- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Quem são as duas testemunhas de Apocalipse 11? São Moisés e Elias?

Você Pergunta: Quem são as duas testemunhas de Apocalipse 11? Já vi pessoas defenderem que são Moisés e Elias e outros que são Elias e Enoque. Como podemos ter a certeza de quem são essas testemunhas que vão ter um importante papel ali nos tempos finais?

Caro leitor, Apocalipse geralmente é um livro de difícil interpretação devido as suas simbologias que por vezes são difíceis de compreender e exigem um exercício árduo de interpretação. Mas na questão das duas testemunhas de Apocalipse 11 creio que podemos afirmar algumas questões importantes para uma compreensão correta desse texto.

As duas testemunhas de Apocalipse 11 são Moisés e Elias?

As duas testemunhas de Apocalipse 11 são Moisés e Elias?

(1) Algumas pessoas acham que as duas testemunhas de Apocalipse 11 seriam Moisés e Elias, devido a citação de coisas que essas testemunhas fazem e que foram muito peculiares na narrativa dos ministérios de Moisés e Elias. Apocalipse 11:6 mostra, por exemplo, duas coisas que são claramente relacionadas a Elias e Moisés: “Elas têm autoridade para fechar o céu, para que não chova durante os dias em que profetizarem. Têm autoridade também sobre as águas, para convertê-las em sangue, bem como para ferir a terra com toda sorte de flagelos, tantas vezes quantas quiserem”. Elias orou [1] para que não chovesse sobre a terra (1 Reis 17:1). E Moisés levou a primeira praga sobre o Egito, que foi as águas se transformarem em sangue (Êxodo 7:19). Para muitos isso é uma evidência de que as duas são testemunhas de Apocalipse 11 são Moisés e Elias.

As duas testemunhas de Apocalipse 11 são Elias e Enoque?

(2) Outros pensam que essas duas testemunhas de Apocalipse 11 seriam Elias e Enoque. Os que defendem esse argumento pensam que tanto Elias quanto Enoque são mencionados na Bíblia como não tendo passado pela morte (Gênesis 5:24; 2 Reis 2:11), e que essa característica foi algo propositalmente feito por Deus na vida deles para que eles fossem usados nesse momento especial no final dos tempos como as duas testemunhas de Apocalipse. No entanto, não temos qualquer relato na Bíblia de que Enoque e Elias não passaram pela morte para que fossem as duas testemunhas de Apocalipse.

(3) Ditas essas coisas, é importante pontuarmos ainda algumas questões importantes na reflexão desses pontos de vista:

a) Não parece fazer sentido o livro de Apocalipse omitir o nome desses personagens se realmente qualquer um deles fosse essas duas testemunhas. A menção de Moisés, Elias, ou mesmo Enoque, caso fossem eles, daria ainda mais força ao texto. A omissão dos nomes dessas duas testemunhas parece indicar que são outros servos de Deus escolhidos para essa missão especial e não servos de Deus que já tiveram seus ministérios em outro momento. Mas, claro, não podemos descartar a simbologia de Apocalipse, que poderia também estar usando a descrição de características dos ministérios de Moisés e Elias para identificá-los como sendo essas duas testemunhas.

b) Alguns pensam que apontar para Moisés como sendo uma dessas duas testemunhas estaria totalmente contrário à própria Bíblia, que afirma claramente que aos homens está ordenado morrerem uma só vez [8]: “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo…” (Hebreus 9:27). Como a Bíblia narra a morte e sepultamento de Moisés (Deuteronômio 34:5-6) e os acontecimentos de Apocalipse 11 se passam na terra, no tempo do final dos tempos, afirmam que não poderia ser Moisés. Mas aqui temos que pontuar que outras pessoas já morreram mais de uma vez na Bíblia, por exemplo, Lázaro, que foi ressuscitado por Jesus. Nesse caso, Hebreus 9:27 é um princípio geral, mas que admite exceções em ocasiões especiais como nos grandes milagres realizados por Jesus e Seus discípulos [9]. Então Moisés não estaria totalmente descartado para ser uma dessas duas testemunhas de Apocalipse 11.

(4) Por fim, concluo dizendo que as duas testemunhas de Apocalipse são um grande mistério. Apesar de tentarmos identificar essas duas testemunhas, a identidade exata delas é algo que permanece de forma imprecisa. Apesar de algumas contrariedades [10] é possível que o texto esteja apontando para Elias e Enoque ou Moisés e Elias. Mas, ao mesmo tempo, também é possível que sejam outros dois servos de Deus escolhidos para essa missão especial. Cabe a nós acalmarmos nossa curiosidade e focarmos mais no que o texto nos deixa claro e menos naquilo que Deus não quis que fosse tão claro até que realmente aconteça.