O que significa anjo, arcanjo, querubim e serafim?

Postado por em: O que significa isso?

anjos, arcanjos, serafins, querubins

A Bíblia nos cita nominalmente a existência de pelo menos quatro seres da esfera espiritual: anjos, arcanjos, querubins e serafins. Apesar de citá-los, não há um detalhamento tão grande a respeito deles. Mas, mesmo com poucas informações, podemos ter uma ideia razoável do que é cada um deles.

Os anjos são citados na Bíblia como mensageiros e executores das ordens de Deus (Gênesis 16.10; Daniel 6. 22; Salmos 103. 20). Os anjos são espíritos que servem a Deus e também aos servos de Deus (Salmos 34. 7). Vemos que Deus criou os anjos puros, mas uma parte deles preferiu rebelar-se contra Deus (Judas 1.6). Em alguns textos os anjos são descritos com características semelhantes as humanas (João 20. 12).

O arcanjo é citado na Bíblia como uma espécie de “Anjo-chefe”. A palavra arcanjo tem esse significado. Veja um verso bíblico sobre um dos arcanjos: “Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!” (Judas 1. 9).O fato de esse arcanjo contender ou lutar diretamente contra o diabo mostra que é um ser dotado de grande poder e autoridade, e que exerce uma posição de destaque na esfera espiritual.

Os querubins são citados na Bíblia como seres que têm asas e uma forma [semelhante] a humana (Êxodo 25. 20). Em algumas passagens vemos querubins com forma de animais (Ezequiel 41. 18-19). Em outras, temos querubins descritos em formas estranhas, mesclados com características de pessoas e animais. Por exemplo: Em Ezequiel 1. 5- 8, esses seres tinham 4 rostos, 4 asas, mãos que saiam de debaixo das asas, etc. Esses seres estão sempre ligados a glorificação da majestade e grandeza de Deus (Apocalipse 4. 6-8).

Só existem dois versículos na Bíblia mencionando os serafins: Isaías 6. 2, 6. Nestes versos os serafins são descritos da seguinte forma: “cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava”. Da mesma forma que os querubins, os serafins sempre estão ligados a glorificação da majestade e grandeza de Deus .De forma resumida é isso que a Bíblia cita destes seres. São seres que, acima de tudo, estão à serviço do Reino de Deus. Certamente os conheceremos melhor quando estivermos na presença do Pai e deles.

- Conheça agora nossos cursos online, com certificado e sem mensalidades, clique aqui

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

232 comentários

  • Marieta disse:

    Fiquei muito contente ,pois tinha muito duvida em relaçao a anjos , arcanjos, querubins e serafins tirei todas as duvidas muito obrigado.

    Responder
    • Silvio de Jesus disse:

      Bom dia a todos na paz do SENHOR!
      Há uma coisa que deve ser levado em consideração, que, na classe angelical existe uma que a Bíblia registra no singular, e trata especificamente de Miguel, o “Arcanjo”, portanto, não há plural dessa classe. Não há um registro bíblico que se refere há outro arcanjo!

      Responder
      • André Sanchez disse:

        Silvio, em 1 Ts 4. 16 fala que um arcanjo participará de uma parte do final dos tempos. Seria esse o arcanjo Miguel ou existem mais arcanjos? Pessoalmente não creio que exista um só.

        Sobre Miguel em Jd 1.9 é evidente que ali a construção está no singular já que está falando diretamente e nominalmente do arcanjo Miguel.

        Responder
        • Rayssa Farias disse:

          A bíblia fala somente de um Arcanjo: Miguel, e se refere a ele como sendo superior aos outros anjos e semelhante ao altíssimo, o que nos leva a crer que o arcanjo seja Jesus pois só Ele é Semelhante a Deus.

          Responder
          • André Sanchez disse:

            Rayssa, onde diz na Bíblia que Jesus é semelhante a Deus? Na realidade ele é Deus, não é?

          • Rodrigo Alencar disse:

            “Eu e o Pai somos um.” (João 10: 30). “Vou para o Pai, porque o Pai é maior do que eu.” (João 14: 28)
            Então, podemos dizer que Jesus era Deus, mas aqui na terra também era homem, era carne, sentia dor e sede, tanto é que ele fala que o Pai é maior pois ele estava lá em cima e era o Criador … e Jesus ele estava na semente corruptível, Mais ele era Incorruptível porque ele é Deus, podemos dizer que ele foi o Segundo Adão Mais tbm podemos dizer que ele é o Primeiro Adão porque ele Já Existia Antes de Adão que foi o iniciante do pecado …i ele que carregou nossos pecados e morreu por nossos pecados, i essas Coisas São Mistérios Só Vamos Entender Quando Deus Nos Revelar … No dia tão esperado … espero que eu tenha explicado um pouco, posso até ter te enrolado pois isso é Mistério .

        • ARLON disse:

          André 1 Ts 4. 16 isso já passou foi a expulsão de satanás do céu e note que só foi um arcanjo onde esta os outros talvez porque só existe um arcanjo Miguel e mostra que jesus e o arcanjo Miguel porque ele não vem com a voz de Deus mas ele vem com a voz de arcanjo

          Responder
      • Marcos Cesar Hipolito disse:

        Entendo que,que arcanjo é um ser sobrenatural que esta a serviço de DEUS e que comanda,os demais anjos contra satanás e seus derrotados subordinados.

        Responder
      • Gabriel Barros disse:

        e Gabriel não seria Arcanjo?

        Responder
        • Ya’akov disse:

          Amigo Gabriel é sim um Arcanjo, Arcanjo significa anjo antigo, foi um dos primeiros criados, de hierarquia superior, o fato de Miguel ter sido chamado de Arcanjo no singular é porque no momento o texto se refere só a ele, não existe isso de ‘classe unica’ classe se refere a coletivo nunca a um ser individual.

          O Antigo Testamento foi canonizado em 90 d.C por Yohanan Ben Zakai no concilio de Avele
          O Novo Testamento foi canonizado em 363 d.C no concilio de Laodecéia

          Yohanan Ben Zakai foi quem compilou ou seja decidiu quais livros entrariam no chamado ‘antigo testamento’, deixando alguns livros de fora como o caso do livro de Enoque que é mencionado nos livros de Judas, 2 Pedro e Hebreus, embora não conste na bíblia.

          Responder
        • 101295 disse:

          gabriel entenda. o anjo gabriel era um anjo nao arcanjo ele é um mensageiro de DEUS! PESQUISE SOBRE O QUE SIGNIFICA ANJO, ARCANJO. anjo e mensageiro e arcanjo e guerreiro. DEUS ILUMINE SEUS PENSAMENTOS.

          Responder
        • nia disse:

          nao…. Gabriel era o anjo … o anjo q apareceu a José e a Maria e lhes falou sobre o filho de Deus q iria nascer de Maria, por exemplo, entre muitas outras apariçoes q na biblia relata. Arcanjo é só um q é Miguel. arcanjo significa “anjo-chefe” e n ode existir mais do q 1 chefe -.-’

          Responder
      • paulo disse:

        Muitos dizem que o arcanjo Miguel e o proprio Jesus. Existem muitos verssiculos na biblia que levam a acreditar nisso.

        Paulo Bauer

        Responder
        • iago luan disse:

          a biblia cita o arcanjo miguel com o chefe dos anjos a comparação dele a deus e que ele e um ser celestial de altissimo poder e que por ser um ser de luz, e jesus como sabemos e o deus filho e não o proprio deus por muitas vezes vemos na biblia jesus conversando com o pai.
          eu creio em deus pai o nosso criador, deus filho o cristo nosso salvador do pecado.
          e espirito santo que e um espirito que emerge do pai e nos conforta e nos faz arrepender do pecado. paz

          Responder
    • Alexandro disse:

      Achei uma semelhança entre Isaías 6.1 a 6.4 e Apocalipse 4.6 a 4.9 é curioso.

      Responder
  • junio cezar disse:

    entendi algumas parte como o anjo arcanjo sendo chefe dos anjos /mas os cargos dos outros anjos nao entendi exemplo o anjo Gabriel qual era sua missao e esses dois anjos querunbim e serfins sendo que esses nomes e minusculo e representa ser varios porque estao no plural gostaria de saber o que significa esses dois nomes querunbim e serafins OBRIGADO

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Junio, não temos muitas informações detalhadas sobre as funções exatas desses seres. Sobre os Serafins temos a menção deles em Isais 6. 1-7. Sobre os querubins, temos a menção deles em Gn 3. 24; Ex 25. 18-22; Ez 1. 5-12; Ez 10.1-22; Ap 4. 6-8. É praticamente tudo o que temos na Bíblia a respeito deles.

      Abs!!

      Responder
      • Marcia Xavier disse:

        E AONDE ESTÃO ASOUTRAS HIERARQUIAS DE ANJOS, QUE SE SABE QUE SÃO NOVE DELAS E ELES ESTÃO TAMBÉM CITADOS COMO ANJOS DA NOVA ERA E O PRIMEIRO ANJO DA NOVA ERA É ARCANJO MIGUEL QUE É DO PRIMEIRO RAIO AZUL E ASSIM …VAI,ETC . E PRECISO DE ESTUDAR POR QUE GOSTO DO ASSUNTO,OBRIGADA,A MATÉRIA FOI BOA MAS FALTOU UM POUCO MAIS,QUE O SITE GARANTIU SOBRE ANJOS DO PRIMEIRO RAIO AO SÉTIMO E PENSEI QUE TINHAM OS ARCANJOS DOS SETES RAIOS TAMBÉM. MARCIA XAVIER.

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Márcia, aquilo que não está na Bíblia não considero como revelação de Deus. Não existe na Bíblia nada mencionando “Anjos da nova era” e nem “primeiro raio azul”. Isso é invenção de alguém, não está nas escrituras sagradas.

          Responder
          • Francisco Tavares Aguiar disse:

            O homem se auto-constrói. As denominações “homem”, “santo”, “anjo”, “arcanjo”, “querubim”, “serafim”, são estágios que toda criatura de Deus passará em sua escala ascensional ou evolucional. As escrituras não revelam tudo. Por isso Jesus promete enviar o Consolador Prometido (João, 16, 7 a 14), o Paracleto, o Espírito de Verdade, “que virá e recuperará toda minha palavra que terá se perdido e revelará (ou anunciará) o que há de vir”. O Espiritismo veio cumprir a promessa de Jesus, revelando aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e suas relações com o mundo material.
            Por exemplo, em Matheus 24:34 diz: …”Amém, vos digo que não passará esta geração até que todas essas (coisas) aconteçam”. Com todo respeito pergunto ao Sr. André Sanchez: Jesus mentiu? Quantas gerações já se passaram? Ou o entendimento e compreensão da passagem é outro: a geração de Espíritos que habitam a Terra sempre foram os mesmos, indo e voltando em sucessivas reencarnações (uma realidade científica como Lei Biológica) até que aprendam e vivenciem na totalidade o cumprimento das Leis Divinas! Se tiverdes uma explicação melhor, serei todo ouvidos. Mas sem ferir a lógica, pois “fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade”. O contrário é fé cega, estéril, onde se tira pouco ou nenhum proveito….

          • André Sanchez disse:

            Francisco, você precisa ler o Evangelho não segundo Kardec, mas segundo o próprio Evangelho.

    • Charle Nobre disse:

      Bem, Querubins e Serafins estão no plural, pelo fato de serem milhões de indivíduos. Enquanto o arcanjo Gabriel, tem segundo a Bíblia uma função de mensageiro e trazer as boas novas tipo: Anunciar a Maria que fora escolhida para dar a luz ao nosso redentor. Diferentemente, do arcanjo Miguel que está ligado a guerra e batalhas portanto um arcanjo guerreiro.

      Responder
      • Ismael Pires disse:

        Deus ele da sabedoria para os seus, eu acredito q anjos sao enviados para. manda msg par,o povo de Deus e temos agora o espirito santo para no revelar os misterios que existe la no ceu e palavra de Deus menciona poucas coisas que nao intendemos mais aserca do epirito santo que nos revela para sim intender as escritura.

        Responder
    • monique disse:

      A origem de querubim vem do Latim

      significa anjo Possui um bom coração, disposto a ajudar quem necessite de cuidado se. Está sempre tentando encontrar soluções para as aflições da humanidade, e sabe como agir quando está interessado em algo, e é assim que corre atras do que quer. Move-se pela intuição, que é um ponto muito forte nas pessoas com letra Q na inicial. Mas tem dificuldade em manter os pés no chão e de fazer uma coisa por vez, pois está sempre se envolvendo com mil planos ao mesmo tempo.

      A origem de serafins vem do Hebraico

      significa anjo guardião Um Serafim é, segundo a Angelologia, um anjo de seis asas.
      É comumente aceito como a primeira posição na hierarquia celestial dos anjos, os que estão mais próximos de Deus. A palavra hebraica Saraf (שרף) significa “queimar” ou “incendiar”, talvez uma alusão a tradições bíblicas onde Deus é comparado a um “fogo” ou mesmo a um “fogo consumidor”. A referência bíblica para “serafim” está em Isaías 6:1-2.
      Há ainda a tese de que os serafins não seriam anjos, uma vez que a palavra hebraica para anjo é “malak” (mensageiro) e da mesma forma no grego, anjo é “angelus” (mensageiro) e que estas figuras aladas apareceriam, na Bíblia, apenas em Isaías capítulo 6, onde exaltam a Deus mas não comunicariam mensagens ao profeta. Porém, uma leitura desse mesmo texto derruba essa tese, evidenciando a comunicação de um serafim com o profeta, quando este havia reconhecido sua impureza e temido morrer consumido, após ter a visão de Deus: “Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniquidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado.” 1
      A palavra serafim foi traduzida de várias maneiras: “serpente ardente” ou “áspide ardente voadora” enquanto que outros tradutores optam por “seres exaltados ou nobres” 2

      e isso ai entendeu ?

      Responder
      • Thiago disse:

        Monique em uma de minhas resposta eu respondi a respeito deste assunto.

        Anjo é um termo genérico, no original hebraico Malach (Também grafado Malakh) plural Malachim (lê-se Malarrim) Significa “mensageiro” alguns reis foram chamados na bíblia de malach (Malarr), esse “anjos” são semelhantes aos homens, não possuem asas, as outras classes são erroneamente chamadas de “anjos”, Quando na verdade Serafim (plural, o correto é Seraf), Querubim (plural, o correto singular é Queruv) e Arcanjos são classes distintas e nada tem haver com “anjos” no sentido de mensageiros.

        E isto de que Querubim vem do latim não procede e qualquer fonte que assim o diga não merece crédito. Todos os nomes procedem única e exclusivamente do hebraico.

        O significado do nome Seraf não significa guardião no sentido amplo da palavra, mas sim aquele que guarda o Trono da Glória de Deus. Este estão em chamas devido a proximidade do Trono, vale ressaltar que eles não podem ver o Trono, estão com duas das asas levantadas para que nenhum outro ser possa contemplar o Trono do Eterno, com outras duas voam e com mais duas cobrem seus pés em sinal de santidade.

        Espero ter esclarecido.

        Responder
        • Gonçalo Fontes disse:

          Excelente esclarecimento Thiago dado a Monique. Super correto!!!

          parabéns para você para Glória de DEUS!!!

          Responder
          • Thiago disse:

            Obrigado por suas palavras, Gonçalo, elas foram muito apreciadas.

  • anderson disse:

    parabens belo Estudo!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado Anderson.

      te espero sempre por aqui!

      Responder
      • Jairo disse:

        Muito Bom, é de uma competência incrível, belo estudo… Ajudou-me muito….

        Responder
      • Renato Rodrigues disse:

        Sanchez queria te perguntar na biblia fala de algum arcanjo a mais do que Miguel??pois em apocalipse revela que Jeus virá para a batalha do juizo final com seus anjos e arcanjos,voce sabe me dizer quais sao os outros arcanjos??

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Renato, não temos o registro do nome de outros, somente de Miguel.

          Responder
  • Lenira Mapa disse:

    Este estudo é muito bom.

    Responder
  • Patricia Ximenes disse:

    comentar

    Responder
  • Gleyson disse:

    MUITO ÓTIMO O ESTUDO PARABÉNS, DEUS CRIOU ESSES SERES COM PODERES IMPRESSIONANTES JA PAROU PRA PENSAR NO PODER QUE NÓS TEMOS?

    Responder
  • Selma Santos Gomes disse:

    amo anjos e gostaria de saber pq me atraem tanto

    Responder
  • Denise Sousa disse:

    eih nise sabe a diferença entre arcanjos e querubim meu anjo

    Responder
  • Enio Vitor disse:

    gostei de ++++ valeu galera

    Responder
  • Debora Iroldi disse:

    amei este artigo sobre anjos, parabéns..

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Débora! Volte sempre por aqui!

      Abs!

      Responder
  • Welyson disse:

    me ajudou muito o site. Sei que nao e bom falar disso mas poderia colocar no site,se puder, as diferencas de anjos decaidos, diabo, tranca-rua,maria padilha e outros espiritos malevicos citados na teologia sobre eles, e a funcao de cada um? obrigado e que a paz do nosso Senhor esteja contigo.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Welyson, na Bíblia não diz nada sobre tranca-rua, maria padilha… Diz apenas sobre demônios. Esses agem para matar, roubar e destruir. Agem principalmente em vidas que não tem Deus no coração.

      Abs!

      Responder
      • Luiz Andre disse:

        a bíblia não define os serafins, querubins como anjos . os anjos não têm asas, alem de serem seres espirituais também assumem uma forma corpórea, os anjos em toda a bíblia se apresenta numa forma humana, quem pode se aproximar mas deste termo anjo é o arcanjo. os serafins e querubins são seres espirituais do senhor nosso Deus.

        Responder
      • Diana disse:

        NADA A V O Q VC DISSE,ACHO Q VC N CONHECE O MUNDO ESPIRUTUAL O SUFICIENTE.EU TENHO DEUS NO CORACÃO E TEM MUITA GNT AI Q TEM TBM,E O INIMIGO AGE MSM ASSIM.É SÓ AGUÉM DELEGAR ESPIRUTUALMENTE
        TIPO MACUNBA FEITISARI
        ETC..PRONTO SE CONCRETIZA…ACHO QUE VC DEVERIA TER MAIS INTIMIDADE C DEUS ANEXAR ISSO C SEU CONHECIMENTO BIBLÍCO,DEPOIS SAIR POR AI “ENVAGELIZANDO”.POR TEM MUITA COISA Q AINDA N SABE,N ACHE Q VC CONHECE N, POQ SÓ PELA SUA RESPOSTA Q DEU AO MENINO PERSEBI Q N ETÃO TE DIGO UMA COISA,O MUNDO ESPERITUAL É MUITO COMPLEXO.

        Responder
        • PATRÍCIA FELIPE disse:

          CONCORDO COM VC DIANA. OBG PELA RESPOSTA.

          Responder
        • Thiago disse:

          Diana, realmente maldição é algo muito sério, o sábio Salomão uma vez disse: “A maldição é como uma pomba, se você a soltar e ela não tiver onde repousar voltará para você”.

          Um exemplo, quando o rei Balaque mandou chamar Balaão para amaldiçoar o povo de Israel, ele disse que não poderia amaldiçoar o povo que Deus abençoou, mas para induzir o povo ao pecado mandou que o rei colocasse mulheres no arraial do povo de Israel e com isso o povo veio a pecar e pode ser amaldiçoado.

          Logo uma pessoa que serve ao Senhor se estiver em pecado e longe da presença divina pode sim ser amaldiçoado, pois a maldição encontrou lugar para repousar, mas caso não achasse voltaria para aquele que amaldiçoou.

          Responder
      • Elza parente disse:

        p mim so existe 2 lados ,e por traz do outro lado ta o inimigo de Deus e da humanidade a macumba esta bem claro mas as outras religiaos sao ceitas , Jesus nao pregou religiao , quem matou Jesus foi os religiosos da época , mas nao m escandalizo pq os escolidos estao espalhados por todos os lugares , q o Senhor te guie e t abençoe .

        Responder
    • Charle Nobre disse:

      Caro amigo, vc pode também ler, além da Biblia, os textos apófricos no intuito de complementar mais os seus conhecimentos.

      Responder
  • welyson disse:

    Obrigado andre que Deus continue te usando nesse projeto abencoado. Ficamos combinados assim, eu oro por vc e vc ora por mim. A paz do Senhor.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Combinado!

      Abração!

      Responder
  • valeria castro disse:

    nossa como e perfeita as criaçaes de Deus.esses anjos q na biblia sao sitado e significaçaooo q Deus e um garande misteriiooo entaoo o q devemos fazer e sooo glorificar a ELE ao envez d nus erguntar…
    Abraços fica na paz!

    Responder
  • dala disse:

    estou feliz por particiapar deste grupo

    Responder
  • arielson dos santos disse:

    adoro sentir a presença de Deus. Mas apra sentir a presença de Deus é necessário tentar andar em santidade e na sinceridade e se arrepender do pecado. ok.

    Responder
  • elijane pinheiro disse:

    eu achei legal as imagens do anjos porquer sao importantes para nos cristaos mas pra isso devemos andar na santidade de DEUS.

    Responder
  • Elizandro da P aixão Alexandre Inácio disse:

    Ola Luis, a bíblia não define nem querubins nem serafins, primeiro vc precisa saber k a bíbilia não é um livro de definições como o dicionario, ela é um livro de histórias, de leis, mandamentos, primeiro voce precisa aprender a interpretar ela, voce diz k ela não define serafins, querubins como anjos, leia Isaias 6.1-7, voce precisa saber k todas as personagens bíblicas k varias veses aconpanham Deus n terra, ou k veem cunprir o juizo de Deus estes são anjos, nem 1 homem desceu para dos ceus com Deus e voltou com ele, somente os anjos, todos os profetas k subiram nunca mais voltaram, vc precisa saber k os anjos estão devididos, tem os do louvores, tem os protetores, tem osexecutores e por ai fora, cada grupo com o seu papel, e cada grupo com o seu nome, querubins, serafins, tronos, virtudes… espro ter ajudado

    Responder
  • Eduardo Casas de Almeida disse:

    O que mais importa é o conhecer o cordeiro santo de Deus, Jesus Cristo o nosso salvador a ele toda onra, gloria e louvor.

    Olhem o que diz em Apocalipse 22

    8 E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.
    9 E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.

    Agradecemos a Deus pelo seu infinito amor em Jesus Cristo nosso unico e suficiente salvador.

    Pessoal olha o que está escrito em Mateus 11

    7 E, partindo eles, começou Jesus a dizer às turbas, a respeito de João: Que fostes ver no deserto? uma cana agitada pelo vento?
    8 Sim, que fostes ver? um homem ricamente vestido? Os que trajam ricamente estão nas casas dos reis.
    9 Mas, então que fostes ver? um profeta? Sim, vos digo eu, e muito mais do que profeta;
    10 Porque é este de quem está escrito: Eis que diante da tua face envio o meu anjo, Que preparará diante de ti o teu caminho.
    11 Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.
    12 E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.
    13 Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.
    14 E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.
    15 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

    Jeusus é poderoso para nos santificar pelo seu sangue e nos purificar pela sua palavra.
    Que o seu Espirito Santo possa encher nossos corações de amor e exalarmos o perfume de Cristo.
    Pra Deus nada é impossivel.
    Irmão vamos procurar andar em santidade ( sem hipocrisia ) mostrando ao mundo o amor de Cristo, vamos deichar o reino de Deus brilhar em nós neste mundo tenebroso, que cada vez mais esta em trevas.

    Que Deus abençoe a todos com sua graça

    Responder
  • Walter Adriano disse:

    Gostei muito de visitar este site, reparar também que já há existe um grande numero de jovens interessados em buscar o Reino de DEUS, mas gostaria tambem saber se a biblia cita mais de um Arcanjo?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Walter, nominalmente, só cita Miguel. Mas, certamente, existem outros.

      Abs!

      Responder
  • Claudia disse:

    Queridos!
    Vocês encheram meu coração de alegria por essas msgs!!
    Sempre tenho visões de um menino em minha vida…e ele se chama Miguel!!
    Será meu filho…
    Deus abençoe seus ensinamentos André!!

    Abraços!

    Responder
  • sandro disse:

    arcanjo só existe um, o arcanjo miguel

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Sandro, a Bíblia só cita um, porém, não podemos afirmar que não existam mais, pois a Bíblia não afirma que só existe esse.

      Abs!

      Responder
      • andresa disse:

        Parabéns vaso de Deus mim abriu muito a mente a respeito dos anjos.

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Andresa, obrigado por ler!

          Abs!

          Responder
  • Williams dos Santos A. disse:

    Queria ver um serafim e seus anjos. Será que quando morremos veremos Deus na sua verdadeira face.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Quando chegarmos lá saberemos…

      Responder
  • luana disse:

    Eu leio a biblia e não consigo entender nada,peço direção a DEUS e sabedoria. Mas mesmo assim não consigo me aprofundar na palavra sonhei com O livro de Jeremias. Assistir o filme e pude compreender poucas coisas. Que DEUS continue te abençoando

    Responder
  • Elivan disse:

    OI (I Tessalonicenses 4 : 16)
    “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.”
    ATRAVES DESSES VERSICULO E DE OUTROS PODERIA DIZER QUE ARCANJO MIGUEL E UM DOS NOMES DE JESUS???????????
    DANIEL 10-21 Mas eu te declararei o que está registrado na escritura da verdade; e ninguém há que me anime contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe.
    APOCALIPSE 12-77 E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Elivan, não, não podemos dizer isso. A Bíblia faz diferenciação clara sobre Miguel e sobre Jesus Cristo. Não são o mesmo.

      Na paz de Cristo.

      Responder
      • alessandro disse:

        daniel 10;21 diz que miguel é um príncipe,, e em apocalipse 12-7 diz miguel e seus anjos, mostrando assim que arcanjo miguel só tem 1…e tessalonicenses 4:16 mostra jesus com voz de arcanjo, mostrando assim que o nome de jesus no seu se chama miguel.

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Alessandro, “voz de arcanjo” não significa que Jesus é Miguel. Forçou o texto, cara

          Responder
          • cleidy Santos disse:

            Jessus com voz de arcanjo!” (creio q seja: qJesus falou com a msma vorassidade de um arcanjo” anjo chefe”!!! brigadão,com meu pouco conhecimento so acho!

        • iago luan disse:

          na deixa claro que jesus e o rei dos reis o senhor dos senhores e miguel e comparado como principe ou regente ou seja rei dos reis esta a cima de principe e comandante dos anjos acima de jesus só o proprio pai

          Responder
      • iago luan disse:

        peguei um texto que explica bem oque vc comentou.

        Daniel 10:13, onde Miguel é visto como “um dos príncipes mais destacados.” O fato de Miguel ser “um dos príncipes mais destacados,” ainda assim, indica que Miguel não é único. Jesus é mais do que apenas um “Príncipe” ou “Regente.” A Bíblia chama Jesus de “Rei dos Reis” e “Senhor dos Senhores.” (Apocalipse 17:14; 19:16) Este título indica soberania e autoridade absolutas, estando muito longe de ser “um dos príncipes mais destacados”, que é um entre um grupo de iguais.

        Responder
  • Allan de Andrade Morais disse:

    André, gostaria de saber se na Biblia a algo referindo sobre o anjo Metatron, e porque alguns dizem que ele tambem é cristo?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Allan, Não existe nada sobre isso na Bíblia. É invenção humana.

      Responder
    • iago luan disse:

      e tradição judaica mas sabemos que na biblia fala que algumas coisas que estao na biblia se encontra nos livro da historia de israel mas a biblia para o cristão e completa algumas pergunta são dificeis de explicar pos não e da razão humana. pesquisei sobre esse metatron:

      Não há consenso geral mas é muito comum a associação de Metatron a Enoque, pai de Matusalém, antepassado de Noé, e um dos patriarcas bíblicos, a quem é atribuída uma vida relativamente curta se comparada com outros patriarcas. Segundo os cabalistas, Enoque teria sido transfigurado no anjo mais próximo de Deus, após sua ascensão5 .

      E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou. [Gênesis 5:22-24]

      Responder
      • Ya’akov Ben Yosef disse:

        Existe METRATON com soma igual a 8, seria o Mashiach e com soma igual a 9, seria Enoch. Pesquise a respeito e constate.

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Nunca vi tanta besteira junta num mesmo comentário.

          Responder
  • obs disse:

    todos os cometario e legal todas as duvida tambem por trazer conhecimento a todos obrigado por essas palvras sabia

    Responder
  • Keylla disse:

    Olá, o que você acha do livro “A Batalha do Apocalipse” do autor Eduardo Spohr? É só invenção da cabeça dele?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Keylla, nunca li esse livro. Se for contrário ao que a Bíblia diz, ou ter coisas a mais do que a Bíblia diz, é invenção da cabeça dele. A revelação já está escrita na Bíblia.

      Responder
  • claudia calazans disse:

    muito boa esta palavra,foi de grande valia para mim.Que DEUS continue lhe abençoando.

    Responder
  • aline disse:

    André muitas pregações que já ouvi falam que os serafins então todo o tempo prostrados na frente do trono de Deus adorando sempre falando santo santo santo.Onde está escrito isso?e sobre os serafins serem os anjos mais fortes?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Em Apocalipse 4.8 temos um texto que diz: “E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir.” Porém não diz que são serafins, mas seres viventes.

      Responder
      • aline disse:

        esses seres viventes adoradores sem descanso são mais fortes??existe alguma relação bíblica pra isso ??

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Aline, na realidade não temos nenhuma menção na Bíblia de poder a respeito deles. A menção sobre eles é apenas descritiva. Provavelmente, pela proximidade em que se encontram de Deus, tem sim um ministério mais poderoso

          Responder
  • marcia disse:

    André em uma fase da minha vida a qual eu estava desanimada (vida espiritual) vieram na minha casa irmãs para orar por mim e Deus usou uma irmã para dizer que estava trocando o meu Anjo e que ele estava colocando uma espada na minha mão. Depois disso, algum meses depois voltei a me consagrar em jejum e oração e em uma certa noite tive um sonho que nunca vou esquecer , estava na minha igreja sozinha quando levanto da cadeira e vou ate o fundo da igreja e vejo uma mulher atras da ultima cadeira em pé olhando para mim ela estava toda de branco, seus cabelos eram cumpridos mas eu não consegui ver o rosto dela. Só sei que ela abriu os braços para mim e me abraçou e nesse momento eu senti uma paz tão boa e ela começou a rodar eu disse a ela vamos cair, ela me disse não, não vai não , ai eu acordei . Passado alguns dias depois fui batizada no misterio. Como pode esse negocio de mudar de anjo ?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Márcia, desculpe, mas não existe embasamento bíblico para “troca de anjo”. Se você quer se consagrar e andar com Deus, “somente” Jesus é suficiente. Viva sua vida com Ele e busque a Palavra de Deus… esses “mistérios” que se veem por ai não passam de invenções de homens.

      Responder
      • patricia disse:

        é isso mesmo, jesus é o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senao por jesus, a biblía não cita nenhuma historia de troca de anjo,marcia procure ler mais a biblia pede Deus orientacão e busque somente uma vida com jesus DEUS TE ABENÇOE!

        Responder
      • Samara disse:

        (E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
        E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
        E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
        E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.) Atos 2:1-4

        Márcia, creio sim que você foi concedido a você o Espírito de Deus, bem como se encontra em Ap 5:6 e Is 11:2.
        André, creio que quando a Márcia se referiu a mistérios, a mesma falava sobre o próprio Espirito de Deus, e que muitas igrejas chamam de mistérios, de batismo, e por ai vai. Mas chamam assim pois justamente para muitos é mistério, pois aquilo que não se entende é mistério, é desconhecido, e só quando Jesus voltar que saberemos como em:
        “Mas a respeito daquele dia e hora, ninguém sabe nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem” (Mateus 24:36-39).
        Então que vigiemos, que oremos, para estarmos no centro da vontade de Deus até a vinda de Jesus.

        Responder
    • Hérico de Oliveira disse:

      Começa a amarrar em nome de Jesus !

      Responder
  • daniel guedes disse:

    olá,sou Daniel guedes, vc sabe se o arcanjo Miguei seria um outo nome de Jesus?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Não. Jesus é Jesus, Miguel é miguel.

      Responder
  • Bruno disse:

    Bem interresante esse artigo eu só não sabia dos serafins,valeu belo artigo Parabens.

    Responder
  • Hérico de Oliveira disse:

    Bom o que eu sei é que os Anjos são os que nos protegem o tempo todo cada um tem um anjo, Os Arcanjos na minha opinião os Arcanjos não tem asas, tem os Arcanjos Miguel e Gabriel que são os mensageiros de Deus, Os Querubims são na verdade criaturas Celestiais mas ele não são Anjos, Os Serafins são os anjos que ficam ajoelhados todos os dia no reíno do Céus adorando a Deus para toda a eternidade. Boms essas fontes não são de nenhum site, essas fontes é do meu Líder da Célula.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Hérico, não existe embasamento bíblico para dizer que cada pessoa tem um “anjo da guarda”. A respeito das opiniões de seu líder de célula, solicite a ele que lhe mostre os textos bíblicos que embasam seu pensamento.

      Responder
      • Silas Figueiredo Nunes disse:

        Ola André Parabens Pelo Artigo!
        Sobre essa Referencia Dita Acima..
        Coloco uma Passagem biblica Mais Com um Fundamento :
        “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.
        Salmos 34:7″
        Não Que Haja Anjos da Guarda Mais creio que Há uma constante Guerra espiritual.
        “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
        1 Pedro 5:8″
        Fiquem Na Paz

        Responder
        • ROBERTA CORTES disse:

          Adorei Silas, assim como vc, acredito que temos nossos anjos, independente de religião. E esse trecho da bíblia que vc colocou é crucial, pois não há como as pessoas dizerem que não é verdade, já que o mesmo saiu das palavras de Deus.

          Responder
  • elias ramalho disse:

    que garantia ha que outro anjo nao venha a se rebelar tal qual lucifer?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Elias, a Bíblia não nos diz isso.

      Responder
      • Adériton Prado disse:

        Na verdade, Lúcifer, se rebelou principalmente porque ele tinha algo que o homem tinha também, o livre arbítrio, e assim como o homem, ele fez mau uso do seu … :/ . Outros anjos não poderão se rebelar, pois estes, até onde sei não possuem o livre arbítrio. Há .. e os demais anjos caíram com Lúcifer porque foram enganados por ele.

        Responder
        • Oliveira disse:

          Todas as criaturas de Deus tem livre arbítrio. Os que não caíram é porque escolheram o lado do criador.

          Responder
  • fernando disse:

    muinto bom

    Responder
  • daiane disse:

    achei bem interessante esse artigo, pois clssifica cada um de uma maneira
    diferente em prol do mesmo proposito servir ao criador

    Responder
  • Rodolfo dos santos disse:

    Mais o melhor de todos é o meu grande Deus que está acima de todos.

    Responder
  • Douglas disse:

    Oi, me chamo Douglas, e tinha varias duvidas sobre esses seres celestiais que certamente iremos nos encontrar com eles no ceu, agradeço pela forma facil em que vc escreveu e que Deus te abençoe muito.

    Responder
  • jonadabe disse:

    muito bom essa explicação Deus abençoe

    Responder
    • Mara Lúcia Goularte disse:

      Gostaria de saber porque o diabo é chamado de anjo-querubim e também identificado como Lucifer, sendo que na Bíblia, não existe nenhuma confirmação para a minha última afirmativa!!! Muito obrigada pela atenção e esclarecimento de tantas dúvidas nossas de cada dia, com tão sólido embazamento! Um grande abraço e que todas as bençãos sejam sobre a tua vida, por todos os teus dias!

      Responder
      • André Sanchez disse:

        Maria Lúcia, a palavra Lúcifer é uma palavra que aparece na VULGATA (Versão da Bíblia para o latim, feita por Jerônimo, de 382 a 404 d.C.) em Is 14.12. Quer dizer “fonte de luz” e, segundo alguns biblistas, refere-se ao rei da Babilônia. Trata-se do planeta Vênus, a estrela da manhã, cujo brilho desaparece com o nascer do sol. Outros entendem que a referência é a Satanás, e é nesse sentido que se usa “Lúcifer” hoje.

        Responder
  • americo disse:

    existem quantos anjos arcanjo

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Impossível saber

      Responder
  • joao paulo disse:

    :::::::::::::::::::::::E verdade q temos um anjo a nosso favor;
    temos condiçoes d falar a ele,e ele nos entender?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      João, a Bíblia não apoia o pensamento de “anjo da guarda”.

      Responder
  • juarez oliveira de sousa disse:

    a paz e a graça de nosso senhor e salvador jesus cristo irmão andré mas o irmão deveria medita mais na epistola de hebreus capitulo 1 vs9.que diz amaste a justiça e aborreceste a iniquidade;por isso DEUS,o teu DEUS te ungiu com óleo de alegria ( mais do que a teus companheiros) . quando o irmão afirma que o arcanjo miguel e jesus cristo são pessoas distinta. quem e jesus antes de ser ungido com o óleo de alegria??????. juarez 10.03.13.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Juarez, não entendi sua pergunta. Jesus é Deus, não é criado, existe sempre e eternamente como o Pai. Arcanjos são seres criados. Não existe nada na Bíblia que diga que Miguel e Jesus são a mesma pessoa. Isso é invenção humana.

      Responder
  • Gabriel disse:

    Eu acho que minha pergunta foge um pouco de todo contexto…porem queria saber se na gloria os homens terao alguma semelhança aos arcanjos, anjos, serafins, querubins?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Gabriel, difícil saber isso exatamente.

      Responder
  • Paulo disse:

    SOBRE AS POTESTADES O QUE DIZER?

    Responder
  • Wellingto disse:

    Wellington em 04 de abril de 2013 as 23:32.Gostei muito desse estudo da parte de Deus,quero mais conhecimento por favor mande para meu e-mail obrigado o Senhor Deus com sua infinita graça te der sabedoria a cada dia,para ensinar a seus irmão em nome de Jesus.

    Responder
  • Lurdes Veiga disse:

    a paz do senho presbitero Andre Sanches….gostaria se possível o irmão me explicasse sobre esses versículo…pois tenho uma cunhada que e uma pessoa maravilhosa, mais que não consegue se desprender da idolatria…e esses dias ela mencionou esses taus versículo…o por que Deus aqui… êxodo 20,2-5 .. proíbe fazer qualquer tipo de escultura…e nesses Deus mandaque faça… êxodo 25, 18-22 ..aqui também…Nm 21,8-9..e aqui..2 Cronicas 3,10 ..se puder me esclarecer eu agradeço muito…pois so vou falar com ela quando ter uma resposta exata

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Lurdes, o segredo está em ler todo o texto e o contexto. Deus proíbe fazer imagens para serem adoradas: “Não as adorarás, nem lhes darás culto”.

      Responder
      • lourdes disse:

        quanto aos demais versiculos a onde Deus manda fazer aquelas esculturas?…pois é ali que ela quer continuar se enganando

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Lourdes, Quando Deus , por exemplo, manda Moisés levantar a serpente de bronze no deserto, era para um objetivo específico, não pecaminoso. Vemos na narrativa que muitos anos depois essa serpente de bronze foi usada pelos Israelitas em adoração como se fosse um deus, o que se tornou pecado e desagradou a Deus.

          Responder
    • Kadosh Adonai disse:

      O povo de Israel ficou mais de 400 anos no egito como escravo e adorando os deuses do egito se esquecendo por causa da escravidão do senhor Deus de Israel, após a queda do homem no Edém o mundo espiritual ao qual o homem tinha acesso direto, agora é bloqueado e o homem não tem mais acesso ao mundo espiritual por causa do pecado e depois da queda da o inicio de buscar a Deus somente pela fé, foi por isso que Deus mandou fazer uma replica do templo no céu á moises na terra, pq o povo não conseguia adorar a Deus em Espirito e em verdade pq o Espirito de Deus não estava mas disponivel no antigo testamento ao homem. Somente aos profetas, sacerdotes e rei. Deus mandou fabricar as imagens de anjos e da serpente de bronze mas não mandou ninguém adorar e venerar essas imagens.

      Responder
  • Lurdes Veiga disse:

    a paz do senhor presbitero Andre…olha ela escreveu desta maneira aqui..

    .Revirando minhas coisas encontrei algo interessante sobre a palavra de Deus o q Deus proíbe; e o q Deus permite;
    Em êxodo 20,2-5 o Senhor proíbe fazer imagens
    Em exodo 25, 18-22o Senhor mandou fazer imagens dos servos dele e os anjos querubins
    Em Nm 21,8-9 mandou fazer a serpente venenosa e quem fosse picado ao olhar para a imagem ficava curado
    Em (2 Cronicas 3,10 o senhor abençoou as imagens feita pelo Rei salomão
    Em exodo 20, 2-3-23 o senhor proibe imagens de falsos deuses onde logo depois da aliança com Deus no sinai os israelitas fizeram um bezerro de ouro e prostaram diante dele Em exodo 32,1-20 .
    Em josué 24,14 josué faz o povo abandonar os deuses de seus pais para adorar um unico Deus
    na interpretação da biblia devemos ter a preocupação de buscar a vontade de Deus e não confundir a vontade dele com a nossa e tem mais não são os catolicos q estão contra a biblia ,mas podem estar contra a biblia aqueles que colocam na boca de Deus o que Ele não falou
    será ?que a confusão esta na Biblia.
    ou,,, pode estar na cabeça do leitor. ..

    por favor o irmão pode me fazer uma explicacao em cima de tudo isso que ela pergunta…por todos o porque.. ficária muito grata

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Lourdes, as passagens deixam claro que o pecado é adorar as imagens e não apenas o fato de fazê-las. Isso é bem claro nos textos bíblicos. Os católicos fazem uma diferença, dizendo que eles não adoram imagens, apenas as veneram. Na prática, eles adoram sim, pois fazem promessas, acendem velas, se prostram perante elas.

      Responder
      • Rodrigo Rio disse:

        Muito bom seu texto e seus comentários. Pena esse equívoco seu sobre adorar e venerar. Você deveria se aprofundar mais e perceberá que os Protestantes mais sérios já respeitam e entendem a diferença e que os Católicos não adoram suas imagens. E o pior: se existe Católico adorando ou dizendo adorar está agindo contrário à orientação da Igreja. É tempo de União, Unificação. Eu não vejo Católicos criticando atitudes e atos Protestantes. Me soa como “inveja”. Quem ama o filho, ama a mãe. Paz de Jesus e AMOR de Maria, meu querido.

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Rodrigo, discordo de você. Infelizmente grande parte do catolicismo adora sim seus santos. Atitudes como se ajoelhar, fazer promessas, colocar faixas nas ruas indicando que o santo “x” deu uma graça, procissões onde as pessoas se sacrificam pelo santo “a”. Tudo isso indica claramente adoração.

          Outra coisa importante: No campo das ideias devemos sim debater. Isso não é errado e nem pecado. Inclusive vemos isso o tempo todo na Bíblia. No campo das ideias discordo e no campo pessoal respeito e tenho todo carinho com qualquer pessoa aqui no blog. Acho que isso não é ter inveja, mas exercer uma democracia saudável.

          Fica com Deus!

          Responder
        • thiago24 disse:

          venerar – Conjugar
          (latim veneror, -ari)
          v. tr.
          1. Demonstrar veneração por.
          2. Prestar culto a. = ADORAR

          Dicionário Priberam.

          Eu não conheço nenhum “protestante mais sério” que “reconheça” que os católicos não adoram imagens.

          Responder
        • marcilio leão disse:

          Não há “inveja” dos católicos, nós abandonamos o catolicismo por livre iniciativa, se quissésemos, seríamos católicos!. O que esta colocado, com toda propriedade, è que os católicos adoram imagens, quem ama a mãe DEVE amar o filho, a mãe não é maior que o filho! o filho é Deus, a mãe é apenas uma mulher santa! Esse é um dos motivos que afastam católicos de protestantes – os católicos, além de idólatras, são mariólatras, isto é, adoram a Maria, o que os coloca na condição de politeístas.

          Responder
  • Thiago disse:

    Estudo interessante, Anjo é uma classe “baixa” faz a função de mensageiro e age entre o espiritual e o terreno é chamado em hebraico de Malakh, embora os homens tenham aferido a todas as classes celestiais o nome de “anjo” na verdade eles são divididos em classes distintas.

    Como já dito.

    Malakh = Anjo (significa mensageiro).

    Arcanjo: Até onde se sabe é uma classe única, não significa porém que seja um tipo (especie) diferente de “Anjo” pode ser um Serafim, Querubim, Trono, Potestade, dificilmente seja um “Malakh”. Significa que ele foi elevado acima dos outros e desempenha uma função única e serve ao Eterno.

    Querubim: Esse nome em nosso idioma está no plural, nos originais hebraico, seu nome (titulo) é Keruv, plural Keruvim, é um “Anjo” de segunda classe abaixo dos Serafins. Possuem quatro asas com duas voam e com duas cobrem seus corpos, apresentam formato cilíndrico. Desempenham a função de guardar o trono do Eterno.

    Serafim: Também está no plural, seu titulo no singular é Saraf, é um “Anjo” de primeira classe, estão diante do Trono do Eterno, possuem seis asas, com duas cobrem seus olhos, pois não podem ver ao Eterno, com duas voam e com duas cobrem seus pés, em total reverência ao Eterno.

    Além destes temos os Tronos e Potestades, Dominações, Virtudes, Principados.

    Tronos: São os 24 anciãos que se prostram diante do Eterno. Não são “anjos”, mas são chamados de Santos.

    Dominações ou Domínios (do latim dominationes) têm a função de regular as atividades dos anjos inferiores, distribuem aos outros anjos as funções e seus mistérios, e presidem os destinos das nações. Crê-se que as Dominações possuam uma forma humana alada de beleza inefável, e são descritos portando orbes de luz e cetros indicativos de seu poder de governo. Sua liderança também é afirmada na tradução do termo grego kyriotes [küriotés], que significa “senhor”, aplicado a esta classe de seres.
    São anjos que auxiliam nas emergências ou conflitos que devem ser resolvidos logo. Também atuam como elementos de integração entre os mundos materiais e espirituais, embora raramente entrem em contato com as pessoas.

    Virtudes: As Virtudes são os responsáveis pela manutenção do curso dos astros para que a ordem do universo seja preservada. Significa poder ou força.

    Potestades: As Potestades ou Potências são também chamadas de “condutores da ordem sagrada”. Executam as grandes ações que tocam no governo universal. Eles são os portadores da consciência de toda a humanidade, os encarregados da sua história e de sua memória coletiva, estando relacionados com o pensamento superior – ideais, ética, religião e filosofia, além da política em seu sentido abstrato.
    Também são descritos como anjos guerreiros completamente fiéis a Deus. Os “Anjos” do nascimento e da morte, pertencem a esta categoria.

    Os Principados, do latim principatus, são os anjos encarregados de receber as ordens das Dominações e Potestades e transmití-las aos reinos inferiores, e sua posição é representada simbolicamente pela coroa e cetro que usam.

    os Tronos e Potestades, Dominações, Virtudes, Principados é importante ressaltar que esses não são tipos de “anjos”, mas sim classes em qual estão organizadas os “Anjos”.

    Espero ter podido acrescentar algo mais ao seu estudo.

    Responder
    • Gustavo Juncker disse:

      Pelo menos me ajudou bastante!Obrigado.

      Responder
      • Thiago disse:

        Olá Gustavo, que é isso, estou aqui para ajudar, quero agradecer ao dono do site, pelo site que é muito bom e também por abrir espaço para que todos possam compartilhar seus conhecimentos, em muitos site existem linearidades, eles desativam os comentários e só vale o que eles postam.

        Responder
  • alexsandra disse:

    irmão andré a bíblia fala alguma coisa sobre a altura dos anjos obrigada

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Alexsandra, se não me falha a memória acho que não tem nada falando de altura de anjos.

      Responder
    • Thiago disse:

      Segundo o livro do Apocalipse (21, 17), o apóstolo João tem uma visão inspirada por Deus de como serão os tempos finais e a volta de Jesus, e a altura da muralha da Jerusalém Celeste é descrita com 144 côvados, a mesma altura dos anjos. Imagine agora se um côvado for equivalente a 46,25 cm…
      144×0,4625= 66,6 m
      Obs: “17 E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme a medida de homem, que é a de um anjo.” A interpretação correta é que conforme a medida de homem os anjos medem 66,6m ( sessenta e seis metros e sessenta centimetros)
      Um outro exemplo é a altura do Gigante Golias,que se levanta junto com os Filisteus a desafiar o Exercito de Israel. Seu tamanho é descrito no Livro de I Samuel capítulo 17:4 como de 6 côvados e um palmo,que daria 2,94m aproximadamente,só contando a medida em côvados romanos.

      Responder
      • André Sanchez disse:

        Thiago, acho que a sua compreensão desse texto está um tanto equivocada. Ele não está apontando para uma muralha do tamanho de anjos. Observe diversas traduções desse texto:

        “NVI – Ap 21:17 Ele mediu a muralha, e deu sessenta e cinco metros de espessura, segundo a medida humana que o anjo estava usando.”

        “NTLH – Ap 21:17 O anjo mediu também a muralha e viu que tinha sessenta e quatro metros de largura, conforme as medidas comuns que o anjo estava usando.”

        “RA – Apocalipse 21.17 Mediu também a sua muralha, cento e quarenta e quatro côvados, medida de homem, isto é, de anjo.”

        Esse texto está apontando para o “tipo de medida” usado pelo anjo e não que a altura da muralha era da altura de um anjo.

        Em Cristo,

        Responder
        • Thiago disse:

          Estais completamente correto em tuas observações irmão, comete alguns erros ao tentar explicar o texto e o tirei de contexto.

          Deveria ter dito:

          Segundo o livro do Apocalipse (21, 17), o apóstolo João tem uma visão inspirada por Deus de como serão os tempos finais e a volta de Jesus, e a altura da muralha da Jerusalém Celeste é descrita com 144 côvados, a mesma altura (quis dizer medida) dos anjos. Imagine agora se um côvado for equivalente a 46,25 cm…
          144×0,4625= 66,6 m
          Obs: “17 E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme a medida de homem, que é a de um anjo.” A interpretação correta é que conforme a medida de homem os anjos medem (quis dizer mediram) 66,6m ( sessenta e seis metros e sessenta centimetros)

          É claro e evidente que se os anjos não podem ter a mesma medida do muro.

          Obrigado pela observância.

          Responder
          • André Sanchez disse:

            Por nada, estamos juntos pelo crescimento mútuo!

  • Anita disse:

    Oie, tenho uma duvida e acho que talvez vc possa me ajudar… qndo eu tinha por volta dos 10 anos via a porta do meu quarto um soldado com uma espada na mão… eu e minha irma de 11 anos o viamos, porém ele ficava na porta… tinhamos medo, ele nao tinha pé, sabiamos que ele nos olhava mais nao cconsegver o rosto dele… vc acha que podia ser um anjo, arcanjo??? ou algo qerendo nos atingir mais nao podia… essa duvida eu e minha irma após 15 anos ainda temos… obrigada

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Anita, difícil saber o que poderia ser. Não tenho nem ideia

      Responder
  • marinho disse:

    andre e verdade que os serafins nao desse a terra

    Responder
  • Tatiane fernandes samarchi disse:

    gostaria de saber meu arcanjo

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Como assim?

      Responder
      • Oliveira disse:

        André, essa pergunta da Tatiane faz parte de uma crença que cada pessoa tem um anjo protetor alguns até dizem que tem arcanjos os protegendo, pode ser também algo relacionado ao tarô.

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Entendi. Bom, essa crença não tem respaldo bíblico. Apesar de a Bíblia afirmar que os anjos de Deus nos protegem, não existe nada falando de um anjo para cada pessoa.

          Responder
          • Thiago disse:

            Concordo plenamente, sem o menor respaldo.

  • rafaela alves disse:

    um ientendir,,,mas o chefe dos anjos não seria o lucifer que se rebelou contra deus,,,e se tornou o diabo…..vou ler mas.

    Responder
    • Celsius Palmeira disse:

      Olá Rafaela Lucifer era regente do coral celeste e não arcanjo

      Responder
      • Thiago disse:

        Qual a sua fonte que atesta tão coisa? realmente gostaria de saber, pois a muito que escuto tal blasfemea e não vejo provas, primeiro o nome lúcifer só aparece com ‘Santo Agostinho’ praticamente em nosso dias, uma tradução que foi deixada de fazer pela igreja católica, segundo Queruv não tem por função expressa o louvor mais sim guardar o Trono, são anjos aparados para ‘guerra’, e sinceramente espero que sua fonte tenha ao menos muito mais que 2 mil anos.

        Responder
  • OLIVIO JOSE disse:

    O que eu acho engraçado é como que Miguel é mais poderoso que o Caído sendo que o Caído é m Querubim que recebeu a força muito além de outros anjos, do que Miguel que é somente um Arcanjo….Querubim é um dos anjos mais fortes porque ficam mais perto da gloria de Deus do que outros anjos.

    Responder
    • Thiago disse:

      Caro Olivio, creio que há contradições em seu comentário, primeiro em nenhum lugar da bíblia diz que Miguel seja “mais forte” que o queruv caido, nem mesmo na bíblia ou no midrash ou em qualquer outra literatura rabínica, Segundo o fato de um queruv estar “mais” próximo do trono de Deus não lhe afere mais ou menos poder se assim fosse os seraf é que teriam mais poder.

      Segundo, o nome arcanjo significa anjo antigo é uma classe separada e de maior glória do quê os anjos e na passagem de JD 1.9 diz: “Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!”

      Isso mostra em primeiro lugar um temor muito grande pelo Eterno e também indica que o queruv caído tinha um nível de unção (fazendo uma alusão ao seu estado anterior) semelhante ao de Miguel, por isso não ousou dizer palavras de repreensão em outras traduções diz-se palavras de maldição.

      Espero ter podido ajudá-lo.

      Responder
      • OLIVIO JOSE disse:

        Obrigado Thiago…eu entendi sim vlw

        Responder
  • PATRÍCIA FELIPE disse:

    UMA VEZ ESTAVA OUVINDO UMA PESSOA PREGANDO NA RÁDIO, E ELE FALOU Q ANJOS Ñ TEM ASAS, GOSTARIA DE SABER SE É VERDADE ISSO??? PORQ DEUS ME CONCEDEU O DOM DA VISÃO, E AS VEZES VEJO NELAS ANJOS COM ASAS E SEM ASAS, O Q VEJO É UM SER BEM DIFERENTE DO Q CONHEÇO, O Q VC ACHA? ISSO Q ELE FALOU É VERDADE??? “PATRÍCIA FELIPE”.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Patrícia, eu não me lembro de haver na Bíblia nenhuma menção de asas relacionadas a anjo

      Responder
      • PATRÍCIA FELIPE disse:

        É SINAL QUE VC Ñ LER A BÍBLIA! EU LEIO.

        Responder
    • Thiago disse:

      Patrícia, o que acontece é que o nosso idioma como língua latina não faz distinções, o nome para “anjo” em hebraico é Malach (lê-se Malarr como a letra j gutural do espanhol).

      Malach significa simplesmente enviado, mensageiro, são várias as passagens na bíblia onde homens e até reis são chamados de malach, isso nos originais, claro.

      Vamos a sua pergunta, sim “anjos” não tem asas, esses ao qual me refiro são anjos de classe “baixa” são semelhantes a homens, arcanjos tem duas asas, querubins quatro asas, serafins seis asas, no Talmud judaico há um serafim descrito possuindo setenta e duas asas, é conhecido como o “anjo-supremo” Porta-voz Divino, mediador de Deus com a humanidade e o Anjo da Morte e da Vida. É mencionado em algumas passagens do Talmude, como escrivão Divino, este possui 72 asas, em 12 pares de 6.

      Você é uma pessoa abençoada, possui um dom especial, não o despreze, busque a Deus.

      Responder
      • PATRÍCIA FELIPE disse:

        THIAGO, OBG PELA RESPOSTA, FIQUE PREOCUPADA COM O QUE OUVIR NA RÁDIO, PENSEI Q ERA IMAGINAÇÃO MINHA, VER O Q VEJO. AGORA ESTOU TRANQUILA. BOM DIA. VOU SIM, VALORIZAR O DOM Q DEUS ME DEU.

        Responder
  • milao2003 disse:

    caro Thiago,

    nossa luta não é contra carne nem sangue mas contra principados e POTESTADES….portanto não podem ser anjos “completamente” fiéis a Deus, alguns desses não o são! Agradeço sua participação que muito me instruiu sobre o tema angélico parabéns! Deus te abençoe!

    Responder
    • Thiago disse:

      Milao2003, obrigado a você pelas palavras, é nosso dever como filhos e servos do Eterno buscarmos entender o meio que nos cerca, neste caso o mundo espiritual.

      Que o Eterno ti abençoe e te guarde.

      Responder
  • josé disse:

    através de um site e pela data de nascimento descobri que meu anjo era o: ieaizael que faz parte dos grupos dos anjos, que segundo o site existia uma hierarquia angelical. tem algo a tecer sobre isso André sanchez? obrigado ficaria grato caso respondesse.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      José, biblicamente falando isso não passa de especulação. Não existe anjo da guarda ou anjo “seu”.

      Responder
  • Leandro disse:

    Olá André Sanchez a paz do Senhor em resumo foi um estudo simples e bastante especifico muito bom, muitas pessoas acreditam em tudo e todos os tipos de anjos mais eles não param pra meditar o que a bíblia nos apresenta e acabam acreditando em doutrinas de demônios e outras teorias. Por isso Jesus disse: errais por não conhecer as escrituras e nem o poder de Deus.
    Um forte abraço.

    Responder
  • OLIVIO JOSE disse:

    Andre Sanchez por favor vc poderia me responder quem veio primeiro, os Arcanjos, Queirubins, Serafins ou Jesus. Dizem que Jesus vivia nos céus com seus anjos e depois foi enviado por Deus na Terra. Se ele vivia tmb no céu, porque na biblia ele não conta sobre a sua vida que tiveste no céu. Muito obrigado

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Olivio, leia João 1.1-14

      Responder
      • OLIVIO JOSE disse:

        JOÃO1.1.14 (Deus). Jesus + Espírito Santos = Luz do universo divina
        Luz do universo divino + Jesus + Espírito Santo = Deus
        JO(1)1.14= (D). J + ES = L ∞d
        L∞d + J + ES = (D)

        Responder
        • André Sanchez disse:

          Não entendi

          Responder
    • altamirpatao disse:

      Olivio segundo a bíblia quem veio primeiro foi Jesus .
      No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
      João 1:1
      Verbo é uma palavra com origem no termo em Latim “verbum”, que significa “palavra”.
      Sim Ele Jesus já existia no céu.
      E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
      João 17:5
      Ele não conta porque não estamos preparados para crê e num sentido mas amplo porque não quis.

      e vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
      Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.

      João 3:12-13
      As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.
      Deuteronômio 29:29

      Responder
  • altamirpatao disse:

    Como em todo lugar sempre há os que distorcem a palavra ou acham que só ela não basta, mas como forma de acrescentar ao estudo do irmão, existe ainda a classe unica de querubim ungido a qual se refere a Satanas,assim como na bíblia só há um arcanjo chamado Miguel.
    Ezequiel 28:14 Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
    Quanto ao resto que estao dizendo como anjo da guarda,raio azul evolução e etc,são fabulas.
    Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
    E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

    2 Timóteo 4:3-4

    Responder
  • OLIVIO JOSE disse:

    Andre, venho a pedir desculpas pelas minhas publicações, o pessoal q segue o seu site não são obrigados a ver baboseiras do qual eu escrevo. Mais uma vez, me desculpe…não sei estudar a biblia, porem eu tenho muita curiosidade. Me desculpe novamente. Quando eu tiver um acervo eu venho escrever no seu site. Abrss fica c/ Deus tdos vcs

    Responder
  • maria jose disse:

    você fala que é pra crermos só o que esta na bíblia, a bíblia fala só de arcanjo no singular, o arcanjo Miguel e vc esta afirmando que existe arcanjos então voce esta sendo antibiblico, vc esta insinuando que possa existir outros arcanjos, então é opinião sua é pessoal .

    Responder
    • Hierum disse:

      É verdade maria josé! na blíblia é citado apenas um arcanjo! o Miguel. Gabriel é citado como anjo. Embora, segundo consta na wikipédia, escrituras sagradas do judaísmo, islanismo entre outras citem mais arcanjos inclusive miguel, gabriel. Mas isso não importa… Então… como consta na bíblia Querubim não é anjo? Segundo a Bíblia não. né! E como que fica aquela música do Chico Buarque? Do “anjo safado, um chato de um querubim”? ta errado! querubim não é anjo.

      Responder
  • Rafa disse:

    queria saber, sobre o Anjo Gabriel ..

    Responder
  • Benedito Francisco dos Santos disse:

    Existe o anjo metratom ou Han ?
    por favor me diga o significado desses dois seres .

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Na Bíblia não.

      Responder
      • ‫טיאגו דה אוליביירה ראמוס‬‎ disse:

        De fato na bíblia não os menciona, mas, há várias literaturas judaicas antes e pós Cristo que mencionam, e vale lembrar aos que preferem se ater somente a bíblia que o Tanakh (lê-se Tanar) ou antiga aliança foi compilado por Esdras ou seja ele que reuniu determinados livros em um único rolo o que serviu de base para o chamado Antigo Testamento usado por Roma e os demais livros sempre foram aceitos pelos judeus mesmo na época de Moisés já haviam muitos que eram usados. Um exemplo é o fato de os “livros” II Pedro, Judas e Hebreus mencionarem Enoch (Lê-se Enór = Enoque) com a seguinte expressão:

        “E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos”. Judas 1:14

        Agora pergunto como pode mencionar uma profecia referente a Enoque se o livro dele não consta na bíblia? e está mesma profecia seria relatada ainda no futuro com o apostolo Yohanan (João) em patmos?

        Ou esta:

        “Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus”. Hebreus 11:5

        Uma citação que está no livro de Enoque, livro este escrito por Matusalém, livro antigo pré-dilúvio e ainda mais antigo que qualquer escrito mosaico.

        Quanto ao Anjo Metatron eu já falei sobre ele em uma das respostas acima. Ele é citado nas outras escrituras judaicas correspondentes ao período de Matusalém. Quanto ao “anjo” Han, realmente este não existe o que existe são os “anjos” Haniel e Haziel (todos se pronunciam igual no inglês H aspirado com som semelhante ao rr).

        Responder
  • naelson matias da silva disse:

    e muito bom estuda a bibria com voce eu tiro muitas duvida sobre a bibria obrigado apaz do senhor jesus

    Responder
  • Dario disse:

    Andre qual a diferenca
    do judaismo e o cristianismo

    Responder
    • André Sanchez disse:

      O judaísmo é baseado na Lei e nos profetas (Antigo Testamento); o cristianismo crê que o messias já veio e é Jesus.

      Responder
      • Renato disse:

        Deus Revela aos seu Servos toda a sua vontade,
        Esse Deus maravilhoso revela os segredos dos corações, oh! glória

        Responder
  • giulberto faria disse:

    aquilo que está encoberto será revelaod na eternidade,então não nós preocupemos cm assuntos que atrapalhem nossa comunhão com deus nosso senhor,pois já vi relatos de pessoas que si afstaram dos caminhos do senhor com aseguinte pergunta DEUS CRIOU JESUS,OS ANJOS,ARCANJOS.SERAFINS,QUERUBINS E O MUNDO EM GERAL,MAS QUEM CRIOU DEUS,CAROS IRMÃOS SOU AINDA MAS CATEGORICO O SOBRE NATURAL DE DEUS ESTA MUITO ALÉM DA NOSSA IMAGINÇÃO.DEIXEMOS AS CONTRADIÇÕES DE LADO E VAMOS VIVER ESTE EVANGELHO TÃO SUPREMO E GLORIOSO PARA ASSIM POSSAMOS HERDAR AS MANSÕES CELESTIAS QUE ELE MESMO NÓS PROMETEU QUE ESTA PREPARADA PARA AQUELES QUE O SERVIRAM EM ESPIRITO E EM VERDADE.QUE APAZ DE CRISTO JESUS ESTEJA COM CADA UM DE VCS E QUE A GLORIA DE DEUS OAI RESPLANDEÇA EM SUAS VIDAS,AMÉM AMÉM.

    Responder
  • Arlindo (Ghost Hunter) disse:

    Como invocar um anjo ou arcanjo? gostaria de conhecer esses seres do além

    NB: estou preparado para os receber!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Não existe nada na Bíblia que diga para invocarmos anjos.

      Responder
    • thiago24Thiago disse:

      Arlindo, não se deve e não se pode invocar anjos ou qualquer classe celestial, só o Eterno os comanda e eles o obedecem, tenha cuidado com o que ensinam por aí, vais acabar EVOCANDO e o que se apresenta nunca são anjos e sim seres caídos.

      Responder
  • Edison Pimentel Coutinho disse:

    Meu nome é Edison Pimentel Coutinho. Sou pastor do Ministério Batista Restaurando Vidas aqui em Jacarepaguá, mas precisamente na Mirataia. Eu só tenho uma palavra para descrever a fé naquele que é, que era e que virá: O SENHOR JESUS – O Todo-Poderoso. O Rei dos reis e Senhor dos senhores. O Rei da glória, o qual é mencionado em toda Bíblia Sagrada. Aleluia! Glória a Deus!

    Responder
  • Cleide disse:

    Agora estou mais tranquila pois sonhei com o anjo querubens e nunca tinha ouvido falar dele…antes. pois deus usou ele para mim livrar de um grande mal hojé.

    Responder
  • Wilson Martins disse:

    Quero agradecer o estudo e a postura do Pr. Andre Sanches, pois realmente é um assunto polêmico e complexo, ainda mais num mundo onde as pessoas querem, desejam e buscam formar seus próprios conceitos de ideologias sem conhecimento e amparos bíblicos.
    1* André realmente não existe amparo bíblico para que alguêm venha invocar algum tipo de anjo, no entanto lembramos que em Salmos 91 menciona que Deus da ordens aos seus anjos à nosso respeito, ou seja, se sentirmos necessidade em alguma situação, podemos sim pedir a Deus que envie os seus anjos para ministrar em nossas vidas, pois segundo a bíblia só Deus dá ordem aos anjos, concorda?
    2* Deus ordenou que um anjo sepultasse Moises num local onde os povos não soubessem, nós sabemos que o propósito disso foi evitar uma enorme e infindável romaria e idolatria ao túmulo de moises, vejo tambêm que é por essa razão que Deus não permitiu muitas informações sobre os anjos, sem haver tanto conhecimento, ou informações, ja fazem adorações aos anjos, fundam igrejas tendo os anjos como grandes referências, cultuando os mesmos . Se querem realmente alguem para cultuar, adorar, esse se chama Jesus, e a bíblia tem interesse de falar Dele, tudo é claro, inteligente e explicativo é só lêr.

    Responder
  • uelinton.santos disse:

    Os. Mistério do senhor. Homem. Algum jamais. Vai descobrir veja. Que o. Senhor disse que o jamais vera. A fase. Do. Senhor. Vamos. Orar. E deixar. O senhor. Revelar. Os. Mistério do. Seu. Reino. A. Paz do. Senhor. Esteja. Com. Todos. Os. Irmãos. Amem

    Responder
  • Celsius Palmeira disse:

    Grande comentário que ele possa enriquecer vários leitores, tira somente o plural de arcanjo pois só existe um Arcanjo Miguel, grande abraço Pr. Celsius Palmeira

    Responder
  • Silvia da Silva disse:

    André Sanchez existe na bíblia algo sobre o significado da cruz .
    algumas pessoas usam no pescoço ou tem em casa mesmo algumas igrejas evangélicas,neste caso sem o Cristo crucificado.
    você pode me ajudar sobre esse assunto?
    OBRIGADA, que DEUS continue te iluminando sempre.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Silvia, se quer um estudo bem aprofundado sobre a cruz te aconselho a ler o livro ” A cruz de Cristo” de John Stott.

      Responder
  • Hugo chardua disse:

    Meu caro marcilio, eu te respondo como católico que sou que não adoro imagens e ne mariolatra, gostei do seu comentário quando chama Maria de (apenas) uma mulher santa… se você diz que um dia foi católico e deixou de ser, com certeza não estudou sua fé como deveria, procurou as respostas nos lugares errados.. não só politeísta, adoro um só Deus e professo uma só fé, creio na sntíssima trindade e respeito os santos. De uma certa forma alguns católicos não estudam sua fé por cultura, mas de forma alguma deve-se generalizar, mas deve-se respeitar os fiéis que estão na igreja fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo, não por Homens que acham serem certas suas idéias e nem se quer tem uma unidade quanto à sua fé…

    Responder
    • Artur disse:

      Hugo igreja fundada por Jesus Cristo ou pelo Imperador Constantino?

      Responder
  • airtonvmaia disse:

    ((((Um rabino judeu do século I, Elisha ben Abuyah, como relatado no Talmude, recebeu permissão divina para entrar no paraíso e viu Metatron sentado (uma ação que no céu é permitida apenas ao próprio Deus). Elisha, então, exclamou “Há de fato dois poderes no céu!”4 , julgando que Metatron também era um deus. Diante disso o anjo recebeu humildemente 60 golpes de bastão de fogo, para provar que não era Deus. Outras aparições de Metatron na literatura clássica judaica é no Livro de Enoque onde ele desempenha o papel de “príncipe do mundo”, e ganha as características sublimes que geralmente lhe são atribuídas.
    Etimologia[editar | editar código-fonte]
    Não existe consenso sobre o significado de seu nome, mas estudiosos afirmam que tem origem no termo Metatron Hekhalot-Merkabah que teria origem nas antigas palavras mágicas hebraicas Adiriron e Dapdapiron. Outros sugerem que pode significar “O guardião do relógio” ou ainda “proteger”. Também se sugere que foi retirado do nome persa Mithras. Em referência ao Talmude por vezes Metatron é identificado como a alma do messiash (mashiach), como Anjo de YHWH (Anjo do Senhor), ou como Representante de YHWH. A palavra Metatron é numericamente equivalente a El Shaddai (Supremo Provedor, ou interpretativamente Todo Poderoso) em hebraico gematria, portanto, é dito que ele tem um “nome como o seu Mestre.” Acredita-se que as poucas fontes que citam o nome Metatron, se explicam por ele adotar outros nomes. Alguns cristãos Netzarim atribuem a Metatron o título de messias acreditando que Metatron seria a Alma do messias e uma manifestação do Eterno (YHWH).)))) (Eu estava lendo isto na Wikipédia e fiquei meio confuso da para explicar oque é verdade e o que não e)

    Responder
    • Ya’akov disse:

      Airton, tem-se que ter cuidado com o que se lê na internet e principalmente na wikipedia, metraton para os Yehudim é o próprio Enoch (Enoque) que ascendeu aos céus, sim seu nome gematricamente equivale a 8 assim como o nome do Eterno e de seu filho, mas, isso tem outro significado e não que ele seja o Eterno, como você mesmo leu ele levou 60 golpes em sinal de humildade.

      Responder
    • carlos machado disse:

      YHWH e o nome de Deus no hebraico javé para o português jeová

      Responder
  • Douglas Marcos disse:

    Queria saber se esses santos como Nossa senhora aparecida, Santo antonio i etc… Sao santo mesmo. Ou é só JESUS mesmo???

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Douglas, veja esse artigo onde explico essa questão: O que significa santo na Bíblia? ~> http://bit.ly/QTUH0F

      Responder
  • davyd disse:

    como eu posso aumentar minha fe

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Esteja cada vez mais próximo de Jesus

      Responder
  • Rosany disse:

    Olá, graça e paz. Ouvi dizer que querubim é o anjo que louva a Deus através da música. Tem alguma passagem bíblica que respalda esta afirmação? Obrigada.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Rosany, não conheço nenhuma passagem que dica isso

      Responder
  • #Paloma# disse:

    Meus parabéns!!!
    Que Deus continue te abençoando sempre, e te dando entendimento sobre a sua palavra.
    Porque como você sabe nunca poderemos saber tudo de Deus.

    Responder
  • inaldo severino disse:

    segundo estudiosos da Bíblia relatam que o Anjo miguel é Jesus, e quando satanás fui expulso do céu quem preencheu o lugar dele foi o anjo Gabriel, é verdade?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Inaldo, isso não está escrito na Bíblia

      Responder
    • ARLON disse:

      tem uma coisa de verdade o arcanjo Miguel é jesus

      Responder
      • André Sanchez disse:

        Não existe essa informação na Bíblia. Aliás, Jesus é Jesus, Miguel é Miguel.

        Responder
  • Lílian disse:

    Oi André, a página página é sua?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Qual página, Lílian?

      Responder
  • oseias verissimo disse:

    André, satanás antes da queda era o anjo mais poderoso no céu? pois tenho duvida se era ele ou o arcanjo Miguel. um abrç.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Oseias, não existem informações concretas na Bíblia sobre esse assunto

      Responder
    • Yaakov Ben Yosef disse:

      Segundo o Judaísmo, ele não chegava nem perto de ser um dos mais poderosos.

      Responder
  • ÍTALO ROMELSON SILVA SANTOS disse:

    A respeito do comentário do colega que fala sobre reencarnação em Mateus 24:34 ( “não passará esta geração……”), não se fala em espíritos indo e voltando em corpos diferentes ao longo dos séculos como acredita o espiritismo. Em primeiro lugar, a Bíblia deve ser lida em seu próprio contexto e não um versículo isolado, porquanto o próprio satanás a usou para tentar enganar o Senhor Jesus( e não deu certo e jamais dará). No mesmo livro supracitado, no versículo 38, fala-se em Noé. Nesse sentido, sabemos que a segunda geração vem depois de Noé após o dilúvio do Senhor e, além disso, logo mais a frente, no versículo 39, relata que a vinda do Senhor Jesus será como a do dilúvio que deu fim à primeira geração e iniciou a segunda.

    Responder
  • marcos faleia disse:

    A existencia de Deus e algo q nao se pode negar,assim tambem q ele nao e um ser deste mundo.fala-se muito em Deus, mas sera q sabem o q significa a palavra Deus. A palavra Deus nao e nada mas q um titulo dado a alguem ou a um ser q pode fazer certas proezas. a Biblia toda e um jogo de sombras, muitos leem e uma pequena minoria entende e muitas vezes nao. …… ja fui evangelico e descobrir mas sobre a biblia fora do q dentro da igreja… nao tenho certeza,mas acho q descobrir algo inedito e gostaria de compartilhar com vc…

    Responder
  • Samuel Rodrigues disse:

    Dúvida que me veio agora: Quando lúcifer era um anjo, a qual classe ele pertencia? Seria ele também um arcanjo?

    Responder
    • Ya’akov Ben Yosef disse:

      A palavra “Lúcifer” não existe em nenhum dos manuscritos originais, o que ocorre é que quando Jerônimo foi traduzir da vulgata não traduziu a palavra citada que na verdade significa ‘anjo de luz’ e não o nome do ser, ele é mencionado por adjetivos, quando o sacerdote fazia sacrifícios um dos bodes era destinado a ‘Azazel” era enviado ao deserto.

      Responder
      • ARLON disse:

        concordo com você a bíblia não diz que o nome do diabo e lucifer

        Responder
  • Melissa disse:

    MUITAS OPINIÕES CONTRADITÓRIAS, CONTROVERSAS, TERMINA POR CONFUDIR.

    Responder
  • Almir Koial disse:

    A Melissa tem toda razão! Porque complicar quando se deveria usar a Navalha de Ockham? Porque Deus criaria seres diferenciados para serem “seus servidores”? Ele, o Criador de Tudo, o Dono do Espaço e do Tempo não é onipotente? Este pensamento de que ele precisa de “servidores” é blasfemo, pois rebaixa a majestade de Deus. (O que não impede de pensar que se o Altíssimo quisesse Ele poderia faze-lo) Isto cheira ao tempo da escravidão, bem próprio da Idade Média. O que o autor do blog, (que é uma pessoa estudiosa e bem educada, apesar de uma ortodoxia paralisante) não sabe é que ele caminha, pelas suas virtudes e predicados a se transformar, no futuro em ANJO, ARCANJO, QUERUBIM E SERAFIM!!!
    Saúde e PAZ a todos.
    Almir Koial

    Responder
  • Luz Jhasiel disse:

    Muito bom o seu blog!!!

    Responder
  • Kerolayne Nascimento disse:

    Muito bom! Obrigada ,ajudou-me a entender.
    Jesus o abençoe. A paz do Senhor!

    Responder
  • Pedro Elias disse:

    Eu estava buscando respostas devido algumas situaçoes pessoais. Digamos que por um motivo de quase desespero. Achei nestes sites, blogs e outros, informaçoes sobre os anjos da guarda. Nao tenho conhecimento pleno da Palavra de Deus, mas sei que na Bliblia nao existe nomes de anjos que as pessoas descrevem. Tenho a plena certeza da existencia dos anjos. Em um dos Livros do NT – Mateus 4:1,11 – o proprio Demonio confirma dizendo:”… Deus mandará aos seus anjos que te recebam em suas maos para que não tropeces em pedra alguma…”Mais ao fim do texto:”…e logo os Anjos se aproximaram e serviram a Jesus…”. Quanto as classificaçoes em Arcanjos, Anjos, Serafins e Querubins, nao creio que sejam mais ou menos importantes, pois nao li ou escutei que a Biblia fala sobre isto. Creio no Reino de Deus. Logo entendo que como um reino, fazendo uma comparaçao com os que conhecemos em vida, cada um tem sua funçao: guerreiros, mensageiros, protetores, adoradores, dentre outras atividades. Vejam , nao estou comparando o Reino de Deus com os reinos que conhecemos, apenas tento colocar de uma maneira que possa suavizar minha linha de raciocinio. No geral, os Arcanjos, os Anjos, Querubins e Serafins devem ter funçoes definidas por Deus, visto que Ele os criou e deu formas diferentes conforme já foi visto nos comentários acima e que está descrito na Biblia. Os Anjos foram criados por Deus para servir de acordo com a vontade de Deus – ver citaçao final acima informada de Mateus 4:1,11. E é este exemplo que temos que seguir: Servir a Deus conforme a sua vontade. Nao temos que entender as vontades de Deus, temos simplesmente que escutá-lo, pois o plano é Ele quem faz. O tempo que se perde em discussoes do que é ou deixou de ser, sejamos Anjos aqui onde vivemos, façamos nossa funçao, porque os Anjos que sao os servos diretos de Deus já estao fazendo esta “ponte”. Porém está escrito: “…Ninguem vai ao Pai senao por mim…” – Jo 14, 6. Logo nao adianta acender vela para Anjo da guarda, pois eles já sao iluminados e aquecidos pelo proprio Deus. Peça ao Senhor simplesmente que Ele envie seus Anjos revestidos com toda gloria e poder. Peça em Nome de Jesus e Deus te atenderá. “… e não há salvaçao em nenhum outro, pois não debaixo do céu qualquer outro nome dado aos homens que nos possa salvar…” – At 4: 10,12. No mais sou grato a Deus por me encaminhar para cá, pois depois de muito tempo,e com a ajuda de todos voces, por meio das opinioes em geral, hoje eu voltei a orar; a rezar; a falar com Deus; nao importa. Falar e discutir as coisas de Deus só nos traz crescimento. Obrigado a todos!

    Responder
  • [email protected] disse:

    OBRIGADO DEUS BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS AS DEMAIS COISAS VOS ACRECENTARA

    Responder
  • [email protected] disse:

    SOU MTO TEMENTE AO NOSSO SENHOR..AS VEZES TENHHO MEDO DE FAZER ALGUM COMENTARIO QUE NAO AGRADE A DEUS ..
    MAIS QTO OS ANJOS SEJA ARCANJO QUEBUBINS OS QUE NOSSO PAI CONFIA PARA CUIDAR DE POBRES PECADORES QUE SOMOS
    QTO A ESSES SERES NÃO TEREMOS DUVIDAS Q SAO TUDO DE BOM
    FALO ISSU POIS SOBIVIVI A UNS DOIS ANOS ATRAS UM
    SURTO, OQUAL A MEDICINA FALA .
    PARA MIM FOI ESPERIENCIA DE DEUS
    FOI MTO HORRIVEL
    AONDE PARA MIM EU PASSEI DA DIMENÇÃO FISICA PARA ISPIRITUAL
    E PUDE VER TUDO A AÇÃO DOS DEMONIOS ME ACUSANDO QUERENDO ME MATAR
    EU EU PEDIA PARA OS ANOS DO SENHOR ME GUARDAR.
    E SEMPRE VINHA SOMENTE DOIS AJOS …NAO SEI DIZER OS NOMES DOS ANJOS QUE ME PROTEJIA.
    SEI QUE EM NOME DE JESUS .AQUELES MILHARES DE DEMONIOS,ERAM REPREENDIDOS
    EOS ANJOS ESTAVAM ALI ME CUIDANDO ..
    PARA A MEDICINA FUI TAXADO COMO UM LOUCO QUE MEUS FAMILHARES PIODIA FAZER ALGUMA PEÇA FECHADA E ME TRANCASE LA
    MAIS PARA MEU DEUS NOSSO CRIADOR SO FOI UMA ISPERIENÇIA PARA CRER Q EXISTE UM DEUS QUE ETA AQUI PARA NOS QUIAR

    Responder
  • Oseias disse:

    antes de Lúcifer pecar ele era o anjo mais poderoso ou o mais belo do céu?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Oseias, não sabemos

      Responder
  • Léia Costa disse:

    Poxa!Muito bom este site…

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Léia

      Responder
  • thiarles matheus disse:

    Sei que não tem nada a ver com o assunto mas porque josé não teve o nome dele em uma tribo de israel?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Thiarles, no lugar de José seus dois filhos foram incluídos nas 12 tribos

      Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso. Regra 2- Não aprovamos comentários de anônimos. Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.