- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa filha de Sião?

O mais fascinante do estudo da Bíblia é que, além de aprender as verdades de Deus, aprendemos também geografia, história e diversas outras matérias que enriquecem o nosso conhecimento. Antes de explicarmos o significado da expressão filha de Sião, precisamos também compreender o que significa “Sião” na Bíblia. A palavra “Sião” tem pelo menos quatro aplicações diferentes na Bíblia. Vejamos:

O que significa filha de Sião? [1]

O que significa filha de Sião na Bíblia Sagrada?

(1) Sião é a fortaleza construída pelo povo jebuseu no monte Sião e que foi conquistada posteriormente pelo rei Davi e foi chamada posteriormente de cidade de Davi (2 Samuel 5.7).

(2) Sião também pode ser o monte, antes chamado de Moriá, onde foi construído o templo de Salomão (2 Crônicas 3.1). Você já deve ter ouvido muito a expressão monte Sião. Veja este Salmo: “É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre” (Salmos 133.3).

(3) Sião é também usado para designar a cidade de Jerusalém (2 Reis 19.21) ou a terra de Israel (Isaías 34.8)

(4) E por fim, A Bíblia também aplica a palavra Sião para designar o paraíso, o céu (Hebreus 12.22)

A primeira vez que a expressão filha de Sião aparece na Bíblia [8] é em 2 Reis 19.21: “e esta é a palavra que o SENHOR falou a respeito dele: A virgem, filha de Sião, te despreza e zomba de ti; a filha de Jerusalém meneia a cabeça por detrás de ti.”.

Também temos o uso dessa expressão no Novo Testamento [9]: “Dizei à filha de Sião: Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga.” (Mateus 21.5)

Assim, concluímos que o uso da expressão filha de Sião aponta em alguns textos para a cidade de Jerusalém especificamente (por exemplo em Isaías 52.2) e em outros textos aponta para toda a terra de Israel (por exemplo em Mateus 21.5).