O que significa 12 tribos de Israel? (não são os 12 filhos de Jacó)

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu fico um pouco confusa nos estudos das 12 tribos de Israel. Alguns dizem que são os 12 filhos que Jacó teve com as 4 mulheres citadas em Gênesis, mas ai entram os filhos de José. Gostaria de entender melhor sobre isso, pode fazer um estudo detalhado?

Cara leitora, todos nós quando estamos lendo a Bíblia Sagrada já nos deparamos alguma vez com a menção das 12 tribos de Israel ou mesmo com a menção de alguma das 12 tribos separadamente.

Alguns acham que as 12 tribos de Israel são os 12 filhos de Jacó, mas essa conclusão está equivocada. Por isso, gostaria de te convidar a, definitivamente, compreender tudo sobre essas tribos de forma simples e objetiva.

Vamos responder a algumas perguntas: Quem são essas tribos? De onde elas surgiram? O que elas representam na Bíblia?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Qual a origem das 12 tribos de Israel?

A origem das 12 tribos de Israel está descrita em Gênesis 29 , 30 e 35. 16-22. Ali vemos descritos os nascimentos dos 12 filhos de Jacó que também tinha o nome de Israel. Esses doze filhos foram:

Rubén, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Asser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim.

Mas esses 12 nomes ainda não correspondem exatamente às 12 tribos de Israel. Mais tarde, depois da fuga do povo de Israel do Egito, Deus define que a tribo de Levi (3° filho de Jacó) seria uma tribo separada para servi-Lo (principalmente como sacerdotes e em ministérios diversos no culto a Deus), e que não teria um território específico na terra prometida.

No lugar de Levi e no lugar de José, assumem o posto de tribos de Israel Manassés e Efraim (Veja vídeo acima).

A partir daí, o povo de Israel é organizado em 12 tribos (povos), sendo: (1)Rubén, (2)Simeão, (3)Judá, (4)Dã, (5)Naftali, (6)Gade, (7)Asser, (8)Issacar, (9)Zebulom, (10)Manassés, (11)Efraim e (12)Benjamim.

Dentro dessa organização, as pessoas da tribo de Levi vivem entre seus irmãos, em seus territórios, cumprindo as ordens de Deus de serem separados para o ministério do Senhor. Então não são contados entre as 12 tribos.

O território das 12 tribos de Israel

E é baseado nessas 12 tribos que todo o território da terra prometida (Canaã) é dividido (essa história está no livro de Josué. Veja vídeo acima).

Mais tarde, já no livro dos Reis, temos a história de como essas 12 tribos se uniram sob uma monarquia, onde reinaram Saul, Davi, Salomão.

Após a morte de Salomão, as 12 tribos de israel se dividiram e formaram dois reinos: Reino do Sul (Judá e Benjamim), que teve como capital Jerusalém. E reino do Norte: (as outras 10 tribos). Que teve como capital Samaria.

Cada um desses reinos tinha o seu próprio rei. Após essa divisão nunca mais houve uma unificação das 12 tribos de Israel. Os dois reinos (Do Norte e do Sul) sempre tiveram problemas de inimizade.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp