Você semearia uma semente boa em um solo ruim?

Postado por Presbítero André Sanchez, em Evangelismo, Série ensinos do Mestre Jesus Cristo | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Série ensinos do Mestre Jesus Cristo (Por André Sanchez)

semeador, palavra de Deus, semear, solos ruins, sementes boas“Eis que saiu o semeador a semear…” (Mc 4. 3)

A parábola do semeador ensina muito mais do que os vários tipos de solo que podem receber as sementes (à beira do caminho, em solo rochoso, entre espinhos, terra boa). Na parábola do semeador, a maioria do público que ouvia Jesus, certamente, era de pessoas que sabiam lidar com a roça. Em sua maioria eram agricultores e pecuaristas que sabiam os segredos para lidar com a terra e retirar dela o seu melhor.

Jesus começa a parábola identificando o principal personagem, o semeador. “Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear.” (Mc 4. 3). Na verdade, esse semeador não tem uma identidade, um RG. Jesus deseja que seus ouvintes se vejam no papel do semeador da história.

Mas o mais impressionante desse ensino é a forma como o semeador semeava a semente. Ele não a distribuía apenas nos solos mais férteis e preparados como era o mais óbvio. O semeador deixa cair sementes [propositalmente] em solos que, em sã consciência, ninguém semearia semente alguma (à beira do caminho, em solo rochoso, entre espinhos. Mc 4. 1-9). Provavelmente esse “semeador” confundiu muito as pessoas. Inclusive os apóstolos consultaram Jesus em reservado, pois não compreenderam bem o ensino do Mestre Jesus Cristo.

Mas não há confusão! A tarefa do semeador é primeiramente se identificar como semeador e saber da sua missão. Não são todos que decidem semear. Alguns, mesmo tendo sementes, preferem guardá-las e não usá-las e, claro, desagradam a Deus agindo assim. É preciso “sair” para semear como vemos no texto.

Com relação aos solos, o crente semeador deve semear a palavra em todo tipo de solo que tiver oportunidade. Deus é quem cuida do crescimento e não quem semeia. O semeador apenas semeia. O crescimento da semente não deve preocupá-lo. Paulo também mostrou essa realidade. “Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus.” (1Co 3. 6)

Assim, cada um de nós deve refletir a respeito do ser semeador, do buscar ter sementes, e do sair para espalhá-las nos mais diversos locais e não somente naqueles que parecem mais férteis para nós.

Leia outros ensinos do Mestre Jesus:

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão