Por que a Bíblia diz que é horrível cair nas mãos de Deus, se ele é amor?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Em uma parte da carta aos hebreus temos uma frase que me chamou muito a atenção: horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Gostaria de compreender melhor o significado dela, de por que é horrível cair nas mãos de Deus? Em que sentido isso seria horrível já que Deus é descrito na Bíblia como sendo um Deus de amor?

Caro leitor, essa frase bastante forte do autor de Hebreus nos mostra algo bastante real que temos descrito na Bíblia e que muitos ignoram em suas vidas. Vamos aprender juntos agora o que é analisando todo o contexto da passagem.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que significa horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo?

(1) O autor de Hebreus mostra inicialmente que os que creem no Senhor Jesus devem ter um coração corajoso para entrar na presença Dele, pois, através de Cristo, o caminho para o Pai está aberto a todos os que creem.

Essa aproximação deve ser acompanhada de coração sincero, de fé e de um coração puro, desejoso de fazer a vontade do Senhor (Hebreus 10:19-25).

Dito isso, o autor de Hebreus passa agora a analisar o aspecto contrário a isso, ou seja, aqueles que mesmo tendo conhecido o caminho de Deus, rejeitam essa aproximação de Deus e preferem aproximar-se cada vez mais do pecado.

(2) Ele explica: “Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados” (Hebreus 10:26).

Viver deliberadamente no pecado é ter uma vida de pecado “de propósito”, “pensada”, “voluntária”. Ou seja, essa pessoa não luta contra o pecado, antes, ela o ama e o permite de boa vontade em sua vida.

Esse tipo de pessoa, ensina o autor, conhece a verdade, sabe o que é pecado, mas rejeita a ideia de se arrepender, logo, a conclusão é que seus pecados não são perdoados, pois o sacrifício de Cristo está sendo rejeitado por ela.

(3) Sendo assim, o autor de Hebreus mostra o resultado, aquilo que colherá alguém que age de tal forma, que é o juízo severo de Deus:

“pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários” (Hebreus 10:27).

Esse tipo de pessoa se torna adversária, ela se alegra em ofender a Deus com seus pecados! O autor lembra que na lei de Moisés tal pessoa (que rejeita a lei de Deus) receberia uma dura punição pelo depoimento de duas ou três testemunhas (Hebreus 10:28) e questiona:

“De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça?” (Hebreus 10:29).

Aqui temos a descrição de alguém que rejeitou Cristo e toda Sua obra. A pergunta clara mostra que tal pessoa não ficará sem um severo julgamento! Conhecer a verdade e a rejeitar é terrível!

(4) Agora chegamos no trecho objeto de nossa análise: “Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10:30-31).

O autor de Hebreus conclui sua exposição mostrando que Deus fará Sua justiça diante de todos os que O rejeitaram. Essas pessoas tiveram oportunidade de mudança, ouviram a verdade, mas, “deliberadamente”, a rejeitaram como analisamos acima.

Sendo assim, o Deus que é Deus de justiça as julgará. Quando o texto diz que a vingança pertence a Deus está falando de retribuição justa e na medida certa, já que Deus não pode ser contaminado por um tipo de ira (humana).

A aplicação da justiça Dele é correta e na medida. Nesse sentido, como escaparão aqueles que conheceram a Deus, mas o rejeitaram?

O autor, então, conclui como é “horrível” o destino dessas pessoas. Apesar de estarem iludidas pelo pecado, logo cairão nas mãos do supremo juiz e receberão um castigo justo do qual não podem apelar, nem fugir, nem escapar de forma alguma.

Daí ser uma horrível coisa passar por um juízo assim nas mãos do Deus vivo!

(5) Com a pintura desse quadro vivo o autor de Hebreus deseja provocar em seus leitores a reflexão de como o caminho de Deus é melhor, de como receber a Cristo e ser perdoado é muito mais proveitoso!

Se é horrível cair nas mãos do Deus vivo (julgamento e condenação) é uma bênção acessar a presença do Pai sendo perdoados, de coração sincero, cheios de fé!

Parece clara a escolha do melhor caminho, porém, infelizmente, muitos ainda amam mais o pecado do que a Deus! Que coisa terrível! Não só essa má escolha como também o destino que ela trará aos que a escolhem!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp