos acima dizem que Deus não se arrepende está dizendo que a sua atitude para com o pecado não mudará sem o arrependimento do ser humano. E quando Ele “se arrepende” está dizendo que a sua atitude é de não mais fazer o que faria sem o arrependimento do homem.

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.