A lei de Gérson, Jacó e os crentes da modernidade

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir Imprimir
Alguma vez você já cumpriu a promessa de ler a Bíblia de Capa a Capa entendendo tudo que lia nela? Você tem vontade de ter esse entendimento completo da Bíblia? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Para quem não conhece, a tal da Lei de Gérson, foi originada em 1976, em uma campanha publicitária para uma marca de cigarros, onde o meia armador da Seleção Brasileira de Futebol, Gérson, aparecia no vídeo dizendo a famosa frase: “Gosto de levar vantagem em tudo. Leve vantagem você também”. A frase logo virou sinônimo do famoso jeitinho brasileiro de se sair bem de qualquer situação, mesmo que seja necessário passar alguém para trás ou empregar métodos não tão éticos para tal.

A lei de Gérson, Jacó e os crentes da modernidade

Toda essa questão me lembra de um personagem bíblico, que também gostava de levar vantagem em tudo. Para se ter uma ideia ele tentou levar vantagem até em cima de Deus. O nome dele era Jacó. Seu nome já indica muito sobre ele, pois significa “enganador”.

Dentre as várias atitudes dele para levar vantagem de alguma forma, creio que a mais forte delas, e a que nos mostra mais a respeito de seu caráter duvidoso, é a que ele propõe a Deus:

“Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista, de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o SENHOR será o meu Deus; e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo.” (Gênesis 28.20-22)

Algumas coisas chamam a atenção a respeito do voto de Jacó a Deus:

(1) Se Deus fizesse tudo que ele queria, da forma como ele queria, então, Deus teria a honra de ser o Deus de Jacó e ainda ganharia uma “casa” futuramente;

(2) Se Deus desse sucesso a ele, todas as coisas materiais que quisesse e precisasse, ele seria dizimista. Deus receberia dele o seu dízimo;

(3) Por inferição entendemos que se Deus não fizesse essas coisas, Jacó estaria livre de seu voto e, quem sabe, poderia arrumar outro deus que desse a ele tudo que ele queria e da forma como queria.

Interessante como Gérson e Jacó representam muito bem a forma como alguns crentes da modernidade têm encarado as coisas de Deus e o relacionamento com Deus.

Para o jogador Gérson, levar vantagem em tudo era a regra de ouro da vida. Nada diferente daqueles crentes que procuram Deus apenas em busca de vantagens para suas vidas. Que pulam de igreja em igreja buscando um deus que dê a eles a tão sonhada vantagem em tudo. Se uma vantagem maior aparece na igreja “x”, logo estão nela. Se aparece na igreja “y”, abandonam a igreja “x” e vão para a “y”, afinal, a regra é levar alguma vantagem sempre maior. Em suas vidas cotidianas essa regra também é regra.

Para Jacó, o ter vantagens vinha antes do relacionamento com Deus. Se Deus desse, se Deus fizesse, se Deus cuidasse, se Deus realizasse da forma como ele queria, então, Deus teria um servo, caso contrário, não! Muito parecido com aqueles que vão atrás de Deus em busca de benefícios materiais de todo tipo e não em busca do próprio Deus.

Esse tipo de comportamento não agrada a Deus. Nem o comportamento de Gérson, nem de Jacó, nem de alguns crentes de nossa época.

A história de Jacó mostra que Deus não se agradou do seu comportamento. O ápice da mudança que Deus operou nele aconteceu quando Deus muda seu nome de Jacó (enganador) para Israel (Deus prevalece) em Gn 32.28.

Por isso, não seja um crente Gérson, nem um crente Jacó. Seja um crente transformado e moldado à vontade de Deus, levando ou não vantagem nas situações.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão