Devocionais #10 – Você constrói a paz ou destrói a paz?

Postado por Presbítero André Sanchez, em Devocionais | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: Eu gostaria de saber se você quer experimentar (por 1 mês) estudar a Bíblia capítulo por capítulo com o presbítero André Sanchez, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas profundas e com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE SIM, clique aqui e veja como funciona

“Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.” (Mt 5. 9).

Vivemos em um contexto de guerra e não de paz. As notícias mais proclamadas em nossos jornais são as que remetem a atos de violência, de total falta de paz. É isso que vemos realmente nas ruas. Uma olhada no trânsito, na política, nos relacionamentos de nossa sociedade nos fará ver que as pessoas estão cada vez mais propensas à falta de paz e não à paz. Todos os recordes de falta de paz têm sido batidos ano após ano em uma escalada crescente de violências de todos os tipos. Esse é o contexto em que vivemos.

Devocionais #10 - Você constrói a paz ou destrói a paz?

E a igreja? Infelizmente muitas vezes a falta de paz também adentra e atinge as relações dos servos de Deus entre si. Contendas, fofocas, discórdias, facções, gritarias, críticas destrutivas, ofensas, calúnias, partidarismos, egoísmos, etc. Todas essas coisas penetram em meio à igreja e destroem a sua paz pouco a pouco. O mais terrível disso tudo é que muitas dessas coisas são promovidas justamente por aqueles que deveriam rejeitá-las, obedecendo às ordens do Mestre.

É um contexto complicado esse nosso, não é mesmo? Mas não é um contexto tão diferente assim do que viveram os discípulos de Jesus Cristo cerca de mais de 2000 anos atrás. E nessa época, por ocasião do sermão do monte, quando se assentou para ensinar seus discípulos, Jesus disse algo surpreendente a eles: “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.” (Mt 5. 9).

O que é surpreendente nas palavras de Jesus é que ele quebra os paradigmas daquilo que é instintivo a nós: revidar violência com mais violência. Aqueles que quisessem ser discípulos de Jesus deveriam diferentes!

A palavra “pacificador” nos originais em grego é “eirenopoios” e nos remete a uma pessoa pacífica, que ama a paz e trabalha para construí-la. Jesus estava chamando seus discípulos a, primeiro, amar a paz; segundo, a promovê-la mesmo num contexto em que ela não é amada. Um desafio, certamente, de muito trabalho!

Mas a profundidade do ensino de Cristo não termina por aqui.

Os pacificadores serão pessoas felizes (bem-aventurados). Sabemos que essa felicidade não é aquela passageira como um sorriso provocado por algo engraçado, mas aquela duradoura que vem de Deus, que vem da fonte suprema e transbordante e que não nos pode ser roubada nem pela violência do mundo e nem pelas decepções. Vemos essa felicidade expressada, por exemplo, por Paulo e Silas, quando cantavam louvores, mesmo depois de terem sido duramente castigados e presos por pregarem sobre Jesus (At 16.25). Não os vemos reclamando ou provocando mais violência, mas louvando. Que exemplo de servos de Deus promovendo a paz!

Jesus diz que os pacificadores serão chamados filhos de Deus. Por quê? Vemos aqui algo tremendo. Deus será identificado como Pai daqueles que promovem a verdadeira paz. Eles não precisarão nem falar que são filhos de Deus, as pessoas verão! Essa é uma grande e poderosa pregação do evangelho! Quando somos promotores da paz onde quer que estejamos, somos identificados como sendo de Deus, glorificamos o Pai, que também age através de nós com o poder da promoção da paz na vida das pessoas.

É justamente assim que Deus espera que seus discípulos ajam. Seja em suas casas, nos lugares que frequentam, nas ruas, na igreja.

Se você é um filho de Deus, necessariamente você não deve ser um destruidor da paz!

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Aprender mais da Bíblia é uma dessas coisas que não acontecem da noite para o dia, não é verdade? Eu mesmo estou nessa jornada há quase 20 anos e não penso que ela vai acabar tão cedo. E você, sente que tem aprendido bastante das coisas de Deus? Ou seu aprendizado poderia estar melhor? E se você pudesse acelerar um pouco mais o seu aprendizado usando um método passo a passo para te guiar em como ler a Bíblia e entendê-la mais facilmente? Clique aqui e pegue seu Método passo a passo agora!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão