Você já parou para pensar na sua própria morte?

Postado por Presbítero André Sanchez, em Reflexões | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Sempre que a vida me coloca frente a frente com as realidades que envolvem a morte, seja através de uma data ou de uma situação, me vem à mente de forma muito forte o ensino do sábio Salomão no livro de Eclesiastes 12. 1-8. Quando somos jovens temos uma visão distante do que a morte representa para nós, porém, a Bíblia é muito competente para nos lembrar de como deve ser nossa atitude diante da iminência da nossa própria morte. Não devemos ser irresponsáveis e covardes diante dela.

Você já pensou a respeito de sua própria morte?

No texto que referi, Salomão, conclama-nos a não virarmos as costas a Deus, apoiados em nossa juventude e vigor, achando que somos os todo poderosos donos de nossa própria história. “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade…” (Ec 12.1). Lembrar-se de Deus não é algo para o amanhã, mas para o hoje. Na continuação de seu pensamento, Salomão, mostra que o vigor e a força da juventude acabam naturalmente para todos nós, mais cedo ou mais tarde. “…antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer…” (Ec 12.1).

Na sequência do texto essa verdade toma forma e temos uma linda e aterrorizante poesia que mostra como nossa fragilidade vai se acentuando no decorrer dos anos. Veja um trecho: “no dia em que tremerem os guardas da casa, os teus braços, e se curvarem os homens outrora fortes, as tuas pernas, e cessarem os teus moedores da boca, por já serem poucos, e se escurecerem os teus olhos nas janelas; e os teus lábios, quais portas da rua, se fecharem; no dia em que não puderes falar em alta voz, te levantares à voz das aves, e todas as harmonias, filhas da música, te diminuírem…” (Ec 12.3-4)

O destino de todos nós, em havendo vida, é que caminhemos em direção à morte. Isso é o natural. Daí a importância de Salomão destacar no início desse texto que precisamos, antes de chegarem esses dias difíceis, estar bem com Deus. Por isso, repito: Lembrar-se do Criador é coisa para o hoje e não para o amanhã!

O término da poesia de Salomão, inspirada por Deus, mostra que seguiremos diretamente ao pó. Por mais que você resista a refletir sobre isso, é a verdade: “e o pó volte à terra, como o era…” (Ec 12.7). Porém, a preocupação maior não é com a matéria (o corpo) que será destruída pela terra, mas com o espírito imortal que volta a Deus: “…e o espírito volte a Deus, que o deu.” (Ec 12.7).

A grande pergunta é: O que Deus fará com seu espírito quando ele retornar a Ele após a sua morte? A resposta bíblica revela quão importante e urgente é que estejamos preparados, pois Deus dá ao nosso espírito o destino eterno que ele gozará. Aos salvos, a presença de Deus. Aos condenados, o sofrimento eterno. E isso sem qualquer segunda chance.

Assim, receba o conselho de Salomão. Entregue sua vida a Jesus Cristo hoje mesmo e esteja preparado para o momento da sua morte que, mais cedo ou mais tarde, chegará como chegará para cada um de nós: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer” (Ec 12.1)

E VOCÊ, JÁ PENSOU VERDADEIRAMENTE SOBRE SUA PRÓPRIA MORTE?

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão