Explicando as parábolas de Jesus: O construtor de uma torre

Postado por Presbítero André Sanchez, em Explicando as parábolas de Jesus | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

ONDE ESTÁ?

A parábola do construtor de uma torre está registrada em Lc 14.28-30

RESUMO DA PARÁBOLA

O contexto dessa parábola é a respeito da abnegação que o servo de Deus deverá ter em sua vida. Imediatamente antes de proferir essa parábola, Jesus diz: “Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14.28). Jesus, então, expõe a parábola e usa como ilustração o desejo das pessoas em construir coisas. No caso específico Ele usa o exemplo da construção de uma torre. O foco de Jesus é comparar a forma como um projeto humano é realizado com a forma com que um projeto espiritual deve ser realizado.

Parábolas de Jesus: O construtor de uma torre

LIÇÕES DA PARÁBOLA

Essa parábola nos traz uma visão bastante ampla sobre nossos planos na área espiritual e o que eles implicam em nossas vidas. Através dessa parábola Jesus lança luz a respeito de como deve ser a atitude de Seus servos diante dos Seus caminhos.

 Devemos ter objetivos espirituais bem concretos. No contexto dessa parábola Jesus é seguido por multidões. Certamente muitos estavam ali apenas por interesses particulares e não por interesse em Jesus e Sua mensagem. Jesus, porém, consegue demonstrar àquela multidão que era positivo ter objetivos espirituais corretos e bem definidos, porém, Jesus não os engana de que haveria implicações e um preço a pagar por assumir compromissos com Ele. “Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14.28)

 Tenha objetivos espirituais, mas com o pé no chão: Apesar do fato de ter objetivos espirituais ser algo positivo, Jesus não engana ninguém e, com essa parábola, indica que devemos pensar muito bem nas implicações de sermos discípulos Dele: “Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?” (Lucas 14.28). A grande pergunta é: Você já pensou e refletiu a respeito do preço que lhe custará ser discípulo de Cristo? Essa pergunta deve ser respondida sinceramente antes que assumamos qualquer compromisso com Ele.

 Não pensar no ônus de ser discípulo de Cristo trará vergonha e mau testemunho. Da mesma forma que o construtor da torre deveria primeiro planejar para ver se tinha recursos para construir sua torre, o que deseja ser discípulo de Cristo precisa estar ciente da abnegação de vida que irá enfrentar. Caso não faça isso, fatalmente irá envergonhar o nome de Deus e Sua obra diante das pessoas deste mundo: “Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar.” (Lucas 14.29-30). Podemos também inferir aqui que se esse construtor fizesse tudo com sabedoria e terminasse sua obra, seria um bom exemplo para as pessoas.

 E VOCÊ, O QUE VÊ DE ENSINOS NESSA PARÁBOLA?

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp