5 razões porque você lê a Bíblia e não consegue entendê-la

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Recebo muitos e-mails de pessoas que desejam muito ler a Bíblia e compreendê-la, mas que não conseguem. Sinto que essas pessoas têm um certo desejo de aprender mais da Bíblia, porém, percebo que a maioria delas caí em alguns erros que as atrapalham de fazer isso de uma forma produtiva. Por isso, gostaria de compartilhar cinco erros muito comuns que os leitores que leem a Bíblia e não a entendem cometem. Corrigir esses erros vai ajudar qualquer leitor a avançar no seu entendimento da Palavra do Senhor.

Razões porque você não consegue ler e entender a Bíblia

Por que você não consegue ler e entender a Bíblia?

ERRO 1 –  Imediatismo

Muitos querem pegar a Bíblia e entendê-la do dia para noite. É verdade que existem muitas e muitas passagens que nos trazem um entendimento quase que imediato com uma simples leitura. Porém, a Bíblia, como um todo, só conseguirá ser compreendida com um estudo continuo, organizado e sério. Aqueles que querem entender tudo que leem apenas lendo uma única vez, certamente se frustrarão, por isso, invista tempo na organização de seu estudo da Palavra de Deus e não fique desanimado caso não entenda tudo que deseja de uma forma tão rápida.

ERRO 2 – Falta de continuidade nos estudos da Bíblia

Não é difícil encontrar pessoas que leem a Bíblia apenas uma vez na semana e querem entendê-la mais plenamente. Isso não irá acontecer. A continuidade dos estudos é fundamental para que a nossa memória esteja sempre com os fatos “frescos” na mente e saiba fazer mais conexões e aprendizados sobre o que se está estudando com aquilo que já foi estudado. A continuidade é fundamental para um melhor entendimento da Palavra de Deus.

ERRO 3 – Não estuda com um dicionário em mãos

Com raríssimas exceções, a maioria das pessoas sabe um número limitado de palavras e expressões. Ter um dicionário (de preferência um dicionário bíblico) é fundamental para que o entendimento seja mais completo. Isso é o mais básico possível para o estudante. Muitas pessoas esperam entender a Bíblia como uma ação milagrosa de Deus. Não é bem assim. É certo que Deus age, porém, Deus já nos deu ferramentas para que a usemos, uma delas é o dicionário. Veja este texto: “O semblante alegre do rei significa vida, e a sua benevolência é como a nuvem que traz chuva serôdia” (Provérbios 16:15). Certamente, muitas pessoas não entenderiam esse verso logo de primeira. Palavras como “semblante”, “benevolência” e “serôdia” geralmente não são muito usadas no dia a dia. Um simples dicionário faria a pessoa entender exatamente a mensagem desse texto. Faça o teste, pegue um dicionário agora e veja.

ERRO 4 – Não estuda a Bíblia de forma organizada

Ainda hoje temos pessoas que estudam a Bíblia, por exemplo, abrindo-a ao acaso. Vão abrindo e lendo os textos aleatoriamente. Não é de se admirar que tenham pouco conhecimento da Palavra de Deus. Não é assim que se estuda a Bíblia. Como no estudo de qualquer texto, é preciso haver certa organização para entender. Já pensou você pegar o livro de matemática da escola e resolver abrir aleatoriamente para ler? Hoje cai nas equações de 2° grau. Amanhã cai em trigonometria. Depois de amanhã cai nas operações básicas. Será que haverá algum entendimento satisfatório da matéria? Obviamente que não. No estudo da Bíblia é a mesma coisa. É preciso haver planos, sequências de estudos, para que seu conhecimento seja construído e isso não acontece aleatoriamente.

ERRO 5 –  Não investe em seus estudos da Bíblia

Algumas pessoas acham que quando se trata de aprender as coisas de Deus não há nenhum investimento a se fazer, Deus dá tudo pela graça. É verdade que Deus derrama da Sua graça sobre nós, mas e a nossa parte, quem fará? Deus? Obviamente que não. Hoje temos materiais excelentes de teólogos aplicados que nos ajudam a entender mais rápido, com mais exatidão. Investir nisso é investir em nosso crescimento, é algo muito importante. Engana-se quem pensa que é preciso ter muito dinheiro para isso. Comece indo à sua igreja, participe da Escola Dominical, dos cultos. Lá tem pessoas que estudam e transmitem os ensinos da Palavra de Deus. Mas se tiver condições, hoje existem livros, Bíblias de estudos, métodos, sites, enfim, uma variedade de materiais que facilitam em muito o avanço do seu entendimento da Palavra. Costumamos investir naquilo que achamos mais importante. Se a Palavra de Deus é importante par você, comece a investir mais no estudo dela.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp