- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Por que Jesus disse que falava por parábolas para as pessoas não entenderem?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Ontem eu li algo que me deixou muito confusa com relação a Jesus: ele disse que falava por parábolas para que as pessoas não conseguissem entender a Sua mensagem (Mateus 13:13). Eu não entendi muito bem isso. Por que ele usava parábolas difíceis ao invés de falar de forma clara e objetiva para que as pessoas compreendessem quem Ele era e Sua missão de uma forma mais simplificada e fossem salvas?

Cara leitora, os próprios discípulos de Jesus, intrigados com o fato de Jesus usar muito o recurso de falar através de parábolas [2] (histórias ilustrativas), lhe fizeram uma pergunta semelhante a sua:

“Então, se aproximaram os discípulos e lhe perguntaram: Por que lhes falas por parábolas?” (Mateus 13:10). O desenvolvimento da resposta de Jesus realmente nos intriga:

“Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem” (Mateus 13:13).

Aqui surge a dúvida: Jesus não queria que as pessoas fossem salvas? Ele não queria que elas entendessem a Sua mensagem? Vamos aos esclarecimentos:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [3]

Por que Jesus falava por parábolas para as pessoas não entenderem?

(1) A primeira coisa que devemos observar é que Jesus não desejava que as pessoas continuassem em uma vida de superficialidade espiritual (apenas exteriormente religiosas).

As parábolas, além de mostrar verdades espirituais importantes, exigiam do ouvinte interesse em mergulhar em seus significados, em seguir a Jesus para ir mais fundo a respeito dessas verdades.

Eles queriam isso? Obviamente que não! É por isso que eles viam (os feitos de Jesus), mas não enxergavam, escutavam (as parábolas e os ensinos), mas não os compreendiam.

Faltava-lhes a sensibilidade de coração que eles não desejam muito buscar.

(2) Esse fato fica claro quando Jesus afirma: “Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados” (Mateus 13:15).

A atitude de incredulidade daquelas pessoas, que tinham um coração duro diante de Deus, gerava na vida delas uma sequência terrível de acontecimentos que as levava a não ter interesse em mergulhar nas verdades de Deus através do Cristo enviado ao mundo.

Elas eram religiosas, no entanto, apenas de aparência. Isso não iria ser mudado, pois elas não queriam mudanças! Tanto isso é verdade que até mesmo os sinais incríveis feitos por Jesus foram menosprezados pela maioria.

(3) Por isso, não temos nesse texto Jesus dificultando o entendimento das pessoas como que querendo puni-las, antes, Jesus apenas estava revelando quão duro eram os seus corações.

Aqueles que desejavam ir mais profundo na compreensão das coisas de Deus (das parábolas, por exemplo), de modo algum Jesus lançava fora ou rejeitava.

Observe que a partir de Mateus 13:18 Jesus explica a parábola do semeador [5] aos Seus discípulos, ou seja, àqueles que estavam com os corações abertos a se aprofundar em Seus ensinos e na fé Nele como sendo o Messias [6].

Se aquelas pessoas tivessem essa mesma disposição dos discípulos, também beberiam dessa fonte de sabedoria vinda de Deus!

(4) Dessa forma, quando o povo ouvia as parábolas de Jesus, não as compreendiam inicialmente e decidiam apenas murmurar [7] sobre Ele e se afastar, ou seja, o próprio povo atraia para si o juízo, ao rejeitar a busca de um aprofundamento, seguindo ao Senhor Jesus.

Grande parte deles preferiu simplesmente virar as costas e sair ao invés de se prostrar com atenção e aprender mais detalhadamente aos pés do Mestre. Essa atitude do povo foi profetizada por Isaías:

“De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis” (Mateus 13:14).

Um coração duro, sem fé, é a pior das maldições na vida de uma pessoa, pois a afasta de viver uma vida de profundidade com Deus, ainda que veja um milagre em sua frente!