5 atitudes importantes a tomarmos diante dos momentos de crise

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: Eu gostaria de saber se você quer experimentar (por 1 mês) estudar a Bíblia capítulo por capítulo com o presbítero André Sanchez, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas profundas e com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE SIM, clique aqui e veja como funciona

“e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes” (Lucas 5:2).

Qual é a sua atitude quando as coisas não dão certo para você? Em minha experiência de vida já vi pessoas reclamando, pessoas colocando a culpa em alguém, pessoas entrando em estado depressivo, pessoas maltratando outras, pessoas desistindo de seus planos e sonhos. São coisas negativas que podem acontecer conosco diante de um momento de derrota, de um momento em que as coisas não aconteceram de acordo com aquilo que esperávamos.

Pedro, o pescador, juntamente com sua equipe de pesca, saiu naquela noite para buscar o sustento para seu lar. A expectativa era grande, todos se prepararam, deixaram suas famílias em casa e embarcaram em busca do sonho e da meta de fazer uma pesca maravilhosa que lhes desse sustento por muitos dias. Porém, nem sempre as coisas acontecem como sonhamos ou planejamos. Às vezes a crise bate à nossa porta. Foi o que aconteceu com eles! “Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos…” (Lucas 5:5). A frustração estava estampada em suas palavras!

Mas esses pescadores frustrados e impactados pela crise nos ensinam algumas lições precisas para colocarmos em prática nos momentos em que as coisas não acontecem como buscamos, nos momentos de maior frustração de nossas vidas!

5 atitudes a tomarmos diante dos momentos de crise

Atitudes que devemos tomar nos momentos de crise

(1) Sempre deixe suas redes lavadas

O texto bíblico nos traz um detalhe muito interessante: “e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes” (Lucas 5:2). Diante das frustrações e crises costumamos ter o desejo de largar tudo, de jogar tudo para o alto. Esses pescadores, porém, sabiam que era preciso estar pronto para novas oportunidades, para novos trabalhos, para portas que Deus poderia abrir para eles! Se as redes estivessem sujas, furadas ou com outras avarias, como poderiam pescar novamente? Diante das situações difíceis, mantenha-se com pensamento positivo, mantenha-se ligado, preparado para oportunidades de superação que Deus nos dá, pois, o nosso Deus é o Deus da superação e da abundância.

(2) Não se feche em si mesmo, olhe ao seu redor

É interessante notar que mesmo depois de uma noite de pesca cansativa e frustrada, o apóstolo Pedro achou em seu coração lugar para abençoar o próximo, para olhar ao seu redor e ver que a vida nãos e resumia às suas crises. Observe que Jesus lhe faz um pedido: “Entrando em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, ensinava do barco as multidões” (Lucas 5:3). Quase sempre quando nos frustramos descontamos nos outros essas frustrações, nos fechamos em nós mesmos, pois achamos que a nossa dor é a maior do mundo. Pedro nos ensinou que ser gentil e abençoar quem necessita de nós é algo que nos ajuda a vencer as frustrações da vida. Ele não só emprestou o barco a Jesus como também o manobrou e ficou à disposição do Mestre naquele momento em que estava em frustração e em crise. Ele olhou ao seu redor e não deixou com que a crise paralisasse todas as áreas da sua vida!

(3) Escute e obedeça a Palavra de Deus

As frustrações da vida nos ensurdecem para a voz de Deus. Ouvimos nosso coração carnal, agimos muitas vezes de forma descontrolada e não escutamos a voz do Deus que fala conosco em todos os momentos. Jesus fala naquele momento com Pedro, o pescador frustrado, que, felizmente, o ouviu, pois estava atento: “Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar” (Lucas 5:4). Mesmo estando frustrado por nada ter pescado a noite toda, Pedro estava com suas redes lavadas, prontas. Ele estava preparado! E também estava atento a voz de Deus! Ele conseguiu calar todas as vozes contrárias e ouvir somente a voz de Jesus naquele momento. Ouviu com clareza, refletiu, entendeu, venceu em seu coração as objeções e lançou as redes novamente com fé, tendo um resultado impressionante que nem mesmo em seus maiores sonhos ele pensaria em ter.

(4) Divida com o próximo a sua vitória

Agora o cenário mudou totalmente. De uma noite frustrada e triste sem pescar nada para uma manhã totalmente abundante, de fartura, de alegria, de fé: “Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes…” (Lucas 5:6). O que fazer agora com toda essa fartura? Muitos guardariam só para si, muitos se alegrariam sozinhos, muitos pensariam em como suas contas correntes estariam gordas agora! Mas Pedro nos ensina que devemos repartir a nossa fartura, repartir a nossa vitória com o próximo: “Então, fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique” (Lucas 5:7). Os outros barcos também puderam ser contagiados com a bênção de Deus dada a Pedro, puderam ser alcançados pela fé que Pedro teve. Essa é uma das coisas que nós cristãos devemos fazer, contagiar as pessoas com a bênção que Deus derrama sobre nós! Dividir para multiplicar. Pedro dividiu os peixes, ficou com menos, mas multiplicou a fé no coração de todas aquelas pessoas.

(5) Reconheça de onde vem o milagre

Quando a frustração vira sucesso muitos abandonam a Deus. Quando tudo vai bem, quando as coisas estão funcionando como desejamos, quando vemos os milagres acontecerem, nem sempre reconhecemos de onde eles vêm. De onde nossa força veio, quem abriu a porta que estava fechada? Ignoramos isso e achamos que o mérito está apenas em nós. Mas Pedro nos ensina aqui que o reconhecimento é fundamental para a vitória ser completa: “Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador” (Lucas 5:8). Pedro demonstrou humildade diante de Jesus, diante da vitória dada por Deus. Ele reconheceu de onde veio a sua vitória naquela noite e glorificou a Jesus Cristo. Não foi vaidoso, não se apoiou em sua grande experiência e habilidades como pescador, antes, soube reconhecer que tudo que era e tudo que fez só aconteceu pela graça de Deus em sua vida! A superação da crise veio de Deus!

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Aprender mais da Bíblia é uma dessas coisas que não acontecem da noite para o dia, não é verdade? Eu mesmo estou nessa jornada há quase 20 anos e não penso que ela vai acabar tão cedo. E você, sente que tem aprendido bastante das coisas de Deus? Ou seu aprendizado poderia estar melhor? E se você pudesse acelerar um pouco mais o seu aprendizado usando um método passo a passo para te guiar em como ler a Bíblia e entendê-la mais facilmente? Clique aqui e pegue seu Método passo a passo agora!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão