O que significa plantar e colher a cento por um ou a trinta, sessenta e cem por um?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Tenho uma curiosidade sobre uma expressão que li na Bíblia em alguns textos sobre plantar e colher a cento por um. Em Gênesis diz que Isaque semeou e colheu a cento por um. Jesus também contou uma parábola onde as pessoas colhiam a cem, sessenta e trinta por um. Pode me ajudar a entender o significado exato dessas expressões na Bíblia?

Caro leitor, uma das figuras de linguagem que mais aparecem na Bíblia é aquela que usa elementos da natureza para expressar algumas ideias e lições profundas de Deus a nós.

Hoje vamos entender essa figura do “cento por um” e entender melhor o que o uso dela traz de ensinos.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que significa plantar e colher a cento por um ou a cem por um?

(1) A primeira citação que temos da expressão “cento por um” está em Gênesis 26:12, que diz: “Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava”.

É interessante observar o contexto para entender melhor a profundidade dessa expressão bíblica. Isaque estava vivendo em um contexto de fome onde morava (Gênesis 26:1).

Após ser orientado pelo Senhor para não ir para o Egito, Isaque obedeceu, debaixo da promessa do cuidado do Senhor, e ficou na terra de Gerar (Gênesis 26:2-6).

(2) E foi nessa terra que Isaque semeou debaixo da bênção de Deus e recolheu “no mesmo ano” cento por um. Cento por um significa que cada semente rendeu cem vezes mais (1 semente = 100 sementes/frutos).

Porém, não temos aqui uma conta matemática exata de alguém que acompanhou cada semente para ver quanto cada uma dava.

A expressão redonda “cem” visa mostrar algo grande e próspero que ocorreu, vindo de algo pequeno “uma semente”. Portanto, recolher a cento por um é uma figura de linguagem que visa mostrar uma colheita extremamente abundante e grandiosa.

Nesse contexto bíblico está ligado a bênção de Deus derramada, dando riqueza material a Isaque (Gênesis 26:13).

(3) Uma outra menção da expressão “cem por um”, juntamente com “trinta por um” e “sessenta por um” está em Mateus 13:23, que diz: “Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.

O contexto aqui é a parábola do semeador, quando os discípulos de Cristo pedem a Ele uma explicação sobre a história (Mateus 13:10).

Note que aqui a semente que caiu em boa terra frutifica a cem por um, outra a sessenta por um e outra a trinta por um.

Todas são colheitas consideradas satisfatórias, umas com maior prosperidade, outras com menor, porém, mostrando que o foco é que deve haver frutos na vida do cristão.

Evidentemente que quanto mais frutos melhor! Nesse contexto bíblico estamos falando de prosperidade espiritual, de alguém que compreende a mensagem de Deus e dá frutos dignos e abençoados que agradam o Senhor!

(4) Portanto, concluímos que a expressão “cem por um” vem nos trazer a ideia da beleza e abundância da bênção de Deus, tanto material quanto espiritual na vida de uma pessoa.

A abundância do Senhor se vê em todas as direções sobre a vida dos Seus servos, que colhem da parte de Deus, segundo a vontade Dele, a cem por um, onde quer que o Senhor decrete a Sua bênção, e onde quer que haja boa terra para frutificar! 

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp