O que significa escriba?

Postado por em: O que significa isso?

escriba, velho testamento, significado de escribaPossivelmente, você já dever ter lido em muitas passagens bíblicas a menção da palavra escriba. Destaco dois textos dos muitos onde ela aparece: “Esta é a cópia da carta que o rei Artaxerxes deu ao sacerdote Esdras, o escriba das palavras, dos mandamentos e dos estatutos do SENHOR sobre Israel:” (Esdras 7. 11). “Então, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores.” (Mateus 8. 19)

O escriba era um especialista na Lei (No Antigo Testamento, principalmente na Lei de Moisés). Suas principais funções eram interpretar a Lei de Moisés, trazendo soluções para as questões difíceis, e fazer cópias exatas da Lei para o uso nas sinagogas. Era referência quando o assunto era a Lei de Deus. Era uma espécie de teólogo, de mestre, de professor, de doutor da Lei.

Com o passar dos anos, na época de Jesus, os escribas, com suas interpretações, já haviam montado uma espécie de “tradição” que andava paralela ao que dizia a Palavra de Deus. Ela é mencionada na Bíblia como “tradição dos Anciãos”. Eles fizeram uma espécie de “lei” que eles mesmos escreveram e que a atribuíam como sendo a vontade de Deus. Veja um exemplo: “Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos, quando comem.” (Mateus 15. 2).Lavar as mãos antes da refeição foi uma “lei” incorporada na religião e na cultura pelos escribas por “tradição”. Não há nenhuma lei na Bíblia mencionando essa obrigatoriedade.

Diversas “tradições” desse tipo foram sendo incorporadas na religião judaica e na cultura, o que fez com que Jesus se dirigisse aos escribas de forma dura, pois eles haviam se desviado da sua verdadeira função: “Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus (…) Atam fardos pesados e difíceis de carregar e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.” (Mateus 23. 2, 4)

Por fim, tiveram papel fundamental, junto com os fariseus, no martírio de Jesus Cristo.

Clique aqui e veja todos os artigos da série o que significa isso?

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

10 comentários

  • meundo disse:

    Gostei muito, bons esclarecimentos estão postaos aqui, parabéns!

    Responder
  • karina cardoso disse:

    gostei de saber obrigado e que DEUS o abençoe não só hoje mas para todo e sempre, fuiiiiiiiiiii

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado por ler, Karina! Deus abençoe!

      Responder
  • suely tenorio disse:

    muito bom!!! vou estar acompanhando mais seu s estudos, Deus continue te abençoando mais e mais.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Obrigado, Suely!

      Responder
  • Paulo Maia disse:

    Valeu ! Começo a me interessa mais, pela leitura e interpretação da Bíblia. Agradeço desde já. Obrigado !!!!!!!!!

    Responder
  • willian keven pires de melo disse:

    eu aprendi muito

    Responder
  • Nilson Ribeiro de Souza disse:

    Agradeço a Deus, que a cada dia tem nos provido de meios e facilidades para entendermos melhor a sua Palavra e a divulgarmos a tantos que ainda não a conhecem, que o Senhor nosso Deus, em sua infinita bondade continue abençoando e usando a todos voçês para edificação dos seus santos na terra.

    Responder
  • Alessandro Rodrigues disse:

    muito obrigado pelos os esclarecimentos e que Deus continue te usado para através dos seus conhecimentos nos ajudar mais e mais

    Responder
  • eli rodrigues falcão disse:

    Ajudou muito em meu estudo para o seminário de teologia. Obrigado.
    Eli Rodrigues Falcão

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso. Regra 2- Não aprovamos comentários de anônimos. Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.