2 segredos ensinados por Jesus para não se ter uma vida arruinada

Postado por Presbítero André Sanchez, em Série ensinos do Mestre Jesus Cristo | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: Eu gostaria de saber se você quer experimentar (por 1 mês) estudar a Bíblia capítulo por capítulo com o presbítero André Sanchez, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas profundas e com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE SIM, clique aqui e veja como funciona

Ninguém em sã consciência deseja uma vida arruinada. Deseja? Todos desejamos uma vida que agrade a Deus e que seja recheada com as bênçãos do Senhor. Mas sabemos que isso não é algo automático em nossa vida e que apenas desejar ou não algo não faz com que aquilo aconteça ou não em nossa vida. Deus é misericordioso, Deus é amor, mas Deus também nos dá tarefas a cumprir, a fim de que façamos a nossa parte nessa cooperação com Ele. Por isso, Paulo afirma que “de Deus somos cooperadores” (1Coríntios 3:9). Há algo a fazer além do “desejar”.

Nesse sentido o Mestre Jesus Cristo nos ensina que a pessoa que constrói a sua casa sobre a terra, sem alicerces, sem trabalho duro, sem dedicação e atenção à forma correta de se construir, colherá em algum tempo uma grade ruína: “…é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa.” (Lucas 6:49).

2 segredos ensinados por Jesus para não se ter uma vida arruinada

Mas como não ser esse homem arruinado? Como fugir dessa triste tragédia de se ter uma vida arruinada, destruída? A resposta a essa pergunta está nesses dois segredos que o Mestre nos ensina:

Segredo 1: Ouça as palavras que Jesus disse

Jesus é claro ao afirmar que aquele que ouve as Suas palavras é aquele que constrói a sua casa sobre um firme alicerce e, por estar bem construída, essa casa não cairá: “Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras (…) É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída.” (Lucas 6:47-48).

Ouvir as palavras de Jesus é muito mais do que o simples ato de escutar. Ouvir as palavras de Jesus é dar valor a elas, é procurá-las, é estudá-las, é meditá-las. Vai muito além do simples ato de ouvir. Precisamos compreender os ensinos de Jesus com todo o nosso ser. Isso é o ouvir ensinado por Cristo. O exemplo bíblico mais próximo desse ensino de Jesus é o homem do Salmo 1.2: “Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.”.

Aqui cabe algumas perguntas importantes: o que tenho feito para ouvir as Palavras de Jesus? Para entrar em contato com elas, conhece-las mais a fundo? Qual esforço tenho empreendido para que as palavras de Cristo estejam dentro de minha mente em meu dia a dia?

Segredo 2: Pratique aquilo que você ouviu de Jesus

Entender as palavras de Jesus é o primeiro e mais importante segredo, mas não é o único. O ensino de Jesus avança para um território ousado. É preciso praticar aquilo que se ouviu. Isso implica em coragem para ir além do desejo e entrar no campo da prática da vontade de Deus. Aqui escorregamos muitas vezes. Jesus disse, por exemplo, para amar os nossos inimigos e orar pelos que nos perseguem (Mateus 5:44). Aprendemos isso, ouvimos, sabemos. Mas cumprimos?

A resposta a essa pergunta separa os construtores prudentes (que constroem com alicerces profundos e fortes) dos construtores imprudentes (que preferem construir baseados num projeto fácil de se executar).

Quem não está disposto a ouvir com atenção e praticar as palavras de Jesus certamente já está com sua “casa” em ruínas ou terá a “casa” arruinada por qualquer intempérie da vida.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão