O que significa o ferro com ferro se afia em provérbios?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: gostaria de compreender melhor o significado de um provérbio que é muito citado, que diz que o ferro com ferro se afia em Provérbios 27:17. Qual é o sentido desse versículo? Pode me ajudar a entender melhor? Eu amo os provérbios.

Cara leitora, eu também sou apaixonado pelo estudo do livro de provérbios. Todos os dias gosto de meditar em porções desse incrível livro de conhecimento e sabedoria.

Hoje vou te explicar a profundidade da expressão “o ferro com ferro se afia” e aproveitaremos também para aprender um pouco da beleza da interpretação bíblica.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que significa o ferro com ferro se afia em provérbios?

(1) O livro de provérbios, como todos sabem, trabalha muitos ensinos usando figuras de linguagem, principalmente algumas muito conhecidas do povo da época (com uso de elementos do dia a dia), que foram os primeiros leitores dos provérbios.

No texto que estamos estudando temos uma figura de comparação, observe: Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo” (Provérbios 27:17).

A estrutura mostra primeiro um “como” e segue com uma conclusão “assim”. O autor usa a figura de comparação e faz a conclusão rápida do ensino que quer aplicar. Essa é uma forma de ensino muito usada em provérbios.

(2) Esse provérbio fala de um contato que resulta em algo, que estimula o acontecimento de algo.

Numa sociedade onde o ferro já era muito usado na produção de espadas, de facas, machados, etc., era de conhecimento comum que para afiar um equipamento desse (de ferro) poderia ser usado um outro pedaço do mesmo ferro, produzindo um melhor corte para a realização de um trabalho.

É por isso que diz que o ferro afia o ferro. Esses dois pedaços de ferro se melhoram quando um entra em contato com o outro, quando um se envolve com o outro. Esse é o ponto central da comparação.

Agora, qual, então, é a conclusão do ensino?

(3) Depois do objeto da comparação ser explicado, o autor conclui o pensamento com um “assim”. A conclusão é “o homem afia o seu amigo” ou “um amigo afia outro amigo”.

A ideia desse provérbio está claramente ligada a forma como as pessoas que estão ao nosso lado nos “afiam”, nos moldam, nos aprimoram.

Nesse provérbio o sábio demonstra o fato de que as companhias que escolhemos para estar ao nosso lado terão, através do contato frequente, algum tipo de influência sobre nós.

Não tem como a influência ser zero. O contato humano vai gerar sempre um resultado em nós.

(4) Apesar do provérbio estar colocando essa questão de forma positiva, dizendo da boa influência de um amigo, aquela de um amigo que nos “afia” para nos tornar melhores pessoas, não podemos deixar de destacar que o contrário também é verdadeiro.

Influências negativas também nos moldarão de alguma forma, mas para o mal.

O sábio já ensinou sobre isso, quando disse: “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau” (Provérbios 13:20).

Dessa forma, o cuidado com as influências é muito importante. Espera-se que um amigo verdadeiro seja um companheiro que gere crescimento, melhorias na nossa vida!

(5) Concluo mostrando o quão importante o sábio achava que as pessoas se cercassem de pessoas que as fizessem crescer, que dessem boas contribuições às suas vidas e vice-versa, pois também devemos ser esse tipo de amigo a alguém.

Em outras palavras, devemos ser bons “ferros” e encontrar outros bons “ferros” para que possamos um ao outro “afiar”, em um aprimoramento mútuo onde todos ganham.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp