O que significa I.N.R.I.?

Postado por em: O que significa isso?

INRI, significado, Jesus Cristo

A Bíblia nos mostra com riqueza de detalhes como foi a crucificação de Jesus Cristo. Vejamos um trecho: “Então, Pilatos o entregou para ser crucificado. Tomaram eles, pois, a Jesus; e ele próprio, carregando a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, Gólgota em hebraico, onde o crucificaram e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio.” (Jo 19. 16-18)

Em meio à crucificação, foi colocada uma placa, (uma espécie de letreiro), bem em cima da cruz com alguns dizeres em três línguas [hebraico, latim e aramaico]: “Muitos judeus leram este título (…) e estava escrito em hebraico, latim e grego.” (Jo 19. 20)

Esse “título” escrito nessa placa continha em latim a expressão (Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum), que significa: “JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.” (Jo 19. 19).“I.N.R.I.” são as iniciais dessa expressão. Essa mesma expressão também estava escrita em hebraico e grego como vimos em (João 19. 20).

Os sacerdotes da época pressionaram Pilatos a mudar os dizeres da placa, porém sem sucesso. Observe: “Os principais sacerdotes diziam a Pilatos: Não escrevas: Rei dos judeus, e sim que ele disse: Sou o rei dos judeus. Respondeu Pilatos: O que escrevi escrevi.” (Jo 19. 21-22)

 Aprenda outros signficados interessantes:

Clique aqui e veja todos os artigos da série o que significa isso?

   

Gostou desse artigo? Receba novas postagens em seu e-mail!

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

19 comentários

  • Nas mãos de Deus disse:

    olá a paz, achei seu blog uma benção..seja bem vin do no meu…http://butterflysnt.blogspot.com/

    Responder
  • Mariana Gomes Pires disse:

    Ahh André,que legal…eu estava estudando hoje,na matéria Língua Latina, da faculdade e lá tinha esse significado, e até pensei em postar no meu blog, mas agora que você já fez isso, vou deixar quieto kkk
    Graça e Paz!

    Responder
  • Rogério Rodrigues disse:

    Não explicou nada,
    O que é o I

    o que é o N

    o que é o R

    o que é o I

    Responder
    • roselene disse:

      o que é INRI na cruz é yeshua nazareno rei de izrael , mas eles mentem disendo que é jesus rei dos judeus, pura mentira desses safados que mentem p todos os que não estudão a palavra de deus

      Responder
  • André Sanchez disse:

    Rogério, está claro no texto, até grifado:

    Esse “título” escrito nessa placa continha em latim a expressão
    Iesus = I
    Nazarenus = N
    Rex = R
    Iudaeorum = I

    que significa: “JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.” (Jo 19. 19). “I.N.R.I.” são as iniciais dessa expressão.

    Obrigado por comentar

    Responder
    • jairo Gudzowskyj .´. disse:

      I.N.R.I, esta significa, Igni Natura Renovatur Integra, que significa algo mais ou menos assim: “Do fogo a natureza se renova constantemente”

      Responder
      • André Sanchez disse:

        Jairo, de onde você tirou isso?

        Responder
  • Lusinete Ferreira Reis disse:

    A paz do Senhor.
    Gostei muito do seu blog, tem me ajudado bastante p/ o meu crescimento espiritual. Vcs oferecem algum curso biblico ? Fique na paz e um grnde abraço

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Olá, Lusinete, tudo bem? Obrigado por acessar o blog. Infelizmente ainda sou sozinho no blog. O que consigo produzir compartilho com vocês através das postagens no blog.

      Abs!!

      Responder
  • Antonio Pedro disse:

    É sempre bom, e o desejo é alcançar cada um daqueles que tem a incumbência de pregar e falar dos coisas com a Palavra de Deus em toda e qualquer parte do mundo, pois, Jesus está de volta, agora para levar sua igreja e que venhamos estar com ele nas nuvens quando da sua volta.Que a paz seja contigo…

    Responder
  • jose benedito de oliveira disse:

    é sempre bom,aprender das coisas de DEUS,pois,a palavra é infinita,há cada momento, apresenta algo novo para quem busca;louvado seja o caminho,a verdade e a vida(JESUS).

    Responder
  • Carlos M.Tomé disse:

    obrigado por nos ceder este espaço .ajuda-me a alimentar-me espirutualmente e a outros tantos milhares de cristãs.
    Mantem-se em sintonia.
    Deus nos ama

    Responder
  • Oziel Costa dos Santos disse:

    Rogério, uma “deixa” prá você. “As coisas são pela forma COMO SE FALA e não O QUE SE FALA” Deus te abençoe e especialmente ao irmão do blog que vemos tratar-se de um homem de Deus que se esmera no conhecimento da palavra para nos blindar com seus artigos.

    Responder
  • Mislene disse:

    Graças e Paz André!
    Aparece no canto esquerdo um link para Bacharel em Teologia – Universidade da Bíblia.
    Não cliquei por receio de ser vírus.
    Esse link foi vinculado por você mesmo ou é spam?
    Poderia me dizer algo sobre?

    Muito obrigada!
    Deus abençoe!

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Mislene, pode visitar com tranquilidade. É um parceiro de nosso trabalho que oferece cursos bíblicos. É um site confiável.

      Responder
  • JOSE CARDOSO disse:

    Gostei das explanações feitas acima. De fato, sendo como Êle é, perfeito, jamais se arrependerá.

    Responder
  • adailton disse:

    Gostei muito de todas as explicações que Deus abençoe a todos .Que vocês continuem com esse trabalho para o engrandecimento do nome do nosso Senhor Jesus Cristo amem.

    Responder
  • Ilquias disse:

    Perdoem-me lí pouco a bíblia e vou aqui resumir o que penso.Não aceito radicalismo, arrogância, soberba de certos líderes religiosos.Pois acho que isso não é de deus. Quando deus diz que temos que darmos tudo, isso significa darmos a nossa alma, deus se alegra quando ajudamos nosso próximo, suas obras, segundo o propósito no nosso coração. Deus não aceita barganha tipo(vou dar mais para receber mais ou dar para receber ) pois o que seria de um pobrezinho que nada tem as vezes nem mesmo o amor, tá lá esquecido, sofrendo? a casa de deus não é um comércio. O que você dar ou deixa de dar é entre você e deus, não esqueça,porém, que deus conhece o teu coração. Ore e fale com deus sobre essas coisas, ele te orientará através de sinais no teu coração, na tua vida. Acredite, tenha fé. Ele está bem pertinho ou melhor ele está dentro de tí, de mim, de nós, no nosso coração( o seu templo). Amem.

    Responder
  • marcelo disse:

    sinto muito,estão no caminho errado.

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.