Receba nosso Informativo semanal e ganhe esse incrível presente:

O que significa graça?

Postado por em: O que significa isso?

graça de Deus, graça, bênção, salvação

No artigo passado vimos o que significa salvação. Vimos que Deus providenciou uma forma de reconciliação entre nós (pecadores que merecem o justo castigo) e Ele (o que foi ofendido pelos nossos pecados e tem o direito de aplicar a pena estabelecida). Essa forma de reconciliação foi a morte de Jesus Cristo na cruz. Jesus pagou a divida que era nossa perante Deus. Assim, nós nos reconciliamos com Deus crendo (pela fé) na obra de Jesus Cristo. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”. (Efésios 2:8)

Faltou explicar o trecho: “Porque pela graça sois salvos”.

A palavra graça tem muitos significados na Bíblia, mas o principal deles aponta para o grande amor de Deus que salva as pessoas e as conserva unidas com Ele. Em outras palavras, a “graça de Deus” significa a decisão amorosa de Deus em nos salvar da maldição eterna e nos abençoar, mesmo nós não sendo merecedores.

É algo difícil para o mundo compreender. No mundo, aquele que ofendeu é quem deve ir em direção ao ofendido e buscar a reconciliação. A graça de Deus é o contrário: Deus (o ofendido) é quem veio em nossa direção (os ofensores) e nos ofereceu a reconciliação.

Portanto, a graça de Deus é muito grandiosa, pois foi através dela que Deus nos deu a esperança de termos os nossos pecados perdoados e uma nova vida nesta terra, e também uma vida eterna nos céus (salvação).

Outros significados da palavra graça:

• A soma das bênçãos que uma pessoa, sem merecer, recebe de Deus;

• A influência sustentadora de Deus que permite que a pessoa salva continue fiel e firme na fé;

• Louvor; gratidão;

• Boa vontade; aprovação;

• Beleza;

• Bondade;

• “De graça” é sem pagar nada.

*Definições da palavra “graça” retiradas do Dicionário da Bíblia de Almeida

Gostou desse artigo? Receba novas postagens em seu e-mail!

Comente usando seu Facebook ou use o sistema de comentários normal no fim da página

23 comentários

  • A misericórdia está morrendo? 18/07/2011 | Igreja Batista Jesus é a Vida disse:

    [...] Deus é o nosso maior exemplo de misericórdia. Não nos olhou como merecíamos; sempre nos ouve, nos abençoa, nos guarda, nos socorre quando precisamos. Até os maus são brindados com a misericórdia de Deus, que lhes dá a chuva, o sol, o alimento, as alegrias… a Sua graça! [...]

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Amigo da Igreja Batista, obrigado por comentar!

      É verdade… a misericórdia de Deus se estende a todos, mesmo os maus. É uma grande lição a todos nós, pois devemos imitar a Deus…

      Obrigado por comentar!

      Responder
      • Remi santos disse:

        Gostei do teu raciocínio, tem pregadores que usam a graça de DEUS para justificar suas vidas de pecados, fazendo uma anulação da lei, dando a entender que por não vivermos mais na lei e sim na graça; podemos viver uma vida de pecados e está tudo bem. Nunca deve-se usar a graça para justificar pecados.

        Responder
        • joao carlos justo disse:

          ENTENDO A GRAÇA MAIS RÍGIDA DO QUE A LEI, NA GRAÇA BASTA PENSAR QUE JÁ OCORRE O PECADO. HOJE VIVEMOS NA GRAÇA.

          Responder
    • ZEGERALDO disse:

      É FAVOR NÃO MERECIDO, INCONDICIONAL, MAS NÓS EM TUDO QUE FAZEMOS COLOCAMOS AS CONDIÇÕES, POR ISSO, NÃO COMPREENDEMOS O QUE DEUS ESTA NOS DIZENDO. DEUS ORA POR ELE MESMO, PARA QUE SUA MISERICÓRDIA SEJA SEMPRE MAIOR QUE A JUSTIÇA, PORQUE SENÃO NÃO SOBRA NEM UM PARA CONTAR A HISTÓRIA, AFINAL, TODOS PECARAM E CARENTES SOMOS TODOS, DA GRAÇA DE DEUS, QUE ESTÁ EM CRISTO JESUS. MAZAL TOV!!! = FELICIDADES!!!

      Responder
  • Kassio Dias disse:

    Portanto, vemos que Jesus Cristo deixou bem claro que a salvação não é pela fé, mas sim pela obediência aos mandamentos de Deus, pois ele disse que somente serão salvos os que fizerem a vontade de Deus, e fazer a vontade de Deus é obedecer aos Seus mandamentos, pois os mandamentos indicam o que Deus quer que nós façamos e o que Deus quer que nós não façamos, e Jesus Cristo também deixou bem claro que de nada adianta crer nele, se a pessoa não fizer a vontade de Deus, ou seja, se a pessoa não obedecer a todos os mandamentos de Deus.

    Responder
    • André Sanchez disse:

      Está incorreto sua conclusão. A Bíblia é bastante clara: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie." (Ef 2:8-9). Ninguém é salvo por boas obras. Somos salvos para boas obras e não pelas boas obras. Fazer a vontade de Deus é evidência do que já aconteceu no coração e não a condição para que alguém seja salvo.

      Responder
    • Kassio Dias disse:

      No entanto, Jesus Cristo disse, em Mateus 7:21-23:

      MT 7:21 NEM TODO O QUE ME DIZ: SENHOR, SENHOR! ENTRARÁ NO REINO DOS CÉUS, MAS AQUELE QUE FAZ A VONTADE DE MEU PAI, QUE ESTÁ NOS CÉUS.
      No entanto, Jesus Cristo disse, em Mateus 7:21-23:
      MT 7:21 NEM TODO O QUE ME DIZ: SENHOR, SENHOR! ENTRARÁ NO REINO DOS CÉUS, MAS AQUELE QUE FAZ A VONTADE DE MEU PAI, QUE ESTÁ NOS CÉUS.

      Responder
    • André Sanchez disse:

      Justamente. Os frutos dos salvos são reconhecidos e são derivados da obediência a Deus. Em nenhum momento esses textos mencionam que a salvação é pelas obras. Observe essa palavra de Jesus: "Mc 16:15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Mc 16:16 Quem CRER e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado." Observe que a ênfase é no CRER, ou seja, na fé salvadora. A obediência a vontade de Deus é decorrente desse crer e não uma condição para ser salvo. Abs!

      Responder
      • osmar disse:

        Boa resposta é pala graça mediante a fé todos salvos tem asa obras de salvo

        Responder
  • CELSO NERES DOS SANTOS disse:

    OLA MEU AMADO IRMÃO EM CRISTO A PAZ DO SENHOR JESUS MUITAS VEZES LEMOS TANTO A PALAVRA MAS ESQUECEMOS DO PRINCIPAL É DARMOS ENFASE DAQUILO QUE ESTAMOS LENDO COMO ALGUNS SIGNIFICADO DE ALGUMAS PALAVRAS

    Responder
    • felix disse:

      a pessoa que possui a graça divina, e aquela pessoa que nao reclama da vida esta sempre alegre e so pronuncia palavras pisitivas, e uma pessoa que todos qurem por perto.

      Responder
  • Gabriel luciano Equimbe disse:

    Agraca de Deus vem para todos so cabe nos receber…

    Responder
  • Saulo disse:

    É verdade, a salvação é unica e exclusivamente fruto da Graça (amor) de Deus. E concordo, as obras não são para a salvação, mas são evidências de que cri em Jesus. (É como o Batismo ele não é para remissão de pecado, mas sim, como sinal de que me arrependi dos pecados, isto significa que o batismo acontece depois que me arrependi e estou disposto a continuar no processo de conversão.)
    Logo, se pratico más obras ou não prático boas obras, pode ser indício de que o meu coração está me enganando e que ainda não cri verdadeiramente em Cristo Jesus, e como a fé embora não seja condição, mas é fundamental porque se eu não creio na ação salvífica de Deus por meio de Cristo Jesus, logo estou rejeitando o dom de Deus. e então eu não sou salvo. é como alguém que está quase morrendo de fome e é convidado para se achegar à mesa para comer. A mesa é de graça é dele já está ali para ele, mas ele tem que tomar atitude de se dirigir à mesa e comer o que nela está posto. Isto equivale a fé. Caso esta pessoa não se aproxime da mesa e coma, ela terá rejeitado o que lhe foi de graça oferecido para lhe livrar da morte.

    O que quero dizer? que as boas obras não são condição para a salvação. No entanto, ninguém será salvo se não praticá-las, porque elas são sinais visível de uma verdadeira conversão. e a salvação é para pessoas que verdadeiramente aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador. Por isso que a salvação é um processo. Se não, o sujeito poderia após pela fé, receber a salvação, continuar fazendo tudo o que quisesse e ainda assim ser salvo. Esta ideia é incompatível com a palavra de Deus. Este pensamento tem que ser analisado com cuidado para não cairmos no erro de pensar que não há a necessidade de santificarmos. (nos separarmos dos pecados da carne).
    Este é um tema muito profundo que necessitaria de um aprofundamento nos argumentos. pena que não podemos. Por isso, digo que é verdadeiro quando o irmão disse que a boa obra não é condição para a salvação, uma vez que ela é um dom (presente) gratuito de Deus, mas digo que compreendo o que o irmão quis dizer a respeito das boas obras para a salvação. O que entendo é que ele está dizendo que a pessoa para ser salva precisa ter uma conduta de vida que corresponde com o evangelho de Jesus. E isto é verdade, não podemos pensar que o sujeito vai viver por aí de qualquer maneira e só porque creu na ação salvífica de Deus por meio de Jesus será salvo. Não basta apenas crer é preciso viver. Porque o viver demonstra que verdadeiramente cremos em Jesus. Lembra de Nicodemos?

    Um abraço.

    Saulo

    Responder
  • Yasmin farias disse:

    Nossa ! É lindo o que vc escreveu, ajudou a acrescentar mais no estudo que estou fazendo na igreja! Parabéns e que Deus continue usando sua vida :)

    Responder
  • On Graça disse:

    Simplificando, a graça pode ser definida como favor imerecido.
    Especificamente, a graça de Deus é algo que Deus faz em favor do Seu povo porque Ele os ama, não por causa de algo que eles têm feito para merecê-lo.

    Responder
  • plinger disse:

    todos esses comentários são bem vindos pois a falta de leitura da palavra leva o homem ao
    abismo . ZACARIAS, NEM POR FORÇA NEM POR VIOLENÇIA MAS P/ PODER DO ESPIRITO.
    DE DEUS .
    PLINGER .

    Responder
  • Alberto Enrique Carpio Calluchi disse:

    mais uma ajuda pra a ebd da minha igreja

    Responder
  • Alberto Enrique Carpio Calluchi disse:

    obrigado pela aujda

    Responder
  • wellington disse:

    Deus os abencoe a todos,em nome de jesus.

    Responder
  • David Lins de Oliveira disse:

    Salvos pela Graça e vivendo pela Graça. Creio que ai mora o “X” da afirmação!
    O que foi falado pelos irmãos parece diferenciar a Salvação, do viver cristão diário, como se um dependesse de Deus e o outro de mim agora como cristão.
    Efésios 4:7 diz que “a cada um foi concedida a graça conforme a medida repartida por Cristo”. Essa Graça ensinada por Paulo , dentro do contexto é para o viver cristão, segundo o versículo 2: com toda a humildade, mansidão,paciência,suportando-nos uns aos outros em amor,procurando manter em Espirito o vínculo da paz! Não preciso me esforçar para isso! Por mais que eu queira praticar essas virtudes, por mim mesmo nunca as conseguirei,se não for pelo Espirito. Miserável homem que sou!!! Se não fosse o Senhor e sua Graça…Mas pra que viver assim? Por viver? Para parecer com Deus? Só assim subiremos e viveremos para sempre com Deus ? Não penso que seja assim. Ao termos a poder do Senhor em nós Ele tinha um objetivo e não era somente que seus filhos fossem beneficiados se O obedecessem! Falando nisso, e os mandamentos, não tenho então que obedece-los? Sim! Um Novo mandamento vos dou; Que vos ameis uns aos outros. Ao amar ao Senhor e ao meu próximo cumpro tudo que o Senhor requer de mim. Mas não o faço como que de mim mesmo pois nem pensar bem consigo…pela Graça amo. Ele me ensina a amar. Eu devo permanecer NELE… Ai mora o segredo. O que preciso fazer, a “única” e difícil coisa que devo fazer é me submeter a vontade do Pai. E a vontade do Pai é: Que todos sejam salvos! Assim Jesus fez, se submeteu . Até a morte e morte de cruz! Pelo assassino,pelo corrupto, pelo estuprador, pelo dono da boca de fumo…Para que todos fossem salvos. Esse é o objetivo da Igreja.Esse é o ministério! Salvação! Proclamar e viver a salvação. Mas não por esforço, mas pelo Espirito! Infelizmente nos preocupamos mas conosco que com os perdidos. E vivemos em torno de discussões teológicas ( me incluo)e não fazemos a vontade do Pai. Tenho que seguir a Ele e aprender com Ele e receber Dele tudo que preciso para fazer a vontade do Pai! Só assim seremos igreja!

    Responder
  • ROGERIO PORTUGAL. disse:

    A palavra graça significa”favor nao mereçido”
    Consideremos o seguinte:Desde que a salvaçao nos e dada pela graça de Deus,isso significa que jamais poderemos perde-la.Se eu reçebo a salvaçao sem mereçela,nao seria injusto perde-la porque nao mereço?
    Nunca mereçemos a salvaçao,e jamais poderiamos mante-la com as nossa proprias forças.
    Deus abençoe a todos abundantemente.
    Abraço da NOVA ALIANÇA IGREIJA CRISTA DE BENFICA,sejam todos muito bem vindos.

    Responder
  • sidnei carlos disse:

    sidnei carlos.
    tiago 2:17,

    Assim também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.
    (obra nada mais é que obedecer a palavra de Deus,se não obedece não tem obra. )

    Responder

Seu comentário é muito importante! Comente! Regra 1 - Seja respeitoso - Regra 2 - Não aprovamos comentários de anônimos - Regra 3 - Não publicaremos mais comentários que não tenham a ver com o tema do artigo - Obs.: Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.