Receba nosso Informativo semanal e ganhe esse incrível presente:

O que significa holocausto?

Postado por em: O que significa isso?

holocausto, sacrifícios, antigo testamento

Holocausto é uma palavra que nos remete ao tempo da antiga Aliança feita por Deus com Moisés e com o povo de Israel no Antigo Testamento. Dessa aliança sugiram diversas leis dadas por Deus para que o povo fosse santo. Várias dessas leis falavam acerca de sacrifícios de animais ordenados por Deus para fins específicos (para perdão de pecados, para gratidão, para purificação, etc.). Naquela época, por exemplo, Deus ordena que se sacrifiquem animais pelo pecado do ser humano; esses animais seriam substitutos do ser humano e, assim, ele seria perdoado.

“Quando alguma pessoa pecar, e cometer ofensa contra o SENHOR (…) por sua oferta pela culpa, trará, do rebanho, ao SENHOR um carneiro sem defeito, conforme a tua avaliação, para a oferta pela culpa; trá-lo-á ao sacerdote, E o sacerdote fará expiação por ela diante do SENHOR, e será perdoada de qualquer de todas as coisas que fez, tornando-se, por isso, culpada.” (Lv 6. 2, 6, 7)

O holocausto é uma das formas de se fazer sacrifícios de animais no Antigo Testamento. Alguns sacrifícios deveriam ser feitos em forma de holocausto. No holocausto, o animal era queimadosobre um altar em oferta ao Senhor. Normalmente eram queimados animais de gado (bois, ovelhas, bodes, etc.). Os mais ricos tinham essa possibilidade. Também eram oferecidos holocaustos de aves (pombas, rolinhas, etc.). Os mais pobres traziam essas ofertas, pois estavam dentro das suas possibilidades financeiras.

“e disse a Arão: Toma um bezerro, para oferta pelo pecado, e um carneiro, para holocausto, ambos sem defeito, e traze-os perante o SENHOR.” (Lv 9. 20)

“Se a sua oferta ao SENHOR for holocausto de aves, trará a sua oferta de rolas ou de pombinhos.” (Lv 1. 14)

Em geral, as ofertas trazidas perante Deus deveriam custar algo àquele que a trazia. A oferta em si não era o mais importante, mas a mudança que acontecia no coração das pessoas. Oferta sem mudança de coração não valia de nada. Por isso, o salmista reflete:

“Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores. Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.” (Sl 51. 15-17)

Se você quiser saber mais sobre as leis de sacrifícios no Antigo Testamento, leia os primeiros capítulos do livro de Levítico.

Clique aqui e veja todos os artigos da série o que significa isso?

Gostou desse artigo? Receba novas postagens em seu e-mail!

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

15 comentários

  • Janise, Com ou Sem Crise disse:

    Parabéns pela Série o que significa isso?.
    Muito boa mesmo!

    Responder
  • MONI disse:

    LEGALLLLLLL

    Responder
  • Ana Lima disse:

    eu quero saber por que salomao tudo que fazia oferecia sacrificios e holocaustos

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Ana, as leis que regulamentavam os holocaustos e os objetivos destes estão descritas, principalmente, no livro de Levítico. Nesse livro Deus deu ao povo israelita diversas leis das quais várias eram a respeito das formas e objetivos dos sacrifícios. Salomão, fazendo parte deste povo, devia também se sujeitar a estas leis.

      Abs!

      Responder
  • Denis disse:

    Seus textos tem me ajudado muito. Continue assim. Deus está muito honrado de seus projetos. Abraços…

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Denis. Que Deus abençoe sua vida!

      Responder
  • geraldo disse:

    eu ainda nao entendir o que siguinifica a palavra holocausto, gostaria “se possível” que mim esplicasse, deus abençoe. graça e paz… geraldo

    Responder
  • Julia Maria Teixeira Pita disse:

    Muito legal

    Responder
  • Adelson disse:

    Sei que é difício ser disciplinado com os mandamentos de Deus. Mas quanto a lascívia, a paixão por outra mulher, mesmo sendo casado, será que há salvação?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Claro que há. É só mudar de atitude.

      Responder
  • Claudia disse:

    Porque no novo testamento. Não há menção ao dízimo?

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Cláudia no NT a menção é de 100%.

      Responder
  • Alexandre Meirelles disse:

    Eu gostei muito, é otimo para o nosso crescimento espiritual. Deus abençoe a todos.

    Responder
  • Aloisio Caio Bello disse:

    Sobre a questão dos sacrifícios, desejo saber se eram feitos os sacrifícios (holocaustos) determinados no livro de Levíticos, no tempo de Jesus. Lembro que houve uma oferta de dois pombinhos feitas pelos pais de Jesus ao ser este apresentado no templo. Mas, e aqueles sacrifícios com derramamento de sangue e morte de muitos animais, ainda era praticado? Por favor, me indique a fonte tanto para uma resposta positiva como negativa. Grato

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Aloisio, sim, nos tempos de Jesus o povo judeu ainda praticava a Lei

      Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.