O que significa concupiscência?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? |
foto andre

Aprenda em 1 MÊS estudando a Bíblia comigo e com meu método, o que você levaria 1 ANO estudando a Bíblia sozinho! Eu vou te acompanhar pessoalmente e você terá acesso ao meu método de ensino que já formou mais de 25 mil alunos, que aprenderam a Bíblia de Gênesis a Apocalipse COM PROFUNDIDADE! Você pode dar 1 mês para Deus agora? ACESSE AQUI nesse link todos os detalhes

A maioria das versões bíblicas que utilizamos trazem algumas palavras que já estão em desuso na atualidade, mas que já foram grandemente utilizadas em épocas mais antigas. Uma dessas palavras que aparecem em alguns versículos é a concupiscência. Um dos versos mais famosos em que essa palavra aparece, e que confunde muita gente quanto ao significado, é esse:

“porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.” (1 João 2. 16)

O que significa concupiscência dos olhos, da carne?

O que significa concupiscência?

Concupiscência significa um forte desejo, um forte anseio de fazer algo que desagrada a Deus ou de ter coisas de uma forma que desagrada a Deus. Algumas traduções bíblicas a traduzem como “desejo” ou como “cobiça”. Em um sentido amplo, qualquer desejo, ou cobiça, ou anseio por fazer ou ter coisas que são pecado e desagradam a Deus, se enquadram no significado dessa palavra.

banner csb

banner teologia

banner apocalipse

banner Manual Bíblico

Por exemplo, quando em 1 João 2. 16 fala sobre a “concupiscência da carne” está falando sobre o desejo pecaminoso da carne em todas as suas facetas. Quando fala sobre “concupiscência dos olhos” também fala sobre o desejo pecaminoso de olhos que buscam aquilo que desagrada a Deus.

Assim, vemos que concupiscência não se aplica apenas a área sexual como alguns pensam, mas a todas as áreas onde o desejo humano de alguma forma desagrada a Deus, ofendendo-o através da prática continuada do pecado. O texto de Paulo aos Romanos exemplifica bem essa questão: “Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência; porque, sem lei, está morto o pecado.” (Rm 7. 8)

Por fim, a vitória sobre a concupiscência só pode ser conseguida através do “andar no Espírito”, ou seja, na busca em fazer a vontade de Deus negando a nós mesmos com todos os nossos desejos que são errados.

“Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.” (Gálatas 5. 16)

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp