O que significa sinagoga?

Postado por em: O que significa isso?

sinagoga, judeus

As sinagogas eram locais de adoração, oração e aprendizado da palavra de Deus, que surgiram, provavelmente, durante a época do cativeiro do povo de Israel. Nessa época o povo (do reino do norte, Israel) foi levado cativo pelo rei da Assíria e, pouco mais tarde, alguns (do reino do sul, Judá) foram levados cativos pelo rei da Babilônia. Veja mais sobre o cativeiro em 2 Reis a partir do capítulo 17.

Cativos e com o templo (construído por Salomão), que era o local central e símbolo para a oração e adoração a Deus, praticamente fora de alcance, os judeus inventaram as sinagogas. Ela era um local simples, uma espécie de casa que recebia as pessoas para cultuar a Deus. Provavelmente após o cativeiro elas se multiplicaram ainda mais, por causa de seu modelo simples e funcional, e evoluíram em estrutura, tornando-se muito populares.

Vemos a menção delas em vários trechos bíblicos do Novo Testamento. “Indo [Jesus] para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.” (Lc 4. 16). E: “Depois da leitura da lei e dos profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes: Irmãos, se tendes alguma palavra de exortação para o povo, dizei-a.” (At 13. 15).

Note que as sinagogas, no tempo citado nos versículos, eram parte do culto normal do povo e já contavam com certa evolução estrutural.

No início do cristianismo, as sinagogas serviram como locais de propagação da Palavra de Jesus e dos apóstolos. “E, navegando de Pafos, Paulo e seus companheiros dirigiram-se a Perge da Panfília. João, porém, apartando-se deles, voltou para Jerusalém. Mas eles, atravessando de Perge para a Antioquia da Pisídia, indo num sábado à sinagoga, assentaram-se.” (At 13. 13-14).

As sinagogas acabaram também servindo como “molde” adotado pelas primeiras igrejas cristãs em sua organização e forma de culto. Hoje elas são praticamente iguais aos templos que todas as religiões têm.

Clique aqui e veja todos os artigos da série o que significa isso?

   

Gostou desse artigo? Receba novas postagens em seu e-mail!

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

13 comentários

  • Sola Scriptura disse:

    Isto é resgatar a identidade judaica da fé cristã.

    HaDérech (הדרך), O Caminho ✡ Direção segura: a Torá por Yeshua.

    Restaurando a Igreja do Século I: amor, poder, identidade, LEI, dons, governo e projeto.

    http://solascriptura.ning.com

    Responder
  • kezia nery oliveira disse:

    Gostaria de parabenizar o autor da explicação sobre o que é sinagoga, pois tirou minhas duvidas.
    Que Deus continue dando sabedoria essa pessoa para assim ajudar a outros.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Muito obrigado, Kezia. Espero você sempre por aqui lendo novos artigos!

      Abs!

      Responder
  • Darlan costa disse:

    a paz a todos que nosso Deus nós abençoe mas e mas e nós capacite e viver uma vida a serviço dele amém

    Responder
  • elian disse:

    muita bencao

    Responder
  • VERA disse:

    também amo aprender a palavra de DEUS…

    Responder
  • leandra disse:

    muito legal a sinagoga

    Responder
  • ingrid disse:

    lindo esta istoria

    Responder
  • aloisio david de oliveira disse:

    amados na verdade as sinagogas foram inventadas para atender uma necessidade da época para os judeus, os quais nao tinham o templo ao alcance, na époda de hoje, as igrejas, perderam em muito, ou quase tudo daquilo que se chama cristianismo, ou propriamente dito a doutrina dos apostolos, e passaram a ser igrejas de negocios, onde habitam muitos falsos profetas, mentindo e fazendo pregaçoes totalmente fora dos quesitos biblicos, para se ter uma ideia, um pregador cobrar para pregar, um pastor ter salario que nao condiz com a palavra : viver do evangelho, curas miraculosas obrigatorias, prosperidades, pessoas se auto intitulando como apostolos, tudo o que esta escrito em 2 pedro, 2 e mateus 7 e mateus 24, e outras passagem esta se cumprindo, a profissao mais rentavel hoje é a de pastor, que nao precisa estudar, somente aprender a enganar e fazer emoçoes é o que precisa, e quanto mais angariar para o ministerio, maior será o seu salario de mercenario, enfim, assinagogas, tinhas as pessoas da lei, com muitos de seus erros, porem hoje, nao sei o que temos, ao inves de igrejas, santuarios do demonio, sim porque DEUS NAO HABITA EM TEMPLO FEITO POR MAOS DE HOMENS, e Deus nao conhece o trabalho mentiroso destes pastores mentirosos e falsos, como se descreve em mateus 7, 21 a 23, so escrevi isto para que saibam, que o povo judeu ao menos tinham as sinagogas onde todos podiam falar, mesmo, que fosse algo contrario ao que se queria ouvir, e hoje temos igrejas de homens que manipulam a palavra de DEUS, sendo assim, fiquemos, com o verdadeiro templo do espirito santo, que somos nos mesmos desde que voce se prepare com a santidade e humildade para poder abrigar este tao sublime como o é o ESPIRITO SANTO DE DEUS, a paz a todos,

    Responder
    • divanir dourado disse:

      apocalipse CAp3 ves.9 eis que eu farei aos da sinagoga de satanás(aos que se dizem judeus e não são, mas mentem),eis que eu farei que venha,e adorem prostrados a teus pés,e saibam que eu te amo. por favor se v. entendeu esse ves.mi explique melhor.

      Responder
  • Mauricio carneiro de sousa disse:

    Mauricio carneiro de sousa

    Responder
  • Petronilo Pereira Filho disse:

    Sou aluno do curso de Ciências das Religiões, na UFPB e nos foi pedido um trabalho sobre o cristianismo primitivo e sua origem judaico-cristã. Neste artigo encontro o que necessito para desenvolver o assunto. Valeu.

    Responder
  • sandra mara reinehr disse:

    sou catequista, e meus alunos me pedirão /p explicar sobre a sinagoga, então fiz a pesquisa e encontrei o que procurava muito obrigado. que Deus ilumine vocês!!!!!

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.